Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Condromalácia e exercício

A leitora Vanessa fez um comentário em um outro post dizendo que tem condromalácia e que os médicos dizem que ela precisa fazer exercícios, mas que foram os exercícios que ela fez a vida toda que causaram o problema e por isso não consegue entender o porque da recomendação. Outro aspecto abordado pela leitora é que cada médico diz uma coisa e ela não sabe quais exercícios deve fazer.

Condromalacia e exercício geram discussões árduas entre profissionais, de fato existem várias linhas de pensamento e por isso decidi escrever sobre o assunto em resposta ao comentário da Vanessa.

Condromalácia é uma patologia crônicadegenerativa que acomete a patela (antiga rótula), osso localizado na parte anterior do joelho. A estrutura lesionada é a cartilagem que fica na parte posterior desse osso e é responsável pela congruência entre a patela e o fêmur.

A lesão desta cartilagem pode ocorrer por diversos motivos:

  • Peso corporal;
  • Força do quadríceps (músculos anteriores da coxa);
  • Ângulo de flexão;
  • Ângulo de rotação.

Isso significa que um acidente pode causar a lesão, mas exercícios intensos também. Com a lesão o tecido “morre” e assim há o desgaste da cartilagem que antes servia como uma almofada entre a patela e o fêmur, levando ao atrito entre os ossos.

Pode haver também uma predisposição para o problema por ter a patela desalinhada. Existe uma espécie de trilho (formado pelos côndilos do fêmur) por onde esse osso deve correr no movimento de flexão/extensão do joelho e neste caso a patela se desloca para os lados, geralmente para o lado de fora (lateralização da patela) o que aumenta o atrito entre os ossos. Essa lateralização pode ocorrer por diferença de forças entre os músculos (vasto lateral x vasto medial) ou como na maioria das vezes pelo aumento do ângulo Q (nome dado ao ângulo entre o fêmur e o quadril geralmente maior nas mulheres).

Sendo assim começa a ficar fácil entender porque os exercícios podem causar a condromalácia. Geralmente isso ocorre quando são realizados de forma exagerada, quando ocorre erro na prescrição dos exercícios. E se a pessoa for do sexo feminino e tiver o ângulo Q aumentado, juntou a fome com a vontade de comer!

Sintomas:

  • Dor (sentado, marcha, em escadas);
  • Crepitação;
  • Falseio;
  • Travamento;
  • Derrame (aumento na produção de líquido sinovial).

Graus de acometimento:

I : amolecimento da cartilagem
II : fragmentação e fissura da cartilagem em uma área menor ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)
III: fragmentação e fissura da cartilagem em uma área maior ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)
IV: erosão da cartilagem com exposição do osso subcondral

Condromalacia

 

Como o exercício pode beneficiar?

A principal função do exercício é a estabilização da patela que se dá, principalmente pelo fortalecimento do quadríceps, em especial do músculo vasto medial oblíquo.

A questão onde há desacordo entre os profissionais é sobre o tipo de exercício, pois não existem exercícios específicos para isolar o músculo vasto medial oblíquo e os exercícios que demonstraram um maior recrutamento deste músculo são os em CCF (cadeia cinética fechada – ex.: agachamento) nos seus maiores ângulos, onde há também uma maior força de compressão.

Nos exercícios em CCA (cadeia cinética aberta), ou seja aqueles onde não há contato da extremidade do membro (ex. cadeira extensora) a força do quadríceps é maior nos últimos ângulos de extensão, enquando nos exercícios em CCF, há um aumento nos últimos ângulos de flexão.

Portanto os exercícios mais indicados são:

CCA: em ângulos de 50º à 90º e 0º à 10º

CCF: em ângulos de 0º à 50º

Também é recomendado o alongamento dos isquiotibiais (músculos posteriores da coxa) e gastrocnêmio (panturrilha).

Tratamento:

O exercício sódeve ser usado como parte do tratamento quando houver liberação do médico.

Além disso podem ser usados

  • Estimulação elétrica;
  • Calor superficial (infra-vermelho);
  • Calor profundo (ultra-som/ondascurtas);

 

A cirurgia é indicada apenas em casos extremos com o objetivo do realinhamento lateral/medial da patela.

Antes de fazer sua pergunta leia: Condromalácia  e exercício ? Perguntas frequentes

429 Comentários

  1. Agradeço muito por postar essa matéria sobre o assunto,pois é uma forma de esclarecimento e informação para muitas outras pessoas que assim como eu, tenho essa patologia e com muitas dúvidas.
    Ultimamente tenho pesquisado muito sobre o assunto para um maior esclarecimento e um possível tratamento que tenha um efeito mais duradouro(além de remédios,fisioterapia),”se é que existe”.Recentemente li uma matéria sobre Células tronco para recuperação de cartilagem,não sei se serve para meu caso,mas acho que é uma boa dica para pessoas que assim como estão pesquisando sobre problemas na cartilagem.Caso tenha alguma matéria sobre o assunto gostaria muito de saber mais informações.
    São sites como esses que nos ajudam e agradeço muito.
  2. Hoje fui diagnosticada com condromalacia patelar. Tenho sentido dores intensas nessa semana, mas me lembro que já há um ano sinto dores na panturilha, nas caminhadas. Nos últimos 2, 3 meses faço aulas de circuito e body balance, esta última, principalmente, exige demais dos joelhos. Também faço natação 2 vezes por semana, e o médico disse que é a atividade mais recomendada. Bom, não quero parar com as aulas, mas estou na dúvida de qual exercício é melhor. Amanhã já começo a fisioterapia, acho que vai funcionar. Há 1 ano tive epicondilite – cotovelo de tenista – e curei completamente com fisio e exercícios. Agora vamos ver com esse “joelho de corredor”… Se alguém tiver algumas dicas, agradeço muito.
  3. Respondendo para a Cristina…

    Oi Cristina!

    Infelizmente não há cura para este problema. O que se consegue é melhorar a força muscular e sobrecarregar menos a articulação, diminuindo e até acabando com as dores e desacelerando o processo de degeneração.
    A fisioterapia irá ajudar, com certeza. Minha sugestão é que deixe as aulas de circuito e body balance, por enquanto. Depois acrescente a musculação. A natação, de fato, não trás problema, evite, no início, o nado de peito.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

    • Olá, fui no médico porque meus joelhos estralavam bastante quando agachava, e quando fui, os dois médicos disseram que eu tinha um atrito da cartilagem com a patela e que a cartilagem estava se desgastando por isso. Nunca fiz exercícios, mas ano passado descobri o kung-fu(faço taolu, movimentos sincronizados que imitam uma luta) e fez um ano que treino mês passado. Gostaria de saber se eu posso ter problemas como não conseguir andar, correr ou dançar daqui há alguns anos. E quanto tempo em média demora para gastas essa cartilagem?
      Ainda tenho 16 anos. Já fiz exames e graças a Deus, não tenho dores, mas temo por algo pior.
      Gostaria de saber se tem alguma atividade que eu possa fazer e se há como fortalecer para amenizar o impacto. Dança é permitido? E trabalhar flexibilidade também desgasta?
      Obrigada.
      Aguardo respostas.
      • Oi Hill,

        Dependendo do grau de desgaste da cartilagem, você poderá sim, ter problemas de locomoção. É um problema crônico e degenerativo, isso significa que quanto mais tempo passa existe uma tendência a piorar. O que causa essa piora é o movimento de flexionar e estender o joelho. Quanto ao tempo que demora para desgastar é relativo, pois depende de quanto da superfície dessa cartilagem está sofrendo atrito. Pode ser que só aos 60, 70 anos você sinta alguma coisa, como pode ser que aos 20 já tenha sintomas mais sérios.

        Meu conselho é que siga a indicação do médico. Nos graus iniciais já é possível reverter o problema, clique aqui e leia esse texto com entrevista que fizemos com um médico. O trabalho de fortalecimento da musculatura das pernas é fundamental para evitar que piore, e exercícios de alongamento também são favoráveis, mas não é qualquer exercício. Pegue a orientação com seu médico e leve para um Profissional de Educação Física (já que acredito que, no seu caso, não precise de fisioterapia) e peça orientação quanto ao exercícios.

        Cuidando sempre e de forma correta, você irá conviver com o problema sem nem lembrar que ele existe!

        Abraços

        Profa. Esp. Denise Carceroni

        • Ajudou muito a resposta; agradeço. Ah, fazem dois meses que estou tomando colágeno hidrolizado puro sem sabor, pois o médico falou que estimula a regeneração das células cartilaginosas, enquanto estou em fase de crescimento.
          Isso ajuda?
          Obrigada novamente.
          • Oi Hill,

            Não sou médica, então desconheço o efeito de muitas substâncias no organismo. Se foi receitado pelo médico, devemos confiar, né?!
            De qualquer maneira se ainda ficar em dúvida experimente conversar com outro médico para ter uma segunda opinião.

            Abraços

            Profa. Esp. Denise Carceroni

  4. ola, tudo bem????
    eu gostaria de saber ate que ponto uma pessoa com condromalacia patelar pode praticar o spinning ou se é totalmente proibido?
    obrigada
    dani
  5. Respondendo para a Dani…

    Oi Dani!

    Eu diria que é desaconselhado. De qualquer forma se quiser praticar, faça um bom fortalecimento dos membros inferiores e não use uma carga muito pesada (lembrando que não deve pedalar sem carga!). Sua referência deve ser sempre a dor, se doer não faça!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  6. ola!
    eu gostaria de saber o porque nao é aconselhavel pedalar com condromalacia? quais os maleficios que o pedalar traz pra pessoa que tem condromalacia?
    obrigada
    dani
  7. Tenho condromalacia nivel IV. Estudei muito para um concurso publico e passei, agora que preciso fazer o curso de formação, que serão 3 meses de aulas entre elas educação fisica, apareceu este problema, sinto dores e estou desde janeiro em fisioterapia e condroflex, como está chegando a hora de iniciar o curso, comecei a fazer natação e alguns exercicios de musculação. No mesmo dia destes exercicios sinto algumas dores, mas no dia seguinte não há mais dor. Isto é correto? Poderei fazer corridas e outros exercicios no curso durante estes 3 meses? Como posso fazer para não perder esta grande oportunidade da minha vida? São só tres meses?

    agradeço.

  8. Respondendo para a Dani…

    Oi Dani!

    Toda vez que você flexionar o joelho, independente do que estiver fazendo, vai gerar um atrito entre a patela e o fêmur. Ao pedalar esse atrito torna-se constante, pois trata-se de um exercício cíclico. Especificamente nas aulas de bike isso é agravado pela carga colocada na bike, os sucessivos movimentos de subida e descida e a velocidade que terá de pedalar.
    O malefício seria o agravamento do seu problema, com aumento da dor e na pior das hipóteses dificuldade de locomoção.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  9. Respondendo para a Jane…

    Oi Jane!

    Você deve fazer exercício, como tem feito. É importantíssimo fazer o fortalecimento da musculatura da sua perna para amenizar os efeitos da condromalácia. O ideal seria realizar exercícios adaptados, o que provavelmente irá ocorrer se você abusar do seu joelho é uma dor tão intensa que poderá impedir até de andar.
    Verifique o edital do seu concurso. O que ele diz? Qualquer concurso vale exatamente o que está descrito no edital, se você precisa apenas participar dessas aulas caberá ao professor adaptar os exercícios para você. Caso os exercícios estejam especificados, complica um pouco.
    Converse com seu fisioterapeuta e peça orientação.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  10. Tenho condromalacia nivel IV, ja fiz muitas fisioterapias com pouco resultado, o médico me aconselhou tratamento baseado em fortalecimento muscular. Não sou fã de esportes e não consigo frequentar academia, qual espoorte diferente de musculação poderia praticar para ter bom resultado? Tenho dor permanente, derrame e crepitação muito forte.
  11. Respondendo para a Mara Adriana…

    Oi Mara Adriana!

    A musculação realmente é o ideal. Você pode tentar também o Pilates, em estúdio, com aulas individualizadas.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  12. Muito legal o conteúdo desse ste, parabéns ….

    – Após muito tempo parado retomei, fortemente, a prática do tênis. Conclusão: Condromalacia entre Nível II e III. Se possível, gostaria da sua opinião sobre a seguinte questão:

    – Fiz exercícios de fortalecimento (Cadeia Fechada e Aberta) e Alongamento por 40 dias, de 2º a Sábado, por +- 75 inutos por dia. A dor quase sumiu, então fui fazer um teste e jogar um pouco de tênis. Resultado: Voltou a inchar e a doer. Será que se eu insistir nos exercícios e Alongamentos até que a dor desapareça 100%, conseguirei praticar o esporte que gosto ?

    Abraço

    • Denise, tudo bem?

      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas com você. Eu fraturei o tornozelo há um tempo atrás e, até hoje, tenho um certo bloqueio da amplitude do movimento. A condromalacia veio depois disso e, por isso, gostaria de saber se essa poderia ser uma das causas dessa doença.
      Outra dúvida é sobre os exercícios realizados: Posso fazer exercícios de cadeia cinética fechada mesmo com dor? Ou devo fazê-los somente quando não tiver dor?

      Obrigado!

      • Oi João Vitor,

        O problema no tornozelo, não seria uma causa, mas você pode ter sobrecarregado mais o seu joelho e facilitado a progressão da lesão.
        Qualquer exercício só deve ser feito sem dor. Se doer, experimente diminuir a amplitude.

        Abraços

        Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. Olá gostei muito dos esclarecimentos sobre a condromalácia patelar, a qual eu não sabia exatamente o que era apesar de ter a pelo menos uns 5 anos!Só descobri agora após ter feito uma ressonancia ,mas tudo bem.
    Estou procurando dicas de fortalecimento do vasto medial e se futuramente tiver algumas dicas eu agradeço!!Apesar de tudo eu faço pilates ball a 3 anos mas são poucas aulas, será que o ideal seria fazer exercícios ou alongamentos pelo menos 4 x por semana?
    Obrigada
  14. Respondendo para o Aureliano…

    Oi Aureliano!

    Os exercícios de fortalecimento estão para seu problema assim como a insulina está para o diabético. Tem que fazer pelo resto da vida.
    Quanto a conseguir praticar tênis, só o tempo dirá, não é impossível, mas é provável que continue sentindo um pouco de dor.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  15. Respondendo para a Renata…

    Oi Renata!

    Como eu disse para o Aureliano: tem que fazer fortalecimento e alongamento para o resto da vida. No mínimo 4x por semana como você sugeriu.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  16. Boa tarde!

    Sofri uma luxação da patela ao jogar futebol há 3 meses atrás. Através de acompanhamento médico fiquei com a perna imobilizada durante 1 mês, retirando a tala imobilizadora apenas paras as sessões de fisioterapia. Após esse primeiro mês, o médico me encaminhou a uma academia, para fortalecimento e alongamento. Hoje, depois de mais de 3 meses, sinto uma dor muito branda apenas para me agachar, porém para correr e realizar qualquer exercício não sinto dor alguma. Será que já é a hora de voltar a praticar o futebol? Utilizando um “tensor” com orificio na patela, sofro algum risco de que a patela saia do lugar novamente?

    Desde já agradeço,

    Diogo.

  17. Respondendo para o Diogo…

    Oi Diogo!

    Só quem pode liberá-lo para o futebol é seu médico. De qualquer forma não deixe de fazer o trabalho de fortalecimento e alongamento.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. Boa noite!

    Parabéns pelo artigo, muuuito esclarecedor. Descobri que tenho condromalácia no grau I, tenho 26 anos. Pratico dança do ventre há 6 anos. Posso continuar dançando ou há alguma contra-indicação? Desde já agradeço.

    Um abraço,

    Marinéa

  19. Respondendo para Marinea…

    Oi Marinea!

    Pode continuar dançando desde que faça um bom trabalho de fortalecimento. Contra indicação sempre há, evite os movimentos que exijam acentuada flexão dos joelhos.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  20. Se possivel, informe-me com mais clareza quais os tipos de exercícios para quem tem condromalacia patelar. E se é nescessario ficar fazendo choquinhos e ultrasons, pois quase não tenho tempo. Gostaria de exercicios praticos para fazer em casa, Pois tem dia que a dor é forte. Desde já sou agradecido.
  21. Respondendo para o Nilson…

    Oi Nilson!

    A estimulação elétrica e o ultrasom sào fundamentais para seu tratamento. São poucas as opções de exercícios para serem feitos em casa, de qualquer forma eles precisam ser executados em um determinado ângulo, para evitar a dor, o agravamento do problema e fortalecer de fato seus músculos. Converse com seu fisioterapeuta sobre seu problema de tempo e peça para que te explique como deve fazer os movimentos.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. Fui diagnosticada com condromalacia nivel I e infelizmente estou parando de correr. Mas gostaria de saber se a caminha é prejudicial a min? O que é melhor a caminhada ou a nataçao? Pois preciso muito me movimentar , tenho uma facilidade enorme de engordar e nao sei o que fazer.
    Desde ja agradeço
    Flaviane
  23. Boa noite! Profa Denise. Tenho a seguinte dúvida: 1) Fiz uma cirurgia no joelho esquerdo, no dia 04 de agosto, primeiramente foi para remoção do menisco medial; 2) Na mesma cirurgia foram feitos uma “cauterização” (se não me engano foi feito com uma ferramenta que executa esse procedimento com ondas de rádio, se eu estiver enganado, creio que a Sra entenderá o quero dizer) para que, segundo o médico, possa desenvolver um tecido no local que possa amenizar as fissuras, pois a cartilagem não se regeneraria mais, e também foi “cortado” o nervo e parte do músculo para que a patela se “soltasse” e se centralizasse, pois estava lateralizada. E isso já faz 36 dias e meu joelho ainda está inchado, não como no começo, digo após a cirurgia, é claro. Tenho tratado com gelo e já estou fazendo sessões de fisioterapia. Então, gostaria de saber se a recuperação é tão lenta assim, pois confesso que fico um pouco ansioso para que eu possa andar normalmente e correr. Outra coisa, agora só uso uma muleta, que serve de apoio, e não duas como anteriormente. Atenciosamente. Um abraço.
  24. Respondendo para a Flaviane…

    Oi Flaviane!

    Evite a caminhada como exercício. Claro que caminhar dentro das suas atividades de vida diária, não há problema. Faça fortalecimento das pernas com exercícios de musculação e exercícios na água para condicionamento físico. Pod ser natação ou hidro.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. Respondendo para o Paulo Afonso…

    Oi Paulo!

    É isso mesmo, a recuperação é lenta, a fisioterapia irá ajudar e quando receber alta deve procurar um Educador Físico para continuar o trabalho de fortalecimento.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. Prof. Denise, antes de mais nada gostaria de parabenizar o site pelas informações sobre o assunto. Peço a gentileza de analizar o meu caso. Tenho 37 anos, sempre fui praticante de atividade física, principalmente musculação, mais nada exagerado, e nunca tive problema algum. Recetentemente cerca de 04 meses atrás, iniciei algumas atividade com o voley, esporte que adoro, e percebi que comecei a sentir dores no banho, quando eu ia me agaixar, pra levantar era uma tortura, e com isso vieram tbém as dificuldades nas escadas. De imediato procurei um ortopedista, que após avaliação, me orientou a parar com as atividades e me encaminhou para sessões de fisioterpia (inclusive com choques eletricos e ultra-som). Fiz 20 sessões, e percebi que as dores estavam se amenizando. Após voltar ao ortopedista para nova avaliação, foi solicitado um exame de ressonância, onde foi diagnosticado Condromalacia nivel III. Como expliquei para o doutor que mesmo ao término das sessões de fisioterapia, continuei praticando os mesmos exercicios aprendidos lá, na academia, principalmente por causa que lá eu teria mais liberdade na questão dos horários. Sendo assim o ortopedista orientou para que eu continuasse com esses exercícios na academia, e me receitou 01 remédio – ARTROLIVE – para dois meses, 03 vezes ao dia, e que iriamos fazer uma experiência, devendo voltar a nova consulta no final de outubro. Vale ressaltar que durante as sessões de fisioterapia todos os exercicios extras foram paralizados inclusive natação, e após as 20 sessões o fisioterapelta me liberou para voltar a natação (menos peito), e disse que eu poderia fazer caminhadas na esteira. Conclusão… estou otimista com os resultados, tres vezes por semana faço 50 minuts de esteira, depois vou para exercicios abdominais, e em seguida os tais exercicios que aprendi na fisioterapia, além disso 02 vezes por semana faço aulas de natação (exceto peito). Por favor, gostaria de um parecer da Professora sobre o meu caso.
  27. Respondendo para o Carlos…

    Oi Carlos!

    Não tenho muito o que acrescentar. O procedimento é esse mesmo. Quanto aos exercícios, com o passar do tempo terá que aumentar sua carga e variar o tipo para continuar a ter resultado, sempre respeitando os ângulos corretos. Busque a orientaçào de um professor de Educação Física de preferência especializado em Atividade Física Adaptada. O fortalecimento para você será como a insulina do diabético, para a vida toda!
    De qualqure forma tenha em mente que é um problema degenerativo, que algumas pessoas respondem bem à medicação e outras não e que ainda pode agravar, trazendo muito desconforto e até impedindo de se movimentar, portanto siga as orientações do médico e nunca deixe de fazer o fortalecimento das pernas para sobrecarregar da menor maneira possível seus joelhos.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  28. Prof. Denise quero agradecer, pois me ajudou muito sobre a condromalácia que não fazia idéia que podia ser, descobri a pouco tempo que tenho isso. Então, faço exercícios na academia recomendado pelo professor, mais não sei se estou fazendo certo, queria saber os exercícios que posso fazer e os que realmente preciso evitar, pq faço aula de Bodypunp e nela tem agachamneto é proibido ou vou fortalecer o quadrícips? e a cadeira extensora eu não dobro o joelho fico segurando com a perna esticada por alguns segundos, está certo? Nossa ainda estou um pouco apavorada com isso, e ainda enrolada com os exercícios, pois preciso perder peso e não posso fazer nada aeróbico. obrigada.
    Um abraço
  29. Respondendo para a Marcelly…

    Oi Marcelly!

    Desaconselho a aula de Pump, pela sobrecarga que irá gerar para seu joelho. Quanto ao exercício isométrico (quando fica segurando) pode continuar fazendo. Você pode fazer exercícios aeróbio! Quem disse que não?! Na piscina quase tudo é liberado. Depois que fizer um bom trabalho de fortalecimento poderá também fazer caminhadas na esteira.
    Peça orientação para um professor da academia e não esqueça de avisar sobre o seu problema!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  30. Olá profa. Denise.
    Pimeiro queria lhe parabenizar pelo site, foi bastante util as minhas duvidas!
    Descobri ha alguns meses q tenho condromalacia patelar. Estou fazendo fisioterapia e meu medico me indicou um mes de pilates antes de voltar a musculaçao. Gostaria de saber se na musculaçao existe alguma restriçao qnt a carga usada nos aparelhos ou se posso aumentar com o tempo?
    Desde já, obrigada! Um abraço
  31. Respondendo para a Thaisa…

    Oi Thaisa!

    Você pode e deve aumentar a carga com o tempo, sempre gradativamente. A restrição será a dor.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Olá! Adorei todas as informações passadas por ti sobre a condromalacia.
    Gostaria de saber mais, prinipalmente sobre a eficacia do medicamento Condroflex(Principio ativo:Condroitina). Regenera mesmo? Não sei ainda em qual nível de condromalacia me encontro. Em que caso esse medicamento seria eficaz?

    Atenciosamente: Maby :)

    Sucesso pra ti!! :)

  33. Por favor, não ignore minha pergunta!!! O médico me receitou condroitin. Estou com receio de usar o medicamento. Qual é a ação dessa droga? Pode ter efeitos colaterais? É aconselhavel parar a musculação e a fisioterapia durante o uso da medicação? Não estou acostumada usar essas drogas “tradicionais”,não confio em “medicos”, sempre procuro a medicina oriental, mas não está sendo muito eficaz no caso da condromalacia.

    Responda por educação!

    Agraço a atenção!

    Maby

  34. O Condorflex serve para o tratamento na condromalácia patelar?
  35. Respondendo para a Amabily

    Oi Amabily!

