Fique Informa

Como driblar a baixa umidade do ar

Todos os anos é a mesma coisa, a baixa umidade do ar causa enorme desconforto, principalmente para quem mora em cidades grandes, em função da poluição, e os adeptos da prática de exercícios físicos sofrem para manter sua rotina.

A combinação da poluição e falta de chuva contribuem com a redução da umidade do ar, ocasionando problemas de ressecamento das vias respiratórias. Enquanto a chuva não vem, é importante hidratar o nariz as vias respiratórias por dois motivos: para amenizar o desconforto e reduzir as chances de contrair bactérias, explica a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

Como a função do nariz é aquecer, umidificar e filtrar o ar inalado para que ocorra, de forma natural e adequada, a troca gasosa no pulmão, quando as condições climáticas não são favoráveis, os riscos das infecções aumentam. “Quanto mais seco o ar, mais o nariz precisa perder água para umidificá-lo e isso resseca a mucosa nasal provocando ardência e formação de crostas”, diz a Doutora. Quando o nariz está ressecado, a probabilidade de fungos e poluentes entrarem no organismo é maior provocando alergias, infecções e resfriados. Outro fator que contribui com as alergias é o uso prolongado do ar-condicionado que reduz a umidade do ar, ressecando o organismo.

Dicas para driblar a baixa umidade do ar

Para evitar o ressecamento da mucosa nasal

Higeinização nasal: É recomendado o uso de soluções para lavagem nasal como tratamento preventivo de doenças respiratórias. Tanto para crianças como adultos. Lave o nariz duas vezes ao dia com solução fisiológica, pois ela é isenta de cloro e outros agentes irritantes. Para facilitar a aplicação, a produto pode ser encontrado no formato de spray nasal.

Hidratação Nasal: A especialista alerta para que sempre que houver o sintoma de ressecamento, deve-se incluir a hidratação nasal após higienização diária. “Nesse caso, as soluções em gel oferecem uma melhor aderência à mucosa nasal, pois não escorrem e criam uma película protetora que impede seu ressecamento e maior sensação de umidificação do que as soluções salinas”, ressalta Dra. Maura.

Para evitar a desidratação

Durante o exercício: Quando o ar está muito seco e dependendo do exercício realizado, não basta beber água somente antes de começar e quando terminar o exercício. O ideal é hidratar-se também durante a prática. Você pode fazer isso mantendo um squeeze por perto ou na prática de esportes ao ar livre levando uma mochila de hidratação.

Recomendações para o exercício com baixa umidade do ar

 

 

Sair da versão mobile