Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Drenagem Linfática

massagem.JPG

Já ouvi histórias contadas por alunas que fizeram drenagem linfática e tiveram um resultado fantástico: emagreceram! Certa vez uma amiga me contou que viu a gordura sair com a urina… Eu disse para ela procurar um médico, pois com certeza não era gordura… ( a molécula da gordura é maior do que a menor unidade do rim, o néfron, portanto não poderia sair pea urina). Dito e feito, eram pequenos cristais de sal e ela estava prestes a ter problemas com pedras nos rins.

Histórias como essas são bastante comuns. E quando eu falo que a drenagem linfática não faz eliminar gordura, me olham desconfiadas de que só estou dizendo isso para vender o meu peixe: a atividade física. Está certo que aulas de Jump, tem um efeito semelhante, por estimular o retorno venoso e eu sempre faço essa comparação, mas o caso aqui é outro…

No blog Desabafos da Vida foi escrito um post com 10 questões sobre drenagem linfática, respondidas pelo esteticista Orlando Sanches, que eu reproduzo aqui, atente para a questão número 5!

1. O que é drenagem linfática?
É uma técnica de massagem manual que visa estimular o funcionamento do sistema linfático. A drenagem auxilia no esvaziamento de líquidos e resíduos metabólicos e estimula a circulação. O organismo humano possui um processo natural de drenagem, mas pode ser afetado por alguma disfunção ou ocorrência externa. Nesse caso, a drenagem auxilia a redirecionar e recompor o fluxo natural do corpo.

2. Como são os movimentos?
A técnica é baseada em movimentos muito suaves, extremamente lentos e rítmicos. As mãos do terapeuta imitam os movimentos naturais do nosso corpo, facilitando o escoamento dos líquidos excedentes entre as células.
3. Dói?
Nunca! Dor, desconforto, manchas, hematomas ou vermelhidões são sinais de que o profissional é despreparado e não está fazendo os movimentos corretamente.

4. Quais as regiões mais beneficiadas?
O profissional trata a área onde houver inchaço, provocando um alívio imediato da cabeça aos pés.

5. Emagrece?
Não!
Apenas desincha. O método não é eficiente na redução de gorduras localizadas.

6. A drenagem combate a celulite?
A técnica apenas previne, pois reduz o inchaço. Para acabar com a celulite, é preciso ?quebrar? as fibras do tecido conjuntivo para eliminar os furinhos que dão a aparência de casca de laranja à pele. Isso a drenagem linfática não faz. Outras técnicas são eficientes: ultrassom ou endermologia (massagem de vácuo rolamento).

7. Quais são as contra-indicações?
Nos casos de asma brônquica, cardiopatias, doenças infecto-contagiosas, trombose, inflamações agudas (pneumonia, febre, etc), hipotensão ou insuficiência renal. Os pacientes com câncer em tratamento não devem receber a técnica, pelo risco de mestástase (disseminação da doença pelo corpo). É importante que os pacientes façam uma avaliação médica para saber se existe alguma particularidade que os impeçam de receber o tratamento.

8. Com que freqüência deve ser feita a massagem?
Inicialmente em dias alternados, chegando a uma manutenção semanal ou quinzenal, dependendo do caso.

9. A técnica é indicada no pós-operatório?
Sim. O tratamento acelera a eliminação do inchaço, garantindo melhor cicatrização, redução da inflamação e das dores. Os cirurgiões apontam que, com algumas sessões no pré e no pós-operatório, o sangramento é menor, o reparo da pele se torna mais rápido e as cicatrizes ficam menos visíveis.

10. Ajuda no rejuvenescimento?
Sim, pois estimula as trocas metabólicas, melhorando a nutrição das células da região. Ao esvaziar o líquido retido na pele, cria condições mais adequadas para a intervenção de outros procedimentos como a ionização ou o laser.
/>

40 Comentários

  1. Fiz drenagem qdo estava com 7 meses de gestação até o final, foi bem benéfica pro meu caso que estava muito inchada, durante a massagem parava umas duas vezes pra ir no banheiro fazer xixi, ainda mais grávida heim, rsrs, mas só elimina líquido mesmo…vou te encher um pouquinho certo, pode dar uma olhadinha no meu post de hj e ver a sequencia de exercício que eu fiz ontem pra vc dar sua opinião, obrigada desde já. Bjos.