    Antes de responder à sua pergunta, gostaria de esclarecer que absolutamente todas as questões são respondidas, e não são poucas. Eu não as respondo por uma questão de educação, mas de princípios. Além deste blog, tenho mais três, sou professora, dou palestras, sou mãe, esposa, dona de casa e tenho infinitos problemas como todas as pessoas. Sua pergunta foi postada em 28 de outubro, não fazem 15 dias, há quem tenha que esperar muito mais.

    O Condroflex é composto por duas substâncias: Sulfato de glicosamina + Sulfato sódico de condroitina

    Os principais benefícios são a diminuição da dor e a inibição do processo de deteriorização da cartilagem, podendo, em alguns casos, haver o aumento de sua espessura.

    Ou seja, não conte com a regeneração da cartilagem, mas com a diminuição da dor e desaceleramento do processo degenerativo. De acordo com um professor que me deu aula na faculdade, depois que a cartilagem morre, só na próxima encarnação! De qualquer forma os estudos seguem e as perpectivas mudam!

    Efeitos colaterais são muitos, o que precisa ser avaliado é o custo benefício do tratamento, como qualquer outro medicamento. A necessidade de usar esse medicamento, deve ser discutida com seu médico, na dúvida, consulte outro.

    Não interrompa a musculação, a não ser por recomendação médica, que só irá ocorrer em momentos de crises agudas. O exercício neste caso é como o uso da insulina pelo diabético. Essencial e para sempre.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. Respondendo para o Marcos

    Oi Marcos!

    Sua resposta está logo acima!
    Isso mesmo, o condroflex é usado no tratamento da condromalácia.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  37. Olá Professora Denise…
    Primeiramente: PARABÉNS! li todas as perguntas e respostas e foi um dos blogs mais esclarecedores e nao assustadores que vi por aí. ótimo trabalho… se puder me ajudar, segue meu caso:
    Bom, eu estava com quase 20 kg acima do meu peso, ja eliminei 7… e ainda faltam mais uns 10…
    Consegui eliminar esses 7 kg com exercicios aérobicos, no caso eu caminhava na esteira por 4 minutos e corria por 2… ao parar de fumar, comecei a andar 4 e correr 3… porém nunca tive problemas ou dores nos joelhos… ao emagrecer meu joelho direito começou a se manifestar (não sei se fiz errado os exercicios, ou se estava sem fortalecimento por ter ficado sedentaria por mais de 2 anos)…
    Hoje saiu o resultado da minha ressonancia…
    Joelho Esquerdo: discreta condropatia patelar
    Joelho Direito: leve condropatia patelar (realmente esse dói mais, o esquerdo eu nem sinto doer)
    Parei de correr infelizmente quando comecei a ter dores e fui ao medico (mesmo ele dizendo que nao precisava). Porém continuei com a caminhada(levando em conta q foi um meio agradavelq achei para emagrecer e liberar o stress).. Gostaria de saber se é possivel continuar caminhando de 40 a 50 minutos por dia… e após isso (ou antes, conforme sua dica) fazer o fortalecimento do do quadríceps, e do músculo vasto lateral oblíquo (que pelo que eu li, é o que se deve fazer)
    Desculpe a enorme mensagem, espero que possa me dar uma luz, e que eu nao precise desistir das caminhadas (mesmo q a 5.0 ou 5.5 na esteira), ou até mesmo bicicleta sentada, o que acha? pois estao me fazendo um enorme bem interno…
    e se devo continuar com compressas de gelo por 20 minutos de 2 a 3 vezes ao dia.
    MUITO OBRIGADA DESDE JA!
    Marcela
  38. Respondendo para a Marcela…

    Oi Marcela!

    Eu diria que a atividade caminhada/corrida contribuiu para seu problema, mas não foi a causa única. Como você leu no post existem muitos fatores que podem contribuir.
    A princípio continue com a caminhada e faça os exercícios de fortalecimento. Você também pode tentar fazer a bicicleta, mas regule muito bem a altura do banco, não pedale com muita carga e tào pouco com carga nenhuma.
    Após três meses de fortalecimento (pelo menos 3x por semana), comece a alternar a caminhada com a corrida novamente, mas de forma gradual.
    Se sentir dor suspenda as atividades por alguns dias e quando retornar pegue leve e vá aumentado aos poucos novamente.
    Com relação ao gelo, ele tem função analgésica e anti-inflamatória, só seu médico ou fisioterapeuta poderão dizer até quando deve ser usado.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  39. Olá prof Denise!
    estive visitando seu site e li muitas coisas interessantes sobre condromalacia.A uns 11meses atras cai de uma embarcaçao,onde todo o meu peso ficou sobre meu joelho esquerdo,apos essa queda passei a sentir dores no joelho,principalmente quando ministro as aulasde spinning.Essas dores vem e vao,passo um determinado tempo bem,mas sinto que quando dou uma sobrecarregada nos exercicios as dores voltam,gosto de correr e pedalar nunca fui adepta da musculaçao mas percebo que devo começar a cuidar do meu joelho.É possivel que estes sintomas sejam um sinal de condromalacia?Agadeço desde ja a atençao.Milena
  40. Parabéns pelas informações!! Sou educadora física e fiquei muito feliz por esclarecerem dúvidas das pessoas que buscam informações!!Sucesso!!
  41. Caros, excelente fórum de discussão sobre o tema!! Meus parabéns!!

    Agora deixando minha contribuição (pergunta) aí vai:

    – Sou triatleta, maratonista (42km) e já participei de provas de longa duração, a exemplo do IronMan.

    – No final de junho último fui diagnosticado com Condropatia patelar grau iv.

    – Fui operado no final de julho, tendo o médico utilizado a técnica de microfraturas.

    – Julgo meu processo de recuperação até satisfatório, dado que por causa da correria diária, não tenho conseguido fazer a necessária natação/musculação.

    – Há uma semana comecei a tomar o Condroflex, e devo seguir com a medicação por cerca de 3 meses.

    – Tenho caminhado 3x por semana, e o joelho tem se comportado bem.

    -> Agora vem a pergunta que não quer calar!!
    Vou poder voltar às corridas?!?! Se sim, quando?? Qual seria uma estimativa de tempo razoável??

    – Por fim, e já abusando da paciência de vocês:
    NUNCA mais voltarei à performance que tinha antes, correto?? Tipo, 42km em 3h.

    Um grande abraço e muito obrigado!!

  42. Tenho condromalacia mas não lembro que nível. Não sentia nada que chamasse atenção fora uma creptação que senti a vida toda. Desde 2004 faço musculação e corrida (alternando esteira e rua). Só que ano passado passado passei 1 mês correndo apenas no asfalto sem fazer musculação. O que desencadeou uma crise.
    Nesta época, no exame radiográfico foi constatado que minhas patelas são muito lateralizadas. E na ressonância, a condromalacia.
    O ortopedista prescreveu “Piacledine” por 6 meses e Alginac para as dores e me proibiu de correr. No entanto a fisioterapeuta não contra-indicou desde que eu não sentisse nada e realizasse o fortalecimento do vasto-medial.
    Foi o que fiz. E continuo fazendo. As dores passaram e atualmente corro duas vezes por semana na esteira, faço musculação 4 vezes por semana. Só sinto dores ao subir e descer escadas ou agachar muito e às vezes sinto uma dor na lateral da perna.
    Minha dúvida é: Estou muito errada em continuar correndo mesmo sem sentir mais dor?
    Os exercícios de extensão de perna devem ser realizados com a perna quase esticada ou dobrada. Nunca sei qual é o tal ângulo zero. A isometria é uma boa alternativa? Se sim, com as pernas esticadas?

    De antemão agradeço a atenção

    Um abraço

  43. Tenho Condropatia patelar, Sinovite, Cisto de Baker e degeneração condilo femural. Tomo Condroflex, já estou no 2° mes da fisio, está melhorando bem devagar. Subir e descer escada,já faço mas com pouca dor. Se fico muito tempo no computador, quando estico a perna sinto dor.Não consigo mais conciliar fisio com trabalho. Quero tentar a musculação. Quais os exercicios ou séries mais indicadas? o que posso fazer em casa e na academia? quais deverão ser minha prioridade muscular para exercitar? Repetições? Tem alguma dica?
    Parabens! Aguardo orientação.
  44. Tenho condromalácia patelar e ainda são muitas as minhas dúvidas, trabalho com atividade física em um hotel de recreação.Porém encontrei aqui as melhores respostas…claras e objetivas. Queria saber mais sobre o que posso ou não fazer.Ex: corrida lenta(trote), pequenas pedaladas, cadeira extensora podem ser agregados depois de um tempo?? e qual seria o periodo de fortalecimento da musculatura?? quanto tempo?? como saber se estou apto??
    Parabéns pelo trabalho e por usarem a internet para o bem!!!
    Sinceros agradecimentos.

    Plínio

  45. Respondendo para a Karla…

    Obrigada!!! Passe sempre por aqui e aproveite para colaborar!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  46. Respondendo para a Milena

    Oi Milena!

    Pode ser que sim, mas as dores também podem ter outro motivo. Nào dá para dizer. Procure um Ortopedista, converse com ele e peça para ser examinada.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  47. Respondendo para o Tulio

    Oi Tulio!

    A única certeza que posso te dar, baseada no seu depoimento, é que se não arrumar tempo para a natação/musculação não poderá pensar em correr nem 1000m! E é provável que ao andar, subir ou descer escadas sinta dor.
    O trabalho de fortalecimento, como já deve ter ter lido aqui, é para a vida toda, portanto arrume tempo!!!
    Quanto à voltar a sua performance anterior, seria leviano dizer alguma coisa. Os tratamentos estão cada vez mais modernos e eficientes, há alguns anos atrás os medicamentos pouco ajudavam, já hoje são de grande valia.
    Com relação ao tempo de recuperação, tudo depende de você, de como irá conduzir o tratamento. O importante é não ter pressa, respeitar seus limites, seguir o tratamento à risca e não desistir!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  48. Respondendo para a Joana

    Oi Joana!

    Não vejo problema em você continuar a correr se não está sentindo dor e faz o fortalecimento. O ângulo zero é com a perna em extensão, quanto a realizar o exercício com a perna quase estendida ou flexionada depende da localização da sua lesão. A isometria é uma boa alternativa, mas depois de um determinado tempo exercícios isotônicos passam a ser necessários. Converse com sua fisioterapeuta, sua indicações estão no caminho certo.

    Um abraço

    Profa Esp. Denise Carceroni

  49. Respondendo para o Alexsander

    Oi Alexsander!

    Não faço prescrições individuais pelo blog. Dê uma olhada no serviço de Personal Virtual clicando aqui.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  50. boa tarde prof Denise
    Concordo com o pessoal acima que aqui é o local onde mais encontramos informações claras e relevantes sobre a condromalácia…parabéns!
    meu caso é o seguinte….corro há aproximadamente 4 anos(treinos de 7 a 8 km, 3x/semana e provinhas de 10 a 15 km)…junto com a corrida, por um ano também pratiquei natação e, a musculação, por diversas vezes tentei começar mas …
    tenho dor abaixo do joelho, na lateral. procurei um ortopedista que me solicitou uma ressonância…embora tenha levado para ele o resultado, não consegui entender exatamente o que devo e o que posso fazer pra melhorar…fisioterapia, musculação, natação, perda de peso…?
    o exame evidenciou: tenue foco com hipersinal em Stir na superficie condral da faceta patelar medial podendo estar relacionado com artropatoa patelar + discreto cisto poplíteo + discreto hipersinal no interior no corno posterior do menisco medial, sem aparente comunicação com a superfície articular compativel com lesão intra substância
    O Dr. falou que eu “não morreria e nem perderia minha perna” por causa disso….mas esta informação realmente não me ajudou muito..
    estes comprometimentos podem levar a uma artrose mais comprometedora precocemente se eu continuar correndo?
    atenciosamente
    Raquel
  51. bom dia,
    fui diagnosticada com condrolomacia patelar apenas com testes, pois o raio-x nao acusarao nada. nao posso fazer fisio no momento e gostaria de saber o que posso fazer em casa ou algum remedio.
    meu joelho falseiava mto por isso parei de apoiar a perna e notei que a perna direita, na qual tenho a lesao esta mais fina que a outra,mais ou menos um centimetro ou 1/2, isso é normal? pode me prejudicar no futuro? nao sinto dor apenas um incomodo qdo agacho.
  52. Olá, Denise! Eu descobri que tenho condromalácia há uns 4 anos. Não sei que nível é, mas acho que não deve ser muito alto, pois sinto dores esparsas, e dificilmente constantes (como hj por exemplo). Eu sinto mais como se algo estivesse se movendo bem devagar embaixo da patela, só do direito. O esquerdo quer começar a reclamar. Comecei a fazer academia, com musculação e hidro. Mas parei, no meio desse ano. Agora, eu estou voltando e sei que tenho que fazer alongamento e fortalecimento. Porém, eu fiz duas aulas na semana passada de jump, para ver o que acontecia. Peguei leve, não senti nada durante, mas hoje estou com dor. Eu queria muito fazer jump, pois adorei, mas tenho medo de ser prejudicial. O que você acha? Eu posso continuar, ou devo fortalecer bastante primeiro e depois fazer o jump, que o músculo irá segurar a carga na patela? Ou nunca poderei fazer esse tipo de exercício? Neste caso, qual exercício aeróbico (para queimar calorias) é recomendado? Obrigada!
  53. Respondendo para o Plínio

    Oi Plínio!

    O que pode ou não fazer é relativo, vai depender do grau de acometimento. Eu tenho condromalácia e faço tudo, mas tenho a musculatura da perna extremamente forte. Minha dica é: dói? Se dói nào faça. Você pode fazer cadeira extensora, precisa tomar cuidado com o ângulo de extensão. Quanto ao período de fortalecimento: para o resto da vida! Os resultados começarào a ser percebidos em aproximadamente 12 semanas, quando passa o período de adaptação neural.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  54. Cara Professora Denise:
    Descobri a sua página pois estava procurando informações sobre o Condroflex que o médico receitou para as minhas dores na coluna. Depois de uma semana usando o sachê, a dor horrorosa que eu convivia diáriamente passou e estou conseguindo me movimentar sem ficar curvada. Já fiz a ressonânciam magnética e só vou me consultar em fevereiro. Pergunto: Na fórmula do remédio têm algum remédio para dor? É cortizona? Sou hipertensa e tenho 60 anos. Não estou sentindo nenhum efeito colateral e estou ótima! Obrigado pela atenção. Marina Queiroz
    • Respondendo para a Marina

      Oi Marina!

      Que bom que o medicamento te ajudou. Ele praticamente não apresenta efeitos colaterais. Tem ação analgésica e é feito por glicoproteinas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  55. Respondendo para a Raquel

    Oi Raquel!

    Minha primeira recomendação é: encontre outro médico, urgente! Não pelo seu problema, mas pela resposta recebida, um absurdo. Total falta de respeito e profissionalismo.
    Manter seu peso dentro de limites saudáveis fará bem para seu joelho e também para o restante da sua saúde. A musculação é impressindível, é preciso fortalecer seus músculos para diminuir as chances de aumentar sua lesão. Fisioterapia é reabilitação, no seu caso recomendada apenas se estiver com alguma limitação ou com dor.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  56. Se a condromalácia patelar não tem cura, então nunca mais poderei pedalar e subir escadas? Tento imaginar minha vida sem essas atividades!!!
    • Respondendo para o Tavares

      Oi Tavares!

      Não seja trágico! Dependendo do grau de acometimento e do tipo de treino desenvolvido é possível realizar qualquer tipo de tarefa sem problemas. Além disso pesquisadores podem descobrir a cura de uma hora para outra. O importante é não deixar o problema se agravar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  57. Respondendo para a Tati

    Oi Tati!

    Se não sente dor, não é necessário a fisioterapia, pois ela é indicada nos casos de reabilitação ou analgezia. Você precisa fazer o fortalecimento da musculatura da coxa, procure ajuda de um professor de educação física.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  58. Respondendo para a Daniela

    Oi Daniela!

    Antes de tudo, fortaleça! Quanto ao jump, evite até que esteja bem preparada. Outras opções são esteira, bicicleta ergométrica, transport. E lembre-se se sentir dor articular durante ou após o exercício, diminua o ritmo ou troque por outro.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Craceroni

  59. ESPORTES INDICADOS e CONTRA_INDICADOS / VASTO MEDIAL x VASTO LATERAL / PISADA PRONADA e SUPINADA

    Parabéns pelo site e pelo forum!

    Gostaria de te perguntar, além do fortalescimentos muscular, alongamentos e natação, quais esportes seriam possíveis sem tantos danos a quem tem condromalácia e quais seriam totalmente contra-indicados.

    Sobre tua matéria acima, gostaria de te perguntar se é realmente o vasto lateral que necessita ser fortalescido, pois meus medicos e fisioterapeutas me disseram para eu fortalescer o vasto medial e “esquecer” o lateral, pois ele é mais forte e o desequilibrio de forças entre os dois é um dos fatores da condromalácia, não no meu caso específico, mas em geral. Recebi deles um exercício específico para o vasto medial, bem torturante de se fazer aliás….

    Uma dica que dou a quem sofre com dores nos joelhos é verificar se sua pisada não é pronada (quem gasta mais o solado na parte interna do pé) ou supinada (desgaste maior do solado na parte externa do pé), fator agravante para quem tem problemas nos joelhos, podendo ser corrigido com tenis e palmilhas adequadas ao tipo de problema.

    • Respondendo para a Suzana

      Oi Suzana!

      O músculo que deve ser fortalecido é o Vasto Medial.
      Quando aos esportes isso é relativo. De quem estamos falando, qual o grau de acometimento, como é feita a preparação física dessa pessoa? De maneira geral esportes que gerem grande impacto (FRS) devem ser evitados. Eu incluiria aí, Ginástica Olímpica, Capoeira, Atletismo (principalmente os saltos), basquetebol, voleibol. Outras modalidades que exijam a flexão/extensão constantes podem causar prejuízos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  60. Olá ..
    Estou com condromalacia faz uns 4meses! Senti muito o joelho de não conseguir andar. Mas agora estou melhor. Malhava com personal e mesmo assim só parou de doer mesmo quando parei de malhar definitivamente.
    Agora estou nadando. Tem algum exercicio na natação que não é bom fazer?

    Att,
    Juliane

    • Respondendo para a Juliane

      Oi Juliane!

      Deve evitar a perna do nado peito (clássico). E também deve voltar a fazer fortalecimento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  61. fui ao medico 6 meses depois pela dor do dia a dia dia depois que me machuquei estava com o joelho ainda inchado pois tinha caido jogando bola o medico me falou que eu estava com liquido em grande quantidade um cisto meniscal no cpmme e um cisto de baker è nescessario fazer cirurgia.
    • Respondendo para a Marleide

      Oi Marleide!

      Só quem pode dizer se há necessidade de cirurgia é o médico. Na dúvida consulte mais de um especialista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  62. Bom dia dra,
    desde junho/09 sinto dores nos joelhos, em outubro/09 entrei na academia e as dores se agravaram.Fui no ortopedista e ele encaminhou para fisioterapia, e falou para continuar na academia, o meu treino era adaptado devido as dores, mas chegou uma hora que eu não conseguia nem andar!! Saí da academia e iniciei a fisio faz 01 mês ( 2x por semana ), estou muito chateada, pois consegui emagrecer 08kg, e agora queria fazer um “trabalho”para ganhar massa muscular nos gluteos e coxa!! è possivel fazer exercicios com este intúito, de ganhar massa mesmo tendo condromalacia? E o que faço para amenizar as dores, pois na fisio só faço sessão de choquinho, ultrason e alongamento, tudo dura 30 min, tomei 06 dias um antiflamatório que o médico receitou, mais continuo com dores!!

    agradeço antecipadamente a atenção.!!

    • Respondendo para a Fernanda

      Oi Fernanda!

      Não sou médica, sou professora de Educação Física, portanto não há necessidade de me tratar como Dra, ok?!
      Durante a fase aguda, quando seu joelho estiver inflamado e as dores intensas os exercícios na academia devem ser suspensos. Continue fazendo fisio, se as dores persistirem retorne ao médico, talvez seja necessário mais medicamentos, mas só ele poderá avaliar.
      O exercício para ganhar massa muscular não só é possível como faz parte do tratamento para toda a vida. Você deverá conversar com o professor sobre seu problema, pois existem exercícios específicos.
      O caminho está correto, mas é preciso ter muita paciência.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  63. Prof DENISE, Parabéns por todas as explicacoes.
    Tenho 39 anos. Faco hidroginastica, fisio e acupuntura. Tenho condromalacia grau IV, sinto muitas dores e tenho esperanca que a medicina faca descobertas para as pessoas que assim como eu já tem dificuldades para andar e precisa trabalhar.Tomo artrolive uso continuo seguindo orientacoes medicas.
    • Respondendo para a Gisele

      Oi Gisele!

      Continue com seu tratamento, com certeza se a medicina fizer novas descobertas, os profissionais que atuam com você irão informá-la.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  64. Bom dia Denise.
    Encontrei seu blog fazendo pesquisas adicionais sobre condromalácia.
    Vou lhe contar meu caso: tenho 26 anos e meus joelhos estalam (e alto, parecendo engrenagens velhas) há pelo menos uns 10 anos. Nunca senti dor.
    Em 2007 senti uma espécie de formigamento ou coceira no joelho direito; procurei um ortopedista que me falou pela primeira vez sobre condromalácia bilateral e me receitou o condroflex e posteriormente alguns exercícios de alongamento. Segui as orientações e a sensação sumiu.
    Em abril de 2009, depois de jogar futebol até exaustão, em dois dias seguidos, senti pela primeira vez uma dor no joelho esquerdo, a ponto de não conseguir ficar em cima desta perna esquerda(algo como essa postura: < ), com o joelho um pouco flexionado.
    Ao procurar um ortopedista, que pediu ressonância magnética do joelho esquerdo, ficou constatado que tenho condromalácia grau IV (como só fiz do esquerdo, acredito que tenha grau III ou IV no direito, pois ambos estalam desde a mesma época). Após me receitar um anti-inflamatório (flodin duo) e fisioterapia, a dor sumiu, e depois me receitou um remédio de farmácia de manipulação com o princípio ativo do condroflex. Ao passar novamente por ele, o mesmo descartou cirurgia pois não tenho dor (que foi somente aquela vez, apesar de que quando fui nele, eu mesmo queria que me operarasse), somente exercícios de alogamento chamados Nicola 1 e Nicola 2 (acho que são esses os nomes).
    O problema é quanto mais pesquiso, mais fico preocupado com o fato da minha lesão ser grau IV, e depois de ler as perguntas e respostas daqui e ver que os exercícios de alongamento/fortalecimento terão que ser feitos continuamente e para sempre, gostaria de saber se a intervenção cirúrgica, principalmente fora dos grandes centros e capitais, pode corrigir total ou praticamente 100% esse problema, de forma que não sejam mais necessário exercícios "eternos", acabar com a crepitação e eliminar e/ou reduzir as chances desse quadro piorar mais adiante.
    Aguardarei sua resposta.
    Abraço.
    • Respondendo para o Alex

      Oi Alex!

      Não sei te informar se existe uma cirurgia que resolva de vez o problema, pois a Medicina avança rapidamente e descobertas são feitas todos os dias. Até onde eu tenho conhecimento as cirurgias são recomendadas apenas em casos extremos, onde há comprometimento da locomoção, justamente pelo fato de não se obter grandes resultados com ela. Como não estudo especificamente esse problema, posso estar defasada.
      Minha sugestão é que converse com dois ou três médicos ortopedistas diferentes para obter informações mais precisas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  65. Esqueci de dizer: sou magro e sempre fui, nunca tive pancada nos joelhos também.
  66. Querida Denise
    Obrigada pela atenço e pela resposta!
    Imagino que meu grau de condromalácia seja o IV, pois na ultima ressonancia mostra muitos e muitos pontos onde as lesoes chegam ao osso. Apesar de usar condroitina e glucosamina há pelo menos 1 ano e meio, continuo desgastando a cartilagem, mas sentindo menos dor que sentia antes do medicamento e sem perder os movimentos como ocorria antes (travamento do joelho, as vezes sem conseguir dobrar os joelhos mais do que 90 graus, as vezes sem conseguir estender 180 graus. Coisa que nao aconteceu mais depois do uso da medicação), sinto dor pra caminhar em alguns momentos, acontece cerca de 3X por semana. Tenho como profissão a dança do ventre, onde trabalho 1h por dia, 7 dias por semana e faço apenas musculação para coxas e gluteos (o que necessita dobrar os joelhos, sempre nos últimos 30 graus). Ganhei muito peso, daí a necessidade de fazer mais exercicios, adoro tenis e ciclismo, mas fico com receio de fazer por que ambos flexionam os joelhos e no caso do tenis, a mudança repentina de diraçao deve agravar o caso, imagino eu. Por esse motivo te perguntei que exercicios posso fazer sem prejudicar os joelhos, já que minha profissao já é contra-indicada para meu quadro clínico e nataçao prefiro evitar se possível. Muito grata!
  67. Olá.
    Tenho condromalacia patelar e quero muito saber se posso fazer jump.

    obg

    • Respondendo para a Rosiane

      Oi Rosiane!

