Já comentei várias vezes sobre monitor cardíaco usado com cinta aqui no site, desta vez vou falar um pouco sobre pulseira fitness. Para que serve a pulseira fitness e como usar.

A pulseira fitness é uma alternativa interessante para fazer o monitoramento de algumas funções do seu exercício, sem a necessidade de usar a cinta presa no peito (embora existam modelos com cinta) e de forma discreta e confortável, já que é menor do que os relógios. Mas nem tudo é perfeito! A pulseira fitness possui apenas funções básicas e são menos precisas do que os modelos de relógio com cinta, no monitoramento da frequência cardíaca.

pulseira fitness

Pulseira fitness: para que serve

Leia também: Monitor cardíaco – relógio que ajuda a emagrecer

A pulseira fitness serve para monitorar diversas variáveis do seu exercício escolhemos dois modelos de marcas diferentes e preços similares, para mostrar algumas funcionalidades oferecidas. Para comprar sua pulseira fitness e comparar preços clique aqui.

Tom Tom Touch Cardio Garmim Vivo Smart
Pulseira Fitness Tom Tom Touch Cardio
Monitor de frequência Cardíaca Monitor de frequência Cardíaca
Não pode ser usada em esportes na água Resistente à água: 5ATM ou 50 M
Análise da composição corporal Alarme
Distância percorrida Contador de voltas
Notificações do celular Timer
Definição de objetivos Altímetro barométrico
Contagem de Passos Contagem de passos
Monitoramento do Sono Monitoramento do Sono
Aplicativo próprio no celular Aplicativo próprio no celular

Pulseira Fitness: como usar

A recomendação para uso da pulseira fitness é que ela fique bem ajustada ao punho, mas sem incomodar. Logo acima do “osso do punho” (processo estiloide da ulna), conforme a ilustração abaixo.

Para a função de frequência cardíaca os dois modelos funcionam com luzes que medem alterações em seu fluxo sanguíneo. Uma luz acende sobre a parte superior do seu pulso e ilumina as veias capilares que ficam um pouco abaixo da pele, detectando alterações no reflexo da luz. Os modelos com cinta usam transmissão elétrica, como os ECG (eletrocardiogramas).

No manual do usuário do Tom Tom Cardio Touch existe a seguinte informação:

“O desempenho do sensor de frequência cardíaca não é afetado pela porcentagem de gordura corporal ou por pelos do corpo. Porém, o desempenho é afetado pela posição do TomTom Touch no pulso, pela cor da pele, pelo tipo de pele e pelo fato de você estar ou não aquecido.”

Eles também avisam que os resultados são mais precisos quando você já está aquecido e que para aumentar a precisão, deve ficar parado até que a frequência cardíaca seja detectada.

Embora não tenha testado a pulseira fitness (eu uso relógio com cinta), existem relatos de que os modelos com luz são menos precisos do que os modelos com cinta. Especificamente quando o exercício realizado pode modificar a posição do punho, como exemplo temos algumas artes marciais (socos) e yoga (apoio das mãos). Mesmo que a pulseira fitness esteja bem ajustada conforme os manuais recomendam.

Portanto ao optar pelos modelos com luzes pense também em qual atividade será usado. Para caminhadas e corridas, vá em frente!

Por que usar a pulseira fitness

Recomendo sempre usar um dispositivo que monitore pelo menos a frequência cardíaca durante o exercício. O motivo é simples: é mais seguro de dois pontos de vista.

  • Do ponto de vista da saúde cardiovascular. Podemos saber o quanto nosso coração está sendo exigido na atividade e adequar a intensidade aos níveis recomendados pelo médico.
  • Do ponto de vista da eficácia do exercício. Sabemos que os exercícios são mais ou menos eficientes conforme a intensidade que eles são feitos. Variando conforme o objetivo, condição física e recomendação médica. A forma que temos para controlar a intensidade é monitorando os batimentos cardíacos.

Se você usa uma pulseira fitness deixe sua experiência nos comentários. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto também.