  2. Muito obrigada pelas dicas linda, já vi sim sua foto e não te achei nada masculina, pelo contrário, vc tem o corpo que eu sonho pra mim, rsrs. Então só pra recapitular, vc acha melhor que aumentar repetições eu aumentar a carga né? Queria que vc me desse dica de qtos quilos devo pegar, sempre fico na dúvida nos aparelhos, os professores da academia que eu frequento, dizem pra eu colocar o que eu me sentir mais confortável, mas quero resultados sabe, então quero ter uma idéia de qtos quilos deveria puxar, se depende do exercício, bjos…

  3. Muito boa a reportagem, me tirou um monte de dúvidas, pois o que vejo estas massagistas fazendo é massagem estética dizendo ser drenagem linfática. É preciso fazer um curso de especialização para está apto a aplicar a técinca não?

    Respondendo:

    Oi Mariluce!

    Sim, é necessário fazer um curso específico de drenagem linfática.

    Um abraço

    Denise

  4. fiz umas 15 sessões de hialozimas com drenagem linfáticas eu malho tenho 96kgl meço1.84 de altura corro 10 km por dia e não perdi godura localizada não tenho tirióde pois antes disso pesava 130kgl e perdi tudo isso em 1 ano,mas queria perder gordura do abdomen

    Respondendo…

    Oi Alan,

    Não se perde gordura localizada! A gordura é eliminada como um todo pelo organismo através das atividades aeróbias. Como você corre todos os dias é possível que o balanço energético promovido por esse exercício seja nulo, isso quer dizer que o que você gasta está igual ao que você ingere. Nosso corpo se acostuma com a atividade e estabiliza em um determinado patamar de peso. Minha sugestão é que busque um Educador Físico para montar um programa personalizado e também um nutricionista para balancear sua alimentação. A visita ao endócrino é interessante ao menos uma vez ao ano, mesmo não tendo apresentado problemas hormonais, sua perda de peso foi grande, e pode haver algum tipo de reação do seu organismo.

    Qualquer dúvida estou à disposição

    Um abraço

    Denise Carceroni

  5. Bom…agradeço as informações pois o que falam por aí é que drenagem reduz medidas e celutites. Contudo, tenho mais uma dúvida: se ela ajuda na eliminação de líquidos, então isso pode propiciar uma perda de peso, certo?

    Respondendo…

    Oi Keila!

    Correto, com a eliminação de líquidos pode ocorre a diminuição do peso.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  6. Gostaria de saber qual a melhor publicação sobre drenagem linfática existente no mercado. Revistas.

    Obrigado

  7. Respondendo ao Fred…

    De fato não sei informar qual a melhor publicação.
    Dê uma olhada no site http://www.dernagemlinfatica.net e no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  8. olá,tenho 83 k e 1.65 de altura.Gostaria de saber se a drenagem auxilia na hipertensão e se ajuda no processo de emagrecimento .tenho dificuldades pra urinar,já que não bebo muita água.Depois do trabalho sinto a minha barriga inchada e dores nas pernas.Isto pode ser melhorado com a drenagem ?

  9. Respondendo para a Janaina…

    Oi Janaina!