      Converse com seu médico. Se ele a liberar para correr, poderá fazer jump. O impacto é semelhante em ambas atividades.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  68. Bom dia Denise.
    Inicialmente, obrigada pela atenção. Porém continuo com dúvidas. O jump pode piorar minha lesão no joelho? NÃO sei ao certo em qual grau de condromalia meu joelho está. Sinto dores, mas não são tão frequentes. Também faço tratamento com condroitina e glicosamina. Meu médico disse que vou melhorar muito com esse rémedio, mas tenho medo de piorar.

    Obrigada

    • Respondendo para a Rosiane

      Oi Rosiane!

      Como disse na pergunta anterior, apenas seu médico poderá responder.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  69. Oi, parabéns pelo forum!
    Bom o medico m diagnosticou condromalácia, eu pretendo fazer concurso para oficial da Pm e vou precisar sobretudo de correr.
    Devo esquecer essa ideia? ja q a corrida n é indicada e a doença n tem cura?
    • Respondendo para a Talita

      Oi Talita!

      Salvo se seu grau for avançado, não deve desistir da carreira. Minha sugestão é que inicie um trabalho de fortalecimento das pernas e converse com seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  70. Olá Profº Denise!

    Uma das piores notícias que tive esse ano foi sobre minha patologia. Li e reli sobre o assunto. Comecei a correr atrás do prejuízo! Sou formada em Ed. Física há dois anos e há dois atuo na área com exercícios de alto impacto: Jump, Step, Aeróbica, Corrida, porém nunca liguei de trabalhar o fortalecimento da minha base: meus joelhos! Agora, o que aconteceu: Saí de tudo, continuo a dar aula de natação, e comecei a me tratar. Minha maior dor, além das que frequentemente acometem meus joelhos, principalmente o direito que já está até com derrame, é pensar em parar de fazer o que mais me identifico que é de dar aula de aeróbica. Por isso, pergunto a profª: Realmente terei que parar para sempre a rotina que tinha ou tenho chances de voltar a dar aula? Pra desilusão não ser maior, comecei a procurar outra área para atuação e deixar a Ed. Física apenas para tratar minha saúde. Outra dúvida que tenho: Com relação aos agachamentos e exercícios no Leg Press, eu posso realizá-los? Por enquanto, estou realizando exercícios na flexora/extensora. E ainda, quando há possibilidade, realizo exercícios na água e nado mais crawl e costas, estou agindo corretamente? Desde já agradeço as dúvidas atendidas e aproveito para parabenizá-la pelo Blog, pois, acredito que muito do que eu aprendi e esclareci partiu das minhas buscas sobre minha patologia e da sorte de ter encontrado esse site de indiscutíveis informações!

    • Respondendo para a Emanuela

      Oi Emanuela!

      Bem vinda ao Clube!!! O problema não está no impacto dessas atividades, pois não é tão alto assim, mas no volume de atividades. Nós, professores de ginástica, damos muitas aulas seguidas e isso acaba acarretando alguns problemas.
      Eu tenho condromalácia e continuo trabalhando com ginástica. Faço fortalecimento dos membros inferiores sempre (e para sempre!), me grau é baixo e não trabalho mais com modalidades que tragam muita exigência física. Portanto não desanime! Nada a impede que você dê aulas de localizada, GAP, abdominais, alongamento, CFT e eventualmente mantenha duas ou três aulas aeróbias por semana. Tudo vai depender da sua resposta ao tratamento.
      Quanto aos exercícios em CCF (agachamento e leg press), pode tentar (com ressalvas), comece sem carga e com amplitude de movimento reduzida. Se sentir dor, esqueça.
      Os exercícios na água são ótimos, evite apenas aqueles que envolverem flexão dos joelhos, quanto a nadar evite a pernada do nado peito.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  71. Ola,

    Primeiramente, o site esta de parabens…otimas as informacoes que estao aqui. Tenho 27 anos e 57 kg. Estou com condromalacia, comecou ha 3 meses., ja venho fazendo sessoes de fisioterapia ha um mes e dez dias ( total de 23 sessoes), porem nao tenho visto um resultado satisfatorio das ultimas dez sessoes para ca). Sinto dor ainda ao extender o joelho nos ultimos graus de extensao e nao consigo realizar a extensao total de joelho. Eu trabalho em navios. Gostaria de saber se eu sou vou sentir uma melhora depois que o meu VMO estiver fortalecido? Ja tomei varios anti-inflamatorios e nada funcionou. Ainda nao tentei o condroflex. Meu medico me recomendou mais 10 sessoes de fisioterapia. Voce acha que depois destas 10 sessoes eu ainda tenho que continuar com as sessoes de fisio (tens, lazer, ultrasom) ou posso
    ficar somente com o fortalecimento? Pois quero embarcar e voltar ao meu trabalho o mais rapido possivel!

    Desde ja agradeco,

    Daniella

    • Respondendo para a Daniella

      Oi Daniella!

      É preciso ter paciência, a fisioterapia tem a função de ajudar a tratar a inflamação e diminuir a dor, mas não faz mágica. Se você continua a sobrecarregar o joelho a recuperação fica mais difícil. O fortalecimento do VMO ajuda muito, mas pode não solucionar totalmente a questão da dor. Depende também do grau da condromalácia e de como você usa seu joelho. O tratamento consiste em um conjunto de ações: medicamento, fisio e fortalecimento muscular.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  72. Boa noite, Denise.
    Gostei muito do artigo de condromalásia. Sempre procurei por boas informações e só neste blog encontrei. Parábens.
    Tenho diagnóstico de condromalásia nos dois joelhos há 6 anos, mas o médico não me informou o grau dela. Tomei Piacledine por um ano, fiz artroscopia há 5 anos e meio e fisioterapia. Hoje as dores são menos intensas, mas tomo cuidados com calçados, escadas, postura das pernas, para evitar que aquele inchaço e dores horríveis voltem a acontecer. Quando faço qualquer atividade com flexão de perna, sinto dores; por isto sempre evito exercícios físicos de impacto e flexão. Estava fazendo RPG e pilates, mas preciso de algo mais aeróbico para perder peso. Vi muita indicação a respeito do simulador de caminhada e do elíptico. O que considera melhor para mim neste caso? A rotação do elíptico pode me prejudicar. Também procurei por esteiras aquáticas, mas em Belo Horizonte não existem.
    Preciso perder peso, mas quero que meus joelhos estejam seguros e sem risco de agravamento.
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho!

    Vanessa

    • Respondendo para a Vanessa

      Oi Vanessa!

      Não dá para garantir que a rotação do elíptico não vá afetá-la. Outras opções na água são a hidroginástica e o deep running. No seco eu apostaria em musculaçào para fortalecer as pernas e posteriormente caminhada na esteira.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  73. Boa Tarde
    Tenho condromalácia nivel 3, estou fazendo fisioterapia a 3 meses e tomando condroflex, tenho 25 anos e por enquanto larguei o futebol para o tratamento que segundo o médico será de 1 ano a principio.
    Minha curiosidade é no resultado, fazendo um bom tratamento e pela minha idade ainda baixa tenho chances de diminuir o nivel da doença? Ja houvi falar de casos que isso aconteceu, tem alguma estatistica ou depende de pessoa pra pessoa?
    • Respondendo para o Diego

      Oi Diego!

      Até onde sei a condromalácia é degenerativa, contudo as pesquisas sobre regeneração de tecido cartilaginoso têm avançado muito e eu não estudo especificamente o assunto. Nunca ouvi falar de casos onde o nível da doença tenha diminuído, sei de casos onde há a estabilização, o que não significa que eu esteja totalmente certa. Converse com seu médico sobre o assunto, com certeza ele é a pessoa indicada para lhe prestar essas informações.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  74. Recentemente fiz uma videoartrocoscopia, no joelho esquerdo, onde alem de limpar o local, foi feito furo na rotula e o femur, com agulha, p/ tentar estimular a cartilagem.,em 28out2009, tenho 43 anos, a algum tempo tenho condramalacia patelar em ambos os joelhos, nivel II a III. atualmente estou fazendo hidroginastica, ja fiz 03 videoartroscpia nos joelhos, 02 no esquerdo e 01 no direito, sempre pratiquei esporte, hoje me vejo bem limitado, na pratica de esporte,. gostaria de saber se quais os tipo de esporte posso fazer, uma vez que em 2006, deixei de praticar judo, devido a dores.
    • Respondendo para o Carlos

      Oi Carlos!

      A Suzana fez a mesma pergunta. E vou responder igual!!!

      Quando aos esportes isso é relativo. De quem estamos falando, qual o grau de acometimento, como é feita a preparação física dessa pessoa? De maneira geral esportes que gerem grande impacto (FRS) devem ser evitados. Eu incluiria aí, Ginástica Olímpica, Capoeira, Atletismo (principalmente os saltos), basquetebol, voleibol. Outras modalidades que exijam a flexão/extensão constantes podem causar prejuízos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  75. Prezada Professora Denise,

    Este site é verdadeiramente um presente para quem convive com a condromalácia patelar e como disse que também faz parte deste “clube”, deve saber do que eu falo.
    As pessoas só acreditam do incômodo do problema quando tocam nos nossos joelhos e sentem o ruído com os movimentos mesmo leves.
    Minhas dificuldades estão nas questões de acesso à saúde pública, pois não tenho plano de saúde particular, tampouco convênio ou algo similar, o que vem causando demora no meu tratamento.
    Em oportunidade com um médico especialista, o qual não tenho mais contato, infelizmente, este já havia diagnosticado a condromalácia patelar.
    Minha pergunta vai baseada no fato da dificuldade citada:

    “Existe alguma maneira mais suave (se assim posso dizer), de subir escadas ou dobrar os joelhos ao sentar?” e ainda:

    “Tem algum exercício que possa iniciar em casa, algo básico para que possa vencer o tempo até conseguir outra consulta com o especialista?”

    Tenho um amigo graduado em Educação Física e posso pedir auxílio ao mesmo, assim que puder concluir meus exames médicos.

    Obs: O que vem fazendo é uma imensa caridade, portanto agradeço e rogo a Deus que te pague!

    Abraços,

    Marcia Barbedo

    • Respondendo para a Marcia

      Oi Marcia!

      Este blog nasceu exatamente desta ideia: ajudar os outros. Fiz universidade pública e esta é a minha maneira de retribuir à sociedade.
      Vamos ao seu problema…

      Para subir e descer escadas não há muito o que fazer, use o corrimão para minimizar o peso sobre os joelhos.
      Neste post eu falo sobre alguns exercícios que você poderá fazer em casa, peça ajuda para seu amigo professor. Evite apenas durante períodos de crise, de qualquer forma não deixe de tentar a consulta com um médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  76. Professora,

    Muito grata!

    Abraços,

  77. ola!
    entao, eu estou com esse problema… sou modelo e vou viajar no proximo mes, depois de muito tempo sem sentir nada nos joelhos, nesse ultimo mes meu joelho voltou a se manifestar com um incomodo muito chato. eu estava fazendo musculaçao com orientaçao, tudo certo e baseado para ter pernas bem fortes, e de fato estava. porem voltou a me incomodar e ha mais de um mês isso nao cura, minha perna ja atrofiou 2,5 cm de circunferencia, oq me deixa arrasada, pq dependo de um corpo bonito e saudavel… preciso caminhar, usar salto alto e tudo mais. vou ir no 3º medico esse mes, ate agora nao resolveram nada. fiz ressonancia, ela acusa:
    Cartilagem patelar discretamente afilada difusamente, observando-se focos esparsos de edema na faceta medial, sem acomedimento da medular ossea subcondral da patela. Ausencia de derrame articular significativo.
    Tenho menos de um mes pra corrigir isso, estou tomando condroflex como o primeiro medico disse, mas ainda nao passou o desconforto, entao nao tomo coragem pra voltar a malhar. eu estou arrasada mesmo, com muito medo de isso comprometer meu trabalho q é tudo pra mim. o que posso fazer mais? devo voltar a fazer algum trabalho muscular? devo esperar? mas estou ha um mes ja esperando e nao passa… fico com medo de caminhar e comprometer mais meu joelho, mas preciso continuar minha rotina, nao tem como ficar sentada, tenho meus compromissos… enquanto isso minhas pernas ficam cada vez mais fracas, alguem me ajude… se tiver alguma ideia do q fazer…
    obrigada
    • Respondendo para a Gabriela

      Oi Gabriela!

      Tenha calma! É difícil, eu sei, mas calma!
      Seu principal erro foi ter parado com os exercícios, no seu caso eles são para sempre, tão importantes quanto os remédios.
      Os exercícios só devem ser evitados se estiver em crise, com dores agudas, caso contrário deve se exercitar. O limite será sempre a dor, por exemplo, você está fazendo cadeira extensora com 15 kg e o joelho dói. Experimente diminuir a carga e o ângulo do movimento (fazer o movimento mais curto), até que se torne confortável novamente. A quantidade de repetições também é importante, faça no máximo 3 séries de 10. Para ter pernas bonitas e torneadas nào é preciso pegar pesado.
      Converse com seu novo médico sobre fazer fisioterapia, pode ajudar na dor.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  78. Eu tenho condropatia grau iv e sinto dores apos exercicios de musculação receitado pelo medico para fortalecimento muscular.Ja faço musculação algum tempo. É NORMAL??
    • Respondendo para o Renato

      Oi Renato!

      Médicos não estão aptos à prescrever exercícios, eles apenas indicam o tratamento e prescrevem medicamentos. Converse com um fisioterapeuta para iniciar a reabilitação e posteriormente com um professor de Educação Física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  79. Olá a 3 meses que sinto dores no joelho e após realizar os exames o médico diagnosticou a condromalásia,fiz 7 sessões de fioterápia que não refletiu em nada,o médico me receitou mais físio e o uso do artrolive, não contente procurei um especialista em joelho que confirmou o diagnótico, me receitou mais fisioterápia e disse que o uso do atrolise não seria necessário uma vez que não tenho artrose. gostaria de saber sobre o uso do medicamento no tratamento neste tipo de tratamento.

    Obrigada e parabéns pelo site.

    • Respondendo para a Lucineide

      Oi Lucineide!

      Apenas um médico poderá dizer se o medicamento é adequado ou não. Sugiro que busque uma terceira opinião.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  80. Olá Prof Denise…talvez não tenha me expressado direito….o medico me indicou que eu procurasse uma academia e fisesse um reforço muscular para o tratamento da condropatia grau Iv com medicação. Na primeira istancia funcionou…mas depois de 2 meses …voltei a sentir dores no joelho…parece que voltei a estaca zero…será que estou fazendo os exercicios certos?? É normal?? Vai ser assim pra sempre?? Melhora e depois piora..começa tudo de novo?
    Obrigado pela atenção.
    • Respondendo para o Renato

      Oi Renato!

      Agora entendi!!!!
      Então, você precisa pensar que tem um problema que ainda não tem cura, tem tratamento contínuo. Além disso é um doença degenerativa ou seja ela progride, por isso é preciso tomar cuidado com os exercícios que está fazendo. Se as dores voltaram é provável que não esteja fazendo os exercícios corretamente, pode ser o tipo de exercício, o ângulo de execução, a quantidade de repetições, a carga. Como vê são muitas as variáveis que precisam ser avaliadas por um profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta. Além disso você precisa considerar se houveram mudanças em alguns dos seus hábitos, por exemplo está subindo/descendo mais escadas, pois se mudou para um sobrado, ou começou a ir trabalhar de bicicleta, ou ainda teve aumento de peso.
      Tudo isso pode ocasionar inflamação e dor, são crises agudas que você estará sujeito cada vez que descuidar do seu tratamento ou exageram em alguma atividade.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  81. obrigada denise! ja comecei o tratamento com o fisio, fazendo corrente russa e outros exercicios. de fato, com o joelho reclamando, eu fiquei com muito medo ate de acaminhar e piorar a situaçao!
    mas ja está sendo resolvido, graças a deus!
    muito grata, de verdade
    abraço
  82. BOM DIA!
    profªeu fiz musculação por +- 2 anos. como comecei a trabalhar tive que parar com a musculação isso foi em outubro de 2008 depois que parei de me exercitar comecei a sentir dores suportaveis no joelho D pensei que fosse por causa do trabalho
    ( sou balconista de farmacia então trabalho em pé o médico falou que eu devo ter feito errado os exercicios lembro que eu fazia muito leg press pode ser por isso?)
    as dores foram piorando então em novembro do ano passado fui ao ortopedista que falou que eu tinha condropatia patelar e me receitou (condroitina +glucosamina)por 3 meses e fisioterapia a dor diminuiu um pouco (pouco mesmo) parece que tem tempo certo do joelho doer mais ou menos.
    agora por exemplo,ele dói muito voltei ao ortopedista que me examinou novamente disse que eu tinha uma diferença 1,5 não entendi muito bem e disse que eu tinha que fazer musculação para fortalecer o quadriceps será que vai funcionar mesmo? um dos exercicios foi a cadeira extensora
    eu queria saber se além dos exercicios de fortalecimento posso fazer jump? será que vou forçar muito o joelho?
    • Respondendo para a Fernanda

      Oi Fernanda!

      O fortalecimento é fundamental para seu tratamento, mas quem deve determinar os exercícios é o professor de educação física ou o fisioterapeuta e não o médico.
      Sugiro que por enquanto não faça o jump, espere estar com as pernas mais fortes para começar, mesmo assim não há garantia de que não irá piorar o seu problema.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  83. Cara professora,
    o que acha do exercício de andar de costas (marcha reversiva) para a condromalácia?
    grata
    • Respondendo para a Sheilla

      Oi Sheilla!

      Aparentemente a marcha reversiva oferece uma menor sobrecarga na articulação do joelho o que a faria um exercício mais favorável para quem tem condromalácia do que a marcha comum, contudo desconheço estudos específicos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  84. oi professora, boa tarde!
    eu tenho esse problema à 3 anos,o meu estava no grau I. Hoje não sinto tanta dor, acho que aprendi a lidar com o problema que não é uma coisa tão boa assim, mas sou relachadíssima para fazer alongamentos e hidroginástica que é o que o médico indicou, e inclusive abandonei o tratamento com medicamento e tal. A minha pergunta é, se eu poderia usar o aparelho de ginástica “fitness revolution” da polishop (aquele que diz ter impacto zero)
    • Respondendo para a Priscila

      Não vejo problema em usar esse aparelho, de qualquer forma faça também um trabalho de fortalecimento e alongamento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  85. Olá Profª Denise, como todos já disseram, parabéns pelo blog. Realmente as informações sobre esse assunto são muito desencontradas, o que acaba nos deixando inseguros quanto ao tratamento da condromalácia. Escrevo pela minha mãe, que foi diagnosticada com o problema há umas 3 semanas. Na verdade não sabemos o grau, mas o exame menciona palavras como “osso subcondral preservado”, então acredito que ainda seja leve.
    Bom, o médico disse que provavelmente ela tem o problema desde a adolescência (desalinhamento), e neste ano, depois de anos de sedentarismo, começamos academia com musculação e também jump, step, circuito e esteira, mas apenas por duas semanas (todos os dias). Depois de uma semana parada, ela começou a sentir as dores no joelho direito, e hoje os dois joelhos estalam para subir escadas.
    O médico receitou Arcoxia para as dores e fisioterapia, que já está na 7ª sessão.
    Tenho algumas perguntas:
    – O Condroflex nesse caso não seria indicado?
    – Na fisio, ela tem feito ondas curtas, forno e exercícios para fortalecer a coxa (apertar uma bolinha contra a maca com o joelho, apertar a bolinha entre os dois joelhos) e alongamento de panturrilha. O procedimento é esse mesmo? Não seria necessário incluir outros exercícios?
    – Já li a respeito de crioterapia (gelo), mas na fisio ela trata com calor. O que é melhor? Pode fazer os dois, tipo calor na fisio e bolsa de gelo em casa?
    – Ela já estava melhor das dores, mas hoje sentiu que deu um mau jeito na hora de pisar e voltou a doer. Esse tipo de instabilidade será comum??
    – Outra coisa, a ressonância tb apontou algo como “cisto poplíteo”, isso tem alguma relação com a condromalácia? Há alguma importância, devemos nos preocupar?

    Desculpe o comentário longo, e aguardo por suas preciosas dicas.
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    • Respondendo para a Mariana

      Oi Mariana!

      O medicamento ideal para sua mãe é o médico quem deve decidir. Na dúvida, pergunte à ele ou consulte outro médico.
      A fisio está ok, possivelmente outros exercícios serão incluídos. O processo é lento.
      O uso do gelo ou do calor depende do objetivo a ser alcançado, pergunte ao fisioterapeuta sobre o uso do gelo em casa.
      A instabilidade que ela sente pode ter relação com o problema ou não, pode ser inclusive em função da idade dela (que você não mencionou).
      O cisto poplíteo é uma lesão secundária, ou seja ele ocorre em função de um outro problema que pode ser a condromalácia ou outra lesão (menisco, ligamento) e quando não trás incômodo o tratamento não se faz necessário.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  86. A 4 semanas sinto uma dor imensa no meu joelho esquerdo, nao sofri trauma nenhum, porem essa dor apareceu da noite para o dia. Vejo que há uma parte muito inchada, parece uma bola ao lado, e a dor esta se irradiando para a batata da perna e tornozelo, isso pode ser sinovite?

    Obrigada.

  87. A 4 semanas sinto uma dor imensa no meu joelho esquerdo, nao sofri trauma nenhum, porem essa dor apareceu da noite para o dia. Vejo que há uma parte muito inchada, parece uma bola ao lado, e a dor esta se irradiando para a batata da perna e tornozelo,quando vou subir ou descer escada a dor é insuportavel, sentada doi também, não estou conseguindo dobrar a perna e meu tornozelo esta inchando, isso pode ser sinovite?
    • Respondendo para a Silvana

      Oi Silvana!

      Pode ser, mas apenas um médico poderá dar o diagnóstico correto após examinar seu joelho.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  88. Oi professora, boa tarde.Eu tenho condromalacia nivel III nos dois joelhos,tenho 44 anos, faço musculação a 15 anos,mantenho o mesmo peso 58kg desde os 25 anos…ja fiz infiltração com Sinvisc no joelho esquerdo e nãos senti mais dor, no direito fiz infiltração com Fermatron, não obtive sucesso, continuo com dores fortissimas no joelho direito,não parei com a musculação,claro que dentro dos meus limites, mas estou em duvida de qual exercicio aerobio fazer, corrida é impossivel, caminhar e elypticon também dói,estou fazendo bicicleta 30 min nos dias que malho e 60 min qdo não faço musculação.Mas mesmo assim fico com medo…A dor não para é constante, gostaria de saber qual o melhor exercicio aerobio é indicado no meu caso…posso fazer natação, hidro, pilates…só preciso saber qual é o melhor no meu caso. Por favor me ajude, não posso ficar sem o aerobio, adoro esportes , este problema tem sido um castigo pra mim.
    Obrigada
    • Respondendo para a Nelia

      Oi Nelia!

