Pages Navigation Menu

Canal do Portal Fique INforma sobre Gestão de Carreira e Gestão de Academia

Curso online de Coaching

Normas de segurança para a sala de musculação e ginástica

Existem algumas normas de segurança para sala de musculação e ginástica que devem ser pensadas antes de adquirir os equipamentos, no momento em que o layout da sala for feito. Essas normas fazem parte de um manual de conduta da ANVISA que norteia a fiscalização.

normas segurança da sala de musculação

Arena Health Center – São Paulo

  1. Tanto a sala de musculação, quanto a sala de ginástica devem ter piso apropriado para a prática da atividade que será desenvolvida no local. Livre de rachaduras, imperfeições e objetos cortantes.
  2. As salas devem estar limpas e arejadas e com área de circulação livres.
  3. Os equipamentos devem estar em perfeito estado de conservação, higiene e segurança, não podendo estar quebradono todo ou em parte, livres de ferrugem, rachaduras, amassamentos, umidade ou qualquer defeito que venha comprometer a segurança e conforto dos seus usuários, devem estar aprumados, devidamente fixados no chão e/ou paredes, lubrificados, em suas partes móveis.
  4. Os equipamentos devem possuir o selo do INMETRO e apresentarem uma manutenção preventiva constante e corretiva, imediatamente, quando necessário.
  5. Os aparelhos ergométricos (esteiras, bicicletas, elípticos e etc.) deverão estar localizados de maneira que possam permitir livre circulação nas suas laterais e na parte de trás, de, no mínimo, 0,80cm de distância, como área de escape, garantindo uma possível fuga dos usuários em caso de acidentes.
  6. Os aparelhos de musculação deverão apresentar entre eles a distância mínima de 0,80cm de forma a permitir uma segura e livre circulação dos usuários.
  7. O material de apoio complementar (anilhas, barras, cordas e outros) deve estar em perfeito estado de conservação e acondicionados em suportes apropriados e/ou compartimentos especialmente reservados à sua guarda, não podendo obstruir ou dificultar a circulação das pessoas.
  8. Os espelhos devem estar íntegros, sem rachaduras, lascas, defeitos de acabamento e visualização, com extremidades protegidas por estrutura específica.
  9. Salas de lutas, devem ser totalmente protegidas por revestimento acolchoado, em toda a sua extensão e circundante, e em caso de haver colunas ou pilares em suas áreas úteis, ou ainda laterais – próximas ou encostadas nas paredes – se estão igualmente protegidas e acolchoadas à altura mínima de 1m do piso.

2 Comentários

  1. PREZADOS,

    QUAIS OS DIREITOS E DEVERES DE UM ALUN0 QUE FREQUENTA UMA ACADEMIA DE GIANSTICA?

    CASO UM ALUNO SE MACHUQUE EM UMA AULA NORMAL DE GIANSTICA COLETIVA, DE QUEM É A REESPONSABILIDADE, DO ALUNO DO PROFESSOR OU DA ACADEMIA?

    CABE ALGUMA INDENIZAÇÃO AO ALUNO QUE FOI VITIMA?

    • Oi Renato,

      Os direitos e deveres do aluno geralmente são determinados por um regulamento interno e o contrato de adesão pelo serviço que devem ser redigidos por um advogado.

      Cada caso é um caso, por exemplo se um aluno cai porque o piso estava molhado, responde por isso a academia (Lei de responsabilidade civil). Se o acidente ocorre por negligência profissional, responde por isso o professor e provavelmente o responsável técnico e a academia. De qualquer forma convém consultar um advogado, pois a questão não é tão simples assim. Recomendo consultar a Dra. Joana Doin, especializada em nesse setor.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso online de Coaching