Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Hérnia de Disco e Exercício

Com certeza você já ouviu falar em hérnia de disco, deve ter algum amigo ou parente que sofre com ela… ah é você mesmo… mas pode ficar tranquilo, há tratamentos bastante eficazes para esse problema, como fisioterapia, quiropraxia, acupuntura, dentre outros.

O que é hérnia de disco?

Entre as vértebras das regiões cervical, torácica e lombar da nossa coluna, existem os discos intervertebrais. Esses discos são uma espécie de almofadinha cuja função é evitar o atrito entre as vértebras e absorver o impacto. Eles são em formato de anel e feitos de tecido cartilaginoso, na parte mais interna deste anel existe uma espécie de gelatina, denominada núcleo pulposo. Por diversos motivos que trataremos a seguir esse anel se rompe e a tal gelatina escapa, isso é o que chamamos de hénia de disco. A pressão causada nas terminações nervosas que se originam na coluna causam, desconforto, dor e outros problemas mais graves.

herniadico

Tipos

Existem três tipo de hérnia de disco.

  1. Protrusas: há o deslocamento do centro do disco, mas sem rompimento das fibras. Gera compressão e dor.
  2. Extrusas: há o rompimento das fibras, mas não extravasa no canal medular. Gera maior compressào e dor mais intensa e prolongada.
  3. Seqüestradas: há o rompimento das fibras e o núcleo migra para o canal medular. Além da compressão e dor ocorre uma inflamação e alteração no quadro sensitivo e motor.

herniadicos

Sintomas

Vão variar e depender do tipo e localização da hérnia

  • Fortes dores na região onde se localiza a hérnia,
  • Braquialgia – dor no braço
  • Ciatalgia – dor no percurso do nervo ciático (quadril e pernas)
  • Formigamento
  • Alterações motoras e reflexas.

Causas

  • Fatores genéticos
  • Perda da hidratação pelo envelhecimento (processo degenerativo natural)
  • Mecanismos de torção forte na coluna.
  • Levantar pesos sem o posicionamento correto da coluna.
  • Esforços repetitivos.
  • Tensão prolongada.
  • Musculatura fraca.
  • Presença do anel defeituoso
  • Fatores psicológicos e psicossociais

Diagnóstico

A hénia de disco pode ser diagnostica clinicamente, por exame neurológico. Fisioterapeutas e Profissionais de Educação Física têm condições de identificar o problema, mas é o médico quem deve confirmar o diagnóstico. Exames complementares (tomografia, ressonância magnética) devem ser realizados para determinar o tamanho e localização exata da lesão.

Tratamento

  • Fisioterapia convencional
  • Acupuntura
  • Quiropraxia
  • RPG
  • Pilates

São exemplos de tratamentos que dão ótimos resultados sempre associados à medicamentos. A cirurgia não é indicada em 90% dos casos.

Hérnia de disco e exercícios

Exercícios que envolvam torção do tronco e que utilizem sobrecarga axial (sobre os ombros, sobre a cabeça) são contra indicados. O uso de plataforma vibratória, também.

O fortalecimento da musculatura estabilizadora, principalmente do abdômen são altamente recomendados. Exercícios de alongamento, mobilização da coluna e tração também contribuem no alívio dos sintomas e melhora do quadro.

Educação a Distância

Após receber alta da fisioterapia um Profissional de Educação Física poderá prescrever e acompanhar os exercícios. Musculação, Pilates e Treinamento Funcional são atividades que ajudarão a manter os resultados obtidos durante o tratamento. Ao se matricular em uma academia, converse sempre com os professores sobre seu problema e certifique-se se poderá realizar as atividades propostas.

101 Comentários

  1. boa noite eu tenho um diagnostico de um medico sobre esse problema mas eu ñ sinto nenhuma dessas dores a que vcs se refiriram o que eu sinto é uma dor a cima dos meus quadris que me incomoda eu girar o corpo e nao a cabeça,a ponto das pessoas perceberem ate um certo mau jeito no meu andar como se estivesse manco,eu queria saber se realmente é um problema de hernia de disco ?
    • Respondendo para o Edgar

      Oi Edgar!

