Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Será que estou infartando?

Estas dicas foram tiradas de uma matéria super interessante, sobre o coração, publicada pela revista Men’s Health, há um ano. Descubra se a dor no peito é motivo de alerta ou apenas uma azia…

heart.jpg

1 – Você sente uma pontada que varia de intensidade quando se mexe ou respira?

  • Não: vá para a próxima pergunta!
  • Sim: Pode ter exagerado no exercício de supino ou sobrecarregou a musculatura peitoral. Se a dor vier acompanhada de tosse pode ser sinal de gripe ou bronquite. Se essa sensação persistir por mais de 3 dias, procure um médico.

2 – Você sente uma dor com pressão e queimação depois de comer?

  • Não: vá para a próxima pergunta!
  • Sim: Azia!!! Refluxo em direção esôfago dos ácidos liberados pelo estômago durante a digestão. Mesmo assim existe uma pequena chance de ser um infarto. Como saber? De acôrdo com o Dr. Randel Smith, cardiologista do Centro do Coração do Sul (Missisipi – EUA), se ficar sem fôlego, tiver náuseas e vomitar, é caso de se preocupar.

3 – Você se sente sem fôlego como se o coração batesse em um rítmo estranho?

  • Não: vá para a próxima pergunta!
  • Sim: É provável que seja uma taquicardia ou batimento cardíaco irregular temporário. Efedrina, que é encontrado em alguns alimentos dietéticos e excesso de cafeína podem provocar esse efeito. Se você nunca teve problema coronário com arritmia, não se preocupe, mas relate o fato ao médico no próximo check-up.

4 – Você sente que falta fôlego e também uma espécie de aperto no peito depois de se exercitar?

  • Não: vá para a próxima pergunta!
  • Sim: Se os sintomas pararem em até 10 min, pode ser angina (obstrução das artérias coronárias), segundo o Dr. Luiz Francisco Cardoso. Vá para o hospital, mas peça alguém para dirigir. Se a dor persistir por mais de 10 min. corra para o pronto-socorro: é provável que seja um ataque cardíaco.

5- Você sente o peito apertado, com uma dor que se irradia para a mandíbula, as costas ou os braços? Está sem fôlego mesmo sentado? Teve uma crise de suor gelado e exagerado? Está sentindo atordoado ou fraco?

  • Não: Se qualquer coisa estranha que sentir no peito não desaparecer no prazo de alguns dias, procure um médico.
  • Sim: Em qualquer das situações acima? Mastigue uma aspirina, ligue para seu médico ou vá para o pronto-socorro. Muitas vezes o ataque cardíaco não vem acompanhado dos sintomas clássicos de aperto no peito e dor no braço, apenas de perda de fôlego. E mais: se estiver sozinho em casa, destranque a porta da frente. Você pode desmair e a última coisa que precisa é que percam tempo tentando arrombar a porta para entrar.

………………………………………………..

Para ter maior controle no seu treinamento utilize sempre um monitor cardíaco. Os preços podem variar bastante, de cerca de R$ 120,00 para modelos mais simples, até cerca de R$ 1000,00 (existem ainda mais caros!) para modelos com mais recursos (com pedômetro, barômetro, altímetro, calculo de calorias, memória, gráfico de frequência e mais de 20 funções). Clique aqui e adquira o seu agora em até 10x sem juros.

 banner infarto

33 Comentários

  1. Bom dia,GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIA,HOJE DE MANHÃ SENTI UMA FORTE DOR NO ESTMAGO,COM SUOR E A SENSAÇÃO DE ESTAR COM O ESTOMAGO MUITO CHEIO A DOR DUROU MAIS OU MENOS 10 MINUTOS E PASSOU,APÓS VOLTAR DA ACADEMIA 1 HORA DEPOIS SENTI UM DESCONFORTO ABDOMINAL,UM POUCO DE TONTURA E MAU ESTAR COMO POSSO IDENTFICAR O QUE SENTI?JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE SINTO ISTO…DESDE JÁ AGRADEÇO!!!POR FAVOR ME MANDE A RESPOSTA POR E-MAIL
  2. Respondendo para a Nair…

    Oi Nair!

