Portal Fique Informa

10 exercícios de alongamento para fazer no escritório

Selecionei 10 exercícios de alongamento para fazer no escritório que irão ajudar a relaxar e poderão até evitar que você tenha que se afastar do trabalho.

Passar o dia sentado à frente de uma mesa trabalhando pode causar dores nas costas e pescoço, inchar as pernas e se houver um computador existe também o risco de ganhar uma LER (lesão por esforço repetitivo).

1- Mantenha a coluna reta, encostada na cadeira. Vire o pescoço de um lado para o outro, lentamente, na primeira vez mantendo os olhos paralelos com o chão, na segunda com os olhos ligeiramente para cima e na terceira com os olhos ligeiramente para baixo. Mantenha os ombros relachados. Repita 5 vezes.

2 – Mantendo a mesma posição do exercício 1, flexione o pescoço para a lateral e ao mesmo tempo faça força com o ombro oposto para baixo. Mantenha a posição por 20 segundos.

3 – Encoste o queixo no peito e vá enrolando seu corpo até onde conseguir. Relaxe os braços e o pescoço. Mantenha a posição por 20 segundos.

 

4 – Na sequência do exercício anterior, retorne para a posição inicial, lentamente, mantendo o queixo apoiado no peito.

5 – Apoie a mão na mesa, mantendo o tronco reto, as orelhas devem ficar entre os braços. Mantenha a posição por 20 segundos.

6 – Coloque as mãos atrás da cabeça, olhando ligeiramente para cima, levando os cotovelos para trás. Cuidado: contraia o abdome e não deixe formar um arco garnde na região lombar (costas). Mantenha a posição por 20 segundos.

7 – Apoie a ponta dos dedos na mesa, mantenha os cotovelos estendidos. Mantenha a posição por 20 segundos. Retire um dedo de cada vez apontando-o para o chão.

8 – Gire cada um dos dedos, estenda-os, flexione-os, abra-os e feche-os.

9 – Sentada em uma cadeira, com as costas apoiadas, estenda uma das pernas e movimente o tornozelo flexionando o pé para frente e para trás. Repita 5 vezes. Em seguida gire o tornozelo.

10 – Cruze uma perna sobre a outra e puxe com a mão oposta. Mantenha a posição por 20 segundos.

Fonte: Exercícios de Alongamento. Anatomia e Fisiologia

Sair da versão mobile