Fique Informa

Como abrir uma academia de ginástica: O imóvel – parte 1

Quando pensamos em abrir uma academia uma das coisas mais importantes para pensarmos é sobre o imóvel.

Onde essa academia irá funcionar. a localização, divisão do espaço, ventilação e estacionamento devem ser considerados na escolha desse imóvel.

Localização para abrir uma academia

Clique aqui e assine nosso canal no Youtube

A localização para abrir uma academia de ginástica deve levar em consideração itens que você determinou no plano de negócios como o tipo de público e o poder aquisitivo. Não adianta abrir uma academia para as classes A e B na periferia.

Verifique se tem acesso fácil ao transporte público, ainda que seu público faça uso de carro, seus funcionários provavelmente irão utilizar ônibus / trem / metrô.

Evite ruas nas proximidades de feiras-livre e certifique-se que o local escolhido não sofre com inundações. Dê preferência à imóveis que tenham a entrada no piso térreo.

Divisão do espaço da academia

Recomenda-se que, para uma academia padrão que ofereça musculação e ginástica, o espaço não seja inferior à 250 m². O espaço onde funcionará a academia de ginástica deve seguir normas da ANVISA e do CONFEF. Para suportar o peso dos equipamentos de musculação o piso deve suportar pelo menos 500Kg/m². Veja essa sugestão de divisão do espaço da academia.

Exemplo de academia de 250 m²

Recepção

Localizada na entrada da academia, deve ter sistema de controle de acessos e espaço para o atendimento.

Sala de avaliação física

Local com espaço suficiente para realização de testes ou exames médicos. Deverá ter lavatório exclusivo, provido de sistema de abertura sem contato manual e água corrente para a higiene das mãos, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira também provida de sistema de abertura sem contato manual.

Escritório

Local com espaço suficiente para concentrar as atividades de administração da academia.

Vestiários

Lembre-se que irá precisar de dois vestiários, um feminino e outro masculino. Busque por imóveis que ofereçam essa estrutura ou que tenham possibilidade de serem reformados. Além disso os vestiários deverão ter:

 Sala de musculação

Deve ter espaço suficiente para que os usuários circulem entre os equipamentos mantendo uma das faces livres. A área para pesos livres deve ser provida de suporte.

Área de apoio

Destinada à realização de exercícios de solo, como abdominais e alongamento.

Área de cardiovascular

Destinada aos equipamentos para treinamento cardiovascular, como esteiras e bicicletas. Deve ter espaço suficiente para que os usuários circulem entre os equipamentos mantendo uma das faces livres.

Sala de ginástica

Deve ter piso adequado à prática das atividades e em perfeito estado. Os materiais utilizados não devem comprometer a circulação na sala e precisam ser armazenados em suportes próprios, quando for o caso.

Outros espaços

Locais maiores poderão comportar: área para vendas, lanchonete, sala para estética, loja de roupas e suplementos, sala de recreação, studio de pilates, sala de lutas, sala zen, piscina, pista de corrida, quadra poli-esportiva, parede de escalada.

Ventilação

O espaço deve ser arejado com janelas amplas que possibilitem a abertura. Desejável que possua ar-condicionado, na impossibilidade ventiladores são indispensáveis.

Estacionamento

Nos dias de hoje imprescindível! Se não houver área para estacionar os carros dos alunos, certifique-se que existem estacionamentos nos arredores que aceitam fazer convênio.

Encontrou o imóvel perfeito? No próximo post dessa série veremos os cuidados que devem ser tomados para a locação.

Sair da versão mobile