Há algum tempo que as aulas de pilates estão em alta, recebo algumas perguntas dos leitores sobre elas e até fiz um blog para atender especificamente esse interesse, o Central do Pilates. As aulas de pilates são oferecidas em academias, clínicas de fisioterapia, clubes e estúdios, mas você sabe o que acontece em cada uma dessas aulas de pilates?

aulas de pilates

10 coisa que você precisa saber sobre aula de pilates

Clique aqui e conheça nosso canal no Youtube

 

  1. Temos dois tipos profissionais atuando com o pilates, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Por isso temos aulas de pilates com objetivos diferentes. O primeiro profissional trabalha o pilates como meio para reabilitação, já o segundo como condicionamento físico.
  2. Existem duas linhas de atuação nas aulas de pilates a tradicional, conhecida como Pilates Original, e a moderna. Na tradicional, segue-se a risca o que foi criado por Joseph Pilates e na moderna foram feitas inúmeras adaptação, sempre respeitando os princípios básicos da técnica.
  3. Podemos fazer aulas de pilates, no solo (com ou sem acessórios) ou em studio (com aparelhos).
  4. Aulas de pilates devem ser realizadas com grupos reduzidos de pessoas e sempre que possível individualmente.
  5. Exercícios de pilates são realizados com poucas repetições e não são feitos em séries.
  6. Pilates não é o mesmo que alongamento, embora exercícios de alongamento façam parte das aulas.
  7. A bola não é um acessório obrigatório nas aulas de pilates. Ela sequer existia quando a técnica foi criada. Introduzida posteriormente, a bola ajuda a aumentar o grau de dificuldade dos exercícios, pois gera instabilidade.
  8. Pilates não é uma atividade completa. Apesar de ser indicada pelos médico para quase tudo as aulas de pilates podem ajudar a melhora a força, o tônus muscular, a flexibilidade e por consequência a postura. Não é uma atividade indicada para quem quer emagrecer, embora possa ser usada como complemento.
  9. Pessoas com problemas graves na coluna, não devem fazer aulas de pilates em grupo, necessitam de atendimento individualizado.
  10. Os princípios do pilates podem ser usados em outras técnicas corporais, um bom exemplo disso é o Xtend Barre.