Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Artrose e Exercício

Artrose é uma das mais comuns doenças reumáticas. Ela é também conhecida como osteoartrose, osteoartrite, artrite degenerativa e doença articular degenerativa. Acomete homens e mulheres e é mais frequente conforme a idade avança. Incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. Seu aparecimento pode ter como causa fatores hereditários e fatores mecânicos.

Articulações afetadas:

Mãos – Artrose nas mãos parece ter algumas características hereditárias. Se a sua mãe ou avó teve artrose nas mãos, você sofre um risco maior de ter também. Mulheres têm maior probabilidade de desenvolver artrose nas mãos, sendo que a maioria dos casos acontece depois da menopausa. Quando a artrose desenvolve-se nas mãos, pequenas saliências ósseas podem aparecer nas extremidades das articulações dos dedos (aquelas perto das unhas). Saliências ósseas similares podem aparecer nas articulações médias dos dedos. Os dedos podem ficar inchados, doloridos, duros e entorpecidos. A base da articulação do polegar também é comumente afetada pela artrose.

artrose-punho

Joelhos – As articulações dos joelhos estão entre as mais comumente afetadas pela artrose. Sintomas de artrose no joelho incluem rigidez, inchaço e dor, que tornam difícil andar, subir escada, sentar e levantar de cadeiras e banheiras. Artrose nos joelhos pode ser desabilitante.

artrose_thumb1

Quadril
– Outro local comum de artrose é o quadril. Assim como a artrose nos joelhos, os sintomas da no quadril incluem dor e rigidez na própria articulação. Porém, em algum casos, a dor é sentida nas nádegas, virilha, coxas e até nos joelhos. Artrose no quadril pode limitar a movimentação, tornando atividades cotidianas, como vestir-se e colocar um sapato, um desafio.

osteartritequadrl

Coluna – Artrose na coluna pode aparecer como rigidez e dor no pescoço ou região lombar. Em alguns casos, alterações na coluna relacionadas à artrose podem causar pressão nos nervos, resultando em fraqueza ou entorpecimento dos braços ou pernas.

artrosecoluna

Sintomas
Pode não apresentar sintomas no início, sendo vista apenas por radiografias ou em ressonância magnética.

  • Dor com a movimentação da articulação
  • Dor articular em repouso
  • Rigidez pela manhã ou após longo período de repouso
  • Limitação de movimentos
  • Crepitação
  • Inchaço
  • Deformidades
  • Falta de firmeza na realização de movimentos

Tratamento
Não existe tratamento que cure ou faça regredir um quadro de artrose, mas é possível diminuir a dor e a rigidez das articulações, bem como melhorar os movimentos e a capacidade geral do indivíduo, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Medicamentos: Antinflamatórios e medicamentos à base de glicosamimina e condroitina podem ser usados, sempre sob prescrição e orientação médica.

Cirurgia: Será sempre a última opção. A decisão de utilizar a cirurgia depende de vários fatores: idade do paciente, ocupação, nível de desabilitação causado pela artrose, intensidade da dor, e grau com que a doença afeta o estilo de vida. O cirurgião pode substituir as articulações afetadas por próteses.

Fisioterapia: Calor e frio, TEENS, massagem, com o objetivo de aliviar a dor

Exercício

Um programa de exercício é fundamental no tratamento da artrose. Com eles é possível melhorar a dor e a rigidez. São recomendados:

  • Exercícios que simulem AVD (atividade de vida diária), por exemplo a  dança, pois ajudam a manter a movimentação normal das articulações e aliviar a rigidez. Esse tipo de exercício ajuda a manter ou elevar a flexibilidade.
  • Exercícios de força, por exemplo musculação,  ajudam a manter ou aumentar a força muscular. Músculos fortes ajudar a dar apoio e proteger as articulações afetadas pela artrite.
  • Exercícios aeróbicos ou de resistência, por exemplo andar de bicicleta, elevam o condicionamento cardiovascular, auxiliam no controle de peso e melhoram as funções gerais. O controle de peso pode ser importante para pessoas que têm artrite devido à pressão a mais do peso extra em várias articulações. Alguns estudos mostram que o exercício aeróbico pode reduzir a inflamação em algumas articulações.
  • Exercícios realizados na água, por serem mais seguros e confortáveis.

Dicas

  • Os exercícios devem ser feitos evitando a dor.
  • Comece lentamente e com poucas repetições. Aumente a carga, progressivamente, até conseguir seguir todo o programa.
  • Não desista! A continuidade é fundamental para os exercícios produzirem resultados;
  • As aulas devem ser contínuas e de baixa intensidade;
  • Exercícios de longa duração e grande intensidade devem ser evitados durante a crise (inflamação);
  • O aquecimento deve ser maior do que o convencional.
  • As aulas devem se modificar em intensidade e duração, de acordo com as respostas dos alunos, com relação: a medicação usada, nível de dor e alterações da doença.
  • Os exercícios usados deve levar em consideração a localização e o grau de acometimento da artrose.

