Fique Informa

Atividade Física e Gestação

Escrevi este texto para um site que não está mais disponível, o Desabafo de Mãe, como acho seu conteúdo de grande interesse, decidi disponibilizar para os leitores do Fique INforma.

 

Ao contrário do que se imaginava há algumas décadas atrás, o exercício físico é bem vindo durante a gravidez. O medo de abortar e do nascimento prematuro faz com que algumas gestantes e também alguns médicos fiquem receosos quanto à prática de exercícios, mas pesquisas recentes mostram que o exercício ajuda a gestante a manter seu peso, auxilia na recuperação pós-parto e não compromete o desenvolvimento do bebê .
O Colégio Americano de obstetrícia e ginecologia (The American College of Obstetrics and Gynecology – ACOG) e também a Sociedade Americana de Obstetras e Ginecologistas (American Society for Obstetrics and Gynecology – ASOG), recomenda a prática de exercícios pela gestantes saudáveis. A mulher que fazia exercícios antes da gravidez pode dar continuidade à sua atividade normalmente e acrescentar alguns exercícios específicos e aquela que nunca fez deve optar por exercícios leves e indicados para gestantes.
Benefícios do exercício durante a gestação:

Atividades físicas recomendadas
Não existe uma recomendação padronizada. Mulheres que eram ativas antes de engravidarem podem continuar com a prática da suas atividades. Cabe aqui o bom senso, alguns exercícios são mais indicados:

Atividades Físicas não recomendadas

Contra indicações para a prática de atividade física

Exercícios aeróbios são contra-indicados quando:

Estão proibidas de fazer exercícios:

O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM – American College of Sports Medicine) dá algumas recomendações para a prática de atividades físicas pelas gestantes:
Segurança: Os exercícios devem ser modificados se impuserem risco a região abdominal ou trouxerem fadiga para a gestante. Os exercícios de barriga para cima e de barriga para baixo, devem ser evitados após o primeiro trimestre, pois não há consenso nas pesquisas feitas até agora.
Meio Ambiente: Manter uma boa regulação da temperatura. Hidratar-se bem, antes, durante e após os exercícios, usar roupas leves e confortáveis, evitar altas temperaturas e umidade, especialmente no primeiro trimestre.
Crescimento e Desenvolvimento: A gestante deve manter um ganho de peso adequado. Exercitar-se regularmente e manter uma alimentação adequada. O exercício deve ser suspenso se ocorrer sangramento vaginal, ruptura de membrana, dor persistente ou fadiga crônica. Além disso, se ocorrerem contrações por mais de 30 min após o exercício, procurar o médico imediatamente, pode significar um início de aborto.
Tipo de Exercício: São recomendados natação, ciclismo,a caminhada, o trote, e aeróbica de baixo-impacto, musculação com pesos leves. Evitar o ciclismo durante o segundo e terceiro trimestres devido as mudanças de equilíbrio e risco de queda. Exercícios como o mergulho assim como aqueles feitos por gestantes não aclimatizadas, em regiões de grande altitude devem ser evitados devido à exposição à alta pressão.
Intensidade: A intensidade do exercício não deve ir além do nível desenvolvido no início da gravidez. Deve ser regulada pela sensação (esforço subjetivo). Exercícios moderados a intensos são considerados seguros desde que a gestante esteja acostumada a tais níveis.
O Exercício: Mulheres saudáveis, com gravidez saudável podem tanto continuar seu exercício regular quanto iniciar um novo programa de exercícios durante a gravidez.

A liberação para a prática de atividade física e exercício durante a gravidez é função do médico. A prescrição e o acompanhamento das atividades da gestante deve ser feita por um Educador Físico, preferencialmente especializado em Atividade Física Adaptada e Saúde ou em Atividade Física para Gestantes. A comunicação entre esses profissionais é muito importante para planejar as atividades e manter ambos informados sobre o estado geral de saúde da gestante e do feto, principalmente se a futura mamãe fizer parte de algum grupo de risco.
Se você é saudável a gravidez é uma ótima desculpa para começar a se mexer, se você já faz alguma atividade física é um excelente momento para não desistir! Você e seu bebê só tem a ganhar!

Referências Bibliográficas:
ARTAL, R. et al, Exercise During Pregnancy. American College of Sports Medicine. Aug 2000. Disponível em: www.acsm.org.
BATISTA, D.C. et al, Atividade física e Gestação: saúde da gestante não atleta e e Crescimento Fetal. Revista Brasileira de Saúde Materna Infantil, v 3, n 2, Recife: abr/ jun 2003

Sair da versão mobile