      Só com exames específicos é possível confirmar o diagnóstico. Minha sugestão é que busque outra opinião médica.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  2. O exerício de caminhada/corrida é indicado para quem possui heria de disco ?
    • Oi Eliane,

      Desde que não esteja em crise e faça um trabalho de fortalecimento a caminhada não tem contra indicação. Já a corrida, depende da posição da hernia e da gravidade.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  3. BOm dia
    tenho 3 hernias ja fui operado 2 x e agora meu medico fala em reconstruçao da coluna, nao farei mais cirurgia pois nao aguento mais ficar de cama, queria saber apenas se isso pode evoluir ao ponto de me deixar incapacitado?
    • Oi Halisson,

      Não tenho como responder, pois não conheço seu caso e não sou médica. O que posso afirmar é que existem casos graves de hérnia de disco que podem levar a paralisia.

      Se está na dúvida peça a opinião de um outro médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • por favor mim responda tive diagnostico de uma hernia de disco tive minha primeira crise depois disto fiquei mancando o que faco agora será que vou ficar o resto da vida assim
  4. Fiz uma tomografia computadorizda da coluna lombossacra, sendo o resultado:
    I – Espondilose lombar.
    II – Pequena protrusão discal posterior em nível L5-S1 tocando levemente a face ventral do saco dural.

    Gosto de caminhadas e musculação, devo continuar.

    E o que fazer para não agravar o quadro.

    abraços fraternos.

    • Oi Nelson,

      Caminhada e musculação são atividades que dificilmente irão agravar o seu quadro.
      Não use cargas sobre os ombros, como é comum nos exercícios de agachamento.
      Peça a orientação para um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  5. Olá boa noite queria saber se academia pode causar hérnia de disco? pois ta com um mês que comecei a malhar e hoje sentir uma dor na coluna devido a um aparelho eu ate deveria fazer 4 series de 10 mais na segunda não aguentei mais será que isso pode não ser nada ou realmente devo me preocupar????
    • O Anelita,

      Dificilmente exercícios feitos na academia causariam hernia de disco no período de um mês.
      Se for uma hérnia, deve ter sido provocada por outro motivo. De qualquer forma, consulte um médico para o diagnóstico correto.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  6. Olá!
    Estou com todos os sintomas d hernia de disco cervical, a unica diferença é um inchaço no joelho esquerdo q j tenho a anos. Mas comprei um aparelho de exercicios eliptico. Para as pernas, bumbum, barriga, panturrilha. Posso usá-lo?
    Obrigada
  7. Tenho hérnia de disco e problema no nervo ciatico, posso fazer academia para pegar massa na musculatura?
  8. tenho hernia de disco, já fiz ressonancia magnetica, o médico me mandou ir tomado rémedio p dor.Já tem uns dois anos e já estou com minha perna direita mais curta, tem dia q custo andar,não consigo levantar o corpo. Dou muito choque e cãimbra.
  9. Olá! Eu tenho hérnia com comprometimento em duas vértebras. O que eu gostaria de saber é quais exercícios posso fazer para manter a forma, estou bem cheinha e com o abdômen avantajado.
    • Oi Djenane,

      O ideal é procurar a orientação de um profissional de Educação Física para se exercitar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  10. estou com protrusaõ e abaulamento, e sinto as vezes dores no torax, tenho vontade de fazer exercícios, com caminhadas o médico me indicou rpg e pilates esses são bons para o meu problema, e também sou manicure, e estou afastada da minha profissão devido a dores no pescoço e coluna, essa profissão piora o meu problema, me ajude com as minhas dúvidas, beijos lu.
    • Oi Luciene,

      A indicação do médico está correta. Inicie os exercícios e quando estiver se sentindo melhor converse sobre a possibilidade de fazer a caminhada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  11. Bom dia!
    Amei esta página, parabéns pela iniciativa.
    Bom tenho 3 hernias na lombar. L3 L4 E L5, Não faço exercicios ha um ano engordei 8 kg. Quero voltar a treinar não tenho mais dores só formigamento. Já estou de dieta e só me faltam exercicios pra fortalecer a musculatura. Já posso buscar um profissional da Ed. fisica? abraços… Silvia
    • Oi Silvia,

      Se está sem dor, pode sim. Lembre-se que o profissional deve ser avisado e sempre lembrado sobre o seu problema. Dê preferência para aqueles com especialização em atividade física adaptada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  12. icaro