      Opte pela natação (exceto pernada do nado peito) ou pela hidro.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  89. Parabéns Professora!
    Sou licenciado em Educação Física e Especialista em EF para Grupos Especiais. Pesquisando sobre condromalácia, achei esse espaço. É justo salientar que sua contribuição é válida não só para as pessoas acometidas com essa patologia,mas para toda comunidade acadêmica. Fico feliz em ver uma ”Profissional de Educação Física” esclarecer, de maneira brilhante, esse tipo de assunto.
    Parabéns Professora Denise!
    Profº Rui César Santiago CREF 2151-G/CE.
    • Respondendo para o Prof. Rui

      Oi Professor!

      Obrigada! Fico feliz por estar contribuindo também com meus colegas. Continue passando por aqui. Participe, sugira novos assuntos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  90. Tenho 57 anos, sempre fui saudável mas acima do peso. Pratiquei caminhada diariamente por 25 anos e praticava peteca 4 vezes por semana. Continuo adorando atividades físicas, mas sinto muita dor nos joelhos, principalmente após um tempo sentada. Tenho tb artrose na c5 e c6. Tenho praticado a bic.ergométrica e ás vezes faço caminhada, mas após qualquer um dos dois as dores nos joelhos ficam agudas. Qual esporte é menos agressivo? Qual dos dois posso manter e que com frequência hs/semnana?Um abraço e obrigada. Rosana.
    • Respondendo para a Rosana

      Oi Rosana!

      Experimente fazer atividades na água. Natação e hidro podem ser boas opções.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  91. Tenho 57 anos, sempre fui saudável mas acima do peso. Pratiquei caminhada diariamente por 25 anos e praticava peteca 4 vezes por semana. Continuo adorando atividades físicas, mas sinto muita dor nos joelhos, principalmente após um tempo sentada. Tenho tb artrose na c5 e c6. Tenho praticado a bic.ergométrica e ás vezes faço caminhada, mas após qualquer um dos dois as dores nos joelhos ficam agudas. Qual esporte é menos agressivo? Qual dos dois posso manter e que com frequência hs/semnana?Um abraço e obrigada. Rosana.Gostei muito de poder contar com alguém que possa me esclarecer. Ah, esqueci de comentar que estou no processo de perda de peso e a bike ergom. tem me ajudado muito, com reeducação alimentar e os exercícios, já perdi 6 kg.
  92. Suas respostas são bem esclarecedoras, obrigada por nos proporcionar algo tão eficaz.
  93. Bom dia, Profa Denise.
    A principio gostaria de parabenizá-la também pelo blog,pois as informações sobre a condromalácia foram bastante esclarecedoras para mim.
    Gosto muito de jogar volei e há 8 meses apareceu uma dor no joelho, a principio não me importei, comecei a fazer academia com a intenção de eliminar a dor, no entanto, a dor aumentou, procurei um ortopedista o qual pediu um Rx e o mesmo disse que não era nada, apenas uma pequena inflamação, detalhe, passou anti-flamtório, mas a dor persistiu, procurei outro especialista que passou uma ressonância, após fazer a mesma e levar o resultado o mesmo me disse que não tinha dado nada, e o que me espanta é que no laudo estava a seguinte conclusão:
    1. Sinais de conflito fêmoro-petelar externo
    2. Condromalácia patelar grau IV

    Será que a conclusão do laudo não é nada, como diz o médico? Fiquei realmente espantada, pois foi preciso pesquisar para achar este excelente site para saber o que realmente tinha e o que fazer a respeito.
    Sabendo das orientações que já foram ditas no blog e com a sua vasta experiência é necessário procurar um terceiro médico? Futuramente será que poderei a voltar a jogar volei e sair para dar aos finais de semana?

    Peço desculpas pelo desabafo e agradeço desde de já pelas informações.

    Abraços,

    Cíntia Alves

    • Respondendo para a Cíntia

      Oi Cíntia!

      Que absurdo a sua história! Em todas as áreas, infelizmente, temos profissionais e “profissionais”, mesmo na área da saúde onde isso não poderia acontecer.
      Com certeza deve procurar outro médico para iniciar o tratamento imediatamente. Só o tempo dirá se poderá voltar às suas atividades normais.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  94. Bom dia, Profa Denise. (correção da mensagem anterior)
    A principio gostaria de parabenizá-la também pelo blog,pois as informações sobre a condromalácia foram bastante esclarecedoras para mim.
    Gosto muito de jogar volei e há 8 meses apareceu uma dor no joelho, a principio não me importei, comecei a fazer academia com a intenção de eliminar a dor, no entanto, a dor aumentou, procurei um ortopedista o qual pediu um Rx e o mesmo disse que não era nada, apenas uma pequena inflamação, detalhe, passou anti-flamtório, mas a dor persistiu, procurei outro especialista que passou uma ressonância, após fazer a mesma e levar o resultado o mesmo me disse que não tinha dado nada, e o que me espanta é que no laudo estava a seguinte conclusão:
    1. Sinais de conflito fêmoro-petelar externo
    2. Condromalácia patelar grau IV

    Será que a conclusão do laudo não é nada, como diz o médico? Fiquei realmente espantada, pois foi preciso pesquisar para achar este excelente site para saber o que realmente tinha e o que fazer a respeito.
    Sabendo das orientações que já foram ditas no blog e com a sua vasta experiência é necessário procurar um terceiro médico? Futuramente será que poderei a voltar a jogar volei e sair para dançar aos finais de semana?

    Peço desculpas pelo desabafo e agradeço desde de já pelas informações.

    Abraços,

    Cíntia Alves

  95. Este site é simplesmente sensacional! muito obrigado por sanar minhas duvidas e de outras pessoas que tem a patologia condromalacia.
    Minha duvida é a seguinte: estou fazendo tratamendo com remedio a base de glucosamina, colastin, raftiline, e irei casar por esses dias, será que posso tomar champangne , vinho, ou essas bebidas alcoolicas atrapalham o tratamento? ou cortam o efeito dos mesmos? Desculpe a duvida banal, mas é que meu médico está de férias e não perguntei a ele.
    Obrigado!!
    • Respondendo para o Gerson

      Oi Gerson!

      Medicamentos não combinam com bebida alcoólica. O ideal é consultar um médico, na dúvida leia a bula dos medicamentos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  96. Profª Denise, muito obrigada pela resposta e pela atenção.
    Só complementando, minha mãe tem 54 anos, e até então nunca tinha sentido dor nenhuma no joelho. Apenas um “ligeiro” incômodo para agachar, que ela se lembrou que tinha de vez em quando, mas por acreditar que era em função do sobrepeso. Aliás, sobrepeso influi muito nisso, né?

    Bom, só abusando mais um pouquinho, andei lendo umas coisas sobre o ondas curtas na internet… você poderia comentar um pouquinho sobre a segurança desse tratamento, qual a maneira adequada que deve ser aplicado e se realmente há contra-indicações relevantes? Existe uma potência/frequência segura de uso? Minha mãe sente ele “confortavelmente” quente, mas na clínica onde faz, já recebeu duas respostas diferentes dos estagiários… eu vejo um botão lá que fica oscilando perto de “100”. Uma estagiária disse que teria que colocar o eletrodo mais para a parte da coxa, senão poderia queimar o osso… isso procede? pq até então, em todas as sessões, ele tinha sido posicionado bem em cima do joelho dela, e na parte de trás também.

    Obrigada mais uma vez!
    Abraços

    • Respondendo para a Mariana

      Oi Mariana!

      O tratamento com ondas curtas é de maneira geral seguro. Existem algumas contra-indicações, mas são muito específicas (uso de marcapasso, metais no corpo, gestação, hemorragia, infecções e outros). A frequência vai variar de acordo com o tratamento (10 a 100mhz). A possibilidade de queimaduras existe, mas você teria que conversar com um fisioterapeuta para saber melhor sobre o assunto, inclusive sobre o posicionamento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  97. Olá Profª Denise, em primeiro lugar parabens por tratar de um assunto delicado como é esse.
    Fui diagnosticado através de ressonancia magnética, com condromalácia grau IV nos dois joelhos. Sentia muitas dores inclusive sentado. Fiz sessões de fisioterapia e alongamento. Fiz e até hoje faço, trabalho de fortalecimento muscular em academia. Não sinto hoje dores, apenas incomodos pequenos ao praticar atividades excessivas. Minha duvida é sobre a pratica de corrida de rua. Desde quando melhorei desse problema venho praticando esse esporte, porem gostaria de saber se existe um limite sobre a pratica. Ex: posso correr 5 dias da semana e descansar 2? Hoje treino 2 ou 3 vezes por semana.

    Muito obrigado e um abraço,

    Carlos

    • Respondendo para o Carlos

      Oi Carlos!

      O limite é a dor. De qualquer forma não é bom abusar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  98. Olá,a alguns meses venho sentido muitas dores no joelho e decidi procurar um especialista…acabei passando em 3, e cada um tem um pensamento diferente, o que aacho até normal, mas que me deixa confusa; no meu exame deu condomalácia patelar e lesão degenerativa, até então não entendi, tenho 32 anos, nunca estive acima do peso, e o único exercício que faço é hidroginástica à 3 anos, não sofri nenhuma queda ou acidente, mas sempre trabalhei em pé por cerca de 10horas diárias, não sei se isso agravou esse resultado do exame; o mais conplicado é que 1 médico sugeriu operar e os outros 2 tratamento com fisioterapia e remédio artrolive, já estou fazendo, e tomando à 2 meses e não vejo muito resultado? gostaria de opiniões….
    • Respondendo para a Tânia

      Oi Tânia!

      O fato de nunca ter estado acima do peso, ter caído, etc, não basta para livrar os joelhos desse tipo de lesão. A cartilagem precisa ser estimulada para ser nutrida pois não é vascularizada, portanto o sedentarismo também é um fator a ser considerado. Neste caso a hidro pode não contar pois tem o impacto muito reduzido e é ele o grande responsável por estimular a cartilagem. Outro fator, e talvez o mais provável é o ângulo Q. O ângulo formado no quadril que quando aumentado (comum em mulheres) traciona a patela para a lateral externa, gerando atrito, o que acaba por degenerar a cartilagem.
      Eu apostaria no tratamento com fisio e remédio. Cirurgia só em último caso!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  99. fiz uma cirurgia de correçao da condromalacia a 1 ano e 4 meses,fiz muito tempo de fisioterapia,fiz hidro por 3 meses mas tive que parar pois comecei a sentir dores, hoje sinto minhas pernas fracas nao aguento subir escadas,a perna que fiz a cirurgia esta mais fina me sinto impossibilitada,por fovor me ajude o que posso fazer para pelo menos poder fazer movimentos com subir e agachar, espero por esta luz, obrigada….
    • Respondendo para a Marlete

      Oi Marlete!

      Musculação deve ajudar. Retorne ao médico, explique o que está ocorrendo e pergunte se você deve iniciar o fortalecimento com um fisioterapeuta ou se já pode procurar um professor de educação física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  100. Em primeiro lugar, devo dar os parabéns pelo site e pela atenção que é dada a todos os que aqui procuram esclarecer as suas dúvidas.

    Tenho 21 anos e desde sempre pratiquei actividade física. Ultimamente, andava bastante de bicicleta. Comecei recentemente a sentir desconforto e dores no joelho, em torno da patela, quando pedalo ou subo escadas e ainda quando fico muito tempo sentada.

    O resultado do RX pedido pelo fisiatra não indica quaisquer sinais de artrose, mas é visível uma luxação lateral da patela. O médico apontou como causa da dor algum desgaste inicial de cartilagem e uma sobrecarga provocada pelo exercício. Apenas proibiu as actividades de impacto. Foram-me receitados suplementos à base de glucosamina e condroitina.

    Neste momento, por outros motivos pessoais, é-me totalmente impossível frequentar uma piscina e optar por exercícios na água como a hidroginástica ou a natação. Tendo em conta que sou uma pessoa bastante activa, custa-me imenso estar parada, pelo que gostaria de saber que exercício poderei fazer como alternativa. Caminhar será prejudicial? Posso utilizar o aparelho elíptico?

    Peço desculpa pelo tamanho do post e por tantas perguntas. Desde já agradeço a atenção.

    Sara

    • Respondendo para a Sara

      Oi Sara!

      Sugiro que você inicie um trabalho de fortalecimento. Quanto à caminhada e ao elíptico eu diria que se você sentir dor deve parar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  101. Olá, tenho condromalácia patelar, nao sei em que nível, mas nao sinto dores, percebi pelos estalos no joelho direito ao levantar depois de agachar. Gostaria de saber se poderia fazer as seguintes atividades: jump, boxe tailandes, remo e escalada. Imagino que o jump nem pensar,né?! Mas e se feito com moderaçao,uma vez na semana por exemplo? Já fiz algumas vezes ( antes de descobrir a doença, e isso faz uma semana)e nao senti dores. No momento só posso me exercitar em academias, que atividades aeróbicas das oferecidas nesses espaços posso praticar?!
    Obrigada e aquele abraço.

    Ana Paula.

  102. Olá,Professora Denise.
    Me surgiu uma outra dúvida, em resposta a alumas peruntas anteriores você disse que o limite é a dor (ou eu entendi assim). Então não sentir dor sinifica que o problema fica estacionado, ou seja, que não há alterações na cartilagem? E que então a pessoa com condromalácia pode fazer tudo desde que seja este o caso?
    Mais uma vez obrigada e parabéns pelo trabalho.

    Ana Paula.

    • Respondendo para Ana Paula

      Oi Ana Paula!

      Joelhos estalarem não significa necessariamente que você tenha condromalácia. Sugiro que procure um médico para ter o diagnóstico preciso. Quanto aos exercícios, se não há dor, não existe motivo para evitar, a não ser que tenha recomendação médica para isso. Entenda que a dor é um aviso do seu organismo de que algo não vai bem. Na verdade a recomendação é inversa: nunca faça exercícios com dor. Minha sugestão é que faça um trabalho de fortalecimento antes de iniciar as atividades mais intensas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  103. Boa noite, Gostaria de saber a opinião dos especialistas no caso. Sou Personal Trainer, e tenho uma aluna que tem problema nos dois joelhos, já fez cirurgia para retirada da Patela ( direita ) e de metade da patela do joelho (esquerdo) devido a condromalacia patelar, e o médico indicou fortalecimento muscular de quadriceps e alongamento de isquitibiais. Estou a 3 semanas com esta aluna, ela tem 58 anos, adora praticar atividade física, e eu tenho passado exercicios isometricos com caneleiras e passo um aganhamento (cadeirinha isometrico) tbm, acredito que com as cirurgias de retirada da rótula nao seria indicado fazer a flexao e extensao dos joelhos com sobre peso. Queria saber a opiniao de vocês sobre o caso? aguardo , obrigado, Leonardo
    • Respondendo para o Leonardo

      Oi Leonardo!

      Não sou especialista em joelho. Sou especialista em Atividade Física Adaptada e procuro conversar com o médico dos meu alunos para escolher os exercícios mais indicados. Creio que você esteja no caminho certo, eu também faria um trabalho isométrico. Lembrando apenas que o ganho de força se dará no ângulo trabalhado com uma variação de no máximo 20% para mais ou para menos, por isso faria o trabalho em ângulos diferentes. Eu também conversaria com o médico sobre a possibilidade de introduzir alguns exercícios isotônicos em um próximo passo visando as AVD.

      Um abraço e bom trabalho!

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  104. gostaria de agradecer pelo esclarecimento dado sobre a condromalacia.
    comecei a sentir dores com 13 anos depois de passar por diversos médicos e fazer vários raios-x minha mãe me levou pra outra cidade…foi então que eu descobri com 17 anos que tinha condromalacia…tenho nos dois joelhos o J.E. é grau II/III e o J.D. é grau I/II…sinto dores meu joelho as vezes “trava” fazendo com que eu leve quedas…fiz fisio e as dores continuaram…daí parei …gostaria de saber o que seria melhor pra o meu caso…posso fazer academia? me falaram que se não cuidasse poderia ficar sem andar devido as intensas dores…isso pode realmente acontecer? posso usar salto??
    desde já obrigada
    • Respondendo para a Ariel

      Oi Ariel!

      Realmente os casos mais graves impedem a locomoção. Você precisa voltar para a fisioterapia, o tratamento é lento, posteriormente deverá optar pela musculação com o acompanhamento de um profissional de Educação Física. Além disso converse com seu médico sobre a utilização de medicamentos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  105. OLÁ DENISE. TODOS OS COMENTÁRIOS POSTADOS TEM IDENTIFICAÇÃO COMIGO. TENHO,CONDROMALÁCIA GRAU 4 RESIDO EM UMA CASA COM ESCADAS E UM MÉDICO FALOU PARA QUE EU VENDESSE A CASA. FIZ UMA ARTROSCOPIA EM 2007 E SÓ FEZ AGRAVA MEUS JOELHOS. ESTOU BASTANTE DESESPERANÇOSO EM RELAÇÃO A CURA PEDALO, NADO E FAÇO MUSCULAÇÃO E A CADA DIA DÓI MAIS. ESTOU BASTANTE FRUSTRADO TENHO DOIS FILHOS PEQUENOS TENHO 36 ANOS E AINDA PRECISO TRABALHAR MUITO PARA SUSTENTÁ-LOS.
    • Respondendo para o Alessandro

      Oi Alessandro!

      Que médico simpático você arrumou! De fato subir e descer escadas não é aconselhável no seu caso, mas isso não é maneira de se falar!
      Primeiro troque de médico!!!
      Não perca a esperança, mas não bobeie no tratamento. Por enquanto suspenda o uso da bike. Na natação não faça a pernada do nado peito. Continue a fazer musculação, troque os exercícios que causam dor por outros ou faça em angulações menores ou ainda troque pela isometria. Converse com o médico sobre o uso de medicação, algumas tem trazido resultados ótimos. Considere fazer fisioterapia como tratamento analgésico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  106. ola Denise. Parabens pelo site, tenho 47 anos e condromalacia patelar na perna direita a mais ou menos 10 anos, tomo glucoreumin direto a alguns anos, com orientação médica tenho dor e sinto a perna pesada só as vezes quando forço um pouco mais a perna, faço hidro 3 vezes por semana e me sinto muito bem com a hidro. gostaria de saber se posso andar de bicicleta na rua (não na academia), estou acima do peso 20 kilos, preciso emagrecer. Desde já agradeço.

    Marlene.

    • Respondendo para a Marlene

      Oi Marlene!

      Eu não aconselho. Pode ser que desencadeie uma crise, mas não tem como saber.
      Para emagrecer caprixe mais na hidro e busque ajuda de uma nutricionista para melhorar seus hábitos alimentares.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  107. Olá Denise,recebi o diagnosticada de condromalácia patelar,não sei qual o grau. O médico me receitou FERMATRON 6 CAIXAS (INTRA-ARTICULAR)ou SINVISK 2 cx.Gostaria de saber sua opinião
    Grata pela atenção
    • Respondendo para a Solange

      Oi Solange!

      O tratamento da condromalácia com medicamentos tem se mostrado bastante eficaz. Me parece que esses medicamentos que foram receitados para você têm ação analgésica, se eles são adequados para o seu problema, eu não poderia dizer. Minha sugestão é que você busque a opinião de um outro médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  108. Oi Professora Denise Carceroni,
    Tenho buscado constantemente informações sobre a condromalácia patelar, pois tenho nos 2 joelhos, sendo que no joelho direito ela é mais intensa. Mas meus médicos são péssimos, eles não explicam as coisas direito, receitam remédios, fisioterapia e nada melhora.
    Quer dizer, na última consulta tive uma melhora, mas assim que voltei a fazer caminhada as dores voltaram com força. Não tenho inchaço, mas estalos, falseios ao descer morros, e mt dor. Não existe mais sapato confortável. Sinto dor nos joelhos e nos pés.
    Queria saber sobre a caminhada, pois gosto e preciso mt fazer caminhada, pois além da condromalácia tenho osteopenia, sinovite no joelho esquerdo e estou na menopausa. Mas qd as dores desaparecem e volto prá caminhada as dores voltam também, e olhe que tenho feito 30 minutos de caminhada, na rua, plana.
    Vc acha que devo insistir na caminhada, ou fazer como o médico disse, parar de caminhar?
    Mas aí vem outros problemas ligados à osteopenia e a menopausa.
    O que devo fazer, com um custo mínimo? Pois fica difícil ficar pagando academia.
    Obrigada pela atenção.
    Rosa
    • Respondendo para a Rosa Marilda

      Oi Rosa!

      O tratamento é esse mesmo, medicação + fisioterapia. Posteriormente o fortalecimento dos membros inferiores. Em alguns casos a cirurgia é recomendada.
      Você diz que é difícil pagar uma academia, mas existem academias que custam R$ 50,00 e às vezes menos do que isso por mês. Não pense que para você é um luxo, o exercício no seu caso é como se fosse um remédio (tanto para a condromalácia, quanto para a osteopenia). Você poderá fazer esses exercícios em casa, mas correrá o risco de se machucar ou fazer algo que não ajudará nos seus problemas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  109. Dr Denise a pouco tempo descobri que tenho condromalacia patelar com comprometimento da superficie condral e dos osso subcontral. estou muito preocupada pois sinto muitas dores e agora parece que meu outro joelho esta quarendo a começar o doer tambem estou dessesperada pois queri saber se vou voltar andar normal e parrar sentir dor por favor me ajuda to muito triste com tudo que vem acontecendo. o que posso fazer para melhorar isso
    • Respondendo para a Vivi

      Oi Vivi!

      Siga as orientações do seu médico. Converse sobre a possibilidade do tratamento usando remédios, fazendo fisioterapia e posteriormente exercícios para fortalecer as pernas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  110. OLÁ DENISE.

    SOU PORTADORA DE CONDROMALÁCIA. ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM MEDICAÇÃO E MUSCULAÇÃO. AS VEZES SINTO DOR, NA MUDANÇA DE PESO NOS EXERCICIOS, É NORMAL? E QUAIS SÃO OS EXERCICIOS RECOMENDADOS?
    OBRIGADA.

    • Respondendo para Rosiane

      Oi Rosiane!

      Pode ser que a mudança das cargas acarrete dor quando for muito diferente do que você estava habituada. O ideal é que essa mudança ocorra de forma muito gradual. Os exercícios recomendados estão neste post, mas há discordância na utilização de alguns deles por parte dos profissionais.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  111. Boa tarde, maravilhoso este site,tenho 45 anos e quanto a condromalácia patelar que é meu problema, li quase todos os depoimentos, e explicações… no meu caso tenho uma dor muito forte quando dobro o joelho, faz um estalo que quem está perto ouve, e doi muito. além da fisioterapia estou tomando um remédio manipulado (diacereina, ibuprofeno, deflazacort, famotidina e paracetamol) Gostaria de saber quais exercícios poderia fazer para ajudar e se poderei voltar as atividades esportivas, principalmente o futebol. obrigado antecipadamente
    • Respondendo para o Cesar

      Oi Cesar!

      São exercícios para o fortalecimento dos músculos da coxa. Para saber quais são os mais adequados para você seria preciso fazer uma avaliação. Converse com seu professor de educação física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  112. Olá Prof tenho 21 anos malho a aprox 7 e tenho 1metro e 98 centimetros e recentemente vinha sentindo umas dores no joelho direito fiz raio-x e nada foi diagnosticado, resolvi trocar de médico pois o mesmo não me deu um atendimento adequedo, no segundo médico que não era especialista de joelho recebi um atendimento melhor ele me avaliou “foi ele que me pediu o raio-x o primeiro passou uma ultrasonografia que não deu nenhum achado” ele me indicou em realizar o exame de ultrasonografia, no laudo desse exame veio os seguintes achados alterados

    1-Cartilagem patelar de espessura preservada, notando-se extensos focos de hipersinal em toda sua extensão, notadamente na faceta medial, sugerindo condromalacia patelar
    2-Pequena imagem cistica levemente septada, medindo cerca de 1,0 cm na margem posterior do côndilo femoral medial, sugerindo pequeno cisto de baker atipicamente migrado cranialmente

    Minhas dúvidas são as seguintes, se eu tenho mesmo a condromalacia ou se é somente uma suspeita e se o cisto tem cura e se é secundario a alguma coisa? e se em exame médico de concurso publico nesse caso especifico da policia federal isso me desclassificaria na seleção por ser uma doença cronico degenerativa

    Desde já agradeço

    Um Abraço!

    • Respondendo para o Henrique

      Oi Henrique!

