A matéria Personal quer mulheres com o corpo da Madonna, fala sobre o trabalho realizado pela ex-bailarina, Tracy Anderson, que se tornou Personal Trainer (leia o post: Para quem você entregaria seu corpo?) e se intitula a responsável pelo maravilhoso corpo da cantora Madonna. A bailarina declarou, ao site do jornal The Guardian, que sua missão seria “toda mulher parecer uma modelo da Victoria´s  Secret”  além de  de afirmado que todos podem lutar contra a genética e ter o que ela chama de “minúsculo corpo de bailarino”. E o respaldo para tais afirmações é sua própria história de vida. Tracy Anderson irá inaugurar um estúdio, com planos para montar uma rede, com a finalidade de difundir seu método que foi inspirado em Pilates

madonna

Cuidado para não se empolgar! É impossível que todas as mulheres tenham um corpo de bailarina com Tracy Anderson afirma, e isso digo com toda a certeza. Lutar contra a genética, sim! Para amenizar alguns efeitos indesejáveis que herdamos, mas daí a modificá-la, apenas com esforço e força de vontade é ilusão, puro marketing. Vejamos, quais foram as pesquisas científicas que ela utilizou ou fez para dar embasamento para seu método? Em seu site, que está mais para uma vitine de corpos, ou um book virtual, há informações sobre ter lido pesquisas feitas com células musculares, mas infelizmente é muito pouco para sair por aí fazendo afirmações como essas.

Seu método preconiza pouco peso e uma altíssima quantidade de repetições cerca de 60 (Madonna faz 100!) e isso vai contra as mais recentes pesquisas na área de treinamento de força. Além disso é sabido que as lesões do aparelho locomotor ocorrem na maioria das vezes pelo excesso de repetições. Mas vocês podem estar se perguntando… E a Madonna não se lesiona com tantas repetições? Não podemos esquecer que a cantora sempre teve uma vida ativa, já passou por diversos tipos de treinamento, incluindo musculação, yoga e pilates, além de dançar, e que por isso deve ter músculos muito fortes que suportam esse ritmo diminuindo a sobrecarga nas articulações. Fora isso ela utiliza o método há apenas 18 meses, é preciso dar tempo ao tempo…

Métodos novos, infalíveis, aparecem e desaparecem. Antes de aderir à uma nova filosofia de exercício certifique-se da formação do profissional e em que ele está se embasando para desenvolvê-la. Lembre-se que é o seu corpo, a sua saúde que está em jogo. A genética pesa, sim! Não podemos desprezá-la. Nem sempre o que serve para uma artista famosa serve para você. O trabalho do Personal Trainer deve ser levado com seriedade. E então fica a minha pergunta: você se trataria com um médico que não cursou medicina?

fonte: Beleza e Bem Estar