    BOA TARDE PROF. DENISE, FAZ UM ANO QUE VENHO SENTINDO DORES FORTE NA CINTURA QUE SOBE PRA O PESCOÇO ATE SUBIR PRA CABEÇA CAUSANDO DOR DE CABEÇA, CONFUSÃO MENTAL, IRRITAÇÃO E MAL HUMOR… FEZ UM MES QUE PROCUREI O MEDICO ELE PASSOU RAIO X COLUNA LOMBAR E CERVICAL, FUI HOJE LEVAR O RESULTADO, ELE DISSE QUE TUDO INDICA QUE TENHO HERNIA DE DISCO NA CERVICAL, MAIS PASSOU UMA RESSONANCIA PRA TIRAR A DUVIDA… MAIS PELOS SINTOMAS ACHO QUE É ISSO MESMO NÉ PROFESSORA DENISE? O QUE FAZER FAZ TRES ANOS QUE ENTREI NA ACADEMIA PRA MUDAR MEU PESO QUE ERA 95KL E TBM POR ORIENTAÇÃO DO MEU PSICOLOGO POIS SOFRO DE DEPRESSÃO, E REALMENTE A MUSCULAÇÃO MELHOROU MEU PESO HOJE 80KL E MUITO MESMO A PARTE PISICOLOGICA… PEREI UM MES NO MEIO DO ANO E ENGORDEI 5 KL E A DEPRESSÃO QUIS MIM PEGAR! PROF. POR TODOS ESSES FATORES EU FAÇO O QUE, NÃO POSSO PARAR DE MALHAR, MAIS SÃO DORES DEMAIS, O QUE FAZER?
    OBRIGADO

    • Oi Icaro,

      Primeiro é preciso tratar seu problema para acabar com as dores.
      Mesmo que seja hérnia de disco, não existe a necessidade de parar com os exercícios, pelo contrário eles poderão ajudar no seu problema, contudo precisarão ser adaptados para se adequar à sua nova situação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. OI PROF DENISE OBRIGADO POR RESPONDER AS MINHAS DUVIDAS. TO AINDA FAZENDO OS EXAMES CONCLUSIVOS PARA O MEDICO VER COMO VAI TRATAR! ENQUANTO ISSO PESQUISEI NA NET EXERCICIOS PRA QUEM TEM HERNIA DE DISCO CERVICAL E LOMBAR… GOSTARIA DE SABER SE A PROF. PODERIA MANDAR POR EMAIL OU POSTAR AQUI MESMO COMO RESPOSTA UMA SERIE PRA DEFINICÃO E GANHO DE MASSA MAGRA PRA MIM QUE TENHO HERNIA DE DISCO LOMBAR E CERVICAL, PRA QUE NÃO SENTI TANTAS DORES, MAIS COM A AJUDA DO MEU INSTRUTOR ADAPTEI ALGUNS E AS DORES ESTÃO DIMINUINDO, MAIS QUERIA UM EXERCICIO ADAPTADO PELA SENHORA! PODE SER?
    OBRIGADO ICARO
    • Oi Ícaro,

      Não faço prescrições individuais pelo blog, principalmente em casos como o seu que exigem um cuidado maior e acompanhamento. Para ajudar fiz um post novo sobre o assunto que você poderá ver aqui.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  14. Estou com uma leve protusao discal posterior difusa em L4-L5, leve protusao-central L5-S1 e na perna esquerda uma fina lâmina liquida/edema em topografia pre-tibilial no terço médio das pernas, maior a esquerda, inespecifico.
    Tenho tomado antiflamatorios (diprospan injetado), fisioterapia diariamente (ja fiz aproximadamente 400 secoes), acumputura, quiropraticia, pilates e nada resolve. Ultimamente estou me tratando com um reumatologista, pois ja passei por varios ortopedista de coluna e perna, neurologista, oncologista, ortopedista esp. medicina esportista. Estou com esse problema a mais de 4 anos. Ja fiz varias ressonância, inclusive em laboratorios distintos para comparar os laudos.
    Estou pensando novamente em retomar os exercicios de musculacao, pois como nao estou fazendo mais nenhum tipo de exercicio, estou ganhando outro problema – obesidade – estou com 89kg, 1,69m (imc 31,22) comprei um aparelho de musculação (estação com 45 exercicios) e um aparelho de ginástica (elíptico ). Estou pensando em fazer de forma a reduzir peso, com isso reduzo peso e diminuo a pressão na coluna lombar. Porém gostaria de saber se esses aparelhos poderiam agravar mais ainda a situação
    • Oi Cláudio,