    É muito difícil identificar o que está sentindo, podem ter diversos motivos e podem não estar relacionados. De qualquer forma não sou médica e ainda que fosse não daria um parecer sem examiná-la. Sugiro que faça uma consulta com um médico de confiança que esclareça de uma vez por todas suas dúvidas e ofereça um tratamento adequado para seu problema.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  3. sinto um aperto no peito com um pouco de dificuldade de respirar, o que é isso.
  4. Respondendo para a Angela…

    Oi Angela!

    Pode ser muita coisa…
    Procure a ajuda de um médico, preferencialmente cardiologista.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  5. sinto que meu folego se vai durante um , dois segungo, como se meu coração por dentro tivesse caindo, agora acontece, mais frequentemente, o que deve ser?
  6. Respondendo para o Ronaldo…

    Oi Ronaldo!

    Não dá para ter certeza do que pode ser. Sugiro que procure ajuda de um médico.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  7. Ola…minha pressao eh de 220×150,os medicos japoneses me deram diovan e so…mas a pressao nao baixa…e eles so mandam eu tomar esse remedio…e assim mesmo ainda estou trabalhando,o que devo fazer? Obrigada,abracos
    • Respondendo para a Claudia

      Oi Cláudia!

      Esse medicamento pode levar até quatro semanas para atingir seu efeito hipotensivo máximo. Continue monitorando sua pressão e na dúvida busque ajuda de um médico.
      No post Hipertensão e exercício, você encontrará dicas de como o exercício poderá ajudá-la a controlar a pressão arterial.
      Karada ni kiotsukete! Oguenki de ne.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  8. Ola…muito obrigada pela atencao!
    Fiquei muito feliz por receber “karadani kiotsukete,oguenki de ne”…muito gentil de sua parte!
    EU vou la ver o post…mais uma vez muito obrigada!
    Nao precisa aceitar esse comentario tah!!
    Abracos…
    Claudia
  9. eu comecei a senti uma dorno peito do lado esquerdo e quando eu contraio os musculo eu arroto e as vezes doi na boca do estomago mais a dor q sinto mais é no peito oq pode ser obrigado
    • Respondendo para o Roberson

      Oi Roberson!

      Pode ser muita coisa! Consulte seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  10. Dor no peito quando respiro as vezes bem leve dura bem poco e tenho uma veia no pescoço que quando aperto parece que ela ta puxando mais a veia e so quando aperto no local se levento peso ou qualquer outra coisa nao sinto nada a do peito e quando respiro e aparece so de vez enquando. saberia me dizer o que pode ser?
    • Respondendo para o Leonardo

      Oi Leonardo!

      Não dá para saber o que é, você precisa ser examinado por um médico. Por exemplo, você pergunta sobre a coluna, uma pessoas com escoliose grave terá deformidade na caixa torácica e poderá sentir dor ao respirar, há muitos problemas que podem causar esse desconforto.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  11. Pode ser mal na coluna o algo do tipo o nao tem naada ver?
  12. olá bom dia já faz mais de um ano que venho sentindo um desconforto no peito palpitaçao enjoo as vezes ja fiz eco holter eletro por mais de uma vez e nada consta sinto como se eu tivesse longe leve muito estranho e o coraçao acelera e a pressao sobe e muito ruim depois vem um gosto de sangue na boca por favor me ajude estou desesperada.ja fui en varios medicos.
    • Respondendo para Euda

      Oi Euda!

      Não sou médica e se fosse não teria como fazer um diagnóstico por e-mail. O que posso dizer é que se você foi a vários médicos, fez exames e não encontraram nada é possível que seja de fundo emocional. Busque o aconselhamento de um Clínico Geral ou procure direto um Psiquiatra para tirar a dúvida.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. tenho 19 anos,e tem veses que quando e urespiro meu peito doi na regiao do coração.o que pode ser?
    • Respondendo para Moabe

      Oi Moabe!