      Aconselho procurar ajuda de um especialista em joelho, infelizmente não sei responder às suas perguntas, pois não sou médica!
      Quanto à seleção, tudo depende do que está escrito no edital. Leia-o atentamente.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  113. Olá Denise,

    Descobri através de uma ressonância magnética em 26/03/10 que tenho condromalácia patelar no joelho esquerdo de grau 1 e algum tempo depois meu joelho direito também começou a doer. Estou fazendo fisioterapia e há 3 dias o médico me mandou manipular um medicamento(sulfato de glucosamina 1,5g e sulfato de condroitina 1,2g). No meu trabalho tem várias escadas e às vezes preciso subir várias vezes durante o dia,estou de licença médica desde que descobri,será que não vou poder trabalhar mais subindo escadas?

    Um abraço.

    • Respondendo para a Maria

      Oi Maria!

      Se fizer o tratamento corretamente e o fortalecimento adequado dos músculos da perna, poderá trabalhar sem problema.
      Quanto a acreditarem ou não, isso é problema deles, seu médico dará um laudo e eles não poderão questionar.
      Quanto a ser de nascença, é possível, mas com certeza as escadas contribuíram para agravar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  114. Desculpa Denise,

    Esqueci de colocar minha idade,tenho 40 anos e sou sedentária há mais ou menos 2 anos,antes pratiquei só yoga por uns 2 meses em 2008,também esqueci de dizer que trabalho muito tempo sentada também e antes de entrar de licença depois de passar várias horas sentada meus joelhos pareciam que estavam engessados. Estou em pânico,será que vou ficar inválida para o meu trabalho,sou empregada pública,mas lá eles não aceitam que as pessoas fiquem doentes(não acreditam).

    Estarei aguardando resposta.

  115. Oi Denise,

    Tem outro detalhe: tenho os joelhos do tipo valgo e o médico disse que a condromalácia é de nascença por causa disso, mas não seria por causa de 4 anos subindo e descendo escadas várias vezes no meu trabalho?

  116. Ola denise,
    Fiz ressonancia constatou condromalacia grau 4, sinto poucas dores, estou tomando condroflex a 1 mes, fazendo musculaçao, quando parar as pequenas dores poderei jogar futebol pelo menos 2 vezes semana ou nao poderei mais jogar?
    Abraço
    Ivan
    • Respondendo para o Ivan

      Oi Ivan!

      Teoricamente se não houver dor você poderá voltar às suas atividades normais. A questão é que o problema continuará lá e poderá se agravar. Será preciso um excelente programa de fortalecimento, seguido pelo resto da vida para que você possa retornar às atividades com risco mínimo das dores voltarem. Converse com seu fisioterapeuta.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  117. Professora, parabéns pelo site, e pela “disposição” em responder a tantas perguntas!!! Infelizmente poucos dominam tanto desse assunto feito você!!!Gostaria de registrar minha satisfação!!!
    Tenho condromalácia, já fui a quase 10 ortopedistas, e procurei auxílio de diversos professores na academia!!! Inclusive, um dos médicos, me fez tomarcondroflex por DOIS ANOS (haja dinheiro), até não obter muito sucesso, e o médico simplesmente dizer para mim que “não tinha jeito”. Depois disso procurei outros, e continuo buscando um tratamento que, ao menos “estabilize” a situação. Estou com grau IV, e não parei a musculação. Adquiri uma bicicleta ergométrica, e gostaria de saber se tem alguma restrição.
    Grata
    • Respondendo para a Flor

      Oi Flor!

      De certa forma o ortopedista tem razão, mas isso não é maneira de se falar, né?! Como você deve ter lido a condromalácia é uma doença degenerativa e como tal “não tem jeito”. O que conseguimos é diminuir/sanar a dor e desacelerar o processo degenerativo. Há pesquisas que mostraram a ineficácia da medicação no tratamento da condromalácia, mas como em outras pesquisas o resultado foi positivo, é recomendado seu uso.
      Realmente não deve parar a musculação, ruim com ela, pior sem ela!!! Cuide apenas para que os exercícios sejam adequados ao seu problema.
      Quanto à restrição ao uso da bicicleta, é relativo. Qualquer movimento onde houver flexão do joelho irá ocorrer o atrito na articulação, como você faz trabalho de fortalecimento pode ser que a sobrecarga seja diminuída e não cause dor, mas só dá para saber na prática.
      Minha recomendação é que regule o banco de forma que ao pedalar sua perna fique quase estendida (com uma leve flexão no joelho). A carga deve ser regulada de forma que não fique pesada, mas exija esforço muscular, a referência é: você deve levar o pedal e não o pedal levar a sua perna. Comece fazendo por pouco tempo e conforme perceber que não há dor vá aumentando.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  118. Sou professora de educação física e há pouco tempo foi constatado que tenho condromalácia grau IV nos dois joelhos; estou fazendo hidroteraía e tomando medicação, mas continuo a sentir muitas dores. Gostaria de sbaer se seria caso para cirurgia e se poderei continuar dando aulas?
    • Respondendo para a Márcia

      Oi Márcia!

      O tratamento é longo, uma parte dele deverá ser seguido pelo resto da vida, por isso é preciso ter paciência. Se é caso cirúrgico apenas um médico especialista poderá dizer. Quanto a continuar dando aula, depende do que você dá aula. Se for Educação Física Escolar, por exemplo, não vejo problema, já se dá aulas de Jump ou Bike, talvez tenha que mudar a modalidade.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  119. Oi,
    Tenho Condromalacea Patelar Grau IV nos dois joelhos e ROPTURA OBLÍCUA NO CORNO POSTERIOR DO MINISCO MEDIAL,trabalho com ED.FÍSICA A 22 ANOS tenho 41 DE IDADE , erstou tentando me fazer a reabilitação profissional.Um médico sugere cirurgia o outro tratamento com medicamentos e fisioterapia.O que você sugere e qual o beneficio com acirurgia.
    Obrigada.
    • Respondendo para Márcia

      Oi Márcia!

      Acredito que a cirurgia seja sempre o último recurso. Na dúvida consulte um terceiro especialista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  120. *** POR FAVOR É URGENTE !! DÚVIDAS REF MINHA CIRURGIA***

    Bom dia !

    Há anos com dores e principalmente ao dobrar os joelhos,além de estalos em escadas…Resolvi procurar em ortopedista q solicitou a ressonância e não deu outra= Condromalácia GRAU III.
    O dr me explicou que é irreversível,e necessário cirurgia, então agendei agora para o dia 24/05/2010,gostaria de um parecer seu. Grau III realmente é necessário a cirurgia? O orto disse que sim, mas gostaria de uma outra opinião também.

    AGRADEÇO E PARABÉNS PELO TEU TRABALHO !!

    • Respondendo para a Valéria

      Oi Valéria!

      Espero que tenha corrido tudo ok na sua cirurgia, infelizmente não consegui responder antes.
      De fato a condromalácia é irreversível, o que conseguimos é diminuir a dor e desacelerar o processo degenerativo. Particularmente acho que a cirurgia deve ser o último recurso, mas quem deve dar a palavra final sobre o assunto é sempre o médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  121. Gostaria de saber se hoje já existe cura para a condromalácia patelar, eu tenho desde 2002, após um trauma, torci o joelho indo para o trabalho e sofro até hoje com dores já fiz fisioterapia e sinceramente não tive melhora, algumas pessoas dizem que a condromalácia tem cura, tem ou não? Me ajude por favor, vivo em favor dos remédios e repouso, sou nova tenho 28 anos.
    • Respondendo para a Daniele

      Curar a condromalacia significaria restabelecer a função da cartilagem e tornar fisiológico o atrito na articulação, para o primeiro ainda não existe meios já para o segundo é possível conseguir através de exercícios. Trocando em miúdos, não há cura, mas é possível tratar e conviver com ela sem dor ou com o mínimo possível.
      O tratamento é a base de medicamentos, fisioterapia e fortalecimento, esse último para a vida toda. Em casos mais graves a cirurgia é indicada.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  122. Oi,
    No inicio do ano com uma resonância foi diagnósticado o condromalacea grau IV nos dois joelhos.O médico indica artroscopia. Ele já afirmou que esta medida só vai aliviar a dor.Sendo assim eu gostaria de saber quantas artroscopia um joelho suporta.
    Obrigada.
    • Respondendo para a Márcia

      Oi Márcia!

      Essa questão deve ser respondida por um médico. Sou professora, assim como você, e sua pergunta foge das minhas atribuições.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  123. Oi Denise, realmente um achado esse site! parabéns!
    Tenho 39 anos e a única atividade física que faço é a musculação.

    Li todos os posts anteriores e apenas duas dívidas ainda persistem:

    1- sempre ouvi falarem muito mal do agachamento 90 graus ou profundo, devido a sobrecarga dos joelhos…
    Qual é o agachamento mais indicado ? o 45 graus ?

    2- a suplementação com cálcio, polivitamínicos e magnésio pode ajudar no processo de recuperação ou ajudar a parar o avanço da condropatia patelar ?

    obrigado

    Alexandre

  124. Oi Denise,

    Realmente um achado este site, Parabéns!
    Tenho 39 anos, 93 kilos, 1,90 e fui diagnosticado com Condropatia patelar grau II.
    O médico indicou RPG e Condroflex ( ja iniciei o tratamento medicamentoso a 1 mês) e a RPG semana passada.

    O único esporte que pratico é a musculação
    Li todos os posts e tenho duas dúvidas que persistem:

    1- Sempre ouvi falar muito mal do agachamento 90 graus e profundo por supostamente forçar os joelhos. Com uma execução bem feita com acompanhamento é possivel realizar este exercício ?

    2- A suplementação com Cálcio + vitamina D + Magnésio podem ajudar no tratamento dessas patologias ?

    Obrigado

    Alexandre

    • Respondendo para o Alexandre

      Oi Alexandre!

      Desculpe pela demora, mas foram mais de 50 perguntas nas últimas semanas!

      Vamos lá:

      1- Não existe exercício proibido e sim pessoas que não podem realizar determinados movimentos ou ângulos de movimentos, no seu caso, por ter condromalácia, não acho uma boa ideia! Mesmo que pratique musculação há muito tempo irá sobrecarregar o joelho e provavelmente agravar o quadro uma vez que o problema é o atrito.

      2- O único tratamento que surte algum resultado é a base de glicoproteínas, além da fisioterapia e do fortalecimento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  125. Olá, tenho 23 anos e descobri há quase um mês que tenho condromalacia no estagio I. Fui atendida por dois medicos e eles me passaram apenas atividade fisica para fortalecer o quadriceps, o que voce acha do uso do condroflex nessa patologia, tendo em vista que sua ação é de proteção e retardo do processo de degeneração da cartilagem e um dos componentes desse medicamento compoe a cartilagem? Por quanto tempo deveria usar? Um dos medicos que me atendeu (especialista em joelhos) disse que eu deveria fazer extensao elevando toda a perna e segurando o peso durante alguns segundos… Esse exercicio é indicado? minha instrutora havia passado de outra forma, que nao houvesse o atrito, dessa forma há o atrito ou não? Muito Obrigada!
    • Respondendo para Djolanda

      Oi Djolanda!

      O condroflex é usado nessa patologia, mas em graus maiores do que o seu. De qualquer forma quem deve decidir o uso dele é o médico. O fortalecimento muscular é tão ou mais importante do que o tratamento medicamentoso, portanto os médicos estão corretos na recomendação.
      Quanto à prescrição do execício esta deve ser feita pelo professor de educação física, mas atenção:
      1- Qualquer movimento onde haja extensão do joelho haverá atrito da cartilagem patelar,
      2- Para fortalecer o quadríceps é necessário estender o joelho.
      O trabalho isométrico, sugerido pelo médico, está correto, é o mais usual no início do trabalho de fortalecimento, nele há atrito durante o movimento até atingir a posição estendida. Sendo assim a única maneira de fortalecer o quadríceps sem causar atrito seria manter a perna elevada, sustentando o peso, mas já partindo da posição estendida, o que não é usual.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  126. Olá Denise!

    Tenho 19 anos e estou com condromalácia patelar e cisto de baker em ambos os joelhos pois, na busca do corpo perfeito, exagerei um pouco na academia!
    Já tem quase um ano que estou com este problema e faço fisio a um pouco mais de 3 meses. Hoje fui ao médico especialista em joelhos para que ele avaliasse a minha ressonância e ele me receitou o Condroflex (Sachê) para uso contínuo. Tomei o meu primeiro hoje mas me assustei aqui pois pelo que li, muitos dos que tomam esse medicamento não obtiveram melhoras significativas. É normal sentir dor de cabeça? Bom cada um reage de uma forma a medicamentos, não é, mas a minha pergunta mesmo é: o que você recomenda de exercícios? A hidro fará bem? Hidrobike nem pensar? Pilates é recomendado neste caso? Para quem era literalmente viciada em academia, estou me sentindo muito sedentária e limitada apenas aos exercícios de fortalecimento da fisio. Estou feliz com o meu peso, mas gostaria de voltar a ter os músculos fortes e definidos, a hidroginástica faz isso ou é leve?

    Muito obrigada desde já,

    Abraços!

    • Respondendo para a Maria Tereza

      Oi Maria Tereza!
      Vamos por partes!!!
      O Condroflex dá resultados positivos em muitas pessoas, lembre-se que geralmente quem escreve aqui é porque está com alguma dificuldade. Pela sua idade acho que vale a pena tentar.
      Não pare com a fisio, aguarde receber alta. Quando isso acontecer busque um bom professor de Educação Física para montar um treino de musculação para fortalecimento. Você nunca deve se exercitar se estiver com dor.
      A Hidroginástica é uma boa opção, quando bem conduzida é tão ou mais eficaz do que uma aula de localizada. A Hidrobike eu não recomendo, pelo menos por enquanto, pois mesmo na água seu joelho terá que flexionar para poder pedalar e isso irá gerar atrito na articulação. O Pilates pode ser feito, com os mesmos cuidados da musculação, sempre respeitando as limitação que seu problema impõe.
      Lembre-se que seu problema é nos joelhos, você pode fazer outros exercícios que não envolvam essa articulação, até estar apta para o trabalho de fortalecimento feito pelo professor de Educação Física. Pode trabalhar braços, abdomem e exercícios para as pernas que não envolvam flexão e extensão.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  127. Descobri, depois de cair diversas vezes e estar com grande dificuldade em andar, através de uma ressonância,meu problema era condropatia patelar, sendo que as patelas estavam totalmente lateralizadas. Após fisoterapias e medicações, fiz a cirurgia em um joelho em fevereiro e no outro em maio. Estava muito desanimada e triste porque ando sentindo muitas dores e dificuldade para andar, mesmo após a cirurgia e ao pesquisar sobre o assunto encontrei seu blog. Parabéns por prestar um serviço tão esclarecedor a tantas pessoas que como eu, sentem dúvidas, apesar de no meu caso, o médico me orientar adequadamente. Fazia os exercícios e havia parado por achar que estavam aumentando a dor, e agora percebo a necessidade da continuidade. Muito obrigada e mais uma vez, parabén e que Deus te abençoe, sempre.

    Um grande abraço

  128. Oi Denise!

    Junto-me aos demais e lhe dou os justos parabéns por seu blog!

    Há uns 5 anos, frequentei academia por 1 ano e meio e durante um exercício de agachamento com alteres (daqueles que a gente segura um halteres em cada mão e abaixa trabalhando uma perna e pondo a outra para trás), sentí uma dor forte no joelho. depois disso, passei a ter dores de vez em quando ao me agachar, ao subir os degaus da escada do ônibus, ao me sentar nas cadeiras, etc. Na época, interrompi estes exercícios, fui a um médico, tirei um raio-X e não acusou nada. O médico prescreveu ALGINAC. As dores pararam (não sei se foi por causa do remédio). Saí da academia (pois passei no vestibular). De vez em quando essa dor retornava. Há uns dois anos, fui a um médico que disse que eu tinha ENCURTAMENTO NA PERNA e me receitou fazer dois meses de Pilates e fazer um alongamento em casa (deitado no chão, de bruços e puxando a perna para trás). Fiz e as dores pararam. Fiz mais um mês este ano para reforçar. Há 3 semanas, jogando vôlei na praia, senti novamente a mesma dor. Pesquisando sobre o assunto na internet e correlacionando meus sintomas, pensei estar com Candromalácia Patelar. Fui Há dois dias ao médico e o mesmo disse que pode ser coisas mas disse que não se trata de Candromalácia. Não me receitou nada e mandou eu fazer natação, bicicleta e caminhada e retornar daqui a 3 meses para nova consulta. Disse para eu não caminhar na areia da praia (coisa que gosto).

    Minha dúvida é: o que será realmente que eu tenho? Gostaria muito de voltar a fazer musculação em janeiro de 2011: será que eu poderei? Será que eu poderei voltar a fazer exercícios para hipertrofia das pernas, como agachamento e leg press?

    Parabéns novamente por sua iniciativa neste blog! Lí em uma resposta sua, acima a uma usuária, que você cursou Universidade pública e este é um meio de você retibuir à sociedade. Poucas pessoas possuem este sentimento de cidadania e altruísmo para com as pessoas.

    Matheus.

    • Respondendo para o Matheus

      Oi Matheus!

      Existem inúmeros problemas que podem causar dores no joelho. A condromalácia é apenas um deles. No raio X o médico não consegue ver se há desgaste da cartilagem, no máximo pode desconfiar disso se o osso (patela) estiver desalinhado. Para confirmar o diagnóstico o médico fará alguns testes físicos e desconfiando do problema irá solicitar um exame por imagem. Pode ser que seu teste físico tenha dado negativo e por isso o médico lhe disse não se tratar de condromalácia, mas o fato é o seguinte, se você sente dor tem que ter algum motivo e por isso deve ser investigado.
      Sugiro que você vá a outro médico e relate apenas a dor e exija que sejam feitos exames para diagnosticar a causa.
      Médico não entende de exercício, esqueça o que lhe foi dito. Você deve fazer um trabalho de fortalecimento antes de qualquer outra atividade (salvo a natação). As dores recentes também podem ser por fraqueza muscular.
      Quanto ao trabalho de hipertrofia e os exercícios de agachamento e leg press, tudo dependerá do tipo e do grau do seu problema.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  129. Olá, gostei muito do conteúdo desde site, tenho condromalácia desde os 15 anos, hoje com 25, quase não sinto dores, mais deixei de fazer várias coisas que gostava, como jogar futebol, voley, andar de bike, o médico me proibiu de usar qualquer tipo de salto, quando uso sinto muita dor, então prefiro evitar… comecei a fazer academia, musculação, fico mto tempo na esteira, e estou fazendo spinning com a bicleta no peso bem leve, queria muito fazer jump, gostaria de saber se isso pode me causar problemas e dores.

    Desde já agradeço atenção!

    obrigada

  130. realmente vc tirou duvidas de pessoas quase apavarodas por terem esse problema q tbem tenho,que é a crondomalacia grau iv,sou um tarado por jogar futebol,tenho 43 anos,gostaria de saber se depois de todo esse tratamento,( fisioterapia,remedios e fortalecimento,onde tudo feito com a maior diciplina,posso tomar uma infiltração chamada de synvisc,segunda a bula substitui o liquido sinovial,fale alguma coisa sobre tal procedimento,obg ajude um desportista e fique com DEUS….
    • Respondendo para o Euclides

      Oi Euclides!

      Esse medicamento tem mostrado bons resultados no alívio da dor em pacientes com osteoartrose, mas não sou médica e portanto não sou a pessoa mais indicada para lhe falar sobre ele. Sugiro buscar a opinião de um médico qualificado.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  131. Bom dia,

    Gostaroia de saber o que ocorre no caso de algumas pessoas que ao realizar algum tipo de atividade fisíca costumam perceber que a junta entre a coxa e bumbum fica desclocando do lugar o tempo inteiro provocando estalo e desconforto, poderia me responder no email.

    Obrigado Júlia

  132. Olá,

    Seu site é muito interessante! Parabéns pelo profissionalismo!
    Desde os 14 anos sinto dores no joelho. Ele já “saiu do lugar” 3 vezes. Procurei um médico, fiz um TC helicoidal que concluiu que minha patela é lateralizada, ou seja, tenho isntablidade femuru patelar. Além disso, ele tbm observou condromalácia, mas não disse o tipo. Vi que você disse que os exercícios de fortalecimento são essenciais para quem tem condro, mas e quem tbm tem instabilidade?O tratamento é a academia?Posso fazer natação como exercício aeróbico?
    Muito obrigada.

    • Respondendo para a Cecília

      Oi Cecília!

      Que bom que gostou do site!
      Você precisa fazer um trabalho de fortalecimento, é isso mesmo. Se estiver em crise, com dor, busque a ajuda de um Fisioterapeuta. Se não tiver esses sintomas um Profissional de Educação Física poderá atendê-la, explique seu problema à ele. A natação é uma boa alternativa como exercício aeróbio, não faça a pernada do nado peito e não esqueça de avisar ao professor sobre seu problema.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  133. Oi Denise, tudo bem?
    Há 4 anos fui diagnostica com condropatia II/III no joelho direito, e no esquerdo já fiz cirurgia de menisco e foi detectado que o LCA está 70% frouxo. Estou sentindo imensa falta de exercícios físicos, na realidade meu corpo está pedindo urgentemente. Sempre fui sedentária, realizando exercícios esporadicamente. Como moro longe de familiares e tenho uma filha de 2 anos e não tenho alguém de confiança para ficar com ela para eu ir a uma academia, penso na possibilidade de comprar um simulador de caminhadas. Posso usar sem medo de piorar meu problema? Qual marca é melhor? Você indicaria outro tipo de aparelho?
    Um grande abraço!
    Desde já, agradeço a ajuda.
    • Respondendo para a Keyla

      Oi Keyla!

      Você precisa fazer um trabalho de fortalecimento antes de começar a fazer qualquer outro exercício e no seu caso o ideal seria ter a orientação de um profissional. Minha sugestão é que contrate um Personal Trainer que lhe atenda em casa.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  134. GOSTARIA DE SABER PQ MEU JOELHO FICA DOLORIDO DEPOIS DA FISIOTERAPIA,ISSO É NORMAL OU POSSO ESTA FAZENDO ALGO ERRADO.
    • Respondendo para o Euclides

      Oi Euclides!

      Não dá para eu afirmar, pois não sei o que, nem como você está fazendo fisioterapia. O que posso dizer é que no processo de reabilitação a pessoa pode estar fazendo tudo certinho e sentir dor, isso pode ser normal. O ideal é você conversar com seu fisioterapeuta sobre o assunto.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  135. qual melhor fisioterapia ou musculação para fortalecimento do quadricipes e outros mulculos.
    • Respondendo para o Euclides

      Oi Euclides!

      Depende do objetivo. Fisioterapia é usada para a reabilitação e a musculação usada para melhorar o condicionamento físico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  136. Boa tarde a todos!
    Estou estudando muito sobre condromalacia, pois recentemente acabo de saber que tenho grau 2 no joelho esquerdo e 4 no direito, então estou fazendo exercicios na academia, pois não consigo fisioterapia (convenio não cobre), sou praticante de BMX (Bicicross), ou sei la fui!!! Gostaria de saber de vcs, nesse caso em especifico, posso ter resultado bom? Se fiser tudo direitinho, poderei voltar ao BMX? Estou tomando Sulfato de Glicosamina e concroitina 1500 e 1200 mg ao dia, ja a 3 semanas.
    • Respondendo para o Eduardo

      Oi Eduardo!

      É difícil responder, pois o problema é crônico degenerativo, ou seja não tem volta, não melhora, pode no máximo estabilizar. Os exercícios e os medicamentos vào ajudar a diminuir a dor e retardar o processo, mas cada pessoa reage de uma forma.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  137. Parabéns! Continue com seu site. Responda sempre com essa dedicação e amor q demonstra ter e interesse em ajudar e trazer uma luz à quem vive com dores e precisa muito de pessoas inteligentes e estudiosas como vc. Continue esclarecendo as nossas dúvidas. Muito obrigada mesmo, estou sempre aqui lendo e aprendendo muita coisa com vc. Bjs!
  138. comecei a malhar tha com 2 semanas e na primeira semana malhei um dia perna e obcervei depois d tres dias um inchaço do lado esquerdo do joelho quando flexiono a perna quando fico em pé dah pra obcervar bem o inchaço como uma bola de carne au lado do joelho nunca tive isso estou preucupado gostaria de saber se isso eh calsado pelo exercicio na academia ou outra coisa e se tem como diminuir isso ?
    • Respondendo para o Carlos

      Oi Carlos,

      Pela sua descrição, não me parece efeito normal do exercício, busque ajuda de um médico para avaliar o que houve.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  139. estou com descate na cartilagem. o médico me proibiu de fazer qualquer atividade física,mas eu não parei, continuo fazendo musculação. gostaria que você me dissese qual exercício eu poderia fazer.
    • Respondendo para a Leia

      Oi Leia!

