São muitas as pessoas que querem começar a fazer aula de jump e não sabem como. Reunimos então algumas dicas de aula de jump para iniciantes que com certeza irão ajudar muita gente!
Um dos principais benefícios da aula da jump é que ela não faz bem só para o corpo, faz bem para alma! A aula de jump tem como característica principal a diversão, ela é lúdica e por isso atrai tanta gente! Pensando nos benefícios para o corpo é um bom trabalho cardiorespiratório e também muscular, pois exige bastante das pernas do praticante, outra característica importante é que a aula de jump melhora a circulação linfática, colaborando para a eliminação de líquidos.
Aula de jump para iniciantes
O primeiro passo, para o iniciante, é saber se está apto para participar da aula de jump. Pessoas que têm problemas na coluna, quadril ou nos joelhos, devem ter cautela. Quem está muito acima do peso também. Uma boa referência é a corrida. O jump gera um impacto semelhante ao da corrida no corpo, se você está liberado, pelo médico, para correr estará também para praticar o jump.
Pessoas que têm alguma restrição cardiovascular para a prática de exercícios deve respeitar os mesmos parâmetros na aula de jump e sempre usar um monitor cardíaco.
Sabendo que você não tem nenhuma restrição para fazer aula de jump, minha primeira recomendação é: vá com calma! O jump é super empolgante, mas exige demais do corpo quando mal praticado pode causar dores e até lesões.
A maneira correta de usar o jump é empurrando a lona com o pé inteiro. Dois erros comuns na aula de jump para iniciantes é tentar pular e usar a ponta dos pés.
Lembre-se de posicionar a sua mini cama-elástica longe de paredes e colunas. Nas primeiras aulas é comum ter a sensação de que o espaço no jump é pequeno e desequilíbrios são bastantes comuns. Se precisar descer do equipamento faça sempre de costas e para trás.
Preste atenção nas dicas verbais do professor, tente pegar primeiro os movimentos das pernas, só depois de aprendê-los use os braços. Se ficar cansado, não desista, é absolutamente normal!!!! Continue fazendo a aula com pequenos saltitos, aos poucos, com o passar das aulas sua resistência vai melhorar.
Leve sempre uma garrafa com água (squeeze) para a sala e hidrate-se quando que achar necessário. Como a aula de jump favorece o retorno venoso é normal sentir vontade de fazer xixi no meio da aula, previna-se indo ao banheiro antes da aula começar. Mas atenção, meninas, se tiver dificuldade para conter a urina, não ache que isso é normal (porque não é!), interrompa a aula e assim que puder consulte um médico.
comecei a fazer aulas de jump e sempre que tomo água nos intervalos depois quando eu volto minha barriga mais proximo da bexiga começa a doer tanto qe mal consigo pisar no chão, e se eu não tomar água, consigo ir até o fim da aula.
Oi Tais,
A hidratação é de extrema importância. Experimente dar pequenos goles na água no decorrer da aula ao invés de tomar um bocado dela no intervalo. Lembre-se também de ir ao banheiro antes do início da aula, o jump aumenta o retorno venoso e por consequência a vontade de urinar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oii tenho problema de coracao mas meu medido pra mim fazer exercicios jump e bom,sera que posso fazer???
Oi Gislaine,
Não entendi sua pergunta.
De qualquer forma pessoas com problemas no coração só podem fazer exercício após liberação do médico e com as orientações sobre a frequência cardíaca máxima que pode atingir com segurança durante o exercício.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá eu faço acadêmia e tenho asma eu queria saber se isso pode pedir de eu fazer jump? Agradeço sua resposta Denise
Oi Brigida,
Depende, pode ser que sim. Se, por exemplo, você costuma ter crises quando corre, é possível que o Jump desencadeie uma crise também.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, tenho 1,68 de altura e estou com 98 kgs , não consigo acompanhar as aulas, estou sem coordenação e acabo desistindo, existe algum modo de começar para que isso mude?
Desde já agradeço a sua gentil atenção
Ana
Oi Ana,
Com esse peso não é aconselhado que faça essa aula, pois pode se lesionar.
Em relação à coordenação motora a dica é tentar pegar peimeiro os movimentos da perna e só depois que conseguir colocar os braços. Fazer movimentos mais curtos também facilitam o desempenho.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Gostaria de saber se o correto é pular empurrando para baixo com o tornozelo.
é se jump faz ganhar bumbum e coxa , se sim quais são os exericios mais indicado e como faze-los ???
Oi Emannuele,
O correto é empurrar a lona com o pé inteiro. O jump pode ajudar a fortalecer glúteos e pernas, mas não é o melhor exercício para isso. Os mais indicados são exercícios localizados.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi, tenho hérnia abominal posso fazer jump???
Oi Priscila,
Infelizmente não.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, Profa. Denise!
Vou comprar um Jump, mas como nunca fiz aulas não sei os passos da “dança”. Existe algum material que possa ser baixado com orientações para fazer em casa?
Desde já, obrigada pelo retorno.
Att.
Adna Kaline
Oi Adna,
No youtube você encontra alguma aulas.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde, tenho bronquite asmática mas comprei uma cama elástica… porém toda vez só consigo fazer uns 5 minutos e me dá crise, porém o rapaz da academia me disse que é bom fazer jump pois vou melhorar, mas isso é normal? Tenho medo de ficar muito ruim mas adoro pular e quero emagrecer!
Oi Isabela,
Infelizmente não vai melhorar e o rapaz que disse isso foi irresponsável. Realmente você pode ter uma crise gravíssima com risco de vida.
Para poder se exercitar seja no jump, seja com outra atividade, você precisa ir ao médico e conversar para saber se você pode fazer uso de broncodilatador para fazer exercício. Mas atenção, não faça uso da medicação para se exercitar sem orientação médica, pois o medicamento acelera os batimentos cardíacos e podem ser um fator de risco, também.
Pessoas que sofrem de asma podem ser exercitar, mas existem restrições conforme o grau de acometimento e deve ser feito com supervisão.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, sou a Camila peso 85kg e 1,58,gostaria de saber se é aconselhável fazer jump? Pois faço academia,mudei minha alimentação e não engordo, porém, não emagreço.
Oi Camila,
O jump poderia ser uma opção para aumentar seu gasto calórico, isso é verdade. O problema está no seu sobrepeso que pode a médio prazo causar problemas nas articulações nessa atividade. O impacto gerado na aula de jump é semelhate ao da corrida. Minha sugestão é que você faça um trabalho de fortalecimento, como musculação. A opção ao jump poderia ser uma caminhada acelerada na esteira, elíptico (transport) ou bicicleta. Diminuindo seu peso, pode fazer jump!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola denise ,
Adorei seu post , parabéns….
Eu sofro com tremores na cabeça, tudo indica que seja um mau funcionamento na minha coordenação motora , segundo os especialista . . porém eu fiz todos os exames e deram normal . eu tenho 21 anos / 1,66 de altura e peso 68 kilos .
Eu tenho o jump em casa e notei que os meus tremores diminui bastante quando eu faço alguns pulos em casa . eu já praticava esteira e academia . quantos minutos eu devo ficar ? Lembrando eu sou iniciante no jump ok
Mais sempre que eu termino de fazer o jump o tremor aparece com mais levesa .. Por que cera .. Emfim , a dúvida é , quantos minutos eu devo ficar ! Obrigado
Oi Thiago,
Realmente só um especialista para entender porque você melhora dos tremores.
Se tem liberação médica para fazer exercícios, pode começar com 5 minutos e aumentando gradualmente, conforme se sentir a vontade. O tempo máximo recomendado é entre 45 min e 1 hora.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni