Fique Informa

Como remunerar bem ao professor da academia sem sair do orçamento

Uma das maiores, se não a principal reclamação feita pelos profissionais de Educação Física está relacionada aos salários. Remunera-se mal, principalmente quando comparamos com outras áreas, mas é uma realidade de mercado. Darei alguns exemplos de como remunerar bem ao professor da academia sem sair do orçamento e sem fazer nada ilegal!

Planejamento

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Como tudo, é preciso planejar! Não canso de falar e repetir!!! Planejamento é fundamental em todas as áreas. Você tem que vender X para faturar Y e conseguir pagar todas as despesas incluindo os salários e ainda precisa sobrar para você ter lucro. Portanto ponha tudo em uma planilha para conseguir visualizar melhor e fazer o controle.

O planejamento não é algo que se faz no início do ano e tranca-se na gaveta. Ele deve ser constantemente consultado para que possamos fazer os ajustes necessários.

Não economize em salários remunere conforme o mercado

Economizar em salários, com o perdão da palavra, é burrice! Profissionais que são mal remunerados durarão pouco na sua empresa, tempo suficiente para conseguirem algo um pouco melhor. Sua academia passar ter um alta rotatividade de professores e perde de diversas formas. Perde em tempo para treinar um novo profissional, perde em qualidade de atendimento (e muitas vezes em qualidade técnica), pode desequilibrar as finanças, pois ainda que não tenha que indenizar, terá que pagar férias e 13º proporcionais e pode não ser o melhor momento para tal.

Remunerar acima do mercado pode trazer dificuldades no equilíbrio das suas contas. Em um primeiro momento pode parecer a melhor solução e não impactar demais nas suas contas, mas lembre-se que existe um discídio anual e que os encargos sociais são altíssimos, portanto convém fazer uma projeção de pelo menos cinco anos para visualizar o que irá acontecer com os salários dos seus professores a médio prazo.

A melhor saída é ficar na média ou um pouco acima da média do mercado. Para se nortear você pode buscar por pesquisas salariais na sua região. A Catho, oferece um serviço bastante completo, pago, mas com preços salgados, principalmente se sua empresa é  pequena. Existem dois serviços gratuitos, com informações básicas, mas que podem ajudar são eles: Pesquisa Salarial do Empregos.com e Meu Salário.org.

 Oferecer benefícios é a saída

Pense em um executivo, ele recebe um excelente salário, mas também recebe inúmeros benefícios que podem incluir mensalidade de escola para filhos, automóvel,  aluguel de casa etc. E isso não acontece por acaso! Encargos sociais não incidem sobre esses benefícios, com isso sobra mais salário para o executivo no final do mês e a empresa gasta muito menos do que se fosse remunerá-lo de forma equivalente. Por menor que seja a sua empresa, você pode fazer o mesmo!

O primeiro passo é consultar um advogado para entender como esses benefícios vão funcionar, pois em alguns casos a partir do momento que você oferece ao trabalhador um benefício ele passa a ser direito adquirido e não pode ser retirado. Em outros casos, por ocasião da rescisão o benefício deve ser pago ao trabalhador. Nada que um advogado e um bom planejamento não ajudem a tomar a decisão sobre o que será melhor para a sua empresa.

Algumas sugestões de benefícios para funcionários de academias

Você pode oferecer ao funcionário ou extensível à família. Pode optar pelo pagamento integral um por uma parte. No último caso o funcionário pode recusar, por não ser vantajoso.
Uma boa opção principalmente para aqueles que são arrimo de família, lembre-se que uma boa parte de seus funcionários por serem jovens, podem não ver a cesta básica como um benefício desejável.
Considero uma boa opção. Ainda que o funcionário não passe o dia todo na sua academia, como no caso dos professores de ginástica, farão bom uso de benefício.
Cursos de atualização na área de Educação Física não costumam ser caros, mas para quem ganha pouco pode pesar. Sugira cursos que sejam do seu interesse e ofereça-se para pagar. Ganha o funcionário e a empresa.
Todo início de ano é aquela choradeira. Pagar o CREF para seus professores pode ser uma atitude simpática!
Propaganda é a alma do negócio, neste caso também! Mostre aos seus funcionários quanto eles realmente ganham com os benefícios recebidos. Muitas vezes as pessoas só enxergam o que está escrito no holerite. #ficaadica
Sair da versão mobile