      Poderiam, sim, principalmente se forem feitos sem a devida orientação e acompanhamento.
      Sugiro que busque ajuda de um Personal Trainer, preferencialmente com especialização em atividade física adaptada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  15. Boa noite Denise. Infelizmente to com os disco intervertebrais L1/L2 e L2/L3 desidratados, reduzidos em altura e minimamente protruidos posteriormente em bloco, apenas tocando a face ventral do saco tecal, assim como L4/L5 e L5/S1 mas sem comprimir significativamente as raízes nervosas. Já estou na fisio, entretanto a dúvida é: Será que após fazer os tratamentos adequados (principalmente alongamentos, já que sou mto encurtado), posso voltar a treinar para ganhar massa muscular ou infelizmente vou ter q me contentar em RPG e pilates?
    Grato,
    Luiz Gustavo.
    • Oi Luiz,

      Com certeza poderá voltar para a musculação, com restrições devido ao seu problema, como por exemplo não usar sobrecarga sobre os ombros e não fazer exercícios de hiperextensão da coluna. Além disso deverá continuar com os exercícios de alongamento e seguir a risca as recomendações dos profissionais que estão acompanhando o seu caso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  16. Olá! Tenho hérnia cervical (c5 – c6), com compressão central e um pouco para o lado esquerdo, sem compressão do nervo.

    Posso fazer pilates? Qual é o melhor indicado (de solo, de aparelho, enfim). Yoga e semelhantes é contra-indicado?

    Exercícios como bicicleta, elíptical, esteira, musculação, podem?

    Obrigada.

    • Oi Pamela,

      Todas essas atividades são permitidas. Você deve sempre avisar ao professor sobre seu problema pois existirão alguns exercícios que você não poderá fazer, como por exemplo as posições invertidas do Yoga. Alguns exercícios no pilates que possam sobrecarregar essa região devem ser adaptados e na musculação convém não usar sobrecarga acima dos ombros.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  17. Boa tarde prod eutenho protusao discal em l4-l5
    Uktimamente eu tenho sentido umas fisgadinhad na altira da minha coluna cervoval estou sentundo isso dai ha mais ou menos umas 2 semanase estou com medo q isisso seja uma gernoa na cervical entao eu gostaria de saber tem alum exercicio que vcpodetia passar qur ajidasse na prevencao de hernia ou de qualquer outro problrma como.esse nessa aeea?
    • Oi Marcos,

      É uma região muito delicada. Alguns exercícios de alongamento podem ajudar, mas devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. Tenho 2 hérnias de disco comprimindo o nervo ciático,a quase 2 anos, ja tomei várias medicações, me trato com ortopedista e um cirurgião, a 1 ano atraz fiz uma nucleoplastia com neurocirurgião, melhorou mt a crise pois fiquei mt travada não conseguia nem sentar,mas continuei mancando e ainda sinto dor, a 2 meses iniciei hidroginastica,mas to sentindo mais dormencia,principalmente na panturrilha,hj meu neuro disse q é o pior exercicio que estou fazendo mas não me indicou outro, e se eu não melhorar até fevereiro, vou ter que fazer a cirurgia mas tenho mt medo, e quero fazer tudo para evitar.o que você me indica?mt obrigada bjs
    • Oi Solange,

      Pergunte ao seu médico porque a hidro é o pior exercício, pois sinceramente foge à minha compreensão. Por ser dentro da água é extremamente recomendada para quem sofre com problemas na coluna. É bom observar que mesmo dentro da água existem alguns movimentos que deverão ser evitados, informando ao professor sobre seu problema ele saberá o que fazer.

      Outra opção é o Pilates, em estúdio e individual.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. Ola Denise Carceroni
    Tenho Hernia de disco ,e sou operado a 2 anos…..Sempre Gostei de esportes,mas apos minha operação sei que é muito difícil jogar futebol como antes,portanto como ja ouvi comentario de pessoas que a natação não é muito boa para que tem esse tipo de operação.
    Vc poderia me responder isso por gentileza…e alguma opções de de exercicios com mobilidade que pode ser feito…Qualquer coisa me responda no e-mail acima….por favor
    • Oi Márcio,

      As restrições da natação para hérnia de disco depende da altura em que está localizada. Por exemplo, se for cervical, nadar peito, crawl ou borboleta pode ser prejudicial em função da movimentação do pescoço para respirar. No caso de hérnia lombar os nados peito e borboleta são desaconselhados. Já o nado costas pode ser feito em qualquer um dos casos.

