O currículo é uma ferramenta essencial para despertar o interesse do recrutador. Funciona como um cartão de visita pessoal, portanto, se não tiver com uma boa aparência e, sobretudo, com informações precisas sobre sua área de atuação e seu perfil profissional, pode minar de imediato sua chance de ser contratado para a vaga pretendida.

A profissional da área de gestão de pessoas do CEBRAC, Adriana Céu, lista cinco dicas essenciais para compor um bom currículo e alavancar de vez sua carreira. “As dicas são essenciais para potencializar seu currículo e para ninguém perder a chance de uma nova recolocação no mercado”, completa a especialista.

Cinco dicas para apresentar um bom currículo

  1. Mantenha sua escolaridade atualizada, assim como as informações sobre os cargos que já exerceu. Organize por ordem cronológica, do último cargo exercido ao mais antigo.
  2. Faça uma descrição breve de suas habilidades, competências e atitudes de forma a divulgar sua imagem como uma solução para a empresa.
  3. Revise a ortografia, eliminado possíveis erros, que são fatais para eliminação de candidatos. Se achar necessário, peça ajuda a um profissional.
  4. Se quiser incluir uma foto, pense em sua imagem profissional. Nada de fotos suas na balada, com ares de muita diversão. Nem muito séria, nem muito extrovertida! Use o bom senso.
  5. Personalize seu currículo para a empresa e para o cargo pretendido. Faça observações que tenham relevância para a função e mostre que você se preparou para tentar a vaga.

Como personalizar o currículo?

A última dica da Adriana Céu é sobre a personalização do currículo. Na área da Educação Física é comum termos experiência com diversas atividades física e esportivas, com cursos de extensão dos mais variados. A personalização do currículo que ela fala é colocar apenas aquilo que pode ser relevante para o cargo pretendido.

Veja esses dois exemplos:

  • Se você concorre ao cargo de professor de musculação, não faz sentido colocar o último curso que fez de natação para terceira idade! Ponha tudo o que poderia lhe ajudar como professor de musculação, como um curso de biomecânica, curso de musculação, suas últimas experiências na função, ainda que tenha sido como estagiário.
  • Se você concorre ao cargo de coordenador, vale a pena citar sua experiência em diversas áreas da academia como professor e cursos relacionados à administração e gestão de pessoas.

Para não me perder eu tinha o hábito de manter um currículo atualizado com absolutamente todas as informações. Era um currículo longo com seis páginas, mas que nunca era divulgado (até porque ninguém lê currículo de seis páginas, duas no máximo!). Ele servia apenas como base de pesquisa para mim, uma forma de me manter organizada. Dali eu tirava as informações para o currículo que precisasse enviar, sem perder tempo.