Fique Informa

Tenho anemia. Posso fazer exercício? Tudo o que você precisa saber.

Pessoas com anemia provavelmente apresentarão uma queda do desempenho ao fazer exercícios, por isso antes de introduzir o assunto precisamos entender um pouco melhor sobre a doença. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar a anemia não é causada apenas pela deficiência de ferro, embora seja a forma mais mais comum. A anemia é caracterizada pela deficiência na concentração de hemoglobina ou na produção de hemácias. A Hemoglobina é um tipo de proteína, presente nos glóbulos vermelhos, cuja função é transportar oxigênio para os pulmões, e as hemácias são os próprios  glóbulos vermelhos.

Existem dois tipos de anemia: agudas ou  crônicas. E as crônicas podem ser adquiridas ou hereditárias.

Sintomas da anemia

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: Por que a mão incha quando faço caminhada?

O principal sintoma da anemia é a redução do volume de sangue circulante e por consequência a diminuição da pressão arterial. Além disso nas anemias crônicas podem ocorrer:

A intensidade dos sintomas da anemia aumentam com a prática de exercícios e atividades físicas.

Diagnóstico e tratamento da anemia

O diagnóstico é feito através de avaliação clinica e exames de sangue. O tratamento depende da doença ou da condição que causou a anemia, portanto a anemia é tratada, tratando sua causa.

Tenho anemia posso fazer exercício?

Por meio das informações acima, vimos que a anemia pode causar diminuição da pressão arterial, falta de ar, taquicardia, dentre outros problemas e que o exercício torna esses sintomas mais intensos.  Já que durante o exercício nosso corpo necessita distribuir grandes quantidades de oxigênio para garantir o bom funcionamento dos músculos.

Quando essa distribuição é prejudicada, ocorrerá uma queda no rendimento, a pessoa sentirá mais cansada para fazer os exercícios, mesmo aqueles que já está habituada a realizar.

Entretanto pesquisas mostram que fazer exercícios regularmente pode melhorar a resistência e o condicionamento físico geral, por isso pessoas com anemia podem se exercitar desde que estejam liberadas pelo médico e tenham acompanhamento profissional.

Um documento publicado pelo Exercise is Medicine do American College of Sports Medicine nos traz algumas dicas sobre a prática de exercícios para quem tem anemia.

Se preferir assista ao vídeo abaixo.

Sair da versão mobile