Portal Fique Informa

Crossfit o que é e quem pode treinar

Já não podemos mais chamar o crossfit de novidade, pois os locais destinados à sua prática pipocam pelo país, até academias convencionais, se rederam à modalidade, criando espaços exclusivos para praticar o crossfit. O que parece não estar claro ainda é para quem se destina esse tipo de exercício.

Como já falei inúmeras vezes aqui, não existe exercício proibido, existem pessoas que não podem ou não devem praticar determinados exercícios. Isso pode acontecer por inúmeras razões e mesmo com o exercício mais inocente, como uma caminhada, por exemplo. O crossfit tem por principal característica a alta intensidade dos exercícios e esse é sem dúvida o maior fator limitante para sua prática.

O que é crossfit

O crossfit é uma modalidade licenciada, cuja marca é registrada, trata-se treinamento de força e condicionamento físico geral, geralmente executados em forma de circuito e tem como base movimentos funcionais. O principal recurso usado é o próprio corpo, embora não seja o único, usa-se também barras, anilhas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes etc.

Esse tipo de treino é bastante caracterísco nos treinamentos realizados pelas forças armadas, por grupos especiais da polícia, como a SWAT, com alto volume e cansaso extremo, e mesmo por atletas. Muitos exercícios do crossfit são oriundos da ginástica olímpica e do levantamento de peso olímpico.

Com o crossfit é possível obter excelentes resultados principalmente no aumento da força, condicionamento aeróbio e flexibilidade. E é claro que ele pode ser um ótimo aliado na perda de gordura.

Quem pode treinar crossfit

É equivocada a ideia de que o crossfit pode ser feito por qualquer pessoa, como vemos divulgado em muitos lugares. É claro que o crossfit pode ser adaptado para pessoas com um nível de condicionamento físico menor, mas se adaptações em excesso se fizerem necessárias, descaracteriza-se a modalidade, deixando de ser crossfit e passando a ser qualquer outra coisa.

Por exemplo, posso fazer uma aula de ginástica localizada, me apropriando de alguns exercícios do crossfit, mas a aula será de localizada e não de crossfit, entendeu?

O crossfit é mais indicado para pessoas jovens e saudáveis. Para outros públicos, certamente existem modalidades que são mais seguras do que ele.

Crossfit e lesões

Existe uma boa quantidade de relatos sobre lesões causadas pela prática do crossfit. É bom deixar claro que as lesões no exercício tem duas causas: acidentes e má orientação.

Um estudo realizado no Reino Unido, aplicou um questionário em 132 praticante de crossfit e 3/4 das pessoas reportaram algum tipo de lesão e o motivo provável é a execução de exercícios de alta complexidade até a fadiga, prejudicado o controle motor e predispondo a lesões musculares e articulares.

Para evitar que isso aconteça é preciso uma boa dose de bom senso e paciência. O primeiro passo é aprender e executar o movimento, para depois disso executar muitas repetições e só então colocar o foco na velocidade da execução. Fazer o movimento de qualquer jeito, sem a postura correta, sem controle é o que leva à lesão, seja no crossfit, seja em uma modalidade vista como inofensiva como o pilates.

Sair da versão mobile