    Hipertensos só podem fazer drenagem quando a doença está controlada e com autorização médica!
    A drenagem não emagrece, conforme está no texto, ela ajuda o esvaziamento de líquidos e resíduos metabólicos e estimula a circulação. Quanto as suas dores depois do trabalho, pode ser que a drenagem ajude, mas é preciso conversar com um profissional especializado.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  10. Olá a todos! Bom, eu já pesei 120 kG, apesar de uma boas estatura de 1,83m éra notório minha obesidade, foi quando resolvi dá a volta por cima. Evitei carboidratos,e fiz uma dieta a base de proteínas, pois podia comer a vontade! E isso era fácil! Além de tb praticar atividades físicas, como musculação e caminhada.Bom, meu peso foi para 79Kg em menos de um ano! Perdi todas as minhas roupas,pois ficaram largas demais…e mês a mês, perdia as novas que comprava! meu manequim era 54 e mês a mês..caí dois números..chegando aos 42, mantive esse peso por 3 anos, e subitamente mesmo com os cuidados de evitar carboidrato…estou engordando mês a mês…E ISSO ESTÁ ME DEIXANDO AFLITO!!!..JÁ ESTOU NO 46 apertadoOOO..MESMO! Analisando as condições…a única coisa que pasei a 8 meses atrás foi um fim de noivado, muio traumático e sofrido por min, seguido de um grave problema finaceiro, que me abateu muito.

    A pergunta:

    Será que estes problemas emocionais causaram algum tipo de descontrole e devido a isso estou ganhando peso muito rápido! Isso pode ter mexido com minha tireóide? Que profissional devo procurar? Ouço falar das Dietas ortomoleculares! Bom, amigos gostaria de uma opinião!

    Abraços.

    Obs: já estou com 98Kg…infelizmente!

  11. Respondendo para o Alex…

    Oi Alex!

    Seus problemas emocionais com certeza estão afetando seu controle ponderal. De que forma? Não tenho como saber. Minha sugestão é que procure ajuda de um terapeuta, por mais que você ache que seus problemas estão resolvidos, pode existir uma ponta solta lá no seu subconsciente. Vá também à um endocrinologista, apenas para tirar a dúvida se há alguma desordem hormonal, que pode estar relacionada com todo o stress que você passou ou não.

    Em tempo, um puxão de orelha…
    A dieta da proteína dá resultado, isso é fato, mas não é nem um pouco saudável e pode trazer uma série de problemas para seu corpo. Assim que puder procure um nutricionista que montará um cardápio que promova sua reeducação alimentar.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  12. QUAIS AS EXIGÊNCIAS PARA SE FAZER O CURSO DE DRENAGEM LINFÁTICO OU OUTRO CURSO NA ÁREA DE ESTÉTICA?
    ESTES CURSOS ME POSSIBILOITAM SER UM PROFISSIONAL AUTÔNOMO NA ÁREA?
    OBRIGADO

  13. Respondendo para o Rogério…

    Oi Rogério!

    A Drenagem Linfática é uma técnica exclusiva dos Fisioterapeutas, apesar de muitos esteticistas e outros profissionais utilizarem a técnica. Isso de acordo com a Resolução Coffito n. 08/1978 e a Resolução Crefito-3 n. 27/2007.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  14. Olá Denise!!!

    Desejo saber pq a pessoa que tem bronquite ou asma não pode fazer drenagem linfática.
    Obrigada

  15. Respondendo para a Sheila…

    Oi Sheila!

    A drenagem linfática pode contribuir para a distribuição pelo corpo alguns agentes infecciosos como os vírus, bactérias e fungos, podendo assim agravar a crise de asma.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  16. Boa tarde Prof.Denise.

    Gostaria de saber qual é a relação entre drenagem linfática e o aumento da produção de urina e porque a drenagem linfática pode influenciar na pressão alta.

    Obrigada

  17. Boa tarde
    Gostaria de saber se uma pessoa que tem problema na tireoide pode fazer drenagem linfática só nas pernas?

    • Respondendo para a Neuza

      Oi Neuza!

      Apenas seu médico poderá responder à sua questão.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. boa noite eu gostaria de saber se da para emagrecer com aplicações de hyalozimas eu fiz uma cesaria tem cinco meses e depois disso precisei fazer uma cirurgia da visicúla então engordei 15 kl estou pesando 80 kl e gostaria de emagrecer

    • Respondendo para a Michele

      Oi Michele!

