O telemarketing ainda é uma poderosa ferramenta para manter sua academia cheia o ano todo. O segredo é aprender a otimizar o telemarketing da academia tornando-o mais assertivo e desperdiçando menos tempo e energia da sua equipe de vendas.

No modelo convencional de telemarketing de tempos em tempos você entra em contato com toda sua base para oferecer alguma promoção, convidar para algum evento, enfim tentar trazer o ex-aluno de volta ou então convencer o prospect a fazer uma visita. Em linha gerais esse é o processo é ele funciona, mas perde-se muito tempo, ouve-se muitas negativas e no final embora ajude a manter a academia cheia, é cansativo, trabalhoso e caro.

telemarketing-ajuda-a-manter-a-academia-cheia

O novo modelo de telemarketing é mais eficaz para manter a academia cheia

Agora imagine se você pudesse usar um mecanismo que filtrasse seus contatos e lhe permitisse ligar apenas para as pessoas que realmente querem receber seu telefonema e estão dispostas a aceitar a sua proposta? Pois esse mecanismo existe e pode revolucionar o telemarketing da sua academia.

Workshop Academia Cheia o Ano Todo - LEADS3X

O novo modelo de telemarketing, que vai manter sua academia cheia o ano todo, começa com o disparo de e-mails marketing, com o qual cria-se uma relação com a pessoa, até o momento em que ela autoriza a sua ligação. Isso é feito usando um sistema de automação de e-mails. É trabalhoso no começo, mas não é difícil. Uma vez implementado, ele irá trabalhar praticamente sozinho e você só terá que monitorar os resultados.

Como já havia explicado no post Como manter sua Academia cheia o ano todo, você vai criar um funil de vendas como esse da imagem abaixo.

funildevendas

Entenda como o funil de vendas vai funcionar dentro da sua academia

1- Atrair

Essa fase se aplica mais às pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, embora ex-clientes e outras pessoas que conhecem a academia mas nunca frequentaram, podem ser atraídas. A atração dessas pessoas pode acontecer por vários meios digitais, como textos no blog da academia, por páginas do site, redes sociais, anúncios digitais.

2- Capturar

Essa fase consiste em ter uma landing page com um campo para captura de e-mail, na qual se chega pelo meio digital que você usou para atrair as pessoas no passo anterior. É importante ressaltar que para ter melhores resultados você deve ter uma landing page para cada público. Por exemplo:

  • Público  1  quer emagrecer. Foi atraída por um post no blog da academia que fala sobre emagrecimento. Nesse post você oferece um ebook com 10 passos para emagrecer até o verão. Ela clica no link e é direcionada para a landing page que vai liberar o e-book assim que ela colocar o nome e o e-mail.
  • Público 2 quer ganhar massa muscular. Foi atraída por um anúncio no Facebook que oferece quatro vídeos com dicas de exercícios. Ao clicar no anúncio é enviado para uma landing page que vai liberar os vídeos assim que ela colocar o nome e o e-mail.

3- Nutrir

Cada um dos públicos definidos por você vai formar uma lista de e-mails diferentes. No nosso exemplo temos os que querem emagrecer e os que querem ganhar massa muscular. Para cada uma dessas listas você irá criar uma sequência de e-mails com informações relevantes para eles sobre o assunto de forma a complementar o que foi oferecido lá no início.

É aqui que está o pulo do gato!

Pelo sistema de automação de e-mails você saberá quem abriu e também quem clicou em algum link no e-mail, quando esse for o caso. É importante também que você use frases que estimulem um diálogo, fazendo com que a pessoa responda ao e-mail.

Não vou me estender muito, mas é possível conforme a reação e a fase em que a pessoa está disparar e-mails diferentes, de forma a separar aqueles que estão quase prontos para fechar com você daqueles que ainda precisam de mais informações.

Em um determinado momento, quando perceber que a pessoa está pronta para comprar, você irá peguntar se pode telefonar para a pessoa para agendar uma visita na academia para que ela possa conhecer tudo o que você tem para solucionar de vez o problema dela (a dor). Ela vai concordar, vai te passar o número, você vai ligar e conseguir agendar a visita. É o telemarketing moderno, assertivo, em um novo modelo que traz muito resultado.

4- Converter

Esse passo nos modelo de venda online, é quando a compra é efetuada. No caso da maioria das academias ainda vai depender de alguns passos do ciclo de vendas que irão ocorrer no momento da visita.

DICA NINJA!

Pegue toda a sua base de e-mails de ex-clientes e de visitantes e crie uma lista de disparo com uma newsletter com informações diversas que cumpram com o papel do primeiro passo, jogando essas pessoas para o seu funil. Se você por ventura já tiver informações que separem esse público, crie listas diferentes. Será mais eficaz.

Agora que você já sabe como tornar o telemarketing da academia mais eficaz, é só colocar a mão na massa. Qualquer dúvida deixe um comentário ou escreva pra mim!