      A musculação é uma atividade onde se consegue bastante controle e poderia ser feita evitando alguns exercícios, pilates em estúdio também é uma boa opção. O mais importante é sempre informar ao professor sobre seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  20. Cara Profª Esp. Denise Carceroni, fui diagnosticado com duas hernias de disco na porção lombar da coluna, pelo que entendi (que o medico falou) ela é do tipo protusa. Minha pergunta: posso voltar a fazer minha “sagrada” capoeira? Diante da minha imensa vontade de não parar de treinar essa arte marcial, o que preciso observar pra não piorar meu caso???

    Agradeço antecipadamente a resposta

    e seu site ja está em meus favoritos!!! :D

    • Helder,

      Não aconselho que faça capoeira, pois os movimentos podem agravar o seu problema.
      Sugiro que busque um fisioterapeuta que irá ajudar no tratamento dessa hérnia, após um bom fortalecimento e acompanhamento do seu caso talvez possa voltar à capoeira, sempre monitorando seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  21. Sou apaixonado por corrida de rua e ja participei de varias provas inclusive maratona, em agosto deste ano apos o exame de ressonancia foi diagnosticado desidratação discal parcial nos niveis de l3-l4 a l5-s1, abaulamento discais nos niveis de l3-l4 e l4-l5 e protusão discal posterior par-central á esquerda ao nivel de l5-s1, comprimindo a raiz nervosa descendente deste lado, gostaria de saber se posso voltar a correr, e gostaria de parabenlizar pelas excelentes informaçoes postadas.
    • Oi Edson,

      É preciso tratar o problema para evitar que se agrave. Quanto à corrida de rua, é desaconselhável. Converse com seu médico sobre a possibilidade de correr pequenas distâncias na esteira ou na água.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. Estou com protrusao e abaulamento. O médico me indicou RPG e PILATES. Suspendeu a caminhada. Gostaria de saber qual o exercício aeróbico apropriado para o momento. Posso fazer Step?
    • Oi Cláudia,

      Se a caminhada está suspensa o step também. Não sei qual a gravidade do seu problema, converse com o médico sobre a possibilidade de fazer hidroginástica, como opção de exercício aeróbio ou então bicicleta ergométrica.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  23. Tenho uma hérnia de disco lombar, gostaria de saber se posso continuar indo a academia e malhando normalmente.
    • Oi Tiago,

      Pode continuar indo à academia, mas existem alguns exercícios que deve evitar e outros que não deve fazer. Explique o problema para seu professor e peça orientação.

      Abraços

      Prof. Esp. Denise Carceroni

  24. Olá, descobri agora que estou com inicio de hernia de disco. Eu faço spining e a professora disse q seria melhor parar. Eu não gosto muito de academia, gostaria de saber se posso fazer transport? Quero fazer transport e pilates.
    • Oi Luciana,

      Isso depende do caso, da localização da hérnia e do tipo de hérnia etc. Nem todas as pessoas com hérnia de disco são impedidas de fazer spinning.
      A regra número um é sentiu dor, não faça! De resto é preciso tratar o problema, seguindo as orientações do médico. Fazer um trabalho de fortalecimento e reeducação postural, o pilates, desde que bem orientado, é uma boa opção. Quanto ao transport vale a mesma regra.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. Ola,eu fiz uma cirurgia de hernia de disco,localizada na lombar,entre a l4 e l5,foram fixados quatro parafuso com aste,eu gostaria de saber se posso voltar a praticar musculação,que amo muito e quanto tempo pós cirurgia é permitido,tb quis os tipos de exercicios sao liberados.Obrigada.
    • Oi Lucy,

