Portal Fique Informa

Baixar o preço da academia para conquistar mais clientes

A primeira ideia que surge quando se vai fazer alguma promoção para atrair novos alunos para academia é diminuir o preço. O concorrente está cheio, o preço é parecido, então vamos baixar o preço da academia para conquistar mais clientes! Simples assim!  Não é simples e baixar o preço da academia não é a solução.

Baixar o preço da academia para conquistar mais clientes além de não solucionar seu problema de caixa pode criar outros tipos de problema. A guerra de preços apesar de ser usada como estratégia competitiva entre empresas pode ser um tiro no pé. E no segmento de academias isso tem se mostrado frequente.

A curto prazo baixar o preço da academia para conquistar mais clientes pode parecer vantajoso, a médio, longo prazo essa decisão irá se refletir na lucratividade do negócio ou quando a margem é muito apertada, na prestação dos serviços. Serviços piores, clientes insatisfeitos e o resto você já pode imaginar.

Baixar o preço da academia para conquistar mais clientes não é a solução

Leia também: 8 sugestões de promoções que podem atrair novos clientes para a sua academia
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Não somos só nós que acreditamos que baixar o preço da academia para conquistar mais clientes não é a solução. Luis Amoroso, Diretor Superintendente da Monday Academia (São Paulo) e membro do Conselho da GLG Research (Estados Unidos), cita vários problemas que advém desse tipo de ação como deixar de investir em instalações, equipamentos e serviços, diminuição das oportunidades de crescimento dos funcionários e diminuição da lucratividade. Ele também chama a atenção para a percepção do cliente entre preço x qualidade.  A ACADE, empresa especializada em gestão de academias, acredita que não se trata de uma estratégia errada, mas improdutiva quando o objetivo é apenas roubar cliente da concorrência.

Ambos especialistas apontam para a mesma solução que também já tratamos por aqui, recomendamos a leitura do post Em qual oceano você navega. Estratégias para acabar com a concorrência. A mudança do posicionamento no mercado traz a solução. Cerca de 97% da população brasileira não pratica atividade física, e portanto não frequenta academia, pergunte-se porque você continua brigando pelos 3% que já frequentam. Pergunte-se porque não cria estratégias para atrair esses 97%.

Dicas para pensar fora da caixa, para fazer acontecer ficam para um próximo post. Até lá!

Publicado originalmente em 22 de abril de 2013

Sair da versão mobile