Não é de hoje que aulas dança fazem sucesso nas academias. Desde a época áurea do axé onde as coreografias do grupo  É o Chan lotavam as salas, quase todos os anos temos novidades. Seja com programas pré-coreografados como o Body Jam ou os mais recentes Zumba e SH’ BAM, seja com modismos ditados pelas novelas como as aulas de dança do ventre. A novidade nas aulas de dança é o Donnya Class que ainda não chegou ao Brasil, mas pode ser uma boa oportunidade para as academias por aqui.

Doonya Class novidade nas aulas de dança.

Doonya Class novidade nas aulas de dança

Donnya é inspirado nas danças de Bollywood, combina alta energia e condicionamento da aeróbica com o balançar do quadril e dos braços da dança folclórica indiana, dança pop e clássica.

Em Hindi, Doonya significa mundo e foi ideia de dois instrutores de fitness que se inspiraram em sua herança cultural, na música contagiante e números de dança popularizado pela indústria cinematográfica da Índia em filmes que geralmente apresentam sagas de amor complicadas e reviravoltas.

“Nossos pais são da Índia por isso foi uma maneira de se conectar com as nossas raízes”, disse Priya Pandya, um nativo de New Jersey que criou o treino com Mississippian Kajal Desai. “Nós crescemos aprendendo dança. Nós dois queríamos trazer dança de Bollywood para o mundo.”

As aulas de Doonya  por enquanto acontecem nos Estados Unidos, em Washington DC e em Nova York e será lançada em Los Angeles no próximo mês. Um DVD está previsto para lançamento em fevereiro.

Jessica Matthews, porta-voz do Conselho Americano de Exercício (ACE), disse que, além de ser viciante e divertido, aulas de fitness de dança pode proporcionar um treino eficaz, conforme estudos de pesquisa patrocinado pela ACE em Zumba, um treino de dança latina, e Qi Dance, que mescla o conceito oriental de Qi com música do mundo.

Como exemplo temos, a parte Bolly-Pop que combina estilos tradicionais do Sul da Ásia, com hip-hop e jazz, enquanto condicionamento clássico toma emprestado de estilos antigos e enfatiza movimentos da mão intrincados. Pop Bhangra é uma dança energética da Índia setentrional em que o movimento de base focaliza espremer as escápulas, mantendo os braços apertados.

Via: Reuters