58 Comentários

  1. tenho artrose na bacia gostaria de saber se existe algum exercicio que ajude a diminuir a dor
    • Oi José Antônio,

      Exercícios de alongamento que envolvem a articulação do quadril podem ajudar um pouco.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

    • boa noite,tenho artrose na lombar faço musculaçao 3 vezes por semana e menos de 1 mes optei por dança,jump e combat mas estou sentindo muita dor na lombar gostaria de saber se vouu ter que parar com algumas dessas modalidades
  2. obrigado Denise pela dica
  3. Boa tarde,

    Tenhor artose no joelhos, tomo remedios gostaria de saber qual exercicio que poderia ajudar diminuir a dor??? Se possível enviar a resposta para o meu email.

    Atensiocamente,

    Carlinda

  4. eu tenho 30anos,e normal ter artrose na coluna lombar.eu malho faço musculação meu medico falou q eu devo continuar malhando,eu sinto muita dor no quadril qual remedio bom bjus.
    • Oi Luciele,

      Só o médico poderá prescrever a medicação correta. Sugiro que você procure um outro especialista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  5. em 2009 eu comesei sentir forti dores nos joelhos e claro corri imediatamente pro hortopedista ja fiz varias sesoesde fisoterapias tomei varios remedios parece tudo emvao sinto dores direto ao caminhar qualquer esforso ja sinto dores teriveu no incio eu nao sabia oque era e nao coseguia andar pra procurar inprego eu fazia os curiculos saia andava um quarterao e voltava pra casa pq nao conseguia andar eu fui chamada de preguissosa meu esposo tanbem disea q eu nao querria trabalha sofri muinto agora depois de tanto lutar estou aguardando o meu medico ligar pra eu operar
  6. Bom dia, tenho artrose cervical e já pratico jump e musculação, porém de sexta(10/08) para cá

    comecei a sentir dores no pescoço, tomei remédios e vou no médico, mas queria saber se posso praticar o jump?

  7. bom dia ,tenho artrose na bacia , gostaria de saber se posso fazer jamp ja faço academia tem 3 meses e nao estou sentido nem uma dor ate agora, gostaria muito de fazer ,pois sei que queima caloria mais rapido ,por favor me responde ,estou muito ansiosa pela resposta bjos.
    • Oi Rita,

      Eu não aconselho pois a articulação do quadril é muito solicitada nessa atividade.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  8. Boa noite. Meu nome é Rosa Maria e tenho 60 anos.
    Tenho artrose nos joelhos e também num quadril , será que posso dançar SALSA, TANGO, DANÇAS DE SALÃO, dança do VENTRE, KiZOMBA,(danças que pratico numa escola que frequento à alguns anos) SEM PREJUÍZO para o meu corpo, é que por vezes as dores apertam , mas gosto tanto de dançar, tanto, que choro só de pensar que vou ter que parar;(
    Obrigada. Agradeço muito sua opinião:) <3
    • Oi Rosa,

      A artrose é uma doença degenerativa, não mata, mas maltrata!
      A dança de uma maneira geral, e principalmente algumas que você citou como dança do ventre e salsa exigem muito das articulações, contudo deixar de dançar pode ser pior para você tanto do ponto de vista físico como (principalmente) emocional.
      Sugiro que continue, moderadamente e que acrescente outras atividades que possam favorecer a diminuição das dores e desacelerar a progressão do problema.
      Musculação e alongamento seriam duas excelentes opções. Converse com um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  9. Tenho 60 anos e estou com artrose nos joelhos, gostei das dicas e vou colocar em pratica. Gostaria de saber como é a fisioterapia FRIO E QUENTE, obrigado
    • Oi Rubens,

      Aconselho conversar com um fisioterapeuta, pois o tratamento é feito por um conjunto de ações.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  10. oi td bom, sofri um acidente de moto no qual sofri fratura exposta no joelho direito e fraturei a bacia do lado esquerdo no gerou uma artrose no quadril
    devido a fratura do joelho direito estou com muitas dores no femur esquerdo aonde fraturei a bacia por depender só desse lado pois a perna direita nao tem apoio no chao oque posso fazer para diminuir essas dores que sao bastante
    • Oi Leandro,

      No seu caso, um ortopedista deve fazer a avaliação. Acredito que ele deva prescrever algum tipo de analgésico e recomendar fisioterapia. O profissional de Educação Física, só poderá intervir quando você receber alta da fisioterapia.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  11. Eu tenho artrose no quadril e meu medico disse que tenho que evitar impactos e nao engordar, mais fiquei insegura se posso fazer academia e que tipo de exercicios posso fazer, posso fazer nataçaõ. Desde já agradeço sua resposta e ajuda
    • Oi Fernanda,

