Fique Informa

Como alavancar a carreira. 5 dicas para seu crescimento profissional

Garantir o diploma universitário não basta para alavancar a carreira,  o mercado de trabalho busca, cada vez mais, profissionais com habilidades que vão muito além do que se aprende nas universidades. Dados do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas apontam que 50% dos desempregados no Brasil têm mais de 11 anos de estudo.

Fernando Bueno e Guilherme Ferreira, criadores da Repense, empresa especializada em coaching e desenvolvimento de carreira, listaram 5 dicas comportamentais, com algumas das principais habilidades que os líderes de grandes empresas buscam em seus contratados.

“É provável que a administração da empresa promova a pessoa que tem mais diplomas ou a que lida melhor com desafios? Essa pergunta é fácil de responder”, explica Ferreira. “Vão sempre optar pelo profissional que se dará melhor com os desafios”.

Confira as dicas para alavancar a carreira que podem determinar seu crescimento profissional

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Clique aqui e assine nosso canal no Youtube

Leia também: Cinco dicas para apresentar um bom currículo

1- Flexibilidade

Se algo mudou, aceite e inicie o processo interno para se adaptar ao novo estilo. Um indivíduo com alto nível de flexibilidade é capaz de identificar rapidamente o estilo de uma outra pessoa e se moldar a ele. Por exemplo, enquanto lida com os fornecedores, possui uma posição mais incisiva do que quando lida com os colegas de trabalho. Fala de forma assertiva (isto é, diz o necessário, sem excessos) com quem gosta de se comunicar assim e se torna um excelente ouvinte na hora de falar com clientes que querem ser ouvidos. A flexibilidade é tão importante e traz tantos benefícios para quem a possui, que esta pessoa consegue ser muito bem avaliada por todas as pessoas que estão em contato direto com ela.

2- Assertividade

Saiba dizer aquilo que realmente importa. Isso não significa ser grosso ou demasiadamente direto. É apenas dizer o que é relevante para que algo funcione. O contrário da assertividade é prolixidade – e certamente você já conversou com pessoas que falam sobre tantos assuntos que se perdem no tópico principal. Interlocutores que são assertivos, possuem a incrível capacidade de manter as pessoas conectadas à sua fala durante todo momento em que se comunicam. Com os líderes não é diferente. Saber se comunicar de uma forma clara e que preza pelo que realmente interessa fará de você uma pessoa conhecida por prezar o seu tempo e o de quem o escuta.

3- Senso de urgência

Ninguém gosta de ser tratado como “segundo plano”. Transmita ao seu líder a sensação de que você valoriza as atividades que ele passa e trate-as com prioridade. Entenda que, entregar o quanto antes não significa fazer de qualquer jeito. Para ser uma pessoa com alto senso de urgência e estimada por seus líderes, você precisará buscar uma forma de entregar seus trabalhos o quanto antes, mas com a mesma qualidade que o faria se tivesse mais tempo. O lema aqui é “faça o melhor que puder, no menor tempo que conseguir”.

4- Foco em resultados

Ou “faça acontecer dentro do que está no seu alcance”. Fazer acontecer significa se desvencilhar de todos os contratempos que irão aparecer ao longo da jornada. Assuma suas limitações e busque evoluir. Só quem tem a visão completa do mapa, pode te dizer se a rota é segura ou não. O que fazer quando se deparar com algo completamente novo e que não faz ideia de como proceder? Pergunte, mas não traga desculpas.

5- Pergunte

Se você está no início da carreira é comum ter dúvidas. Não tenha medo e sente-se com o líder do projeto para esclarecer qual é a dúvida que o faz “travar”. Fuja do jargão “ser um bom profissional é ser alguém que se vira sozinho”. Ser autônomo o ajudará, mas, em alguns momentos, é melhor para a sua imagem e mais eficiente para trazer resultados se tentar aprender com alguém mais experiente do que simplesmente quebrar a cabeça durante horas para resolver um problema.

Sair da versão mobile