      Apenas seu médico poderá dizer quando poderá voltar à pratica de exercícios. A musculação provavelmente será liberada, com restrições que também serão impostas pelo médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. tenho hernia de disco L4 e L5, posso fazer muai thay?
  27. tenho hernia de disco, posso fazer poli dance.
  28. Dr. depois de uma forte crise fui diagnostica com uma hérnia de disco e um nódulo de shmori, tudo aconteceu em fevereiro de lá para cá nunca mais andei certo manco o tempo todo, já fiz alguma seções de fisio e não adiantou nada o que faço Doutora?
    • Oi Cristina,

      Não sou médica! Sou Profissional de Educação Física!!!
      A sugestão que tenho é que procure um outro médico e explique o que está acontecendo. É sempre bom ter mais de uma opinião.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  29. Boa noite,tenho hérnia de disco e gostaria de saber se jogar futebol nesse caso é proibido. Pois entrei em um time de socyte e no primeiro jogo que fiz já senti muitas dores. Porém estava parado a muito tempo sem fazer nada e ainda para ajudar estou 4kg acima do meu peso. E sem querer abusar gostaria de saber tipos de exercícios e alongamentos ao qual posso fazer. Tipo um site ao qual encontro esses exercícios pq não encontrei nenhum bom.
    • Oi Rafadon,

      Você já respondeu parte da questão!
      A prática de esportes por quem tem hérnia de disco não é proibida, mas depende do tipo da hérnia, localização, tipo de esporte e condicionamento físico da pessoa. E pela sua descrição, o futebol, pelo menos nesse momento, não é adequado para você.
      Converse com um médico sobre as possibilidades de tratamento.
      Quanto aos exercícios, eles precisam ser adequados especificamente para você, portanto procurar em sites, mesmo sendo bons sites, será difícil encontrar. Veja não existe exercício proibido, existem pessoas que não podem/devem fazer determinados exercícios e isso depende de uma avaliação individual. Neste caso sugiro que procure a orientação de um Profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  30. Exercícios de flexão lateral de tronco são prejudiciais à prevenção da saúde dos discos lombares e são contra indicados para quem tem hérnia de disco, e/ou, principalmente, na região lombar?
  31. Eu descobri agora que estou com duas hernia de disco por ressonancia eu gosto de jogar bola e estava comecando fazer ciclimos en trilha eu tenho que parar de fazer exercicio
    • Oi Rodrigo,

      Não tem que para de fazer exercício, mas precisa adequá-los ao seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Boa tarde
    Tenho uma hernia de disco em L4 L5, e comecei a praticar spinning há mais ou menos um mes, nos ultimos dias comecei a sentir muita dor, devo parar de fazer o exercicio?
    • Oi Bruna,

      A posição que o corpo fica na aula de bike gera uma sobrecarga bem grande na região lombar, se você já tem problemas nessa região, é possível que as dores tenham relação com o exercício.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  33. Tenho uma protusão discal entre a L4 e L5, pinçando o nervo ciático da perna direita, estou fazendo fisioterapia. Já me sinto bem melhor. Gostaria de saber se posso fazer eliptico (aparelho) em casa. Ou isso pode agravar o problema?
  34. Dra. tenho hernia de disco lombar bem embaixo (lombo-sacra), eu posso fazer academia, mas especificamente RPM? (bicicleta)
    • Oi Fausta,

      Não aconselho. A posição na bike sobrecarrega bastante essa região.
      Na academia converse com os professores sobre o seu problema e certamente saberão lhe orientar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  35. QUAL A DIFERENÇA DE UMA MÍNIMA PROTUSÃO DISCAL PARA UMA HÉRNIA DE DISCO??????
    • Oi Iracélia,

      Toda hérnia de disco é uma protusão discal, mas nem toda protusão é uma hérnia. Na protusão discal o disco não rompe o anel fibroso que existe em volta do disco. Já na hérnia de disco esse anel é rompido e o disco se projeta para fora desse anel. Sendo assim uma hérnia de disco é mais grave do que a protusão discal.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. olá, fui diagnosticada com protusão discal na região lombar, O primeiro medico disse que eu nao posso fazer musculação, um segundo disse que posso com cautela, essa também é a opinião dos profissionais em educação fisica que consultei.
    Tenho medo de começar e causar dores e piorar o quadro, mas nao posso ficar parada pois ja engordei 1o kg , as caminhadas são boas mas não ajudam tanto no resultado que eu quero.

    Por favor de sua opinião a respeito.

    • Oi SStela!

