Fique Informa

Como prevenir as lesões mais comuns na corrida

As lesões mais comuns na corrida ocorrem na maioria das vezes pela falta de respeito com as limitações do próprio corpo e falta de orientação adequada. A corrida é uma das modalidades que mais cresce no Brasil. No Estado de São Paulo, em 2015, houve um crescimento de 10,87% no número de corredores inscritos em eventos em relação a 2014, conforme dados da Federação Paulista de Atletismo.

Mais do que modismo a corrida talvez seja a modalidade mais inclusiva que existe, pois não exige grande investimento para sua prática, é acessível à pessoas de qualquer idade e pode ser praticada em qualquer lugar. É por isso também que aqueles que se interessam em começar a correr devem ficar atentos e tomar alguns cuidados para evitar lesões. O ideal é contar com algum tipo de orientação.

O impacto gerado na corrida não é alto, cerca de 2,5 vezes o peso corporal. Nosso corpo foi dimensionado para aguentar isso, desde que não estejamos acima do peso. Nesse caso o risco de se lesionar aumenta consideravelmente. Por isso é muito importante, principalmente, para quem está acima do peso buscar a ajuda de um profissional antes de começar a correr.

Como prevenir as lesões mais comuns na corrida

Para prevenir as lesões mais comuns na corrida é recomendável, para qualquer pessoa que opte por praticá-la, que faça um trabalho adequado de fortalecimento muscular que por si poderá evitar a maioria das lesões. Por tratar-se de um trabalho específico convém contar com a ajuda de um Profissional de Educação Física para montar a rotina de treinos.

Conheça agora como prevenir as lesões mais comuns na corrida:

Fratura por estresse – Respeitar os descansos e evitar a troca repentina de superfícies macias pela duras.

Joelho de Corredor (Condromalacia – Síndrome Patelo-Femoral) – Respeitar os descansos e fazer um treino adequado de fortalecimento muscular que minimize a diferença de forças entre os músculos vasto medial e vasto lateral.

Tendinite no Tendão do Calcâneo – Não exagerar nas corridas em subida. Diminuir o atrito do tendão com o tênis

Canelite – Usar tênis adequado para corrida. Atenção na postura durante a corrida, passadas muito largas e corpo anteriorizado favorecem esse tipo de lesão.

Osteotite do Púbis – Cuidado com passadas muito largas na corrida.

Periostite Tibial – Respeitar os descansos. Evitar terrenos duros e acidentados.

Entorses no Tornozelo – Respeitar os descansos. Evitar terrenos duros e acidentados. Usar tênis adequado.

Sair da versão mobile