      Não dá para falar assim. É preciso saber qual o grau do desgaste e em quais ângulos você sente dor. O ideal é buscar a ajuda de um Profissional de Educação Física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  140. Olá Dr.Tomara que a Senhora possa me ajudar. Tenho 44 anos e a dez anos atras fiz 30 quimioterapia e 30 radioterapia devido a um cancer de intestino mas quanto a isso estou curada. porem a 3 anos eu fiz uma cirurgia de aderencia, era muita aderencia que o médico não conseguiu terminar a cirurgia por completo.porem foi a partir dai que comecei a sentir dores nas perna principalmente na perna direita, não consego mais caminhar direito, subir escada nem pensar, tenho fraquesa na perna e só ando se estou de moleta.Fiz exame e deu lesão cronica lombo sacra.com movimentos pobre. Também conultei outros profissionais e eles me informaram que não tinha o que fazer somente caminhadas e fisioterapia, tambem me disessram que podia ser por causa das radioterapias, ou da anestesia, ou ainda da ultima cirurgia que as vezes sem querer o médico pegou algum nervo da perna.os médicos que consultei são neurologistas e tambem um ortopedista.Fico no aguardo Dr.sempre é bom ouvri outro profissional. muito obrigada.
    • Respondendo para a Izabel

      Oi Izabel!

      Não sou médica, sou Profissional de Educação Física. Concordo com os profissionais que você consultou.
      A fisioterapia é fundamental para que você não perca totalmente os movimentos da perna, não deixe de fazer!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  141. oi, Gostaria de receber matérias sobre alimentação.
  142. eu tenho crondomálacia patelar nos dois joelhos um com o grau II e o outro com o grau IV. Gostaria de saber se posso exercer mina função(ajudante de caminhão)subindo escadas com peso o dia inteiro?
    • Respondendo para o Rogério

      Oi Rogério!

      Não é aconselhável, mas quem deve afirmar se pode ou não exercer sua função é o médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  143. Boa tarde,por coincidência vim parar nessa página e percebi que muitos tem duvidas quanto a realização de exercicios físicos, ainda mais quanto tem lesões articulares.
    Sou professora de Educação física e ex atleta, tenho também condromalasia patelar nos dois joelhos e quando descobri estava com limitações.
    Fiz a fisioterapia e depois de não ter mais dores parti para o fortalecimento muscular.
    Só para terem noção não conseguia realizar o movimento da cadeira extensora com o peso minimo de 5kg (o que seria a mecanica da maquina). Hoje, apos 1 ano de trabalho continuo de musculação e alongamento percebo não só uma melhora de força como a ausência de dores que eram constantes no meu dia dia.
    Sou do tipo de professora que gosto de trabalhar com lesões articulares, pelo resultado que consigo, existem sim contra indicações de movimentos, mais tudo pode ser feito em cima de limiar de dor e com acompanhamento de profissionais capacitados e com conhecimento na literatura.
    Aconselho sempre aos meus clientes ortopedistas especialisados em medicina desportivas, pois são mais flexiveis e sabem a importância do fortalecimento muscular na recuperação de lesões!
  144. o meu joelho sai do lugar todo o tempo o que eu faço?doi muito.
  145. Olá Prof Denise,
    Parabéns pelo texto, muito bem escrito e principalmente ilustrado com o desenho,com ele consigo entender melhor minha ressonÂncia.
    Tenho Condro IV e uma outra coisa que foi recomendado pelo médico e a inserção da Condroetina e Sulfato de Glugosamina, o qual tende a auxiliar no processo degenerativo, sei que ficaria que não poder assumir no site o consumo de qualquer medicamente porém cabe o alerta a todos que procurarem o ortopedista para conversar sobre o tema.
    Lembrando que aqui no Brasil o componente sitado é comercializado como Condroflez ou Artrolive, caros e beiram o absurdo a alternativa é manipular, foi o que pedi para o médico e para fechar nos EUA isto não é remédio e sim suplemento.
    Infelizmente é mesma relação da Creatina, tem alguém querendo ganhar e nunca que libera o uso.
    Abs
  146. Boa tarde.

    Estou buscando informações sobre condromalacia – grau 1
    Fiz ressonancia magnetica, passei por 2 ortopedistas que tem opinões diferentes.
    O primeiro quer operar e outro diz que não e necessário.
    Fiquei com duvidas e encontrei seu site.
    Tenho dores , muitas dores, estou mancando, sinto queimação, não consigo abaixar ou dobrar a perna direita.
    É necessario ou não uma operação.
    Agradeço maiores informações

    Obrigada

    • Respondendo para a Cássia

      Oi Cássia!

      A cirurgia é sempre a última opção e geralmente não é indicada para o grau 1, mas quem deve decidir isso é o médico. Como você tem duas opiniões, sugiro procurar um terceiro especialista para tirar a dúvida.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  147. Olá, meu nome é Mirtes. Tenho 45 anos, e há 2 meses descobri por exames de ressonância mag. que estou com condro de grau IV no joelho esquerdo. Nunca senti muita dor, apenas uma dorzxinha suportável que eu acreditava ser devido a uma cirurgia que fiz há 12 anos de menisco. Fiquei muito preocupada pois sei que a cirurgia é prótese de joelho. Meu médico disse que não aconselha cirurgia neste momento e disse tb que devo fazer exercicios para alinhar a patela que com isso eu vou melhorar, sem precisar fazer cirurgia, tb não me indicou nenhuma medicação pra dor. Entrei na academia e iniciei musculação e Pilates (claro que td muito bem supervisionado pelos profissionais). Estou otimista, porém ainda tenho medo. O que pode dizer sobre isso? Não tenho sobrepêso, porém agora quero ficar mais leve.
    • Respondendo para a Mirtes

      Oi Mirtes!

      É isso aí. O procedimento está certinho.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  148. tenho comdromalacia da rotala e gostaria de saber se posso fazer caminha leve ou ñ.
    • Respondendo para a Gal

      Oi Gal!

      Se não sentir dor, tudo bem. De qualquer forma procure um profissional de Educação Física e faça um trabalho de fortalecimento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  149. Boa tarde professora Denise,pois bem sinto dores no joelho direito já fazem uns oito anos,pois bem não sou esportista e não faço exercícios fisícos,a única coisa é que no meu trabalho fazia muito esforço fisíco puxando peso e agachamentos frequentes,tive uma lesão de menisco medial fiz uma cirurgia e retornei ao trabalho,depois de dez meses tornei-me a machucar novamente,passei por outra intervenção cirurgíca,que na ressonância magnética constatou lesão de menisco medial,derrame articular,lesão parcial do ligamento anterior,cisto backer sendo que fiz uma perícia ontem dia 12/11 com períto da justiça e o perito da empresa que era assistente falou que eu tinha condromalacia (Inicialmente contastada como Sindrome Femuro Patelar),gostaria de saber realmente se foi o esforço físico feito no trabalho que ocasionou as lesões,pois não prático esporte e nem exercício físico.

    Desde já muito obrigado pela atenção.

    Fabio Marcondes.

    • Respondendo para o Fábio

      Oi Fábio!

      É possível que agachamentos frequentes, somados a fraqueza muscular e sedentarismo causem condromalácia e outros problemas nos joelhos, mas não tenho como afirmar que seu trabalho causou a lesão.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  150. Ola,
    Foi diagnosticado em mim a condromálacia patelar,
    fui ao ortopedista e ele solicitou além do remédio,
    fisioterapia. Entrei no seu site e gostei.
    Obrigada.
    Sil.
    • Respondendo para o Sil

      Oi Sil!

      Que bom que gostou! Espero que tenha sucesso no seu tratamento!
      Continue passando por aqui.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  151. ola prof. Denise Sou personal treiner e trabalho com varios alunos com diversos tipos de patologia de joelho,inclusive meu aluno mais recente veio por indicaçao medica com condro grau 2.Ele joga futebol 2vezes por semana foi afastado da atividade por 3meses.Tenho trabalhado muito alongamento de isquiotibial e fortalecimento de quadriceps vc aconselha compressa de gelo apos o exercicio?O que mais vc aconselha para esse aluno? Estamos trabalhando a 2 meses ele nao tem sentido dor mais,mas tbem nao esta jogando nè!!Obrigada pela atençao.
    • Respondendo para a Maria Helena

      Oi Maria Helena!

      Sabe-se que a aplicação de gelo é analgésica e anti-inflamatória, contudo deve ser determinada pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  152. denise me ajude por favor se eu tomar comdroitina e glucosamina fico livre das dores nos joelhos cauzada por desgaste na cartilagem sinto muitas dores dia inteiro sou costureira teho 56 anos obgada neyde bh
    • Respondendo para a Neyde

      Oi Neyde!

      Apesar de algumas pessoas terem resultados positivos com essa medicação as últimas pesquisas indicam que eles não funcionam muito bem. Sugiro que converse com seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  153. Sinto muitas dores em virtude de Epicondilite.Fui ao ortopedista e,como neste momento estava também com dores no quadril, fiz radiografias e me foi receitada uma injeção de Flodin Duo(as dores desapareceram imediatamente!),Fluodin Duo comprimidos por uma semana e fisioterapia.Sou praticante de Aikido,ciclismo e corro na areia da praia.Gostaria de saber se o uso deste medicamento(corticóide?)pode me fazer inchar e atrapalhar o meu rendimento nos esportes que pratico.
    Obrigada.
    Um abraço.
    • Respondendo para a Sandra

      Oi Sandra!

      Esse medicamento é parecido com o cataflam, não é corticóide. O inchaço é uma reação rara e de maneira geral não irá atrapalhar nas suas atividades. Qualquer dúvida consulte o seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  154. Quem bom que encontrei este site. Depois que fui diagnosticada fiz fisioterapia, pratiquei um ano de musculação com personal trainee e senti uma melhora, mas não significativa. Sai de férias (15 dias) e parece que voltou tudo a estaca zero. Depois disso tentei Ioga e agora me indicaram Pilates. E estou meio desanimada e confusa. Desanimada já vi que não vai resolver, tenho que me conformar, esta claro acima que por ser uma doença degenerativa, vou ter que lidar com isto para sempre, e fazer o melhor para não piorar. Quanto a confusão, espero que você possa me ajudar com sua experiência. Para quem tem condromalacia: Quais são os prós e contras destes três tipos de exercício – musculação, ioga e pilates? Qual seria o mais indicado e quais os principais benefícios? (isto partindo do principio que o médico me liberou para exercícios físicos e com limite e o profissional acompanhando, consigo fazer com tranquilidade, qualquer uma destas praticas).
    Desde já obrigada pela atenção!
    • Respondendo para a Vanessa

      Oi Vanessa!

      Nenhuma dessas atividades será ruim para você, em todas elas haverão exercícios que serão contraindicados e deverão ser substituídos, o que é normal.
      Das três atividades a musculação trará o resultado mais rápido, seguido do pilates, se for feito em studio. Yoga, dependendo da metodologia, não trará nenhum benefício para o problema em si.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  155. Descobri recentemente que tenho condromalacia grau 4 no no joelho esquerdo. Gostaria de saber se eu posso viver normalmente com isso ou é necessario a cirurgia e se a mesma causa mudança estetica no joelho.
    E tambem gostaria de saber se posso continuar na musculação.

    Desde já,
    Obrigada

    • Respondendo para a Jessica

      Oi Jessica!

      Eu diria que você irá viver com algumas restrições. Terá que ser cuidadosa com escadas, atividades que envolvam flexão dos joelhos e com impacto maior. A cirurgia quem define a necessidade é o médico, na dúvida peça uma segunda opinião.
      A musculação é para você como a insulina é para o diabético: necessária e para sempre!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  156. Boa noite a todos,tenho condromalacia patelar grau I e II, sinto dor nos joelhos sensação de cansaço, latejamento, gostaria de saber qual tratamento devo fazer e se posso fazer alguma atividade física, por que sou viciada em exercício eu fazia chump,esteira, musculação leve e bicicleta ergometrica e agora estou parada o que eu faço.
    um abraço, obrigado.
    josy
    • Respondendo para a Josy

      Oi Josy!

      Pode continuar com a musculação, esteira e bicicleta.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  157. Boa tarde,

    Minha dúvida é todos os professores até hoje sempre recomendaram exercícios isométricos, para manter a musculatura forte e sem impactos, recentemente troquei o professor da academia, e ele me recomendou agachamento para fortalecer a musculatura, com repetiçoes de pouco peso e até 90 graus. Esse tipo de exerc[icio é realmente indicado?

    • Respondendo para a Michelle

      Oi Michelle!

      Como eu disse no post, há várias linhas de trabalho. Nenhum dos dois está errado, o que você deve ficar atenta é: se doer, não faça!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  158. ola! sou diego, gostaria de saber o que e patela tipo 3 de wiberg e o que isso pode ocasionar, e uma deformidade? se sim tem cura?
    • Respondendo para o Diego

      Oi Diego!

      É uma das classificações usadas para caracterizar o grau de desgaste da cartilagem patelar, neste caso significa que a face interna é quase inexistente. Converse com seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  159. Olá Profª Denise,
    Parabéns pelo excelente trabalho informativo.Fui diagnosticado com condropatia patelar leve,degeneração meniscal e cisto de baker nos dois joelhos.O tratamento indicado foi fisioterapia e sulfato de condroitina e glicosamina.Faço Aikido há 10 anos e gostaria de saber se poderei continuar treinando ou terei de abandonar?Agradeço antecipadamente.
    • Respondendo para o Luis

      Oi Luis!

      A doença é degenerativa, vai piorar com o passar do tempo, será diferente é a velocidade em que isso irá acontecer. O Aikido poderá favorecer esse processo, mas não dá para avaliar o quanto. Se optar por continuar faça um trabalho contínuo de fortalecimento e se doer pare.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  160. Olá

    Tenho um problema: ADORO EXERCÍCIOS AERÓBICOS. Corrida, Step, Jump, Caminhada, tudo isso fazia parte da minha vida…Até semana retrasada, quando meu médico me falou que tinha Condromalácia…

    Estou arrasada. Já fazia musculação, então continuarei (agora, com exercícios diferentes) pra fortalecer os músculos mas SIMPLESMENTE CUSTO A ACREDITAR QUE TEREI QUE DESISTIR DESSAS ATIVIDADES AERÓBICAS. Até porque, não estou acima do peso, mas não sou magrinha e preciso disso pra continuar emagrecendo…

    Não sinto dor alguma por enquanto, só aquela sensação de travamento. Preciso MESMO desistir dessas atividades? Se eu continuar, posso prejudicar mais meu joelho (não sabendo o que causou a Condromalácia e nem com qual velocidade ela se desenvolve)?

    Imagino que corredores, jogadores de futebol e etc também sofram dessa doença, mas continuam fazendo essas atividades, não?

    Obrigada

    • Respondendo para a Elaine

      Oi Elaine!

      A resposta é depende! De fato muitos atletas devem sofre com esse problema e continuar na ativa, a questão é ser atleta não significa ser saudável e um dia pagarão pelos excessos. Além disso são assessorados por médicos e fisioterapeutas, todo o tempo.
      Corrida, Step e Jump, podem agravar seu problema, mas isso também pode não acontecer.
      Se gosta tanto dos aeróbios e ainda não sente dor, minha sugestão é que capriche no trabalho de fortalecimento e não exceda 1h de aeróbio por dia. Eleja um dos três. Nas aulas de step, use a plataforma com no máximo 20cm, apóie bem os pés e suba sem batê-los. Na corrida opte por um treino intervalado, correndo e caminhando alternadamente. Respeite seu limite, qualquer sinal de dor pare.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  161. Olá Profª Denise,

    Obrigado pela atenção ao responder minha pergunta( sobre condromalácia e aikido).Aproveito para tirar somente mais uma dúvida:Entre musculação e exercicío funcional com uso do kettlebell,qual dos dois seria mais indicado para mim?Kettlebell poderia substituir a musculação?Mais uma vez agradeço e me perdoe por abusar da sua boa vontade.

    • Respondendo para o Luis

      Oi Luis!

      Se está com dúvida tem que perguntar!
      Não importa qual técnica irá usar para fazer o fortalecimento, desde que seja adequada ao seu problema. Recomendamos musculação pela praticidade e por ser mais fácil de trabalhar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  162. Olá Denise,

    Gostaria de saber se pra que foi diagnosticado com a condropatia patelar leve poderia fazer como execício o kettlebells? E se no caso de dor, se a acupuntura poderia ser utilizado com um tratamento alternativo.

    Abraços!!!

    • Respondendo para a Joelma

      Oi Joelma!

      Não importa qual técnica irá usar para fazer o fortalecimento, desde que seja adequada ao seu problema.
      Converse com seu médico, mas acredito que a acupuntura possa ajudar na analgesia.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  163. io meu namorado ,tem condromalacia , ele pode fazer hidroginastica ! por ser de baixo impacto !
    • Respondendo para a Tiane

      Oi Tiane!

      Pode sim, mas não esqueça de avisar ao professor sobre o problema!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  164. tenho condromalacia grau iv, adoro futebol, sou muito diciplinado, quero saber se depois de fazer um fortalecimento e perde peso posso voltar a jogar futebol? peladas com os amigos…
    • Respondendo para o Euclides

      Oi Euclides!

      O fortalecimento e a perda de peso são necessários para que você possa levar uma vida normal e são para sempre. Não dá para afirmar se conseguirá jogar futebol, condromalácia grau IV é bastante grave e você pode sentir dores que impeçam de jogar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  165. OI, tenho condromalácia com lateralização patelar. Estou com 18 anos e pratico natação e gostaria de saber se isso pode me prejudicar e, se sim, quais tipos de nado devo evitar. Também queria saber se posso praticar esteira e quais exercícios de musculação devo praticar.
    Desde ja agradeço.
    • Respondendo para o Luan

      Oi Luan!

      Você deve evitar o nado peito. Tome cuidado com a esteira, só corra depois de fazer alguns meses de fortalecimento. Quanto à musculação neste post eu falo sobre alguns exercícios, mas o ideal eé buscar a orientação de um profissional.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  166. Olá,

    Tenho ‘patela baixa’ e dor nos joelhos. O médico e o fisioterapeuta do pilates me deram respostas contrárias sobre bicicleta ergometrica(leve). Afinal posso ou não fazer, é prejudicial?, Peço isso pq tenho bicicleta ergométrica em casa e não sei se faço ou não p/ ajudar.
    Tenho peso normal, faço natação (2x semana), parei o pilates(1x semana) por questão de horário,faço alguns exercicios em casa recomendados pelo médico,mas continuo com dor.

    • Respondendo para a Cristina

      Oi Cristina!

      Para começar quem deve recomendar exercício não é o médico. É o fisioterapeuta, nos casos de reabilitação ou o profissional de educação física, nos casos de condicionamento físico. Médico não estudou para prescrever exercícios, assim como eu e o fisioterapeuta, não estudamos para prescrever medicamentos.
      Pode continuar com a natação, mas não faça a pernada do nado peito. Quanto a bicicleta geralmente não há problema, mas deve ficar atenta à regulagem da bike e à carga, a qualquer sinal de dor ou incômodo deve suspender. É importante que faça um trabalho sério e bem orientado de fortalecimento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  167. tenho condromalácia, já fiz várias sessões de fisioterapia, medicações, musculação há um ano e só faço bicicleta e transport. Já posso fazer caminhadas ou corridas?
    • Respondendo para a Verônica

      Oi Verônica!

      Não pare a musculação! Não tenho como dizer se já pode caminhar na esteira ou correr. A pergunta é: precisa mesmo fazer isso? Se quiser faça um teste, comece a caminhar,alterne com a corrida, se sentir dor suspenda o exercício. Eu não arriscaria!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  168. Boa noite Denise,muito bacana a sua matéria!
    Estou com condromalácia de grau III no joelho esquerdo e de grau II no direito, comecei a fazer acupuntura (vou fazer 40 sessões) e também alongamento na academia, tem algum exercicio que eu posso fazer na academia? e eu sempre andei de patins, mas tem uns meses que não ando…posso andar? tem alguma restrição? muito obrigada.
    • Respondendo para a Wanessa

      Oi Wanessa!

      Converse com um professor e faça um trabalho sério de fortalecimento e esteja preparada para talvez não voltar a patinar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  169. Dra, fiz uma ressonancia e este foi o diagnóstico:
    -lesoes osteocondrais femorotibiais em aspecto posterior
    -pequenos cistos subcondrais em plato tibial
    -pequeno cisto de baker
    -ruptura de espessura completa do LCA
    -discreta bursite anserina
    -minima efusão intraarticular.
    Farei agora uma cirugia de LCA. Se me recuperar bem, posso voltar a praticar corrida de rua?
    abraços,

    André

    • Respondendo para o André

      Oi André!

      Não sou Dra., sou Professora!!!
      É difícil opinar, mas com tantos problemas, acho pouco provável que possa voltar a correr na rua.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  170. Professora,

    Tenho condromalácia grau IV nos dois joelhos, 3 anos atrás tive uma queda muito séria onde machuquei os dois joelhos,
    após 1 ano e meio comecei com dores e foi constatada a condromalácia. Este acidente pode ter causado o desgaste da cartilagem?
    Gostaria de saber exatamente que exercicios devo fazer para fortalecimento e diminuição dos sintomas: dor, travamento, inchaço etc.
    Obrigada,
    janete

    • Respondendo para a Janete

      Oi Janete!

      A queda não causou o desgaste, mas pode ter contribuído para que ele viesse a ocorrer. Quando você caiu sua cartilagem pode ter se “rachado”, deixando de ser ser lubrificada e receber nutrição. Com o uso da articulação houve o desgaste, mas isso é só uma possibilidade, existem outros fatores que podem ter contribuído.
      Minha sugestão é que procure a ajuda de um professor de educação física e explique seu problema. Se preferir posso montar um programa de fortalecimento para você através do Personal Virtual. Clique aqui e saiba mais sobre esse serviço.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  171. Olá profª Denise,

    Primeiramente muito obrigada pela resposta.Só esclarecendo, o médico que me passou os exercícios(fortalecimento, principalmente os que utilizam o VMO e alongamento)é um ortopedista especialista em joelhos,ele me orientou como fazer em casa em seu consultório, pensava que ele tivesse formação específica para isso, não?
    Bem, voltei ao pilates com fisioterapeuta e continuo natação, pena que o nado de peito não é recomendado, é o que mais gosto,mas estou nadando mais craw mesmo. A dor vem melhorando bastante.
    Muito obrigada pela sua atenção e informações do site,são realmente muito úteis.
    Um abraço.

    • Respondendo para a Cristina

      Oi Cristina!

      O médico tem formação específica para diagnosticar seu problema e prescrever o tratamento, inclusive indicando quais músculos devem ser fortalecidos ou alongados. Quais exercícios você irá fazer, no caso da reabilitação, quem deve determinar e ensinar é o fisioterapeuta. O médico pode conhecer os exercícios, mas não deve prescrevê-los, por uma questão ética, não é a função dele. Também estudei e tenho condições de fazer uma série de diagnósticos, mas não posso, pois não sou médica. O trabalho para ser completo precisa de interdisciplinaridade.
      Que bom que seu tratamento esteja funcionando bem. Nunca deixe os exercícios de lado e garanta uma vida saudável (ou quase!), para seu joelho!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  172. Gostaria de saber se posso fazer caminhadas leves mesmo tendo condromalácia patelar?
    • Respondendo para a Delma

      Oi Delma!

