Apesar de ser um dos exercícios mais básicos, abdominais não são fáceis de executar. E talvez seja o exercício mais difícil para conseguir evoluir.

Muitas pessoas associam que para ter um abdomem forte é preciso que ele fique visível, o chamado tanquinho, outras acreditam ser apenas uma questão estética. Ambas estão enganadas.

O músculo abdominal só fica visível quando há pouca ou nenhuma gordura por cima dele. Isso depende da genética e da alimentação do sujeito. Você pode ter um abdomem forte, mas ele não ser visível. Além disso abdominais fortes são sinônimo de boa postura e coluna saudável.

Ao contrário do que imaginam para ter um abdomem forte e saudável não é preciso fazer muitas repetições. Os músculos abdominais respondem ao exercício como outro qualquer. Se você precisa de 3 séries de 10 repetições para ter braços fortes com o abdomem não será diferente. O problema é que para o braço você poderá usar halteres cada vez mais pesados e para o abdomen? O que fazer para aumentar a carga?

O começo…

O exercícios mais básico é deitado no chão, com os pés paralelos e apoiados no solo, mãos atrás da cabeça. Realizar a flexão da coluna até retirar os ombros do chão e voltar à posição original.

abdominal reto

Para alguns muito fácil, para outros um verdadeiro martírio.

Quem tem dificuldade para executar pode tentar com o auxílio de equipamentos, há exercícios de Pilates que podem preparar a pessoa para conseguir fazer o movimento. O importante é não colocar a força no pescoço e manter a cabeça apoiada nas mãos.

Deixando mais difícil…

Conforme o exercício se tornar fácil, vá mudando a maneira de executá-lo. Torná-lo mais difícil é a maneira que temos para aumentar a carga do exercício. Quanto mais instável a posição, melhor!

Aqui vão algumas sugestões:

  • Tirar os pés do chão;
  • Tirar os pés do chão e estender as pernas;
  • Fazer sobre uma bola;
  • Fazer sobre um step ou outra superfície, mantendo os ombros para fora.
  • Manter os braços estendidos atrás da cabeça.

Escolhendo o exercício…

Escolha no mínimo 1 exercício para o reto abdominal, 1 exercício para o oblíquo (lateral) e 1 exercício para o transverso (que envolva equilíbrio) e no máximo 3 de cada.

A quantidade de repetições pode variar de 8 à 15 e as séries de 1 à 4.

Não esqueça, como os outros músculos o abdomem também precisa descansar. Não faça abdominais todos os dias.