Pages Navigation Menu

Canal do Portal Fique INforma sobre Gestão de Carreira e Gestão de Academia

Curso online de Coaching

Qual o papel de cada funcionário na Academia de Ginástica?

O leitor Felipe sugeriu a pauta e estou atendendo. Qual o papel de cada funcionário na academia de ginástica? Mais do que uma dúvida o que vemos na prática é um funcionário assumir o papel de outro, a função de outro, quais as consequências para a academia quando isso acontece? Dependendo do caso a academia pode até estar infringindo a lei.

Vou descrever aqui a lista de funcionários necessários para o perfeito funcionamento de uma academia de ginástica, é claro que se o negócio for de pequeno e até médio porte, algumas funções terão que ser acumuladas, pois não haverá dinheiro que baste e também a quantidade de trabalho não justificaria que fosse feito por um funcionário exclusivo. Essa conduta sempre irá gerar alguma perda, mas que se for bem distribuída pode ter uma boa relação custo benefício.

Administração

Executivo

Na academia ginástica geralmente é denominado Diretor e ocupado pelo proprietário. A função de quem ocupa esse cargo tem relação com a definição de objetivos e recursos, avaliação e correção do desempenho da academia. Se a academia for de grande porte o cargo pode ser subdividido, por exemplo Diretor de marketing, Diretor de RH etc.

Gerente

Pode ser contratado ou pode ser a função do proprietário da academia. Cabe à ele fazer com que todo o negócio funcione harmoniosamente, transforma os objetivos gerais em específicos, planeja e controla a realização das atividades. Assim como no cargo de Diretor, podem haver subdivisões, por exemplo Gerente de Vendas, Gerente de Marketing etc

Supervisor

Chefiam grupos de funcionários operacionais. No caso da academia e dependendo do porte podemos ter supervisores de recepção, vendas, limpeza, manutenção e técnico, mais conhecidos como coordenadores.

A academia de ginástica pode ter um coordenador geral e outros por área, por exemplo musculação, ginástica, lutas, aquática responsáveis por toda a área ou por um período.

Operacional

Contabilidade e RH

Em academias de pequeno e médio porte convém contratar uma empresa para prestar esse tipo de serviço. São responsáveis por toda a parte contábil, entradas e saídas de dinheiro, pagamento de impostos e salários, contratação, férias, demissão de funcionários etc.

Recepção e vendas

O ideal é que sejam exercidas por pessoas diferentes, mas nem sempre isso é possível, principalmente em academias de ginástica de pequeno porte.
Para a recepção será necessário apenas uma pessoa por período, que será responsável por passar informações básicas aos clientes, como endereço, horário de funcionamento, horário das aulas, tipos de atividades e fazer o controle de acesso dos alunos e eventualmente o controle dos pagamentos.
A função do vendedor é vender os serviços oferecidos. Para isso precisa apresentar a academia, as opções de planos e pagamento, fazer contato com os clientes que não finalizam a compra do pacote e realizar um atendimento pós-venda.

Limpeza e manutenção

Aqui, também, o ideal é que sejam exercidas por pessoas diferentes, o que nem sempre é possível.
O profissional que cuidará da manutenção deve ter uma característica de faz-tudo, deve ser capaz de resolver pequenos problemas elétricos, hidráulicos e mecânicos.
A limpeza deve ser feita nas áreas comuns, vestiários nas salas de ginástica, musculação, piscina etc. Preferencialmente feita por uma mulher e um homem, o que facilita a limpeza dos vestiários.

Professores

Se sua academia irá atender a diversas áreas esteja preparado para contratar professores específicos para cada uma delas. Eventualmente um mesmo professor atua bem em duas áreas, por exemplo musculação e natação, mas isso é exceção.

Avaliador

Profissional de Educação Física, designado para fazer avaliação física, pode ser um profissional externo ou um dos professores da academia, desde que tenham experiência na função.

Estagiários

Geralmente são mal aproveitados nas academias. São usados como professores substitutos ou mais baratos o que é proibido! O estagiário pode ser aproveitado em diversas áreas, inclusive recepção e vendas e não apenas na área técnica.

Orientador

Em academias grandes é uma função geralmente exercida por um estagiário de educação física que passará as orientações para o aluno aproveitar melhor a academia, indicando aulas e atividades conforme os objetivos, a avaliação médica e física.

Outros

A academia poderá ter outros funcionários dependendo dos serviços que oferecer, como nutricionista, esteticista etc

Organograma

Aqui vão três exemplos de organograma para academia.

Academia média e grande
Academia Média
Academia Pequena

Independente do tamanho da sua empresa e do organograma que irá montar certifique-se de que todo o trabalho que deve ser feito na academia seja coberto por essas pessoas. Descreva as funções de cada um dos seus funcionários e o que deseja que façam. Seja claro no momento da contratação, inclusive para evitar eventuais problemas trabalhistas.

Futuramente abordarei com mais profundidade a atribuição de cada um dos funcionários para auxiliar vocês  na descrição das funções. Aguradem!

7 Comentários

  1. Obrigado por ter escrito o texto, somente elogios… Como sempre acompanhado esse excelente blog.

  2. Respondendo para o Felipe

    Oi Felipe!

    Obrigada! Que bom que gostou, continue passando por aqui!

    Um abraço

    Denise Carceroni

  3. Caraca que perfeito, adorei ficou bem completo, estou fazendo um curso de Auxiliar de Pessoal ”DP” e tenho que fazer um trabalho, montar um empresa e desenvolve-la ao longo do curso, me ajudou bastante… Obg !

  4. Oi Adorei a matéria, só me tira uma duvida em questão de repor os pesos para seus devidos lugares, de quem é esse papel é do PERSONAL ou a academia tem que ter um funcionário especifico para isso???

    • Oi Miza,

      A responsabilidade é de quem tira os pesos do lugar.
      O aluno deve ser orientado pelo responsável pela sala para devolver os pesos para o local. Se houver um Personal ele deve ser cobrado para manter a sala em ordem. Não é necessário um funcionário específico para isso.

      Abraços

      Denise Carceroni

  5. Gostaria de saber se em uma academia de pequeno porte, e a carga horária de cada professor é de 5 horas, em um determinado horário, onde o fluxo de alunos é menor e não há recepcionista, as informações são esporádicas, o professor de musculação daquele horário pode também assumir o papel de dar algum tipo de informação às pessoas que venham de fora,receber mensalidades de alunos…Ou isso caracteriza dupla função?

    • Oi Sonia,

      Não sou advogada para responder a sua questão com 100% de certeza, mas vamos lá.
      Até onde sei não existe uma norma clara sobre a dupla função. Me parece que se a atribuição está prevista no contrato de trabalho do professor, não há problema. Caso não esteja é preciso haver comum acordo entre as partes, sob risco do funcionário acionar a academia na justiça alegando a dupla função e solicitando o aumento da remuneração por isso.
      Aqui me parece que vale o velho ditado: combinado não cuata caro!
      Às vezes o próprio contador pode ajudar nessa questão. De qualquer forma o ideal é consultar um advogado.

      Abraços

      Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Qual a função do coordenador na academia? | Personal Academia & Cia - [...] qual a função do coordenador na academia de ginástica? Em um dos posts mais acessados do blog,  Qual o papel …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso online de Coaching