Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Teste ergométrico: mitos e verdades

O teste ergométrico nos diz como nosso coração se comporta durante o esforço. O indivíduo é submetido a sobrecargas cada vez maiores, enquanto sua pressão arterial e seus batimentos cardíacos são monitorados. A partir da resposta à esses sinais é possível descobrir:

  1. Nível de condicionamento físico;
  2. Presença de isquemia (falta de sangue)

Existem dois tipos de teste ergométrico: máximo e submáximo. São geralmente realizado em esteira ou bicicleta ergométrica.

teste ergométrico

Tipos de teste ergométrico

Teste ergométrico máximo

Só pode ser realizado com a presença de um médico ou por ele próprio, em função dos riscos envolvidos.

O indivíduo é levado, como nome já diz, à sua máxima performance. As sobrecargas vão sendo aumentadas gradativamente até que se chegue à exaustão. A utilização de eletrocardiograma durante o teste ergométrico máximo é obrigatória. O valor da freqüência cardíaca máxima será aquela onde o teste for interrompido. A interrupção do teste se dará por exaustão, por presença de alterações no eletrocardiograma ou por comportamento inesperado da pressão arterial. É necessário escolher o protocolo adequado de teste para cada indivíduo considerando principalmente características como nível de atividade/sedentarismo e cardiopatias. Existem alguns locais que realizam o teste máximo até que a freqüência cardíaca atinja o valor predito pela idade (220-idade), neste caso não temos um teste máximo verdadeiro uma vez que sabemos que o coração pode bater mais do que 220x por minuto e essa fórmula nos dá um valor aproximado, dependendo do caso com uma margem de erro grande.

Teste ergométrico submáximo

Pode ser aplicado por qualquer profissional da área da saúde, é geralmente feito nas academias pelo Profissional de Educação Física.

O indivíduo é levado a atingir cerca de 85% da sua freqüência cardíaca máxima predita(calculada 220-idade). As sobrecargas serão aumentadas gradativamente até que se chegue à exaustão. O valor da freqüência cardíaca submáxima será aquela onde o teste foi interrompido. O teste será interrompido quando o indivíduo chegar à exaustão, o valor da freqüência cardíaca atigir 85% da freqüência predita ou a freqüência cardíaca e a pressão arterial não tiverem um comportamento esperado.
 

Como utilizar os valores obtidos em ambos os testes:

Durante os testes são coletados valores de freqüência cardíaca e de pressão arterial relacionados à determinadas cargas. Determina-se os valores de freqüência que se deseja trabalhar em função do objetivo do indivíduo. Calcula-se esses valores através de uma fórmula matemática, verifica-se qual a sobrecarga utilizada para atingir a freqüência desejada.

Para refletir…
Qual o valor do teste submáximo?

Na minha opinião, apesar de ser largamente realizado em academias, é perda de tempo! As justificativas para realizar o teste são por questões de segurança (problemas cardíacos) e para verificar o nível de condicionamento.

  1. Segurança: como não é realizado com a utilização de eletrocardiograma, não é possível detectar alterações cardíacas…mas vamos supor que o eletrocardiograma esteja sendo utilizado neste teste (algumas academias possuem o equipamento), o indívíduo será levado à 80% da sua capacidade máxima, mas imagine que a isquemia apareça em 85%. Ela não será detectada no teste, pois este será interrompido antes e existem diversas atividades na academia onde trabalha-se com a freqüência acima dos 80%.
  2. Condicionamento: é impreciso.

Soluções:

  • Solicitar um teste ergoespirométrico, se não for possível um ergométrico máximo (que não utilize 220-idade!!!)
  • Realizar um teste de lactato, para verificar os limiares (melhor que o ergométrico máximo para determinar a faixa de treino)
  • Aplicar o questionário RISKO. Aceito internacionalmente avalia o risco de problemas coronarianos, liberando (ou não) para a prática de atividades físicas. No caso da não liberação, vincular o início das atividades com a apresentação de atestado médico.

