Portal Fique Informa

Como substituir alimentos e emagrecer

Um dos principais motivos de engordarmos é porque nos alimentamos mal. Tanto em quantidade quanto em qualidade dos alimentos. Quando pensamos em emagrecer a primeira ideia que temos é diminuir as porções, comer menos, o que faz bastante sentido, mas podemos conseguir resultados ainda melhores para emagrecer e melhorar nossa qualidade de vida apenas substituindo alguns alimentos, por outros mais saudáveis e que muitas vezes geram mais saciedade.

O principal desafio em substituir alimentos é saber como fazer. Como substituir alimentos e emagrecer, sem passar fome e fazendo isso de uma forma inteligente, sem trocar seis por meia duzia? A Nutricionista Lara Natacci, Coach em Saúde e Bem Estar, deu algumas dicas para substituir alimentos e emagrecer.

Como substituir alimentos e emagrecer

Grãos e Cereais Integrais
Os grãos são parte importante da alimentação pois são boas fontes de carboidrato, essenciais para o fornecimento de energia ao organismo, devendo compor cerca de ¼ do seu prato nas refeições principais. Prefira os grãos e cereais integrais que são ricos em vitaminas, minerais e fibras. As fibras são aliadas à saciedade, além de contribuírem com a digestão dos alimentos e prevenção de doenças como diabetes e colesterol alto.

Gorduras
As gorduras podem ser aliadas ou vilãs quando o assunto são doenças cardiovasculares. Prefira consumir gorduras poli e monoinsaturadas, aliadas à saúde cardiovascular. Elas estão presentes no azeite de oliva, em óleos vegetais (soja, canola, girassol) e derivados, como o creme vegetal, além do azeite, abacate, castanhas e nozes. Para incluir mais destas gorduras no seu dia-a-dia, tente substituir a manteiga (rica em gordura saturada, relacionada ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares) pelo creme vegetal e ao cozinhar, a gordura de porco pelo óleo vegetal. Sugere-se polvilhar algumas nozes ou sementes de girassol em uma salada, iogurte ou cereal. Ainda, pode-se finalizar legumes cozidos salteando com azeite de oliva extra-virgem ou ainda com cremes vegetais adicionados de fitoesteróis. Estes componentes são grandes aliados na manutenção do colesterol sanguíneo junto a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável. Essas são maneiras fáceis e gostosas de cuidar do seu coração. Experimente!

Carnes
As melhores opções de carnes, alimentos que são boas fontes de proteína na alimentação, são aquelas com menor teor de gordura saturada (gorduras que quando consumidas em excesso, estão relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares). Desta forma prefira carnes magras, como peito de frango sem pele, carnes sem capa de gordura ou então opte pelos peixes como atum e salmão, boas fontes de gorduras benéficas à saúde cardiovascular, como as poli-insaturadas ômega-3.Leites e Derivados
Assim como as carnes, as melhores escolhas para esse grupo de alimentos são os de baixo teor de gorduras total e saturadas, como os leites desnatados e queijos brancos. Se você está acostumado com leite integral e queijos amarelos, comece incluindo as opções menos gordurosas lentamente como parte do hábito: ora consuma o integral, ora o desnatado, ou ainda tente o leite semidesnatado, que já conta com uma boa redução de gorduras. Experimente os queijos brancos reduzidos em gordura. Aos poucos você irá se acostumar com o sabor e a textura desses produtos. Vamos testar?

Bebidas
Água! Deixe uma garrafinha de água na bolsa/mochila e tente dar uma bebericada sempre que possível. Para as demais bebidas que estão presentes no seu dia, a recomendação é escolher sucos de frutas naturais, sem adicionar açúcar, ou chás. Ainda, uma sugestão de bebida mais refrescante e com algum sabor é aromatizar a água com sumo de limão ou folhas de hortelã.

Sair da versão mobile