Fique Informa

Calcule seu Gasto Calórico – parte II

Minha aluna de Pilates, a Juliana, questionou o fato do cálculo sugerido post sobre gasto calórico não levar em consideração a idade. Muito bem colocada pela Jú, a questão é a seguinte: Tenho 23 anos, minha mãe 54, teremos a mesma queima metabólica?

Não, de fato conforme envelhecemos o metabolismo desacelera cerca de 3% a 5% por década, após os 30 anos. Como havia exposto tratava-se de um cálculo simples que daria um valor aproximado das calorias gastas. No final do post eu escrevo: “… Este cálculo não é preciso, existem testes que permitem determinar melhor esses valores, contudo eles nos servem de referência para sabermos se estamos enfiando o pé na jaca ou não!”

Segue então uma maneira mais precisa para realizar este cálculo que considera, além do peso, nível de atividade, gênero, a idade e está de acordo com orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), de 1985.

Calcule seu Gasto Calórico

Leia também: Dicas para acelerar o gasto calórico

Cálculo do Metabolismo Basal

Para os homens

Para as mulheres

(Peso em Kg e a unidade do resultado é Kcal.)

Cálculo do Valor Energético Total

Multiplique o resultado do seu metabolismo basal por:

Homens

Mulheres

ATENÇÃO!!!

Os valores para o cálculo energético total é aproximado. O ideal seria fazê-lo para cada atividade especificamente. Através desta fórmula:

Gasto Calórico da atividade = VO² (l/min) x Equivalente Calórico x Tempo da Atividade. Clique no link e aprenda a usar essa fórmula.

Sair da versão mobile