Adquira os produtos relacionados à este post clicando nos links abaixo:

217 Comentários

  1. Oi pessoal
    Quanto àquele questionário RISKO, qual é a base científica dele (bibliografia)?
    Gostaria muito de saber para poder aplicá-lo com certeza.
    Um abraço
  2. Respondendo para Ana…Oi Ana!

    Pode aplicar o questionário sem medo. Ele é da Associação Americana de Cardiologia.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  3. Olá!
    Gostaria de saber qual o tempo máximo de duração do exercício(teste).
    Obrigada.
  4. Respondendo para a Fátima…

    Oi Fátima!

    O tempo máximo de duração do teste depende do protocolo utilizado. Em geral varia de 8 à 12 minutos.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  5. Uma pessoa que já correu um meia maratona e outra prova de 25 km entre e quase 20 de provas de 10km. Pode sofrer de isquemia cardiaca e se for realmente diagnosticada a doença essa pessoa pode correr o risco de ter de parar de correr.

    Abraços
    Fernando Correa

    • GOSTARIA DE SABER O QUE SEGINIFICA RV NO TENT
      E ERGOMETRIGO FIS O EXAME E DEE RV EN VARIAS VESES OBRIGADO
  6. Respondendo para o Fernando…

    Oi Fernando!

    Sim, mesmo uma pessoa bem treinada pode apresentar isquemia cardíaca. Se o problema for diagnosticado a pessoa poderá continuar a correr desde que mantenha um controle rigoroso de sua frequência cardíaca durante treinos e provas.
    Para efeito de cálculo, sua frequência cardíaca máxima será considerada a mesma onde apresentou a isquemia e os demais cálculos feitos a partir dela. O acompanhamento médico faz-se necessário.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  7. Professora agradeço pela sua atenção, efiz na semana passada mais um exame e no teste ergométrico foi constatado a tal da isquemia, ainda vou retornar ao médico mais estou psicológicamente arrasado, não consegui treinar desde o resultado, esse tipo de coisa é simplismente revoltante.
    Mais de qualquer forma agradeço de coração, (mesmo com esse plobleminha)pela sua atenção e seus conhecimentos, e pode ter certeza que apartir de serei mais um frequentador do Fiqueinforma.
    Abraços
    Fernando Corrêa
  8. Olá gostaria de tirar algumas dúvidas.Fiz um teste Ergométrico recentemente.Minha pressão arterial em repouso antes do teste tava 17×12,mas momentos antes do teste caminhei até a clínica onde fiz esse exame e tive uma contrariedade,gostaria de saber se isso pode ter alterado minha pressão arterial?o laudo deu negativo para esquemia miocárdica.
  9. Respondendo para o Claudeilson…

    Oi Claudeilson!

    Sim, é possível que a contrariedade possa ter contribuído pra o aumento da pressão. De qualquer forma é bom monitorá-la para descartar a possibilidade de hipertensão.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  10. Caros leitores

    O Teste Ergométrico é um procedimento médico que, mesmo com a intenção de avaliação funcional, carrega o risco de morte cárdíaca e em função disso tem de ser solicitado pelo médico assistente do paciente e realizado por médico cardiologista, de preferência ergometrista e se possível com especialidade em medicina esportiva !

    Nada justifica outro profissional realizar esse exame sem a monitoração e responsabilidade de um médico. Além do que são necessários equipamentos para Parada Cardiorrespiratória e obviamente o conhecimento médico para operá-los

    Essas explicações não diminuem os demais profissionais, mas, apenas esclarecem os riscos e as responsabilidades LEGAIS que muitas vezes são ignoradas até que uma FATALIDADE ocorre…

  11. Respondendo para o Dr. Alfredo…

    Olá Dr. Alfredo!

