Cada um fala uma coisa diferente. Seu médico aconselhou a fazer Pilates, seu vizinho diz que a musculação é a melhor atividade do mundo. Sua prima não abre mão das aulas de jump. A reportagem do jornal falou sobre os benefícios da corrida e as revistas…essas tem de tudo e para todos.

manter a forma com saude

Então você no meio desse mundo de informações se matricula em uma academia super completa, com ginástica, musculação, pilates, grupo de corrida, yoga, natação, hidro, esportes coletivos, lutas e dança. Agora é só começar!

Começar por onde? O que é melhor para você? Essas regras podem ajudar a se manter em forma e com saúde.

1. Faça uma lista com as atividades que gosta

É preciso sentir prazer na hora do exercício, caso contrário você irá desistir. Ninguém gosta de atividades chatas.

2. Elimine o que não pode fazer

Risque da sua lista de preferências as atividades que são contra indicadas para você por algum problema físico ou metabólico. Não adianta fazer o que gosta, mas não pode, e depois pagar com sua saúde por um capricho.

3.Organize e distribua seu tempo

O ideal é fazer uma atividade aeróbia (corrida, aula de jump, natação), uma neuromuscular (musculação, pilates, ginástica localizada) e uma de flexibilidade (aula de alongamento, pilates). Mesmo que não disponha de muito tempo para treinar, tente fazer um pouco de cada uma desses tipos de atividade, mas não esqueça você precisa gostar e poder fazê-las!

4. Estabeleça metas

Estabelecer metas pode tornar sua atividade mais divertida e motivante. Escolha uma meta factível, de curto prazo e outra de médio/longo prazo. Pode ser atingir determinada marca na corrida, aumentar a carga na musculação ou emagrecer, o que importa é que essa meta tenha significado para você.

5. Não vá com muita sede ao pote!

Aumente gradativamente a intensidade e/ou a dificuldade do exercício. Exercícios que nos deixam exaustos, com dores ou muito difíceis de serem executados, são desmotivantes e geralmente levam à desistência.

6. Descanse

Garanta boas noites de sono e não faça atividades físicas pesadas todos os dias. Além de evitar lesões esses hábitos simples garantem mais disposição para se exercitar.

7. Alimente-se bem e hidrate-se

Faça pelo menos 5 refeições por dia, não pule o café da manhã e opte por alimentos saudáveis. Coma de tudo, mas não exagere. Beba água, ter sede é sinal de desidratação!

8. Tenha paciência

Resultados não aparecem da noite para o dia. Seu corpo necessita de tempo para mostrar para você as mudanças. Se já está seguindo um programa há 3 meses e não viu resultado e sinal de que sua meta não está adequada ao seu programa. O resultado depende de muitos fatores, às vezes sua meta só pode ser atingida em um ano e você determinou um tempo menor. Lembra do item 4? Metas factíveis de curto e longo prazo são o segredo do sucesso. Além disso é preciso avaliar se o programa é compatível com a meta, por exemplo se deseja emagrecer mas não faz atividade aeróbia, fica tudo mais difícil.