      Desde que faça um trabalho de fortalecimento muscular e a caminhada não te cause dor, pode.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  173. Olá!tenho 30 anos. Há uns dois anos sinto dores no joelho direito. Realizei RM e constatou que tenho condropatia patelar leve. Fiz 9 sessões de fisioterapia, 10 de RPG e tomei 3 caixas do medicamento condroflex, além de 6 meses de fortalecimento muscular. Porém todos esses tratamentos não tiveram o resultado esperado. Quando faço longas caminhadas ou uso escadas meu joelho ainda dói. Fiz um teste de baropodometria e foi contatado que tenho pé cavo severo e minhas pisadas sao diferentes: direito levemente pronada e esquerdo normal tendendo a supinada. Foi recomendado palmilha, mas ainda não a fiz. Gostaria de saber se as dores no joelho e a condropatia estão relacionadas ao meu tipo de pisada, tendo em vista que a dor e no joelho direito e pisada levemente pronada e no pé esquerdo? Voltei a fazer fisioterapia, estou usando ultra som, tens e infravermelho.Desde já agradeço atenção. Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Rodrigo
    • Respondendo para o Rodrigo

      Oi Rodrigo!

      O tipo de pisada pode ter contribuído para o problema. Dificilmente tem-se um único responsável, geralmente ocorre uma somatória de fatores.
      O fortalecimento muscular é para a vida toda e não por apenas seis meses!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  174. Boa noite.
    o médico me disse que tenho condromalacia patelar e pediu para que eu fizesse exercícios isométricos e fisioterapia.
    posso fazer musculação normalmente e caminhar em esteira?
    academia é minha vida !!!! :(
    gostaria de saber tbm se isso tem cura ou é pro resto da vida?
    me ajuda estou desesperada.
    tenho muitas dúvidas d q aparelho usar na academia para ganhar massa muscular, pois exercício isométrico não da pra ganhar.

    desde já obrigada !!

    • Respondendo para a Silvana

      Oi Silvana!

      Sim, é para o resto da vida e ainda não tem cura. Quanto aos exercícios faça o que seu médico recomendou, quando receber alta da fisioterapia poderá voltar aos poucos a fazer outros exercícios, mas sempre com orientação de um profissional de educação física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  175. Olá tive uma lesão grave no joelho e tenho condromalácia gostaria de saber se musculação pode ser um bom exercício para reforçar o quadriceps e se pode se beneficiente na recuperação.
    • Respondendo para o Rodrigo

      Oi Rodrigo!

      Com certeza a musculação é indicada. Converse com um profissional de educação física para receber a orientação adequada.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  176. Essa doença esá me matando!!! Tenho em casa um aparelho transport, que dizem ser de baixo impacto. Ele é indicado como atividade física adequada para quem tem condromalácia? Obrigada!
    • Respondendo para a Gabriela

      Oi Gabriela!

      O problema não tem relação somente com o impacto, mas com o ângulo de execução do movimento. O transport pode ser adequado para uns e não ser para outros. Experimente, comece com pouco tempo, pouca carga e velocidade moderada, se doer desista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  177. ola, recentemente fui diagnosticada com condromalacia grau II e III no joelho esquerdo e grau II no direito. esclareço que nunca senti dor alguma, o que me fez procurar um médico foi o barulho alto que meu joelho faz quando abaixo. É muito estranho, pois tenho 26 anos e esse barunho ja tem uns 4 anos
    sempre gostei de fazer aulas aerobicas, principalmente junp, ha 6 anos malhei muito pesado durante um ano e me alongava muito mal, acredito que isso tenha contribuido.
    escrevo esse email pra perguntar quais sao as atividades que posso fazer, e se é possivel colocar os nomes dos exercícios em termos que leigos entendam, como por exemplos os nomes dos aparelhos na academia.
    posso fazer jump?
    extensora, flexora, agachamento?
    aguardo respostas
    flavia
    • Respondendo para a Flávia

      Oi Flávia,

      Algumas respostas para a sua questão estão explicadas no post. Não tenho como dizer o que é melhor para você pois não há uma receita, depende de cada pessoa, de cada grau de lesão etc. Quem irá determinar os exercícios é seu professor com base nas orientações passadas pelo médico. Quanto ao jump, eu desaconselho, mas novamente é o médico quem deve definir. Para ter como referência, se você estiver liberada para correr, poderá fazer jump, pois o impacto é semelhante.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  178. Olá, faz uns 2 meses que descobri que tenho condromalácea,
    caí em um buraco com 10 anos e ficou muito inchado no dia.. aí joguei volei dos 11 aos 14 anos, depois parei.
    Quando fui ao médico, agora com 17 anos, ele me disse que deve ter sido por causa do volei, e sinto dores porque depois que parei o volei, não fortaleci mais a musculatura!!!
    queria saber… posso fazer academia usando aquele Tensor (com buraquinho na patela)?
    obrigada!
    • Respondendo para a Nicoly

      Oi Nicoly!

      Esse tensor é indicado em apenas alguns casos. Quem irá determinar a necessidade do uso é seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  179. ola tive um deslocamento de patela uma luxaçao estou fazendo fisioterapia gostaria de saber que lugar adequado para faser o tens e quanto tempo levo para recuperar por que presiso jogar no amador obrigado por inquanto
    • Respondendo para o Richard

      Oi Richard!

      Só seu médico poderá dar esse tipo de informação.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  180. Profª Esp. Denise Carceroni ,
    Tenho Condromalacia patelar nível 1 e estou fazendo fisioterapia e hidroginástica. Devo fazer musculação ? Que tipos de exercício que devo fazer ? E gostaria de saber se posso pedalar , tanto a bicicleta parada como a bicicleta na rua. E gostaria de sua opinião sobre o remédio CONDROFLEX que estou tomando.
    • Respondendo para a Cláudia

      Oi Cláudia!

      Assim que receber alta da fisioterapia, deve fazer musculação. Não esqueça de avisar ao professor sobre seu problema, ele saberá quais exercícios você poderá fazer. Não faça nada que cause dor. Quanto a bicicleta, provavelmente poderá fazer, mas inicie o programa de fortalecimento antes. O Condroflex dá bons resultados para algumas pessoas e já para outras parece não ter efeito.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  181. Descobri a condromalácia esse ano, consultei um ortopedista e recebi o diagnóstico. Devo ter um acompanhamento de um reumatologista tambèm? Aguardo resposta.
    • Respondendo para a Aparecida

      Oi Aparecida!

      Não há necessidade uma vez que, tecnicamente ambos estão capacitados para fazer o tratamento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  182. Olá Denise!
    Meu nome é Rafael Amaro e sou Personal Trainer.
    Comecei um trabalho de fortalecimento funcional do quadriceps femoral no busu .Optei por essa metodologia pois meu aluno estava sentindo muitas dores no joelho quando corria.Vc acha que essa metodologia é o mais indicado para fortalecimento muscular? Um Abraço .
    • Respondendo para o Rafael

      Oi Rafael!

      É preciso entender melhor o motivo da dor que pode estar relacionada à algum problema no joelho, com a pisada, com a recuperação etc. E assim determinar qual a melhor estratégia de exercício. De qualquer forma para iniciar o trabalho de fortalecimento eu escolheria algum exercício isométrico e não usaria o bosu, pelo menos em um primeiro momento, por gerar instabilidade. Primeiro o aluno treina o exercício em ambiente estável, depois gera-se instabilidade para melhorar a performance.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  183. Olá Profa. Denise,

    por influência de um irmão maratonista, me apaixonei pelas Corridas de Rua. Escolhi a destância de 10K como meta e já estava fazendo-a bem e com alegria. Pensava em correr uma Meia Maratona, mas meus planos e sonhos foram frustrados por essa “bendita’ condromalácia patelar.
    Há 4 meses faço fisioterapia e pilates mas não vejo muito resultado, se bem que continuo fazendo treinos e algumas corridas de 5K. Será que o tratamento não foi eficiente porque continuei correndo? Que musculação a senhora indica? Será que irei voltar a correr pelos menos os 10K? Quais os comprometimentos que a condromalácia traz com a idade?
    A Corrida de Rua é uma paixão, vou ficar arrasada se não puder correr mais.
    Me ajude!
    Um abraço
    Mônica Mirtes

    • Respondendo para a Monica

      Oi Monica!

      O Pilates é excelente, mas muito leve para fortalecer suas pernas o suficiente. A musculação é o mais indicado, além de ter mais opções, desde que seja direcionada para o seu problema. Quanto a correr o ideal é dar uma maneirada até estar bem fortalecida e depois voltar aos poucos iniciando pela esteira.
      Com o envelhecimento a tendência é piorar uma vez que trata-se de doença degenerativa.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  184. Boa noite,

    Tenho a patela lateralizada e comecei tratamento com fisioterapia, mas gostaria de saber se eu começar a fazer musculação na academia ajuda ou prejudica o meu problema? Aguardo!

    • Respondendo para a Fernanda

      Oi Fernanda!

      Ajuda, desde que seja direcionada para o seu problema.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  185. Bom dia Professora,

    Tenho 30 anos, fui diagnosticada com condromalácea tipo IV no joelho. Nunca fiz muita atividade física para ocorrer esse desgaste…Pode ser genético ou predisposição à artrose? Estou preocupada com o futuro.
    Com relação à atividade física na academia,bicicleta nem pensar não é?
    Muito obrigada!!!
    Michele

    • Respondendo para a Michele

      Oi Michele!

      A condromalácia não ocorre apenas por excesso de exercícios, além do fator genético, existem outros fatores como o sendentarismo e o ângulo Q.
      Há quem recomende o exercício na bicicleta, mas quem irá determinar isso é você, o fator limitante é a dor. O importante é seguir o tratamento indicado pelo médico e não dispensar o fortalecimento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  186. Olá profa Denise; Se uma pessoa tem codromalácia de gral(ii)ela não pode fazer exercicios de cadeia cinetica aberta e fechada ao mesmo tempo? Sendo que os de (cca)com pequenas cargas e ángulo curtos e os de (ccf)de foma isométrica tabém com pequenas cargas e ángulos curtos?Meus parabéns por seu vasto conhecimento nessa área.
    • Respondendo para o Ronaldo

      Oi Ronaldo!

      É exatamente sobre isso que o post fala! Pode sim, respeitando sempre o limite, que é a dor.
      Continue passando por aqui!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  187. Hum muito esclarecedor, obg sou Educadora Físíca e sofro com este problema, no meu caso o meu ortopedista falou que o que desencadeou em mim é o meu quadríceps que é menos do que deveria ser, e quando aumento a massa muscular da perna logo começa a dor e da até pra sentir a fricção quando coloca a mão.
  188. Boa noite! Tenho condropatia moderada no joelho direito. Fazer yoga é indicado para o alongamento e fortalecimento? obrigado.
    • Respondendo para o Rodrigo

      Oi Rodrigo!

      Yoga pode ajudar no alongamento, mas existem posturas que são desaconselhadas pois aumentam a compressão patelar. Para o fortalecimento o efeito é praticamente nulo.

      Um abraço

      Profa. Esp.Denise Carceroni

  189. Olá
    Tenho condromalácia,gostaria de saber se posso me exercitar nas plataformas vibratórias,para me ajudar na perda de peso?Realmente não há impacto nos exercicios feitos nelas?Estou em processo de emagrecimento,por indicação médica tive que sair da academia,pois as atividades que eu estava fazendo,acabaram piorando o quadro.Sinto muita dor,que só aliviam com o auxilio de gelo no local,e alongamento,estou certa no que estou fazendo?Obrigado.
    • Respondendo para a Vanessa

      Oi Vanessa!

      A plataforma vibratória não vai ajudar você a emagrecer.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  190. Após fazer exercicios errados fiquei com a perna encolhida e quando tentava estica-la a dor era intensa,exames atestaram q rompi ligamentos.o médico queria fazer cirurgia pq minha rótula estava mal,desisti por achar q o problema é na elasticidade,alguma coisa acontece e incho o joelho e nem posso pisar no chão.Ngm me falou em cirurgia pra alinhar.O q será q eu tenho de verdade?Obrigado
    • Respondendo para a Regina

      Oi Regina!

      Não tem como eu te responder. Minha sugestão é que procure a opinião de um outro médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  191. Tenho 51 anos e descobri que tenho condromalácia bilateral há 2 anos. O ortopedista disse que provavelmente o que pode ter ocasionado foi subir escadas ao longo de 27 anos trabalhando, inclusive grávida e jogo de voleibol na juventude sem qualquer tipo de alongamento antes. Meus joelhos têm criptação e sempre sinto um “cansaço”neles. O médico me proibiu de subir escadas, andar de bicicleta e me agachar (o que realmente sinto dificuldade)e recomendou fazer hidroginástica. Que tipos de exercícios posso fazer na água? Caminhar é permitido? Gostaria de uma orientação fora consultório. Ah! Também gostaria de saber se medicamentos a base de condroitina ajudam a fortalecer a cartilagem? Obrigada pela atenção.
    • Respondendo para a Carmen

      Oi Carmen!

      Na água pode quase tudo, evite exercícios que necessitem flexionar demasiadamente os joelhos. Converse com seu professor, ele saberá adequar os exercícios para as suas necessidades.
      Os medicamentos a base de condritina tem apresentado resultados positivos, em alguns casos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  192. Olá Profª Denise. Fui ao ortopedista recentemente, pq há uns dois anos atrás tive umas dores cansadas no joelho, teve uma única vez q doeu bastante,mas tem tempoooo. Só que meu joelhos estalam quando me agacho, resolvi averiguar o q era. O ortopedista diagnosticou Condromalácia patelar, através apenas de raio x (é possível?). Não sinto dor no joelho. Gostaria de saber se posso fazer musculação e quais cuidados e restrições q devo ter. Grata.
    • Respondendo para Vanessa

      Oi Vanessa!

      O Raio X não é um bom método para diagnosticar a condromalácia.
      Pode e deve fazer musculação. Converse com o professor explique o seu problema e ele saberá quais os exercícios mais indicados.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  193. Denise,

    obrigada pela prontidão e atenção! Parabéns pelo site,muito informativo, muito bom!

  194. Parabéns,pelo site!!!Deus a abençõe doutora Denise!!
    • Respondendo para a Solange

      Oi Solange!

      Sou professora! Continue passando por aqui!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  195. Ola, sou portador de condromalacia nos dois joelhos e me foi recomendado alogamento e musculação….mas como alongar o quadriceps sem forçar o joelho??…

    Desde ja obrigado

    • Respondendo para o Marcelo

      Oi Marcelo!

      De fato não há como alongar o quadríceps sem forçar o joelho. Neste caso, quando falam em alongamento trata-se, principalmente, dos posteriores da coxa.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  196. Joguei volei muitos anos, parei e resolvi voltar, mas depois de 1 semana senti dores no joelho, fui ao ortopedista e através de rx disse que condromalacia nos 2 joelhos, fiz 30 sessoes de fisioterapia e ele pediu p eu parar de andar de bicicleta pois pedalo todos os dias e bastante. Meus joelhos continuam doendo, o fisioterapeuta me disse p fazer musculaçao. Gostaria de saber se essas pedaladas diárias aumentaram o meu problema, qual o tipo de exame mais completo p saber o grau da condromalacia e sera que há alguma chance de eu conseguir jogar volei novamente. Adorei seu jeito simples de explicar o problema pois consegui entender. Obrigada.
    • Respondendo para a Silvana

      O exame ideal para diagnosticar o problema é a ressonância magnética. Não tenho certeza se pode ser verificado com ultrassom, mas definitivamente o RX não é o ideal, uma vez que não se pode ver partes moles (cartilagem).
      O fortalecimento da musculatura das pernas pela musculação é essencial no tratamento. A bicicleta, em alguns casos, pode piorar o problema. Quanto a voltar para o Volei, pode ser que sim. Depende da evolução do problema e do tratamento.
      Uma coisa é certa, qualquer atividade que fizer e causar dor, deve ser evitada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  197. Boa noite, Profª Denise!

    Gostaria de perguntar o seguinte: como a condromalácia é crônica, poderá desencadear doenças mais graves quando a pessoa lesionada estiver mais velha?

    Grato.

    Eleandro K. Sousa

    • Respondendo para Eleandro

      Oi Eleandro!

      Diretamente ela pode causar algum grau de artrose. Indiretamente pode afetar na saúde geral, por exemplo cardio-respiratória, se essa pessoa tiver dificuldade em se manter ativa em função do problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  198. ola gostaria de saber quais os melhores exercicios para gluteos e se tem como aumenta -los com exercicios. um abraço
  199. Boa noite meu nome é Adrianna estou com condromalácia inicial grau I estou me tratando com sessões de pilates para fortalecimento da musculatura sem impactos e seções de teens eletrodos, gostaria de saber se posso fazer caminhadas e musculação ou alum outro exercício que não tenha impacto como aparelhos elípticos?
    Por favor me esclareça esta duvida eu tinha uma vida muito ativa praticava esportes devidamente com todas as devidas orientações alongava também, mas no inicio deste ano tive uma grave lesão no côndilo femoral e rompimento do ligamento medial colateral de um acidente que sofri, minha lesão foi grave mas já cicatrizou o ligamento porque não foi caso de cirurgia devido o rompimento parcial mas estava com esse trauma no fêmur estava com um edema enorme que já diminuiu bastante sinto dores não vou fazer outros exercícios de imediato somente quando acabar as seções de fisio e Pilates aguardo um retorno .
    Obrigada.
    • Oi Adriana,

      Se você está fazendo Pilates em Studio, nem precisa se preocupar com outras atividades. O professor irá aumentar gradualmente a dificuldade dos exercícios e o resultado é muito bom. De qualquer forma uma outra possibilidade é a musculação, sempre com orientação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  200. Ola,estou com agua no joelho, o ortopedista tirou uma seringa, mas voltou mais agua porque será,e tenho muita dor ao sentar e levantar,agora nos dois joelhos tem agua que fazer nesses casos.agradeço sua atençaõ.
  201. Oi Denise! Tenho condromalacia e meu medico recomendou musculação. Não tenho como entrar na academia agora, então por enquanto estou fazendo 30min de eliptico com pouca carga. Esse exercicio é mesmo considerado de baixo impacto?
  202. Olá Professora, tudo ok?
    Tenho condromalácia patelar de uma forma não comum, ela é medializada e por isso não é tão adequado o fortalecimento do VMO. Sobre os relatos de dores, tenho um histórico justamente de quando fico sem praticar atividades físicas, até de impacto (no caso futebol e skate). Fazendo musculação consegui uma melhora bastante significante, mas por falta de tempo, só estou no futebol e por falta do fortalecimento algumas dores posteriores ao descanso acabam acontecendo.
    Pergunto: como poderia fortalecer o quadríceps já que minha patela é medializada, como poderia isolar o VMO?
    Obrigado e parabéns pelas elucidações dos comentários.
    • Oi Pedro,

      Não conseguimos isolar o VMO, esta é justamente a dificuldade que temos em melhorar através do exercício, quem tem a patela lateralizada.
      Por se tratar de um músculo extremamente difícil de ser trabalhado você não precisa se preocupar com ele.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  203. Tenho condrromalácia, meu medico falou para fazer exercicios de fortalecimento, ainda não fiz pq sou magra e gostaria “muito” de ganhar massa nas pernas será que eu posso e consigo?
  204. Olá! Já operei meu joelho esquerdo devido a uma condromalácia grau III. Agora, passados dez anos, meus dois joelhos estão incomodando. Fiz uma ressonância e o diagnóstico foi confirmado nos dois joelhos. O que posso fazer? Existe a possibilidade de me afastar do trabalho para o tratamento? Muito obrigada
  205. Boa Tarde Prof. Denise
    Tenho condromalacea grau 4, ja operei 2 x e só piorou o quadro. Jogo futebol a cerca de 20 anos, estou com 39 anos e sei que o caminho mesmo é o fortalecimento, porem devido ao grande desgaste no meu joelho tenho dificuldades em conseguir fortalecer a musculatura devido a dor.
    Gostei muito da materia, muito esclarecedora. A cadeira extensora tenho feito nesse angulo da materia mesmo, agora agachamento se eu descer….rsrs…..nao consigo subir de novo…Será que a Prof. teria uma série boa alem desses postados para que poossa tentar fortalecer?
    Só a cadeira extensora não irá resolver meu problema nao é mesmo?Grande abraço e Parabens!
    • Oi Fábio,

      Os exercícios devem ser feitos para toda a musculatura da perna. Ao dar ênfase no quadríceps (extensora), em função do problema, você pode acabar causando um outro problema que é a lesão dos ligamentos no futebol pelo desequilíbrio de forças entre a musculatura anterior e posterior.
      O ideal é conversar com um bom profissional de educação física, com muita experiência em musculação e capaz de montar um treino que seja adequado às suas necessidades.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  206. Bom dia Doutora,tenho contromalacia patelar e hernia de disco lombar,faço travessias aquaticas treinos de ate 5km ao dia,mais quando fui trotar 8km fique travado 2 dias,tem algum exercicio para me ajudar a ficar sem essas dores pq quando nado nao sinto nada,mais ta demorando para eu perder peso ,preciso perder mais 7 quilos.
    • Oi Paulo,

      Não sou Doutora, sou Professora!!!!
      Você precisa tratar ambos os problemas. Ao nadar, você não sente pois não há impacto e também o uso das estruturas que estão lesionadas. Nunca nade peito pois além de forçar os joelhos, sobrecarrega a lombar (borboleta também), como faz travessias não há motivo para treinar esses estilos. Já quando corre tanto seus joelhos quanto a coluna sofrem.
      Tente substituir a corrida pela bicicleta ergométrica horizontal e não deixe de buscar ajuda médica.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  207. Olá Profª,

    Mais uma vez estou aqui para solicitar seus sábios conselhos profissionais.Comecei a musculação para tratar condromalácia.Melhorei,mas não estou conseguindo me adaptar à musculação e ao dia-a-dia da academia.Ouvi falar muito do Pilates e,pesquisando,achei-o bastante interessante.Gostaria de sua opinião em relação a minha decisão de migrar da musculação para o Pilates.Fazer os dois não dá,rsrs(o Pilates é caro hein!).Agradeço pela resposta.Abraços.

    • Oi Luís,

      O Pilates feito em studio pode substituir. Converse com o professor sobre o seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  208. Oi Profª tenho condromalacia no joelho direito e queria saber se posso fazer musculação?ou se levantar peso nas pernas pode prejudicar ou agravar o problema.Obrigada pela atenção aguardo resposta.
  209. Boa Tarde!!! Professora

    Então tenho condromalacia, faço musculação para fortalecimento e alongamento e gostaria de saber de exercicios pra os gluteo, qual seria o mais indicado, pra quem sofre com a Condromalacia.Quando a dor ta muito forte evito ir a academia, e aproveito pra descansar, mais tenho duvidas no exercicios de gluteo.

    • Oi Luciana,

      Uma boa opção é fazer no cross over na polia baixa, com a perna estendida. Cuidado com a lombar!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  210. Denise, Boa Noite!

    Após jogar futebol em piso duro (asfalto) e por ter peso bam acima do normal (20K) adiquiri os sintomas da condromalacia. Ao subir escada e levantar de cadeira percebo falta de estabildade e o joelho arde muito. O mesmo fazem estalos escandalosos. Por ter sobrepeso, gostaria de voltar a academia para reduzir o mesmo. Gostaria de saber se posso fazer exercicios de eliptio e apos a perda de peso fazer corrida. Aguardo retorno. Forte abraço

    Milton
    Manaus/Am

    • Oi Milton,

      Comece pelo fortalecimento. Se não sentir dor com o elíptico, pode fazer, caso contrário troque pela bicicleta. Correr só quando estiver com o peso normal.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  211. Professora Denise tenho pequeno desgaste na cartilagem do joelho direito, com baixa intensidade posso fazer todos os exercicios para membros inferiores? poderia passar para mim os exercicios contra indicados para o meu caso ? Obrigado!!!
  212. Na musculação, qual seria os aparelhos indicados quanto aos ângulos de amplitude ja etstá entendido.Grato e
    pela atenção!!
  213. quanto aos exercícios aeróbicos? quais os mais indicados? o impacto da corrida pode agravar a lesão?

    Obg!