    Obrigada pela participação!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  12. Olá! Eu fiz concurso para a rede estadual de ensino e pediram teste ergométrico,como estou sem praticar execícios desde q me formei,estou acima do peso(talvés 8 a 10 kg a mais)mas naum sinto dificuldades em fazer caminhadas longas,porém,em atividades intensas chego exaustão bem mais rápido q antes. Não tenho problemas cardíacos
    Gostaria de saber se esse teste pode me reprovar de alguma forma.
  13. Respondendo para o Borges…

    Oi Borges!

    Esse teste só poderá reprová-lo se for critério de corte descrito no Edital do concurso. Leia com atenção.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  14. Boa tarde
    Tenho 48 anos e pelo menos 5 veses na semana faço caminhadas forçadas ou corrida. Fiz um teste ergométrico hoje e o resultado foi o seguinte:

    Met máximo ( MET ) 15,4 onde o previsto era de 11,49
    VO2 máx: 53,89 ml/kg min
    Pelo laudo, minha aptidão respiratória está como excelente ( grupo funcional I NYHA )

    Assim sendo, a Dra poderia me informar se por estes dados, eu estou bem ?? pois o médico que me pediu este teste não está atendendo estes dias e eu estou precisando saber para ver se por acaso eu não esteja passando dos meus limites no dia a dia.

    Grato

    Evódio

  15. Respondendo para o Evódio…

    Oi Evódio!

    De fato sua condição física é excelente. Se você está passando do limite no seu treino diário, só conhecendo o que você faz e a intensidade com que faz que eu poderia dizer alguma coisa.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  16. Boa tarde drª Denise
    Fico grato pelo retorno e informo:
    Conforme ja havia comentado, faço uma corrida diariamente com um percurso em torno de 12 kms e este percurso eu faço em 1:20 minutos. A grande parte deste percurso eu faço correndo e como eu uso diariamente o frequencímetro, meus batimentos cardíacos ficam em torno de 135 / 145 porém tem momentos de subida que vão até quase 170 batimentos, e mesmo assim eu não fico exausto, mas dou uma dezacelerada no rítmo e passo para caminhada apenas por receio de estar forçando muito. Assim sendo, gostaria que a drª me informasse ainda se para perda de peso e condicionamento, eu não estaria forçando muito ?? ou pelo meu teste ergómetrico eu posso continuar neste rítmo sem problema ?? pois como tenho 48 anos e pela fórmula de 220 – idade minha FC máxima seria de 172 correto ?? e sendo assim se eu manter meus batimentos em torno de 130 / 135 eu terei os mesmos resultados para se manter condicionamento e perda de peso ?? ( hoje estou com 84 Kgs )

    No aguardo de mais um retorno, agradeço

    Evódio

  17. Olá gostaria de saber de quanto em quanto tempo, devo aumentar a carga do meu avaliado em um teste ergometrico, e qual o tempo de avaliação?
  18. Respondendo para o Evódio…

    Oi Evódio!

    Para emagrecer trabalhe entre 65% e 75% da sua FC máx. nessa faixa a utilização de gordura como substrato energético é otimizada.

    Para melhorar o condicionamento físico trabalhe entre 75% e 85% da FC máx.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  19. Rspondendo para a Juliana…

    Oi Juliana!

    O tempo máximo do teste ergométrico, a carga e suas variações dependem do tipo de protocolo que você irá usar. Se está me fazendo essas perguntas é porque não tinha conhecimento da existência desses protocolos, portanto sugiro que faça um curso sobre avaliação física, pois testes ergométricos envolvem riscos. Além disso há uma limitação para sua aplicação por educadores físicos, o que na minha opinião, faz com que ele perca totalmente sua função (leia o post novamente!).
    O melhor é pedir para seu aluno fazer um teste em laboratório e usar os resultados para a prescrição dos exercícios.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  20. Dra
    por favor estou com duvidas fiz o teste ergométrico com os seguintes resultados: Duração de 8min, distância pecorrida 0,66km, fc max 147 bpm, VO2 máx. 41,76 ml/ kg min, Aptidão fisica boa (AHA), qual sua avaliação ?
  21. Boa Tarde! Fiz um teste ergométrico hoje pela manhã e o médico disse para procurar um cardilogista, pois deu uma alteração na pressão. O resultado do exame somente sairá na segunda-feira.
    O que eu gostaria de saber é se uma noite sem dormir pode alterar o resultado do teste? Eu passei a noite em claro e pela manhã fui fazer oteste após pegar um engarrafamento na linha Amarela.
  22. Gostaria de saber o tempo de aumento da velocidade durante o tempo do teste ergométrico, ou seja, eu posso aumentar ao meu critério avelocidade? se sim de quanto em quanto tempo?

