Fique Informa

Compulsão por exercício

Esse texto sobre compulsão por exercício foi originalmente escrito, em inglês, no site da Santa Clara University. Pela importância do tema fizemos a tradução e disponibilizamos aqui.

Os leigos conhecem como compulsão por exercício, a pessoa parece viciada em seu esporte, que muitas vezes é a corrida ou outra atividade aeróbia intensa. Já os pesquisadores tem chamado de exercício obrigatório. A pessoa se sente obrigada a seguir uma rotina excessiva, independente das lesões, problemas de relacionamento, e do tempo dedicado à atividade em detrimento do seu trabalho.

A compulsão por exercício pode ocorrer quando a pessoa pratica, repetidamente, além do necessário para uma boa saúde. Isso pode ter conseqüências físicas e emocionais muito prejudiciais. Aqui estão alguns sinais a serem observados:

  1. Exercitar-se até o ponto de exaustão
  2. Exercitar-se quando lesionado, doente ou quando não se sentir bem
  3. Exercitar-se unicamente para queimar calorias, e não para obter/manter a forma e a saúde
  4. Ser fanático por peso e dieta
  5. O exercício rouba o tempo do trabalho, escola e relacionamentos
  6. Esquece que a atividade física pode ser divertida
  7. Definição da auto-estima depende do desempenho
  8. Acredita que exercitar-se com outras pessoas pode atrapalhar
  9. Exercita-se para  livrar dos sentimentos
  10. Se não fizer exercício, sente-se ansioso, culpado ou vazio

Exercício usado como uma droga

Em algum momento o compulsivo por exercício começa a parecer com um viciado em drogas. Ele relata que a atividade não é mais uma parte agradável da vida. Ela tornar-se a prioridade,  todo o resto é secundário. O exercício não é mais uma escolha livre, agora é necessário e essencial, fornece sentimentos temporários de bem-estar e até mesmo euforia. A pessoa acredita deva fazer a atividade, e mais e mais do mesmo, se não o fizer, sente uma culpa esmagadora e ansiedade que às vezes são descritos como um afastamento.

Eventualmente o compulsivo  por exercício se torna obsessivo compulsivo no pensamento e na ação. Ele pode manter registros detalhados, manter uma dieta rígida, e constantemente se concentrar em melhorar o seu recorde pessoal. Pesquisadores dizem que exercícios prolongados e extenuantes estimulam o corpo a produzir substâncias semelhantes à morfina. Verdade ou não compulsivos por exercício ficam fisiologicamente viciados nessas substâncias. Se o fizerem, então o exercício obrigatório se torna um círculo vicioso

O contexto social da dependência de exercício

Os sociólogos dizem que vivemos em uma época de narcisismo e auto-absorção. Estamos preocupados com nós mesmos e nossos corpos. Tanto homens como mulheres são cobrados para atingir um corpo perfeito ou quase perfeito: magro, tonificado, forte, ágil e esteticamente atraente. Quanto mais próximas chegam do ideal cultural, mais percebem as falhas que permanecem.

A preocupação com a aparência pode crescer sem uma preocupação com a saúde e com expectativas irrealistas. Queremos viver até os cem, nunca ficar doente, manter todos os nossos cabelos, ter rostos sem rugas e barrigas planas, ser atraente para sempre para nosso parceiro, ser forte, rápido e admiravelmente competente. Paradoxalmente, nos Estados Unidos, como o aumento da riqueza e melhoria dos cuidados de saúde após a Segunda Guerra Mundial permitiu que mais e mais pessoas estivessem bem nutridas e saudáveis, e a satisfação com a saúde e aparência diminuiu.

Reconhecendo o exercitador obrigatório

O reconhecimento é relativamente fácil. Essas pessoas não falam nada além de seu esporte, seus horários de treinamento, e suas lesões. Quando lesionados, eles não vão ter tempo para tratar a menos que sejam imobilizados.  Viciados em exercício abusam de suas conquistas esportivas, em vez de desfrutar de suas habilidades como uma parte de uma vida multidimensional, eles fazem do exercitar toda a sua vida. Eles tentam aumentar a auto-estima, atender às necessidades profundas e resolver problemas complexos através da excelência do desempenho. Ou eles escondem a dor emocional em horários de treino. Em vez de tentar comportamentos mais eficazes, elevam suas metas e padrões, na esperança de que o maior esforço vai compensar o trabalho feito. Isso não acontece. Muitos exercitadores obrigatórios reprimem a raiva, têm baixa auto-estima, e lutam contra a depressão, apesar de vitórias e conquistas significativas.