      Estou com a maioria. A musculação é uma das atividades mais seguras para se fazer. É claro que qualquer pessoa que tenha problemas de saúde terá restrições na realização dos exercícios. Veja, não existe exercício proibido, existem pessoas que não podem fazer determinados exercícios. Com você será assim.
      Converse com o profissional que for prescrever seu treino sobre o problema, certamente ele saberá o que fazer. Qualquer sinal de dor ou incômodo deve ser relatado e o exercício modificado ou adaptado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  37. Tenho ergometrica e Eliptico tenho dor ciatica moderada…ouvir dizer que sao exercicio indicados….confere…e musculacao posso fazer aparelhos que protegem a coluna ou tem algum contra indicado?
    • Oi Ana Cláudia,

      Tanto a ergométrica quanto o elíptico podem causar dor ciática, dependendo de como forem feitos (carga, posição do corpo). Em relação à musculação, ter uma proteção, apoio, na região da coluna, não garante a segurança, mas sim a forma como será executado. Além disso existem alguns exercícios, como a remada curvada e o stiff que são totalmente contra indicados no seu caso.
      O ideal é contar com a orientação de um profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  38. Boa noite prof., tenho uma protusão discal na l5, não sinto dores, fiz fisioterapia e rpg mesmo assim. Corro cerca de 8 km duas ou três vezes na semana, a mais ou menos 16 anos e não sinto dores. Estou pesquisando um tênis para reduzir o impacto. Gostaria de saber se vc tem algum comentário sobre minha condição.
    • Oi Antonio,

      Não sentir dores é um bom sinal. Sugiro que monitore regularmente o problema.
      Quanto ao tênis, é sempre bom usar tênis adequados à atividade, mas você deve se preocupar mai em manter seu peso do que com o tênis usado. O impacto é diretamente proporcional ao peso corporal.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  39. Boa tarde, por favor me oriente fiz uma ressonância na cervical no laudo deu retificação da coluna e distração das vértebras. Ja fiz fisio e nao resolveu nada porem minha dor é nas escapulas que tem radiação para o ombro braço e clavícula é uma dor agurda queima e formiga do lado esquerdo sinto minhas cojas esquentar tambem ja estou assim uns 3meses sinto dor constante. Esses sintoma é realmente pelo o problema que acusou no laudo do exame ou eu estou com outra coisa mais grave? O que eu devo fazer principalmente para aaliviar a dor? Desde de já agradeço
    • Oi Viviane,

      Não tenho como saber…
      Minha sugestão é que você consulte um médico fisiatra, pode ser que esse especialista consiga ajudar. Não esqueça de levar todos os exames que você já fez.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  40. Tenho 4 hérnias de disco cervical C2,C3,C4 e C5, posso andar de bicicleta ergométrica?
  41. Tenho dores na Região Cervical com parestesias de membros superiores,fiz uma Ressonância Magnética,no Laudo deu que tenho,Discopatia Degenerativa Cervical,e uma Pequena Hérnia Discal de Base Larga Póstero-Central em C5-C6,gostaria de saber se poderia malhar,fui numa Médica Clínica Geral,ela disse que poderia,só não podia pegar peso acima do ombro e tinha que ter um Personal,ou fazer Pilates,mas isso é muito caro,e gostaria de saber se tem exercícios que ajudariam a fortalecer essa Região que tenho problema,um abraço,desde já Agradecido.
    • Oi Caio,

      O que a médica falou está certinho.
      Você deve fazer exercícios sempre com orientação profissional, não precisa ser um personal trainer, mas busque por uma academia que tenha bons professores em sala e que possam ajudar a orientá-lo nos exercícios.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  42. Oi Professora Denise!
    Ha um ano e meio fiz uma resonancia magnetica da lombar depois de uma crise longa de dores na lombar chegando a conclusao de hernia na L4 e L5
    onde houve desgaste das vertebras sentir muitas dores e dormencias na perna direita depois de tomar muitos antiinflamatorio um medico me passou um remedio que minhas dores diminuiram em 80%
    hj voltei a jogar futebol
    e gostaria de saber se posso jogar futebol ainda,qual exercicios devo fazer e se eu correr na areia fofa da praia posso agravar meu problema?
    • Oi Carlos,