    Att,

    Simone Alves

  23. Respondendo para o Ronaldo…

    Oi Ronaldo!

    Você não informou sua idade e é um dado importante para avaliar o resultado. Através do cáculo indireto, pela sua frequência cardíaca máxima, você teria 73 anos, mas no teste prático esse resultado pode ser diferente.
    O que posso dizer é que pelo valor do seu VO²máx se você tem mais de 26 anos está na média, se tem mais de 36 está acima da média, se tem mais de 46 anos tem uma boa aptidão física e se tem mais de 65 anos a condição é excelente.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  24. Respondendo para o Alexandre…

    Oi Alexandre!

    A pressão pode se alterar após uma noite mal dormida e principalmente em função do stress. De qualquer forma pegue o resultado do teste e leve ao cardiologista!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  25. Respondendo para a Simone…

    Oi Simone!

    No teste ergométrico não é a velocidade que é aumentada, mas a carga, quanto ao espaço de tempo que isso ocorre e a quantidade de carga, depende do protocolo utilizado.
    Se está me fazendo essas perguntas é porque não tinha conhecimento da existência desses protocolos, portanto sugiro que faça um curso sobre avaliação física, pois testes ergométricos envolvem riscos. Além disso há uma limitação para sua aplicação por educadores físicos, o que na minha opinião, faz com que ele perca totalmente sua função (leia o post novamente!).
    O melhor é pedir para seu aluno fazer um teste em laboratório e usar os resultados para a prescrição dos exercícios.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  26. gostaria de tirar uma duvida>fiz um teste ergometrico e deu a seguinte conclusao;teste anormal pela presenca de ritmo atrial baixo na recuperacao,esse teste e para um concurso se eu fizer um novo exame o resultado mudara?é muito importante q o resultado seja normal desde ja agradeco………
  27. Respondendo para a Liliam…

    Oi Liliam!

    As chances do resultados mudar são pequenas, mas é provável que o médico peça para repetir o teste pra confirmar. O resultado significa que deve haver algum problema no sistema que é responsável pelo “start” do seu coração e precisa ser verificado.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  28. Boa tarde.

    Estou com umas dores no peito, tipo pressao, vou fazer o teste ergometrico sabado, mas aontes disso gostaria de saber o seguinte:
    Meu Pai tinha doençã de chagas, ele usava marcapasso e faleceu por AVG, nesse caso a doença de chagas é ereditaria?

    Sem mais;

    Fernando

  29. Respondendo para o Fernando…

    Oi Fernando!

    Acredito que já tenha feito o seu teste. Quanto à Doença de Chagas, ela não é hereditária. É adquirida, transmitida através da picada de um inseto chamado barbeiro.
    Se você não foi picado, com certeza suas dores têm outra origem.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  30. Olá! Parabéns pelo site e as respostas.

    Fiz um teste ergométrico e minha PA saiu de 120/80 para 190/70
    em uma carga iniciada em 40 e terminada em aproximadamente 250 (watts) durante um período de 20 minutos. Sendo que a PA foi recuperada em 6 minutos voltou a (12/8). Esses valores são considerados normais?

    No caso uma PA que chegue a 19/7 em uma atividade poderá causar alguma complicação? Comprometimento dos olhos, rins, cérebro e coração?

