Fique Informa

Como as academias de baixo custo afetam o seu negócio

Academias de baixo custo são uma realidade e vieram para ficar. Antes de perder seu tempo criticando esse modelo de negócio em fitness, entenda como as academias de baixo custo afetam o seu negócio e prepare-se para enfrentá-las.

Qual é o diferencial em academias de baixo custo?

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Tenho certeza absoluta que a resposta foi: preço. Do ponto de vista do consumidor a resposta pode estar certa, mas como modelo de negócio as academias de baixo custo tem como diferencial um segmento de mercado bem definido. E isso faz toda a diferença no planejamento e sem dúvida reflete em todas as suas decisões.

O maior pecado cometido pelos empresários de um modo geral, e não apenas no setor de academias, é não ter o público alvo bem definido. Isso faz com que se perca o foco, faz com que se atire para todos os lados, muitas vezes sem acertar nada.

E é assim que as academias de baixo custo afetam o seu negócio: elas têm foco! Principalmente se existe uma grande rede por trás como é o caso da Smart Fit (Bio Ritmo) e Fórmula (Bodytech).

Como diminuir o impacto das academias de baixo custo no seu negócio

Claro que depois de tudo que você leu, já entendeu que precisa ter foco, precisa definir seu público alvo. Ainda assim é possível que perca alguns clientes para as academias de baixo custo, pois uma parte deles irá se identificar mais pelo que é oferecido por elas.

Sim, eu estou ciente de que o atendimento na sala de musculação pode praticamente não existir e aulas de ginástica não serem oferecidas, como no caso da Smart Fit, mas o que você precisa entender é que esse cliente pode não frequentar suas aulas de ginástica e detestar ser abordado pelo professores na musculação, portanto ele pode não fazer parte do seu público alvo.

Durante as duas últimas décadas cansamos de ouvir que atendimento é tudo. Que ganhamos o cliente no atendimento e com isso fomos inchando nossas academias, mimando esses clientes, e aumentando nossos custos, mas muitas vezes sem perguntamos se eles gostariam de ser mimados daquela forma.

Ter um bom atendimento não significa ter gastos astronômicos, tudo depende do seu público, mas independente do seu modelo de negócio, seja de baixo custo ou não, precisa entregar, no mínimo, o que foi acertado. E aí os problemas começam.

Ofereça apenas aquilo que poderá cumprir

Exemplo 1

Imagine oferecer um local para os clientes deixarem as crianças enquanto treinam? Excelente ideia não é mesmo? Cuidado, pois pode se tornar um pesadelo com clientes insatisfeitos e despesas desnecessárias. Para oferecer um espaço como esse é preciso haver quem cuide dessas crianças, se não por todo o período de funcionamento, por um período determinado. Imagine agora que dos 400 clientes matriculados apenas dez utilizem o serviço. Prejuízo na certa! E sabe porque isso aconteceu? Porque seu público alvo são jovens, sem filhos, portanto o serviço é dispensável.

Exemplo 2

Imagine anunciar que sua academia tem DJ com direito a iluminação especial todas as noites. Senssacional, né?!  E se começar a ter reclamação de parte dos que treinam por sentirem-se incomodadas com o tipo de som? Você investiu em equipamento de som e luz, construiu um espaço para o DJ, contratou uma pessoa só para isso e a iniciativa não agrada à maioria. E sabe porque isso aconteceu? Porque seu público alvo é maduro e prefere treinar em um local com som e iluminação ambiente.

Em ambos os casos qualquer decisão que for tomada terá reflexos negativos, portanto ofereça apenas os serviços que poderá cumprir, estude se esse serviço é adequado ao seu público e execute-os com excelência. Esses são dois exemplos reais de academias que conheço, mas existem outros muito mais simples e que ocorrem com bastante frequência como oferecer uma grade de aulas de ginástica enorme e depois precisar dispensar professores ou ainda mais comum, como não deixar claro que o professor de musculação deve atender à todos e não fará acompanhamento individual.

Tenha em mente que para conquistar o cliente é preciso encantá-lo diariamente e você poderá conseguir isso fazendo o básico, fazendo com que ele se sinta bem na sua academia e o primeiro passo é cumprir com o combinado, no resto irá agregar valor. Trabalhando com  foco e planejamento você nem irá perceber que as academias de baixo custo estão por perto e se fizer a lição de casa direitinho ainda vai agradecer pela existência delas!

Sair da versão mobile