Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Rompimento do tendão de Aquiles: entenda o que aconteceu com Adriano – O Imperador

O jogador, recém contratado pelo Corinthians, Adriano – O Imperador, sofreu o rompimento total do tendão de Aquiles enquanto realizava treinos leves acompanhado de fisioterapeutas.

Tendões são constituídos de tecido conjuntivo e ligam os músculos aos ossos, eles são os responsáveis por transmitir a força de contração muscular para osso fazendo com que ocorra o movimento. O tendão calcâneo, mais conhecido como tendão de Aquiles, é o mais potente tendão do corpo humano. Está localizado na parte posterior da perna e liga os músculos da panturrilha ao osso calcâneo (pé).
A ruptura do tendão de Aquiles geralmente acontece após uma dorsiflexão forçada (o contrário do pé de bailarina). Geralmente o tendão de Aquiles se rompe em um ponto logo acima do calcâneo, a sensação é que se levou uma pedrada ou um chute na panturrilha, sente-se uma dor muito forte e geralmente um barulho como se fosse um estalo, a fraqueza imediata da flexão plantar (pé de bailarina), além de um defeito palpável.

Causas do rompimento do tendão de Aquiles

  • Trauma direto
  • Prática de atividades físicas intensas com histórico de tendinites nessa região
  • Falta de condicionamento físico
  • Deterioração vascular
  • Degeneração inespecífica que evolui para necrose tecidual
  • Uso de corticosteróides injetáveis que enfraquecem essa área e predispões para lesão.

Diagnóstico

  • Exame palpatório
  • Teste de Thompson
  • Ultrassonografia
  • Ressonância magnética
  • Raio X para descartar fraturas e avulsão

Tratamento

Pode ser cirúrgico ou conservador. Geralmente opta-se pela cirurgia nos casos mais graves e quando o rápido retorno à atividade física é necessária. A cirurgia também oferece um menor índice de recorrência na ruptura. No caso do jogador Adriano, optou-se pela cirurgia. A fisioterapia é usada no tratamento conservador e nas fases pré e pós operatória.

28 Comentários

  1. Eu, também sofri roptura de tendão de aquiles, estou a nove meses afastado do trabalho e lutando para voltar pois meu trabalho é em pé e não estou conseguindo ficar na posição por muito tempo. Se alguém tiver alguma dica me digam.
    • Respondendo para o Luiz Felipe

      Oi Luiz Felipe!

      Busque a ajuda de um fisioterapeuta.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  2. queria saber se voce ficar 40 dias com tendao rompido agrava o diagnostico
  3. professora !

    após quanto tempo da cirurgia do tendão eu poderei pisar ou dirigir . foi o tendão esquerdo.

    um abraço!

    • Respondendo para o Denis

      Oi Denis,

      Converse com seu médico. Só ele poderá responder à sua pergunta.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  4. Boa noite, fiz a cirugia do tendao no dia 2 de dezembro, com 15 dias o medico ja me colocou para andar no robofoot, no dia 23 de janeiro ja tirou o robofoot, estou muito feliz pensei que ia demorar mais, ja estou andando com pouco de dificuldade mais não dependo de muleta nem da bota com fisio vou voltando a andar normal.
    por isso fiquem calmo só tem 1 mes e 26 dias e estou quase boa. há consegui dirigir hoje super feliz

    sandra

  5. Olá professora Denise!!!!
    Tive ruptura do tendão calcâneo, fiz cirurgia dia 05/03/12
    estou com gesso, perguntas:
    a)Quais as melhores posições para ficar com a perna, estando sentado.
    b)Quando posso caminhar com apoio de braço?
    c)É melhoror alugar apoio ou cadeira com rodas?

    Parabéns pelas orintações!!!!!!

    Forte abraço

    João Macedo

    • Oi João,

      Desculpe, mas não sou a pessoa indicada para responder à essas perguntas. Converse com seu médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  6. EM 05 DEZEMBRO 2011, TIVE UM ACIDENTE DE MOTO, A MOTO (MUITO PESADA) TOMBOU NA PERNA DIREITA E SIMPLISMENTE ROMPEU O TENDÃO. FUI SOCORRIDO E FUI AO HOSPITAL BELO HORIZONTE (QUE NÃO DESCOBRIU QUE TAVA COM TENDÃO ROMPIDO) SO FUI DESCOBRI QUE ROMPI APOS 15 DIAS DEPOIS, QUANDO FUI A UM ESPECIALISTA AQUI EM BELO HORIZONTE (dr gilberto da ortoclinic), FIZ A CIRURGIA EM 10 DE JANEIRO, FIZ UMA TENOPLASTIA E 25 DIAS DEPOIS TIREI O GESSO, HOJE, 16 MARÇO, TO ANDANDO NORMALMENTE, POREM O CALCANHAR AINDA TA INCHADO, AINDA NÃO TO CORRENDO, MAS MELHOREI DEMAIS, JÁ FIZ 22 SESSÕES DE FISIOTERAPIA…AGRADEÇO AO MÉDICO E A MINHA AMADA POR TER ME AJUDADO BASTANTE NESTE DIAS SOMBRIOS.
  7. olá dr. Denise
    rompi o tendão de aquiles jogando uma pelada de fim de semana… daqui a 04 dias irei fazer uma cirurgia. queria saber se depois de passar por cirurgia e fisioterapia eu irei voltar a joga meu futebol de fim de semana…