  31. Respondendo para o Cleber…

    Oi Cleber!

    Você fez esse teste onde? Porque existem alguns dados que estão estranhos. Vamos por partes:

    É normal e esperado que haja o aumento da PA. É considerado normal a PAS chegar até 220mmHg e a PAD pode diminuir ou aumentar 10mmHg do valor inicial (não devendo ultrapassar 120 mmHg para normotensos). Ou seja sua resposta pressórica foi normal, não havendo com o que se preocupar.

    O teste ergométrico obedece à um determinado protocolo que deve ser escolhido de acordo com o nível de condicionamento de quem irá realizá-lo, você não menciona qual foi usado, mas desconheço um que inicie com 40 watts de carga. Outra questão relacionada ao protocolo é em relação ao tempo de duração do teste. O ideal (e isso vale para todos) é que o teste dure entre 8 e 12 minutos.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Olá!
    Eu fiz o teste em uma clínica com um cardiologista.
    O Protocolo usado foi o Balke.
    E quanto aos dados me desculpe, houve um equivoco. Na verdade o teste comecou com 75 w e terminou com 275 Watts.
    Quanto ao tempo de duração do teste (está escrito no relatório) foram realmente 20 minutos. O Dr. pediu que eu parasse somente por exastão física, dor no peito, dor de cabeça ou tontura. houve um momento que ele perguntou se eu aguentava mais alguns minutos e eu confirmei que sim.
    Ah! Eu tenho 21 anos e estou tomando remédio para PA a pouco tempo, um mês aproximadamente.

    Fico muito agradecido pela resposta anterior.

    Um Abraço!

  33. Respondendo para o Cleber…

    Oi Cleber!

    De fato o protocolo de Balke para cicloergômetro preconiza que se vá até a exaustão, mas não é o protocolo mais comum. De qualquer forma a duração ideal para qualquer teste é de 8 à 12 minutos. O que continua sendo estranho é que no Balke o teste deve iniciar com 25watts no caso de sedentários e 50 watts para treinados.
    Apesar disso sua PA teve um comportamento normal. Desde que você esteja medicado (já que mencionou que toma remédio) e que faça suas atividades sempre de olho no monitor cardíaco, mantendo sua frequência dentro dos parâmetros recomendados pelo seu cardiologista, não há com o que se preocupar.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  34. Oi!
    Gostaria de saber as seguintes variações da FC nos testes máximo e submáximo:
    Máximo:Começou em 141(0),passou por 180(1min.);164(3min.);155(5 min.) e terminou em 142(7min.) e foram aferidas de 1 á 7 minutos após o término do teste,que durou 30 segundos.
    Submáximo:começou em 118,manteve-se estável em 158/157 e terminou em 115,num tempo de 30 minutos.
    As pessoas são sedentárias e tem idade de 20 anos.
    Mto obrigada!
  35. Respondendo para a Alice…

    Oi Alice!
    Não entendi o que você deseja saber.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. Olá. Pratico futebol de 1 a 2 vezes por semana, tenho 31 anos e 83kg. Fiz um teste “máximo” de esteira em que em cada estágio a velocidade e a inclinação da esteira iam aumentando. No primeiro e segundo estágio fui andando e a pressão saiu de 14/9 para 16/x; no terceiro estágio comece andando bem rápido e depois comecei a “trotar” e a pressão chegou a 19/x. No início do quarto estágio meus batimentos chegaram a 190 bmp e apesar de eu aguentar o quarto estágio inteiro e provavelmente mais uns dois estágios pois eu ainda não estava cansado o médico interrompeu o teste. O médico disse que não tenho nada, apenas que meu condicionamento não é dos melhores. A minha pergunta é: É normal parar um teste no meio por causa do bpm e depois dizer que não tenho nada, apesar do mesmo ser atingido tão prematuramente e eu estar longe da exaustão??? Esse comportamento é normal para “sedentários”? Muito Obrigado.
  37. BOA TARDE,…
    Fiz o Teste Ergométrico, e estou preocupado, veja bem, tenho 50 anos, estou tomando remédio para pressão a ums 30 dias, pretendo fazer acadêmia.
    Veja o resultado: esforço interrompido aos 08:22[3.4mph (5.4km/h) 140%
    Pressão arterial:

    Sistemica de repouso: 140/90 mmHg(88bpm)
    Sistólica sob esforço: Máxima 220 mmHg Pico de esforço= 220 mmHg
    Delta PA = 800mmHg Delta PA/MET= 8.0 mmHg/MET
    CONCLUSÕES FINAIS:
    Ausencia de alterações eletrocardiográficas(do segmento e da onda T ) significativas para resposta isquemica até a frequençia cardiaca e duplo produto atingidos.
    Hipertensão arterial agravada pelo esforço físico. classe funcional boa , presença de arritimias.
    Gostaria de uma avaliação e se possível algumas dicas e esclarecimentos. OBRIGADO.

  38. Respondendo para o Adriano…

    Oi Adriano!

    Seu teste foi normal, sua frequência cardíaca e sua pressão arterial se comportaram como o esperado.
    O médico interrompeu seu teste pois sua frequência cardíaca atingiu o valor máximo predito (220-idade). Ocorre que este valor é teórico. Sabe-se que nosso coração pode ir além desse máximo, mas alguns médicos optam por interromper o teste quando atingem o valor.
    Eu discordo desse procedimento pois um dos objetivos em realizar o teste é verificar se seu coração suporta chegar à exaustão sem aprensentar alterações.
    O que podemos inferir com seu resultado é que até 190 batimentos seu coração suporta o esforço. Sabemos, pelo seu relato que você poderia aguentar o teste por mais tempo, do ponto de vista do seu estado físico. Se isso acontecesse sua frequência continuaria a subir, pois esse é o comportamento normal. Agora imagine que ao atingir 193 batimentos durante o teste seu coração se comportasse de forma anormal, o médico saberia e iria lhe informar que você só pode fazer esforço até aquele valor. Como seu teste foi interrompido antes de você chegar à exaustão, não sabemos com ele se comporta, e é bem possível que atinja valores mais altos quando estiver perto da sensação de exaustão.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  39. Gostaria de fazer uma pergunta!
    Eu vou fazer o teste ergométrico, tomo propranolol, o médico disse para eu parar de tomar 5 dias antes do exame.
    Pois bem, não me instruiu se para gradativamente ou de repente? Estou com muito medo de parar repentinamente e passar mal antes e durante o exame.
    Será que vocês podem me orientar?
  40. Tenho 47 anos,faço ginástica diariamente e exercÍcio aeróbico, mas pelo fato da minha pressão estar 13/9, passei a tomar remédio e pedi ao médico que requisitasse o tal teste ergomértico com esteira!
    Fiz por 15 minutos, além do nornmal, e parei por que cheguei á exaustão, andei, trotei e corri, o que acontece normaçmente, quando isso acontece nas minhas atividades diárias sempre diminuo um pouco o ritmo, no momento não foi o caso.
    Bom, o resultado foi Boa aptidão física para a faixa etária.
    Gostaria o que significa Classe Funcional : I (NYHA)
    Obrigada desde já,
    Cris
  41. Um detalhe , cheguei à exaustão mas poderia ter continuado pelo fato disso acontecer rotinamente então baixo a intensidade do exercício e dou prosseguimento a ele.
    Obrigada desde já!
  42. Respondendo para a Valéria

    Oi Valéria!