      Pode fazer natação, exceto nado peito, em função do movimento das pernas. Não esqueça de informar ao professor sobre seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  12. Tenho artrose nos dedos das mãos e já tomo Glucosamina+Condoitrina+Vitamina C por mais de 10 anos em receita denominada de uso continuo. Pergunto: existe alguma contraindicação de continuar usando, quais cuidados devo tomar?
    Obrigado!
  13. Ola, minha mãe tinha artrose no quadril e fez a cirurgia tem mais ou menos 6 meses e gostaria muito de frequentar academia, só que não sabe quais os exercícios que ela pode fazer. Ela não sente nenhuma dor após a cirurgia tem como você me indicar algum exercício que ela pode fazer. Desde já agradeço a atenção.
    • Oi Daniella,

      Basta que ela converse com o professor da academia sobre o problema e ele fará a prescrição adequada dos exercícios.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  14. TENHO ARTROSE NOS JOELHOS.O MÉDICO ME ORIENTOU FAZER HIDROGINÁSTICA,MAS QUERIA PERDER PESO E NA HIDROGINÁSTICA DIZEM QUE DEMORA VER O RESULTADO….É VERDADE?POSSO FAZER TODOS OS EXERÇÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA COMO UMA PESSOA NORMAL QUE NÃO TEM ARTROSE?
    • Oi Nel,

      Não é verdade que os resultados demoram na hidro. Tudo depende fo tipo de aula que irá fazer.
      Exercício sozinho demora mais para ter resultado o ideal é que seja combinado com uma reeducação alimentar. Existem exercícios que mesmo na hidro deverão ser evitados. Avise ao professor sobre seu problema que ele saberá o que fazer.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  15. Ola tenho um princípio de artrose no quadril! Será que posso continuar andando de bicicleta? É um exercício sem impacto não é? Abraços
    • Oi Marcelo,

      Exercício sem impacto, só na água! Na bicicleta o impacto é bem reduzido.
      Pode continuar fazendo, desde que não sinta dores.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  16. Tenho artrose no dedo polegar, posso fazer musculação.
    • Oi Jussara,

      Pode, tenha cuidado apenas com a forma como vai segurar as cargas, se necessário peça para o professor fazer uma adaptação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  17. Qual o profissional que trata de artrose no quadril? O reumatologista ou o ortopedista? Tenho 64 anos.
  18. TENHO 40 ANOS DESCOBRI Q TENHO ARTROSE NO PESCOÇO SOU MANICURE E DEPILADORA FIZ ACADEMIA 20 ANOS AGORA ESTOU PARADA Q DEVO FAZER PARA ALIVIAR AS DORES CHEGO A TRAVAR OBRIGADA
  19. Olá Denise,tenho artrose no quadril,posso andar de bike e fazer transpor na academia
    • Oi Jonas,

      Depende de como o problema está afetando você. De maneira geral, se não sente dor, pode fazer.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  20. oi Denise,tenho artrose no quadril e lombar,já faço hidroginástica mas meu médico pediu para eu perder peso,estou fazendo uma dieta de 1800kc mas tá lento o emagrecimento,será que posso fazer bicicleta ergométrica?tenho muitas dores principalmente ao caminhar e ficar em pé.agradeço muito e espero ansiosa tua resposta.Darcy
    • Oi Darcy,

      Converse com um nutricionista para tentar reduzir essa ingestão calórica para 1200 Kcal. Em relação aos exercícios converse primeiro com seu médico, havendo a liberação, experimente fazer a bicicleta, caso sinta dor, suspenda o exercício.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  21. Bom dia
    Tenho osteoporose, artrose no joelho, e bico de papagaio, comecei fazer academia, e fui fazer jamp e o meu joelho começou a doer muito, ´tem alguma dança que posso fazer e quais? aeróbica por ex.
    E quais os exercícios que são melhores no meu caso, também estou acima do peso o médico falou que preciso emagrecer.
    Um grande beijo e muito obrigada
    • Oi Lidia,

      Primeiro você precisa fazer um trabalho de fortalecimento. O mais indicado seria na musculação em função de todos os seus problemas. Isso irá preparar sua musculatura para outras atividades, e também ajudar a proteger as articulações.
      Aos poucos poderá incluir exercícios aeróbios usando equipamentos, sempre aquele que trará maior conforto. O elíptico pode ser interessante, mas é preciso testar, experimentar e ver como você se adapta e principalmente não pode causar dor ou desconforto.

      Essas duas atividades vão ajudar na redução do seu peso e preparar seu corpo para fazer outras atividades de forma segura. Fazer um dieta equilibrada, prescrita por um nutricionista, será fundamental nesse processo. O exercício sozinho pode não trazer os resultados desejados.

