Pesquisa feita pela UniCEUB aponta que consumo de suplementos alimentares cresce. Em cada quadra comercial de Brasília é possível observar a existência de duas ou mais lojas de suplementos alimentares. O Cento Universitário de Brasília (UniCEUB) fez uma pesquisa pela capital e descobriu o aumento desse tipo de loja. De acordo com dados do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), o consumo de suplementos alimentares cresceu 35% nos últimos dois anos, e o maior número de lojas se encontram no Lago Sul, Sudoeste e Plano Piloto. O sindicato define Brasília como uma cidade preocupada com o corpo.

Consumo de suplementos alimentares cresce

Consumo de suplementos alimentares cresce

 

Mas o que são os suplementos alimentares, afinal? Segundo a especialista em nutrição esportiva do UniCEUB, Andréa Duarte, suplementos são módulos de nutrientes que servem para complementar a dieta do atleta. “Esses preparos são usados principalmente para melhorar o desempenho do atleta e sua composição corporal. São nutrientes usados como ergogênicos, que são substâncias que aumentam a capacidade para o trabalho corporal”, explica.

 

Sobre os efeitos positivos e negativos no corpo, Andrea ressalta a importância de uma avaliação nutricional e análise alimentar individual para garantir que não ocorram problemas. “Os efeitos dependem do suplemento e da orientação médica. Entre as desvantagens, o uso indiscriminado dos suplementos pode acarretar em excesso de certo nutriente, sobrecarga hepática e renal e até mesmo o efeito indesejado, o engordar”, afirma.

 

É comum a confusão entre os suplementos alimentares e os anabolizantes. Enquanto os suplementos são destinados a suprir carências nutricionais do organismo, os anabolizantes são medicamentos que, apesar de terem grande influência sobre o ganho de massa muscular, têm uso permitido apenas para tratar desequilíbrios hormonais. Segundo Andréa, suplementos alimentares são nutrientes isolados, enquanto os anabolizantes são hormônios. Os dois possuem efeitos muito diferentes.

 

A nutricionista também deu dicas sobre como comprar os melhores suplementos. Ela indica que o consumidor busque um laudo técnico sobre a marca desejada. “É comum haver suplementos com menos proteína e mais carboidrato. Além disso, é importante verificar a credibilidade do produto, através da análise do rótulo”, conclui.