    • Oi Wisley,

      Os mais indicado seria a natação (exceto nado peito), fora isso bicicleta horizontal e elíptico podem ser uma boa opção. O importante é não sentir dor. A corrida pode agravar a lesão.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  214. Boa noite!Gostaria de saber há necessidade de parar com o futebol,ou qualquer outro exercício de impacto..O médico não proibiu mais eu queria mais opinião sobre o assunto.Gostaria de saber também se com um tratamento correto a possibilidade de cura..Desde já agradeço
    • Oi Luiz Felipe,

      Infelizmente até o momento não há cura para esse problema. O que se consegue é controlar seu avanço.
      O ideal é não descuidar do fortalecimento muscular. Se você não sente dor, pode continuar com o seu futebol.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  215. Professora Denise

    poderia me dizer quais os exercícios para as pernas posso continuar a fazer na academia?
    Faço musculação/fisioculturismo há 30 anos, com agachamentos, passadas, mesa flexoextensora, leg press, etc.
    Uma ressonancia magnética acusou uma condromalácia patelar nos dois joelhos.
    Posso continuar a malhar as pernas, apenas reduzindo o angulo dos exercícios?

  216. OI!! ACABEI DE DESCOBRIR QUE ESTOU COM CONDROMALACIA PATELAR GRAU IV E AMO ESPORTES, MAS SINTO MUITA DOR… GOSTARIA DE SABER QUAIS QUAIS EXERCICIOS POSSO FAZER NA ACADEMIA E SE POSSO CONTINUAR COM A NATAÇÃO?

    GRATO

    LUCIANA

    • Oi Luciana,

      Faça o tratamento indicado pelo seu médico.
      Se estiver sem dor, pode fazer natação, exceto nado peito. Quanto à musculação, converse com um Profissional de Educação Física, explique seu problema que certamente irá prescrever o treino adequado para você.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  217. estou com condromalacia paletar nos dois joelhos e o medico me disse q nao ha outro tratamento a nao ser a cirurgia nos dois joelhos quero saber se andar muito vai piorar os joelhos pois peso 98.7 kg se ando muito sinto dor a noite nos dois joelhos, mas preciso trabalhar de costureira e as vezes ando bastante ,o medico atende pelo sus e nao deu muitos detalhes .luciane
    • Oi Luciane,

      Se está na dúvida consulte outro médico para uma segunda opinião. É fundamental que você perca peso, pode conseguir fazendo uma dieta equilibrada.
      Com certeza se não tratar o quadro só tende a piorar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  218. Gostei de saber mas sobre condromalacia, eu estou fazendo faculdade de Fisioterapia e me interessei sobre esse tema pro meu projeto final (TCC)
  219. boa tarde,
    Gostaria de sabe se aparelho transport pode ser usado por portadores de condromalacia?
  220. Olá Denise, foi muito explicativo para mim esse post, pois sinto dores desde adolescente (sempre partiquei ballet, jazz, contemporaneo e flamenco) e quando fui ao médico ele me disse que era dor de crescimento. Há 2 anos e meio (tenho 24 anos agora) estou fazendo musculação e aulas do sistems body system, porém de uns 2 meses para cá meu joelho voltou a doer muito, tenho retorno médico ainda essa semana, e ele suspeita de condromálacia.
    Lendo seu post fiquei mais aliviada por não ter que parar totalemente o esporte. Obrigada
  221. Olá Denise!

    Fui diagnosticada há quaze uma ano e meio atrás com condromalácia patelar grau I no meu joelho direito. Desde então venho fazendo alguns tratamentos como acumputura, fisio e fortalecimento. Fiz 40 seções de fisio, 20 acumputura e faz 5 meses que consegui voltar para a acadêmia para trabalhar o fortalecimento, pois antes sentia muita dor! Tem dias que sinto um incomodo depois de malhar, uma pressao no joelho. Além disso parece que ele nunca mais ele desinchou! De todo o tempo que eu estou tratando, posso dizer que tive uma leve melhora. Gostaria de saber se é assim mesmo o processo de fortalecimento, eh normal essa demora?

  222. Boa tarde,
    fui diagnosticada com condromalácia grau IV com edema, às vezes sinto muita dor e o joelho incha muito. Tenho 22 anos e faço dança desde os 6 anos como ballet, dança de salão e contemporâneo, porém parei a 4 anos. Gostaria de saber se posso voltar ao ballet clássico e se há risco de futuramente colocar prótese no joelho.

    Grata

    Tainá

    • Oi Tainá,

      Acho difícil voltar a dançar com condromalácia grau IV, mas só seu médico poderá dizer com certeza.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  223. boa dia. eu tenho condromalácia patelar e sou apaixonada por balé, quero saber se tem algum problema eu continuar no balé?
    • Oi Sarah,

      Depende de vários fatores. O grau da condromalácia,se faz um programa de fortalecimento, se sente dor…
      Quem deve determinar a necessidade de parar o balé é seu médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  224. Gostaria de saber mesmo tendo Condromalácia, eu posso fazer jump? Pois uma atividade da qual gosto muito, mas algumas pessoas disseram que não era muito bom por conta da Condromalácia. Fico no aguardo. Grata
    • Oi Hellem,

      Depende do grau e de como você está tratando. Um boa referência é a corrida, se está liberada pelo médico para correr, pode fazer o jump.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  225. Oi, fui diagnosticada com condromalácia à 1 ano atras, o medico pediu que eu fizesse 20 seções de fisioterapia e evitar escadas, mas foi impossivel ja que eu moro no segundo andar de um prédio que não possui elevador, e fiz apenas 6 seções. Agora quando flexiono a perna faz um barulho estranho, um estalo como se tivesse algo fragmentado. não tenho dores intensas mas as vezes sinto um encomodo, tipo uma pressão. Gostaria muito de voltar a fazer musculação e gostaria de saber se isso é possivel.
    • Oi Mayra,

      Não só é possível como é desejável. Avise ao professor sobre seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  226. Boa Tarde Denise !
    Meu joelho começou a doer no final de outubro. Dia 21/10 participei da minha primeira prova de corrida (5 km), na mesma semana, dia 24, intensifiquei meu treino na academia, aumentei a velocidade da esteira e a carga da caneleira na aula de localizada. Eu estava me sentindo muito bem! No dia seguinte começou a doer. Fiz uma ressonancia que detectou o início de contromalácia patelar no joelho esquerdo, tomei antiinflamatórios, fiz fisioterapia e agora meu médico receitou condroflex. Meu médico não mandou parar com os exercícios, mas ainda estou parada pois sinto pouca dor e tb tenho medo de voltar a doer forte. Ah! Não consigo subir escadas e esticar minha perna toda com força. Essa semana fiz uma massagem com gelol e o joelho parou de arranhar. Pergunta: Posso continuar a passar gelol? Será que é bom fazer infra-vermelho também? E quanto a usar joelheira é bom? Por favor me ajude a entender melhor, pois nunca tive dor anteriormente e esqueçi de fazer essas perguntas ao médico.
    Muito obrigada e parabéns pela matéria.
    • Oi Flávia,

      O tratamento deve ser feito conforme especificação do médico, assim como o uso de joelheira, pois varia de caso para caso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  227. Mandei uma pergunta em novembro, poderia responder?
  228. Ola gente, eu tenho condromalacia grau 3 e meu medico disse que nao existe cura para este tipo de problema, mas, ele me indicou um PALEATIVO. o medicamento é injetado diretamente no joelho, (como se fosse um silicone) mas nao sei explicar bem. o nome do medicamento é FERMATHRON, gostaria de saber de voces se alguem conhece este processo, pois, é bem caro, em media 300,00 reais (cada aplicacao) ou seja, eu tenho problema nos dois joelhos e sao em media 5 aplicacoes por joelho, totalizando uma media de 10 aplicacoes (3.000,00) vale apena? tenho uma prova da policia militar para fazer e queria tentar resolver o maximo possivel deste problema. MUITO OBRIGADO
    • Oi Heron,

      É verdade, condromalácia não tem cura.
      Desconheço esse medicamento, o que não significa que ele seja ruim, pois não sou médica.
      Sugiro que busque um outro médico para ter um segunda opinião.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  229. Olá Denise, tenho algumas dúvidas quanto à condromalácia patelar fechada. Desde os meus 8 anos eu treinava basquete, era algo que fazia todos os dias, jogava pra cidade em q eu morava e tal, mas no fim do ano de 2011 fui diagnosticada com a doença. Eu sentia dores muito fortes, as mesmas que meu pai. Daí então descobri q ele tb tinha a doença pq tb jogava futebol. Hoje, já não jogo + basquete, casei, tive filha e sou acostumada a usar muito salto alto. Comecei a fazer plataforma vibratória com exercícios mais leves e não senti dores, gostaria de saber se posso continuar fazendo e quais exercícios vc me indicaria… Obrigada, beijos!! Keila Gaban
    • Oi Keila,

      Os exercícios são basicamente de fortalecimentos das pernas. Conforme você leu no post.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  230. ‘ Olá.

    Não fui ao médico ainda, mais venho sentindo muitas dores na região dos joelhos,
    tudo indica ser condromalácia patelar, não sei em qual nível, o médico me pediu 2 tomografias, que ainda não fiz. mais continuo fazendo a pratica do futsal, consequentemente pode estar agravando ?! o que você me aconselha ?
    Não me vejo fora desse esporte não :(

    • Oi Cláudia,

      A condromalácia é degenerativa ou seja piora com o passar do tempo e a sobrecarga na articulação.
      Independente do problema, você deve fazer um trabalho de fortalecimento, como parte da sua preparação física. Isso é básico em qualquer modalidade.
      É preciso fazer a confirmação do diagnóstico e seguir as recomendações do médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  231. ola! amei esse site e a maneira que voce é atenciosa respondendo a todas as perguntas,tenho 20 anos e há mais de 3 anos quando flexiono a perna e despois a estico,minha patela se move para a lateral e volta ao normal,nem posso correr porque ela se descola e caio,sinto dores no joelho,e o clinico geral do posto de saude disse que isso é caso cirurgico,sera mesmo? isso deve ser condromalacia patelar? quais exercicios podem me ajudar? te agradeço desde já!
    • Oi Erica,

      Não tenho como saber o que é, mesmo porque não sou médica.
      Sugiro que você agende uma consulta com um ortopedista. O clínico geral não é o médico indicado para avaliar a sua condição, além disso são necessários exames específicos.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  232. Tenho condromalácia grau IV, esta controlada, por isso gostaria de comprar aquele simulador de caminhada, qua não tem impacto. Será que posso fazer essa atividade?
    Muito obrigada desde já, adorei a forma com que responde.
    • Oi Géssica,

      Qualquer atividade onde exista contato dos pés com uma superfície existe impacto. Impacto é a força de reação do solo. No caso do simulador de caminhada esse impacto é diminuído, mas não encontrei referência de quanto, para te passar. Como em time que está ganhando a gente não deve mexer sugiro que antes de comprar o equipamento você experimente usá-lo, se sentir dor, esqueça!

      Os únicos exercícios que são ausentes de impacto são aqueles realizados na água, ainda assim quem sofre com a condromalácia deve tomar cuidado com movimentos que exijam flexões e extensões do joelho, como por exemplo no nado peito.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  233. Ola,tenho 23 anos, sou atleta de luta e também tenho um teste físico de um concurso para daqui uns 4 meses. tenho condromalacia nível I mas meu medico disse que irá voltar tudo ao normal pois a lesão é minuscula, já estou quase a um mês na fisioterapia e tomando condroflex todo o dia sem exceção. Gostaria de saber se, realmente irá curar esse problema? Poderei lutar ainda? Preciso treinar para o teste físico mas como? E alimentos? indicações e contra indicações? Me ajuda pois estou em pânico já rs

    tenho 78 kg
    altura 1,82m

    • Oi Daniel,

      Publicamos uma recente entrevista com um médio ortopedista que afirma que a condromalacia nos graus iniciais e com o tratamento correto pode ser curada.
      Provavelmente poderá voltar a lutar se continuar cuidando do seu joelho com um trabalho contínuo de fortalecimento. O maior problema o treinar para o teste físico, pois devem haver algumas provas que vão exigir mais do seu joelho e no momento você está impossibilitado de treinar. É uma questão de escolha.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  234. Olá Prof Denise, primeiramente quero parabenizá-la pela Iniciativa de nos esclarecer sobre esse assunto tão importante. Gostaria de uma resposta objetiva Sim ou Não: A Condromalácia pode pode causar encurtamento da perna? Pois tive diagnosticada a referida patologia no Joelho Direito à alguns anos, não fiz qualquer tipo de fisioterapia, tomei remédios controlados a base de Condroítina e ácido Glutamínico à época, e estabilizou-se com crepitação e dor, porém suportável. Mas tenho a nítida de impressão de que minha perna esquerda é maior que a direita até no caminhar, sendo que recentemente tenho tido os mesmos sintomas no meu joelho esquerdo, de uma provável condromalácia, dores e inchaço.O calçado pode influenciar no desenvolvimento da doença?
    • Oi Natan,

      Não sei responder para você se é possível, o ideal é sempre conversar com um médico. O que acho mais provável é o contrário, um possível encurtamento ter contribuído para agravar seu problema. O calçado pode ajudar um pouco, associado à outros fatores mais importantes.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  235. Olá, descobri que tenho a condromalácia tipo I, o médico mandou eu fazer exercícios, e mandou tomar este remédio GLICOSAMINA ou CONDROITINA, ele passou o certo? Qual é os melhores exercícios que devo fazer?
    Obrigado pela atenção!
    • Oi Nicholas,

      Essas são as medicações geralmente usadas, se é mesmo indicado no seu caso, só consultando outro médico para saber.
      Quanto aos exercícios, você não foi encaminhado para a fisioterapia?
      Se no seu caso a fisioterapia não for necessária, busque a ajuda de um profissional de educação física que tenha experiência em trabalhar com pessoa com o seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  236. Olá professora, tenho condromalácia patelar e a cartilagem já está muito acabada, estala bastante, fui para o fisioterapeuta e ele tomou um susto ao perceber como está gasto para a minha idade pois tenho 25 anos e ele falou que com um tempo provavelmente terei que fazer uma cirurgia e ate pediu para que eu não voltasse para a musculação pois iria piorar. no momento estou na musculação (o agachamento estou fazendo sem peso e com a bola) e vou começar a fazer fisioterapia.Qual a opinião da senhora?
    • Oi Gylsara,

      Você consultou um ortopedista e fez exames por imagem antes da fisioterapia? Pois só com exames físicos não dá para determinar o grau e tão pouco se é cirúrgico.
      Não há necessidade de parar com a musculação, principalmente porque seu corpo não é só perna, não é mesmo?! O que precisa é fazer um diagnóstico preciso e tratar adequadamente.
      Até obter esse diagnóstico sugiro suspender todos os exercícios que envolvam a flexão e extensão do joelhos, na melhor das hipóteses fazer apenas exercícios isométricos e com a orientação de um profissional. E depois seguir o protocolo adequado para o seu caso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  237. Tenho algumas dúvidas e ficaria bastante grato se fossem possíveis alguns esclarecimentos:

    1) Essas recomendações do seu site são para o caso de um desvio patelar lateral, correto (patela para fora)? O médico confirmou a condromalacia para o caso de a patela estar desviada para dentro. Seria um desvio medial?

    2) No caso de tal desvio medial (se essse for o nome correto), o que foi indicado pelo médico é que devem ser fortalecidos o vasto lateral, os rotadores externos de quadril e abdutores. O que seria mais recomendado: CCF ou CCA? Quais seriam os exercícios mais recomendados para focar na hipertrofia desses músculos? E o que deveria ser evitado (como nas angulações de cadeira exetensora, por exemplo)?

    3) Procurei muito sobre e, mesmo não sendo da área, tenho tentado ler artigos de congressos (nacionais e internacionais), mas ainda está muito difícil achar algum programa de treinamento bem definido, que leve em conta um programa que foque nos músculos para esse desvio medial. Vcoê recomendaria algum especialista ou você trabalha com essa espécie de servico de consultoria online? No caso, eu poderia passar o laudo médico (quem tem a especificação exata, junto com a recomendações dos músculos exatos a serem focados), o raio-x e ressonancia e poderia ser combinada a contratação desse serviço para que eu recebesse um programa de treinamento de acordo com a solicitação médica? No caso, o médico apenas indicou movimentos a serem evitados e solicitou hipertrofia dos músculos específicos, mas não montou ou indicou um profissional para fazer o programa completo da parte inferior do corpo, focando nos músculos em questão. Nesse caso, o programa teria que ser montado para uma pessoa que fosse iniciar as atividades na academia, tendo os desvios do tipo medial (para dentro) nos dois joelhos, ambos grau 1 e um pouco mais destacado no joelho direito.

    Parabéns pelo site, um dos melhores e mais diretos que encontrei.

  238. Olá!
    tenho condromalacia,já fiz 20 sessões de fisio.10 de movimentação + 10 de fortalecimento,queria saber qual próximo passo e quais tipo de exercicios aerobicos posso fazer,pois sempre fiz academia e como parei engordei bastante!
    • Pi Lyana,

      O próximo passo deve ser indicado pelo seu médico e/ou pelo fisioterapeuta.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  239. Olá, Fiz tratamento com osteopata para condromalácia e ele me orientou a evitar exercícios de CCA. No entanto tenho lido que há opiniões contrárias. O que vc me orienta. Obrigada
    • Oi Jamile,

      O mais comum é pedirem para evitar os exercícios em CCF. Não há consenso no tratamento ideal. Converse com seu fisioterapeuta sobre as opções e o que é melhor para o seu caso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  240. Olá Denise.
    Tenho luxação patelar bilateral há anos. Necessito realizar musculação em academia para evitar o problema ou há exercícios que posso fazer em casa?
    Obrigada!
    Bjs,
    Lya
    • Oi Lya,

      O ideal é que tenha orientação de um profissional, ainda que se exercite em casa.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Olá gostária de saber como se dá o alinhamento patela?
        pois tenho condromalacia patelar-I e esta trepidando o que fazer fiz em média 48 seção e não melhorou nada ele me falou que era devido as escada do meu apartamento
        o que eu faço?
        Obs: Não fui ao medico.

        Me ajude por favor!

        • Oi Wiilyson,

          Em primeiro lugar vá ao médico, só é possível ter certeza do grau da condromalácia através de exames. O alinhamento pode ser conseguido, em alguns casos, com exercícios que visem o equilíbrio de forças entre os músculos. E são para toda a vida!

          Abraços

          Profa. Esp. Denise Carceroni

  241. Ola Dra. Denise.
    Fui diagnosticado a algum tempo com condromalacia patelar grau IV, oriundo de uma luxação patelar( patela lateralizada), o medico em questão me disse que a condromalacia não tem cura, mas que a patela teria que ser operada, visto que como sempre joguei futebol e por muitas vezes a rotula saiu do lugar. Pergunto, todos os exercícios indicados acima, são apropriados para o meu caso ou pelo fato de ter a patela lateralizada isto pode agravar a situação? Lembrando que em alguns dias, quase não consigo dobrar o joelho de tanta dor.
    • Oi Luiz Fernando,

      Não dá para dizer se este ou aquele exercício é o mais indicado, sem ver seus exames e conversar com o médico. É muito provável, pela sua descrição que no momento um fisioterapeuta seja mais indicado do que um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  242. bom dia. estou com dor no joelho, foi diagnosticado condromalacia patelar. estou tomando condroflex,e fazendo fisioterapia. gelo, tens, US, e alongamento. Já posso frequentar uma academia para fortalecer a perna? Jogo futebol, duas vezes por semana, tenho 43 anos e gosto de andar de bicicleta. Poderei fazer isso quando as dores desaparecem?
    • Oi Valter,

      Quem irá determinar quando poderá iniciar o fortalecimento é o médico e o fisioterapeuta.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  243. Olá, desde já agradeço pela sua disposição em ajudar. Eu praticava corrida de rua e descobri que tenho condromalácia patelar grau I. Procurei um médico e sob sua orientação parei de correr, fiz sessões de fisioterapia e iniciei a musculação, há pouco mais de um mês. Ao entrar na academia, passei o relatório do médico ao educador físico de lá e ele elaborou uma série de exercícios considerando o meu problema. Todos os profissionais envolvidos foram unânimes na maioria das recomendações passadas neste post, principalmente quanto a necessidade de fortalecimento muscular e cautela na amplitude dos movimentos. A questão é que tenho tentado seguir todas as orientações e não tenho sentido melhora, e acho que até tem piorado. Digo isso por que não sentia dor em quase nenhum movimento quando o problema foi diagnosticado, exceto quando ficava muito tempo sentado ou dirigindo, e agora, depois que iniciei a musculação, apesar de não sentir dor durante os exercícios, tenho sentido algumas pontadas quando subo escadas e as vezes no movimento de sentar ou levantar.
    Vi no post que o limite para o exercício é a dor. Quando você se refere a dor, quer dizer durante o exercício ou depois também conta? Por que percebo que em alguns dias eu sinto como se tivesse piorado a lesão, pois no dia seguinte o joelho está mais sensível a certos movimentos.
    Mais uma vez obrigado e parabéns pela iniciativa do blog.
    Abraço.
    • Oi Alinson,

      A referência que faço da dor é durante o exercício.
      Se está com essa percepção de que a região fica mais sensível após os treinos, converse com os profissionais que estão te atendendo para fazer ajustes nos exercícios. Pode ser que apenas um deles esteja sobrecarregando a articulação, pode ter relação também com a carga, com o ângulo, repetições ou ainda com tudo junto. A única forma de descobrir é por tentativa e erro, pois embora existam graus de acometimento, a lesão de um pessoa será diferente da outra.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  244. Bom dia.
    Sou diagnosticada com condromalacia patelar já há algum tempo e me interessei em fazer zumba por ser uma forma agradável de perda de peso e várias pessoas de minha turma estarem praticando e me incentivando. Gostaria de saber se há algum impedimento em virtude de minha limitação.
  245. Boa tarde.
    Fui diagonosticada com dor femoro patelar, condromalácia. Há 2 meses sinto muita dor, desconforto e ardência. Trabalho sentada e tive que me afastar do trabalho por uns dias e iniciei fisioterapia. Mais ou menos quantas sessões são necessárias para a dor e ardência desaparecerem? Obrigada e parabéns pelo artigo.
    • Oi Patrícia,

      Isso varia de pessoa para pessoa e também em função do grau de acometimento. Converse com seu fisioterapeuta.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  246. Olá prof Denise! Pode me ajudar? Sou profesdora de edc física e me machuquei. Tenho que dar aula
    Meu problema éno seguinte, há 4 meses atrás machuquei o joelho ao passar com ele em .cima da bola de pilates. Tava fazendo abdominal para a porção inferior. N consigo agachar que doi em cima do joelho, na parte anterior, pólo superior lateral.
    Não posso ficar sem treinar tbm… oq devo fazer? Oq será q tenho?
    • Oi Silvia,

      Vá ao médico! Quatro meses machucada, passou da hora de investigar o que aconteceu.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Boa noite. parabens pelas respostas. Estou com condromalacia superficial e lesao no menisco. meu medico me disse que o menisco foi lesionado apenas parcialmente e por isso eu devo focar agora na condromalacia. com fortalecimento muscular e muita fisioterapia. Além disso receitou glucosamina e condroitina que já estou tomando. estou com muito receio, pois nao consigo esticar o joelho sem ele ficar ” raspando ” e nao consigo ficar nem 15 minutos em pé na mesma posição. Será que vou voltar ao normal ? conseguir praticar algum esporte e poder andar de bicicleta novamente? Obrigado. abraços
        • Oi Matheus,

          Seguindo a risca as indicações do médico, provavelmente voltará fazer tudo (ou quase tudo que fazia antes).
          Por se tratar de um problema degenerativo também é provavel que com o passar do tempo e envelhecimento, surjam algumas restrições. O mais importante é lembrar que o trabalho de fortalecimento deve ser feito para o resto da sua vida.

          Abraços

          Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. NEW Abs - Ab Gym exercise ( female / male ) | Abdominalworkout - [...] Fique INforma » Blog Archive » Condromalácia e exercício [...]
  2. Fique INforma » Blog Archive » Condromalácia e exercício – Perguntas frequentes - [...] e exercício – Perguntas frequentes Um dos posts mais comentados do Fique INforma é: Condromalácia e exercício. Até …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>