O sonho de qualquer professor de ginástica de ter sua aula lotada e pode se transformar no pesadelo do gestor da academia se a lotação esgotada for recorrente, levando aos alunos que ficam de fora a reclamar. Com razão.

Se sua academia oferece aulas coletivas provavelmente, em algum momento, irá passar por uma situação semelhante. A questão é que o aluno chega na academia e não consegue fazer as aulas pois não há equipamentos ou espaço suficiente para atender à todos, certamente ficará desapontado com a situação. Você não ficaria?

nao-cabem-mais-alunos-na-sala

O que fazer quando não cabem mais alunos na sala

Há quem prefira justificar que oferece a mesma aula em outros dias e horários que são mais vazios, tentando direcionar os alunos, mas sinto informar que essa não é a solução. Se o aluno está na academia para fazer aquela aula, naquele período, existem duas possibilidades: ele ama a aula daquele professor ou aquele é o melhor horário para ele treinar (as vezes único).

Na realidade a solução para o problema de aulas lotadas, passam por algumas soluções a primeira e mais cara é comprar mais equipamentos para serem usados. Mais bike, mais jumps, mais bolas de pilates, já que essas são as aulas que geralmente sofrem com a lotação esgotada.

Além da questão financeira, pois nem sempre adquirir mais equipamentos é viável, você pode se deparar com outra questão que é a falta de espaço, quando não cabem mais alunos na sala, nem equipamentos. Neste caso a solução é distribuir senhas para as aulas.

Como distribuir senhas para as aulas na academia sem causar confusão

Você deve estar pensando em vários pontos negativos na distribuição de senhas, o primeiro deles é que não vai resolver o problema da lotação esgotada. De fato não vai, mas vai deixar a ocupação da sala mais justa e organizada. Em todas as academias que trabalhei a distribuição de senhas para as aulas era comum.

Para isso é preciso colocar algumas regras.

  • As senhas só podem ser pegas pessoalmente (nada de reservar pelo telefone!);
  • Só podem ser entregues uma senha por aluno (nada de guardar lugar para o coleguinha!);
  • As senhas são distribuídas 10 minutos antes do início da aula (isso dá a chance para aqueles que chegam em cima da hora também pegarem);
  • O professor recolhe as senhas na entrada da sala (óbvio que só entra na sala com senha!).

Para complementar e resolver de fato o problema, você pode criar uma segunda aula na sequência, também com distribuição de senhas. Pode acontecer, ainda assim de haver reclamação por parte dos alunos em função do horário. Uma forma de resolver isso é fazendo aulas de 45 minutos ao invés dos 60 habituais. Para melhorar ainda mais o ajuste você pode antecipar em 15 minutos o início da primeira aula.

Já adianto que em um primeiro momento você poderá ter problemas com essa implementação. Sempre vai ter alguém que irá reclamar, principalmente os alunos mais antigos que julgam ter mais direitos do que os mais novos, portanto vá com calma. Instrua os professores a administrar a questão com cuidado e apresentando como a melhor solução para todos.

Se você tem problemas com aulas cheias na sua academia conte para nós como resolveu, sua solução pode ajuadr outros gestores que passam pelo mesmo problema.