      Os único tratamentos comprovados cientificamente, com pesquisas sérias, são a reeducação alimentar, o exercício, o uso de alguns medicamentos controlados (em casos indicados), cirurgia do estômago (em obesos mórbidos), lipo (com indicação, para reduções pequenas e localizadas).

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. gostava de saber se há contradição em fazer drenagem linfática por ionização quando se tem implantes dentárias.porque já fiz meia dúzia de seções e o meu colesterol baixou,e sinto-me bem dispósta,sem estrésse e mais.
    por favôr respondam-me.

    • Respondendo para a Isabel

      Oi Isabel!

      Não sou especialista no assunto. Sugiro que procure seu dentista ou fisioterapeuta para sanar suas dúvidas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  20. Boa noite,

    Gostaria de saber porque sinto dores no abdomen quando faço aulas de Jump? Descobri que tenho pedra no rim. Tem alguma relação? Tem algum cuidado que devo tomar ao praticar a aula de Jump?
    Obrigada.

    • Respondendo para a Marcia

      Oi Marcia!

      O jump quando feito corretamente, solicita o abdomem, pela constante flexão do quadril. Quanto a relação das dores com seu problema nos rins, não posso afirmar se há relação. Converse com seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  21. Gostaria de saber se eu posso fazer drenagem, levando em consideração que sofri uma T E P (trombo embolia pulmonar) e fiz um implante de filtro na veia cava.Eu fiz uma abdominoplastia e após 10 dias veio o problema em questão.
    Aguardo retorno
    Obrigada

  22. Tudo de bom esclarecimentos desse tipo,um levantar da estima das pessoas,eu estou altamente motivada apelar para tudo para melhorar meu visual ja que meu marido me da muita força ,isso e ser feliz.Tbem.Bjs. Regina

  23. Oi,eu queria saber quantas medidas eu poderia perder em 2 mêses???

    beijoo

    • Respondendo para a Aline

      Oi Aline!

      Não entendi sua pergunta. Poderia reformulá-la?

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  24. Mas a drenagem linfática que os esteticistas afirmam que ajudam a eliminar líquidos e as moléculas de gorduras devem estar associadas aos cremes e géis redutores para produzir esse efeito (em relação à gordura).

    • Respondendo para a Fernanda

      Oi Fernanda!

      Drenagem linfática não elimina célula de gordura e também não existem cremes que façam isso.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. drenagem linfática consegue eliminar a dor ciática ?

    • Respondendo para a Mari

      Oi Mari!

      Drenagem linfática não é adequada para dor ciática.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. Boa noite:

    Gostava de saber se a massagem de drenagem linfatica interfere com epilepsia? e como interfere? A que alteraçao pode levar a doentes com esta doença?

    Como interfere na hipotensao?

    Cumprimentos
    Ana

    • Oi Ana,

      Não sou especialista em drenagem linfática. Converse com um fisioterapeuta que é o profissional autorizado a trabalhar com essa técnica.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  27. Olá, Gostaria de saber qual é o lugar sério e conceituado para aprender as técnicas de massagens. Gostaria de aprender fazer as massagens relaxante, linfática e moderadora.

    Um abraço!

  28. Fiquei com uma dúvida: tenho muitos vasinhos na região do tornozelo, me consultei com um médico vascular no ano passado e através de exames descobri que meu retorno venoso não funciona bem, é insuficiente, o que me torna forte candidata à desenvolver varizes e realizar cirurgia. O médico me proibiu de fazer jump pois disse que poderia agravar o quadro. Lendo seu artigo, observei que você relatou que o jump auxiliaria o retorno venoso. Isso vale somente para pessoas que não apresentam problemas como o meu ou você acredita que o jump poderia me beneficiar de alguma maneira? Obrigada!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Drenagem linfática: o que é, como funciona e quando é indicada? « Bulle de beauté - [...] linfática na revista Boa Forma Outro site com uma matéria boa sobre o [...]

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>