Você está em perigo de se tornar um viciado em exercícios?

Existem dois sinais de aviso. Em primeiro lugar, é o seu esporte ou exercício algo divertido? Se assim for, você provavelmente está OK. Cuidado, porém, quando a atividade deixa de ser divertida e torna-se um dever, uma obrigação, uma obrigação que não é definitivamente divertida, mas que você deve fazer – ou então sofre de culpa e ansiedade.

O segundo sinal de perigo consiste em estar ouvindo repetidos comentários de familiares, amigos, parceiros, colegas de trabalho, chefe, e, especialmente, o seu médico de que você está ferindo a si mesmo e perdendo a perspectiva. A pessoa que ainda tem controle presta atenção nestes avisos e recua. A pessoa que perdeu o controle ao excesso de exercício irá ignorar bons conselhos e continuar com o comportamento compulsivo.

Os atletas de elite podem estar em risco especial a este respeito. Eles acreditam que a sua disciplina e capacidade de suportar a dor e lesão os separam e marcam como pessoas especiais, até mesmo heróis, em um mundo que se tornou confortável. Os atletas de elite que se tornaram viciados em exercício, e ao estilo de vida que é admirado em seu meio esportivo, não podem ver que eles têm caído muito longe da meta de uma mente sã em um corpo saudável. Tornaram-se obsessivos compulsivos e vulneráveis a danos físicos permanentes, pois não se permitem curar pequenas lesões por repouso.

Quanto é muito exercício?

A saúde cardiovascular exige que 2.000 a 3.500 calorias serem queimadas a cada semana em exercícios aeróbicos: corrida, caminhada, dança, caminhada rápida, e assim por diante. Isso pode ser feito por 30 minutos de exercício por dia durante seis dias por semana, ou os esforços menos extenuantes (jardinagem, tênis, etc) para uma hora por dia, cinco dias por semana. Depois de 3500 calorias são queimadas por semana, ocorre a redução dos benefícios de saúde e aumenta o risco de lesões. A construção e manutenção de músculos e massa óssea requer exercícios com peso. As necessidades individuais variam, dependendo da idade e do nível de condicionamento. Recomendamos que você siga os conselhos de um profissional de educação física competente. Exagerando exercício de peso pode danificar o tecido muscular em vez de construí-lo. Ela também pode lesionar os ossos, articulações, cartilagens, tendões e ligamentos.

Quais são as consequências da compulsão por exercício?

Pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, auto-estima medidos apenas em termos de desempenho, relacionamentos e carreiras destruídos, notas mais baixas na escola, fraturas de estresse, lesões ósseas e nas articulações e tecidos moles. Depressão, culpa e ansiedade se tornam problemas quando o exercício é impossível. Se o viciado em exercício usa esteróides em um esforço para aumentar a massa muscular, ele enfrentará riscos adicionais: visão turva, alucinações, raivas e acessos de raiva, depressão, acne, outros problemas de pele, aumento da pressão arterial, cãibras musculares, dor nas articulações, perda de do desejo sexual, e alterações de humor.

Para a maioria de nós, o exercício é uma coisa boa. Ele nos relaxa e se dissipa stress. Ele recarrega nossas baterias, para que possamos ser mais produtivo no trabalho e mais atentos nos relacionamentos. Em alguns casos, o exercício vai prolongar nossas vidas e as tornar nossas relações sexuais mais agradáveis.

Para algumas pessoas, no entanto, esses benefícios são neutralizados quando o exercício empurra tudo para a periferia da vida. A pessoa bem equilibrada goza de casa, carreira, hobbies, amigos, atividade física, interesses espirituais e atividades intelectuais e culturais. Tal vida é rica e satisfatória. Quando um destes elementos, no entanto, domina o resto, a pessoa torna-se desequilibrado. Se você está preocupado, converse com um profissional de educação física,  médico ou ouro profissional da saúde sobre como você pode recuperar uma perspectiva saudável.

Para ler o texto original, em inglês, clique aqui.

Sair da versão mobile