Fique Informa

Como aumentar os preços da academia. Ensinamos passo a passo.

Já tratei aqui sobre quanto cobrar pela academia, mas o tempo passa, tudo aumenta e chegou a hora de reajustar a tabela de preços. Como aumentar os preços da academia evitando transtornos e principalmente a perda de clientes? Esse é mais um desafio para os empresários do setor, principalmente aqueles dos pequenos e médios negócios.

Nunca é demais lembrar que para evitar problemas no contrato feito com seu cliente deve existir uma cláusula de reajuste especificando o mês que ele irá ocorrer. Lembre-se de recorrer à um advogado antes de redigir esse contrato.

O reajuste de preços deve ser planejado com antecedência e dividido em duas fases. Na primeira fase a tabela nova será válida apenas para clientes novos e na segunda fase para todos os clientes, de uma forma que você valorize os cliente antigos.

 

Como aumentar os preços da academia

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

O mês escolhido para aumentar os preços da academia deve corresponder àquele em que ocorrem a maior quantidade de inscrições. Se a sua política de reajuste for semestral, irá escolher dois meses, um no primeiro e outro no segundo semestre. É nesse mês que irá acontecer a primeira fase desse aumento de preços, ou seja a tabela nova será válida apenas para os alunos novos.

No mês seguinte, você irá iniciar uma campanha de vendas com foco nos alunos antigos. Todos devem ser avisados sobre o reajuste, que será válido a partir do próximo mês, conforme o contrato e comunicados sobre a oportunidade de comprar antecipadamente o plano pelo preço antigo.  Não importa quantos meses faltam para vencer o plano do aluno antigo, ele poderá nesse período adquirir um novo plano que será acrescentado ao término do plano atual, evitando o reajuste.

Complicado? Nem tanto! Criamos esse infográfico que ilustra o plano de ação.

 

Prevendo e contornando problemas com o aumento de preços da academia

Dificuldade em vender com preços mais altos

A estratégia do aumento de preços caminha junto com as demais estratégias da academia. Deve-se pensar em planos de marketing que auxiliem a venda ainda que os preços sejam mais altos. A escolha do mês onde, historicamente, ocorrem o maior número de inscrições também ameniza essa dificuldade, pois ainda que se venda uma menor quantidade o valor em caixa pode crescer compensado pelo reajuste.

Reclamações dos clientes

Elas certamente irão ocorrer, pois ninguém gosta de pagar mais! Toda a equipe deve estar preparada para responder às objeções dos clientes sobre o aumento do preços, com mais do que jogar a culpa para a inflação ou choramingar que tudo no país aumenta. Isso o seu cliente já sabe!

Fique atento pois geralmente as reclamações associam o aumentos dos preços com a queda na qualidade da prestação do serviço e isso você não pode deixar acontecer!

Sair da versão mobile