É comum pensar que no abdominal infra,  quando aproximamos as pernas do tronco (flexão inversa) estamos exercitando a  parte inferior do abdômen. Isso não é verdade!

A musculatura abdominal é formada pelo músculo reto, o oblíquo interno e o oblíquo externo, ou seja, não há divisão de parte superior e inferior. Na verdade o que você está exercitando é o músculo reto abdominal.

A flexão inversa é de difícil execução e deve ser realizada por indivíduos com um nível de coordenação e força abdominal significativo. Sempre com os joelhos com 90 graus de flexão.

 

 

abdominal infra

Abdominal infra – mitos e verdades sobre esse exercício

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Abdominais. Como obter resultados?

Agora que já sabemos que não existe parte inferior do abdômen, vamos entender o que mais além do reto abdominal esse exercício, abdominal infra, trabalha.

Movimentos que utilizam flexão do quadril, ou seja que trazem as pernas em direção ao tronco, têm uma forte solicitação do ílio-psoas, músculo que liga a coluna ao fêmur e é responsável pela flexão da coxa e do tronco. A ação desse músculo acaba por diminuir a ação do abdômen e aumenta a sobrecarga nesse músculo de forma indesejada, já que é muito utilizado normalmente.

Quando o exercício é realizado com a pernas estendidas para frente, existe também a participação do quadríceps (músculo da coxa), o que também não é desejável se seu objetivo está em fortalecer o abdômen.

Por que fazer abdominal inferior?

Uma das perguntas que devemos fazer, quando vamos escolher um exercício para nosso treino, é o motivo dessa escolha.

Qual o benefício que o abdominal infra pode trazer para você?

Se analisarmos do ponte de vista da funcionalidade, onde usamos esse movimento em nossas tarefas diárias? Por exemplo, o agachamento nos ajuda a sentar, o desenvolvimento nos ajuda a pegar/tirar um objeto que esteja acima da nossa cabeça, o abdominal reto (normal), nos ajuda a sair da posição deitada, para a sentada. Salvo se você for praticante de alguma modalidade esportiva, que exija manter as pernas elevadas, como na ginástica artística, o infra abdominal, não serve para nada.

Se analisarmos do ponto de vista do fortalecimento muscular, se você é um iniciante, ou mesmo que tenha alguma experiência e não começou a manipular com as cargas e volumes em outros tipos de exercício abdominal, existem outras escolhas que serão mais eficazes para fortalecer a musculatura abdominal.

No entanto, se você é bastante experiente, manipulou com cargas e volumes em outros tipos de exercícios abdominais e está buscando um exercício que possa te ajudar a evoluir um pouco mais e seja desafiador, pode ser uma opção interessante realizar o abdominal infra. É uma boa forma de estimular o reto abdominal de maneiras diferentes.

Publicação original em 23 de novembro de 2007