    desde já agradeço…

    • Oi Leonardo,

      Não é possível responder à sua pergunta com certeza. Converse com seu médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  8. OLA PROFESSORA ROMPI O TENDÃO E FOI FEITO A CIRUGIA. EU POSSO TIRAR A TALA DE GESSO PORQUE ESTA ME ENCOMODADNDO MUITO. O QUE A SENHORA ACHA?
    • Oi Hélio,

      Só o seu médico poderá dizer quando deve tirar a tala. Se está incomodando, converse com ele.

      Abraços

      Prof. Esp. Denise Carceroni

  9. Boa noite, Professora !!
    Tive o rompimento total do tendão de aquiles cerca de 2 cm o Primeiro Médico indicou um tratamento conservador imobilizando o pe com gesso o segundo indicou cirurgia.
    Gostaria de saber se atraves do tratamento de imobilização atraves do gesso é eficiente até que ponto ? Eu corro algum risco se nao operar ? Existe a possibilidade do tendao nao colar ?
    Tenho duas opinioes de medicos diferentes sera que a cirurgia no meu caso seria mais indicado ??
    Grato pela atencao dispensada a esta
    Helio
    • Oi Helio,

      Pergunta difícil a sua. A cirurgia me parece um boa opção uma vez que permite o retorno mais rápido às atividades e a chance de romper novamente são menores, mas como toda e qualquer cirurgia, envolve riscos.

      Particularmente sou a favor de cirurgias apenas quando não há outra opção ou as outras opções são infinitamente piores (para qualquer tipo de problema).

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  10. Boa tarde professora Denise.
    Também tive rompimento total do tendão de aquiles, operei no dia 17/09/2012 e des de então estou com a tala de gesso, onde o pé fica com um angulo de 90°, esta ja é a 5 semana, o médico me informou que vou ficar pelo menos 8 semanas com a tala ainda, sendo que ele só vai fazer um diagnostico na oitava semana, o procedimento é este mesmo? Pois acompanho e sempre acompanhei varios casos de rompimento de tendão, e ainda não vi nenhum caso com este prazo todo com a tala, por esse motivo estou lhe perguntando.
    Muito obrigado pela atenção, e parabéns pelo seu trabalho.

    Abraços.

    • Oi Robson,

      O tratamento varia conforme a pessoa e conforme o médico. Se você está inseguro com o tratamento que está sendo feito, vale a pena consultar outro profissional para ter uma segunda opinião.
      Lembre-se que a recuperação de atletas e não atletas é bem diferente!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  11. O tendão do meus dois pés romperam parcialmente devido tendinite bota da empresa entre outras coisas sento dores demais os médicos dizem que não é o caso de cirugia será .Abraço ..
  12. Bom dia,

    Depois de passar as férias no interior de sp, eu voltei com um pouco de dor no tendao, quando eu corro ou forço ele na hora ouço um estalo e começa a doer, ontem fui correndo até o banheiro ele deu um estalo novamente e doeu será que estou com sintomas de romper o tendão ?

  13. Dra. Denise, tive o tendão rompido quase por total fiz a cirurgia, esta correndo tudo tranquilo, uma pergunta: trabalho com telecomunicação e nesta profissão preciso subir em escada, neste caso tem alguma restrição… desde já agradeço a atenção
  14. Olá Professora, tenho 88 dias de cirurgia do pé direito e já estou dirigindo, gostaria de saber se posso dirigir para longe ? 2 ou 3 horas de viagem.
  15. boas dr.
    faz precisamente hoje 7 semanas em que fui operado num hospital publico a uma ruptura total do tendão de Aquiles.
    os meus recursos financeiros são escassos e a distancia da minha casa ao centro fisioterapeutico são de 45 km, ou seja não sei como poderei recorrer aos serviços de fisioterapia.
    será que posso fazer alguns exercícios em casa? se sim que tipo de exercícios deverei fazer?

    grato pela atenção dispensada.

    • Oi Ernesto!

      A fisioterapia nem sempre se restringe aos exercícios, aliás na maioria das vezes vem associada à outros procedimentos.
      Recomendo que vá a pelo menos uma seção e lá se informe da possibilidade de fazer em casa.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Rompimento do tendão de Aquiles: entenda o que aconteceu com Adriano ? O Imperador « Link Esfera – Todos os Blogs Passam por Aqui! - [...] localizado na parte posterior da perna e liga os músculos da panturrilha ao osso calcâneo (pé). Ver conteúdo completovar …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>