      Pelo que entendo o tratamento feito (a base de medicamentos), cuidou apenas da dor e da inflamação. Então a resposta é sim, a prática do futebol ou qualquer outra atividade pode agravar a situação.
      Se estiver sem dor deve procurar um Profissional de Educação Física, para prescrever exercícios que ajudem no fortalecimento da musculatura core que irá auxiliar na proteção dessa região.
      Se ainda estiver com dor faça o mesmo, mas busque a ajuda de um Fisioterapeuta. Em ambos os casos, leve os exames.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  43. Boa noite professora Denise. Tinha uma hernia gigante entre L4-L5 no qual eu operei e o médico tirou todo o núcleo do disco. Deixando todo o anel fibroso, sem artrodese.Esse era o único problema que tinha na coluna.fiquei sem 1 disco. Qual exercício e contra indicado no meu caso
    • Oi Giulliano,

      Evite apenas exercícios que possam exigir muito da sua coluna, como artes marciais, capoeira, ginástica olímpica (!!!), paraquedismo, esqui. E claro, qualquer sinal de dor é a dica para parar.

      Abraços

      Profa. ESp. Denise Carceroni

  44. Eu tenho Hernia de Disco, estou com sobre peso e quero praticar esportes e exercícios, quero muito me dedicar a alguma luta, gostaria de saber qual dentre as lutas e artes marciais, estão proibidas?
    • Oi Fernando,

      Artes marciais não são uma boa opção de atividade para quem tem hérnia de disco, ainda mais se você está com sobrepeso.
      Pense em outras atividades em que não exista a torção do tronco ou que esse movimento seja controlado.
      Não se exercite se estiver com dor.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  45. Ola Dra. Queria saber o que é mais indicado para quem tem hernia de disco, pilates ou Rpg estou em duvida. Obg
    • Oi Caio,

      Depende do objetivo. Se for para reabilitação é preciso conversar com o fisioterapeuta para ver no seu caso o que seria mais adequado. Se for para condicionamneto físico, o pilates é o mais indicado, lembrando que o professor deve ser avisado sobre o seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  46. ola eu tenho 18 anos e tenho hernia de disco cervical e lombar. Gostaria de saber se eu posso fazer natacao ou academia ? por favor espero sua resposta
    • Oi Gabriel,

      Certamente você pode fazer exercícios, mas existem restrições em função do seu problema que irão depender também do grau de acometimento dessas hérnias. Converse com o profissional que for atendê-lo.
      No caso da natação, seria liberado apenas o nado de costas em função da hérnia cervical.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  47. Boa tarde!

    Operei da coluna a 7 anos atrás, tive uma hérnia de disco na lombar, as dores eram muito fortes e irradiavam para a perna, agora estou muito acima do peso e quero entrar na academia. Além dos exercícios aeróbios, posso fazer aula de jump??

  48. oi obrigado pela atenção, é o seguinte a quase dois anos tive ernia de disco e tive que operar a lombar,tenho 26 anos,so que agora voltei a sentir as mesmas dores de antes dormencia em perna,e outras dores fortes e fiz novamente o exame e deu deslocamento de disco, sempre joguei futebol mais tenho sentido muitas dores,as vezes fico um pouco acima do peso sera que jogar futebol agravo o quadro, jogo como goleiro, dei uma parada, mais gostaria de saber se o futebol pode ter feito deslocar esse disco grato
  49. Oi eu queria fazer uma atividade física mas no momento uma academia está fora de questão então pensei em caminhada em ter calado com corrida mas tenho medo de machucar o nervo ciático, há dois anos atrás um traumatologista mandou-me fazer uma ressonância magnética e me diagnosticou com inflamação no nervo.
    Tem algo que eu possa fazer junto com há caminha e a corrida para não prejudicar meu nervo ciático. Obrigada pela atenção um abraço.
    • Oi Tatiane,

      O ideal seria ter a ajuda de um profissional de Educaão Física. Exercícios de alongamento podem ajudar, mas é necessário ter uma orientação adequada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Entenda porque hérnia de disco afastou Tiago Leifert da TV | Fique Informa - [...] post Hérnia de disco e Exercício, eu explico o que é uma hernia de disco, os tipos, sintomas, causas, …
  2. Dicas de exercícios para quem tem hérnia de discoFique Informa - [...] Já foi a época em que pessoas com hérnia de disco tinham a recomendação de não se exercitar, hoje …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>