      Passada essa fase, que se feita direitinho deve durar cerca de três meses, e seu peso estando próximo de um valor “normal” (não precisa estar magérrima!), então poderá experimentar outras atividades. Mesmo estando tudo nos conformes o jump não é adequado, tanto pela artrose no joelho, quanto pelo bico de papagaio. Uma dança pode ser uma boa pedida, de qualquer forma tem que ser avaliado na época e verificado de acordo com o tipo de dança, quais serão as exigência do seu corpo para praticar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. tenho artrose no joelho,na coluna .hernia de disco estou fazendo hidroginastica me sinto bem ,mas a agua quente da piscina é que naõ sei se é bom,pois dizem que é ruim para pele e etc,e faço pilates a pouco tempo mas sem aparelhos,gostaria de fazer musculação sera que posso,me responda por favor,obrigada!
    • Oi Lidia,

      Pode e deve fazer musculação, mas com uma ressalva: o professor precisa ser informado sobre o seu problema e montar um treino que atenda às suas necessidades.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  23. Boa noite descobri que tenho artrose no joelho direito e fiquei muito chatiada, pq amo dançar, e tb estou na natação á 1 ano e uns 4 meses na musculação, terei que parar ou posso continuar?
    Cada pessoa fala uma coisa, mas o ortopedista disse que só não posso fazer exercícios de impacto..qual seria o melhor á fazer, tem 1 semana que fiz RX e constatou isso..tomei 7 dias de remédio, mas no dia que fui a consulta tomei uma injeção que sarou de imediato..qual o seu conselho Profª Denise? Obrigada..
    • Oi Marilene,

      O ortopedista está certo, os exercícios de impacto devem ser evitados.
      Pode continuar na natação, converse com seu professor sobre o problema e ele irá evitar exercícios que possam ser prejudiciais como a pernada do nado de peito, por exemplo.
      Quanto à musculação a recomendação é a mesma, pode continuar, mas avise ao professor que fará as adequações necessárias ao seu problema.
      Os remédios e a injeção que você tomou não curaram, pois a artrose não tem cura, eles apenas minimizam os sintomas das dores.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  24. Ola! Eu tenho 51 anos, e recentemente descobri que tenho artrose lombar e osteopenia. Eu queria saber qual profissional (personal trainer, de educação física, fisioterapeuta) devo procurar para me indicar qual exercícios físicos devo fazer. Principalmente na musculação (pq não sei se o personal trainer pode ajudar nisso.Não estou acima do peso, mas queria manter a forma e fortalecer os músculos.
    Obrigada!.
    • Oi Ivone,

      Pode buscar por um Profissional de Educação Física. Não esqueça de mencionar o seu problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. Boa tarde, Denise. Tenho 52 anos,preciso controlar o colesterol e tenho osteopenia.Estou em dúvida qual o exercício praticar na academia: dança ou jump. Qual deles é o mais indicado no meu caso? Obrigada.
    • Oi Denise!

      Qualquer um dos dois irá ajudar, sugiro que combine também com a musculação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. oi Dra tenho srtrose e bico de papagaio no pescoço e hernia de disco na
    lombar, estou fazendo fisioterapia mas ainda sinto muita dor, quero saber
    se posso faze aulas de zumba ,porque tenho que perder peso e não estou fazendo nenhuma atividade física no momento.
    tem problemas eu voltar a fazer aula de zumba???
    agradeço
    Marilia
    • Oi Marilia,

      Não é aconselhado, dependendo do caso pode até agravar.
      Não se deve fazer exercícios com dor. Para emagrecer coloque foco na alimentação.
      Uma alternativa seriam exercícios na água.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  27. Olá, tenho artrose nos 2 joelhos, queria saber se eu fizer musculação, andar de bike, pode acelerar o quadro ou isso independe dos exercicios?
    • Oi Daniel,

      Ao contrário. Dependendo do exercício, principalmente aqueles que fortalecem a musculatura, quando bem feitos, com acompanhamento podem ajudar, tornando a evolução do problema mais lenta.

      Abraços

      Profa. ESp. Denise Carceroni

  28. Olá. Tenho osteoartrose nos dois joelhos e gostaria de saber se posso fazer academia e malhar perna com peso. isso poderia agravar a situação?
  29. Olá Denise

    Tenho a artrose no joelho direito,posso fazer musculação, dança de salão e caminhada?

    • Oi Andreia,

      Se estiver sem dor, pode. Sempre respeitando suas limitações.
      Na musculação converse com o professor sobre seu problema para que ele prescreva exercicios adequados à sua condição.
      Na caminhada, evite pisos com desnível e subidas.
      E na dança de salão faça de acôrdo com a sua capacidade, se doer, não faça!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>