Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no evento Life Fitness Experience, a empresa apresentou para imprensa e convidados a estratégia de crescimento para os próximos anos. Fundada  em 1968, como Life Cycle, foi adquirida em 1997 pela gigante Burnswick, que no mesmo ano adquire também a Hammer Strength.

A Brunswick, foi fundada em 1845 e teve, no ano passado, 19% da sua receita oriunda do segmento fitness. Já a receita total da Life Fitness em 2015 foi de US$ 795 M e a intenção é chegar a cerca de US$ 1,5 B em 2020. A estratégia para alcançar esse patamar iniciou-se com a aquisição de outras marcas do segmento SCIFit (2015), Cybex (2016) e Indoor Cycling Group (ICG), também em 2016, embora essa última aguarde a aprovação das autoridades alemãs para livre concorrência.

Linha do tempo Life Fitness

Linha do tempo Life Fitness

Estratégia de crescimento Life Fitness para o Brasil

No Brasil a estratégia de crescimento passa pela expansão da cobertura geográfica que até 2017 estará presente em 11 estados, em sua maiorias nas capitais.

A Life Fitness, em conjunto com as outras marcas do grupo está focando o trabalho naquilo que consideram as três tendências na fabricação de equipamentos para academias: Tecnologia e Conectividade, Biomecânica e Alta Performance.

Durante o evento Life Experience, perguntei se tinham a intenção de investir em gameficação, ou se já tinham algum produto que atendesse à essa tendência, pois foi um ponto bastante comentado aqui no Brasil, por ocasião, tanto da FIBO, uma das maiores feiras do mundo dedicada ao mercado Fitness, quanto da IHRSA realizada nos estados Unidos. Já que um dos focos está na tecnologia e conectividade. De forma direta a Life Fitness não trará nenhuma novidade nessa direção, mas já é possível, com o app Life Connect, disputar uma corrida com outra pessoas que também estiver conectada e futuramente com as bike da ICG poderemos contar com um produto gamificado para aulas de bike indoor.

Além disso existe a plataforma LFOpen para desenvolvedores que quiserem criar aplicativos para serem usados nos produtos Life Fitness, permitindo a criação de novas ideias e a personalização de apps da sua academia

evento life fitness experience

Produtos do grupo atendem de forma completa as necessidades das academias

De uma só vez é possível equipar toda a academia com produtos do grupo encabeçado pela Life Fitness.

Equipamentos para musculação e cardiovascular podem ser encontrados nas marcas Life Fitness e Cybex. Na Life Fitness também há diversas opções para treinamento em grupo como máquinas para circuito, bikes e o SINRGY360.

SINRGY

Hammer Strength oferece equipamentos para uso com anilhas (plate-loaded). Na SCIFit os equipamentos tem como objetivos pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e deficientes físicos

A InMovement, traz alternativas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, embora esse seja o objetivo, alguns equipamentos podem ser aproveitados em áreas de convívio da academia, como uma esteira que permite caminhar, trabalhando com o computador. E a Brunswick tem uma linha de jogos, como pebolim e sinuca. Aliás, investir nesse tipo de área é uma tendência defendida pela arquiteta Patrícia Totaro, especializada em projetos para academias e ambientes ligados à pratica de exercícios, que também foi responsável pelo ambiante da Life Fitness Experience.

pebolim

Mesa de Pebolim Brunswick

Conversei com Maneco Carrano, diretor comercial da Life Fitness, que explicou que existem linhas de crédito bancário para financiamento dos equipamentos (sujeito a aprovação), que existe possibilidade de pagar em 4x sem acréscimo, além do uso do PROGER para compra de equipamentos.

Para mais informações acesse: https://www.lifefitness.com.br