      Infelizmente não tem como eu saber. Procure um médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  14. Sinto todos os dias meu coração bater acelerado, isso me incomoda até nas horas de dormir. Tenho leve gastrite e tô tomando remédio para curar, mas sempre meu coração bate acelerado de uma forma que encomado, sinto também uma agonia como se meu coração tivesse sendo espetado. Mande resposta se puder, agradeço.
  15. Eu tenho sensação de medo, sensação de morte, quando vou dormir me dar dor no peito,parece que meu coração vai parar,me ajude!!
    • Respondendo para a Claudia

      Oi Claudia!

      Busque a ajuda de um médico e acompanhamento com um psicólogo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  16. tenho isso a mais de 3 anos, infarto não ppode ser, 3 nos já se passou!!
  17. Estou com um incomodo no peito ha mais de 2 dias, estou com sensação de cansaço, batimento cardíaco as vezes acelerado, as vezes devagar, franqueza, dificuldade para falar rápido…
    Quando deito piora, o desconforto aumenta… minha pressão arterial esta normalizada. O que pode ser? isso aconteceu depois de alguns dias de puro estresse. Quais os exames que pode rapidamente diagnosticar o problema? se fosse infarto ou algo mais grave a dor seria insuportável imagino e viria acompanhada da pressão arterial alta?
    Fui no Hospital Publico e fiquei 5 horas esperando sem ser atendida, acabei voltando pra casa sem atendimento.
    Agradeço sua atenção.
    Raquel
    • Oi Raquel,

      Infelizmente só sendo examinada por médicos é que é possível fechar o diagnóstico.
      Pode ser apenas o stress ou algo mais grave, tente outro hospital.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. Olá meu peito queima depois de que como,fui a médico e ele disse que pode ser refluxo,é terrível, a sensação é que esta incendiando o peito,e acontece logo apos eu me alimentar!Me receitaram omeprazol e domperidona,mas ainda hj senti esse desconforto,mesmo medicada!
    • Oi Tuka,

      Mesmo medicada, ainda irá sentir o desconforto, pois provavelmente seu esôfago está machucado pelo refluxo. Se não melhorar busque a ajuda de um Gastro.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. Boa noite…
    Ha duas semanas atras comecei a sentir uma dor no esterno…osso central do peito geralmente depois a terminar exercicios fisicos ou a sangue frio, geralmente veem depois de realizar o supino/flexao…duram uns dois dias se forcar esse lado do peito. Tenho lido sobre o assunto e pode ter acontecido porque desco muito nos exercicios de peito e no banco. E agora.
  20. sinto muita dor nas costas,que irradia pro peito,dor no estomago e dor no braço,fico muito tonta,fui ao medico e ele nem me examinou e disse que é estresse,estou muito preoculpada e já não sei mais o que fazer
    • Oi Fabiana,

      Consulte um outro médico cardiologista e exija os exames. Caso se confirme o stress procure ajuda do psicólogo ou psiquiatra.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  21. Boa noite Denise! Gostaria de tirar uma dúvida..
    Há meses estou ruim do estômago (provavelmente), e recentemente (cerca de 1 semana) tem piorado. O que sinto é: assim que como meu estômago enche muito, mesmo quando como bem pouco.. e sinto muita dor, como se fosse um refluxo muito forte, mais já está se tornando insuportável.. não consigo mais comer em paz, dá vontade de nem comer na verdade! A garganta arde e parece estar cheio de ar meu estômago, as vezes até forçando arrotos :/ Isso vem a me incomodar de tal maneira, e no momento não estou com condições de fazer uma endoscopia (que deve ser necessária).. poderia me dizer algo a respeito? Grato!
    • Oi João Paulo,

      Não sou médica e portanto não estou apta a opinar sobre problemas específicos de saúde.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. domelhor.net - Ser que estou infartando?... Estas dicas foram tiradas de uma matria super interessante, sobre o corao, publicada pela revista Mens Health. …
  2. Teste ergométrico: mitos e verdadesFique Informa - [...] Será que estou infartando? [...]

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>