    Todas as dúvidas em relação ao uso/inrerrupção de medicamentos devem ser tiradas com o médico.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  43. ola …
    gostari de saber se podem me ajudar num execicio ….
    goataria de saber o Vo2 max de um individuo a partir do teste de balke em bicicletas ergometrica de frenagem eletromagnetica utilizando um peso de 70 Kg, sabendo que a interrupcao envlveu uma potencia em watts 10 vezes a sua idade
  44. gostari de saber.tenho aumento de area cardiaca (icc). sou diabetico , hipertenso ,fiz o teste ergométrico,paciente não atigiu fc sub maxima desejada.hipertensão no pico do esforço.nomalização tensinal dos niveis no periodo de recuperação,depresão dosegmento st-tascendente rapido,teste dentro dos limites da normalidade ate fc alcançada 108b/min.pa inicial 13/08 foi a 20/10 ai interronpeu ta tudo normal gostaria de saber se ha algum risco. obrigada
  45. Respondendo para o Edilson

    Oi Edilson!

    Você pode fazer exercícios até o valor máximo da frequência cardíaca alcançada durante o teste.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  46. Respondendo para a Cris…

    Oi Cris!

    NYHA é a New York Heart Association, eles tem uma classificação funcional e terapeutica para a prescrição de atividades físicas de acordo com o risco cardíaco. Classe I significa que você não tem limitações para a realização de exercícios.
    Procure se exercitar até atingir 85% da sua frequência cardíaca máxima do teste, isso garante um bom condicionamneto dentro de uma margem de segurança. Nunca ultrapasse o valor máximo!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  47. Respondendo para o Pablo…

    Oi Pablo!

    Não entendi o que deseja. Por favor reformule melhor sua questão.

    Um abraço

    Profa. Denise Carceroni

  48. Respondendo para o Ricardo

    Oi Ricardo!

    Se trabalhar até o limite de 108bpm, que foi a frequência alcançada no teste,está tudo ok, mas não esqueça que nem tudo depende do coração. É preciso monitorar também o diabetes e a pressão arterial. Faça seus exercícios sempre acompanhado de um profissional de Educação Física e mantenha seus exames médicos em dia!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  49. cara denise novamente venho cosultar voce. aumento da area cardiaca,hipertensão,diabetes+problemas vascularer periférico alem de uma hénia de disco lombo-sacra. insuficiencia cardiaca congestiva tomo os medicamentos p diabétes e hipertensão,mais digoxina furosemida enalapril.são acelerador,diurético,vaso dilatador.o médico explicou que é o chamado coração grande, e tambem pode ter varias causas estou fazendo machado guerreiro p/ver chagas.caso seja negativo qual outra possibilidade voce apontaria.tambem estamos progamando uma eco doppler torax para ver real tamanho e possivel outra disfunsão cardiaca.nesta situaçao é imposivel qualquer tipo de cirurgia como de coluna por ex.tenho muitas dores no peito falta de ar e cansaço tbm tomo remedio p/coluna mas é meio incompativel com o do coração me da mau estar e sonolencia este da coluna é tirex 30mg,ha tambem o lopid que é p circulação.no teste de esforço pa inicial 13/08 pa final20/10 3 etapa 75w ai imterropeu 108bpm. gostaria que voce avaliasse minha situação ,e desde ja agradecido p/dica anterior agora lhe passei todos os dados e ao total estou tomando 11 medicamentos. grato denise e parabens novamente ricardo a dos santos
  50. Respondendo para o Ricardo…

    Acredito que o médico esteja no caminho certo. Chagas é uma possibilidade, mas não poderia dizer mais do que isso. Não sou médica! E se fosse precisaria estar acompanhando seu caso.
    Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer Pilates com acompanhamento individualizado, pode ajudar no seu problema da coluna. Só inicie qualquer atividade após liberação médica! Caso obtenha a liberação, procure um professor particular, pode ser em estúdio ou para atendimento domiciliar, com formação em Educação Física ou Fisioterapia. Se residir em São Paulo, me coloco à disposição.
    Não esqueça de explicar todo o seu problema ao professor, mostrar à ele seu teste de esforço e colocá-lo em contato com seu médico para um trabalho conjunto.
    Estimo melhoras!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  51. Prezada Profª Denise. Que outros protocolos existem além do *protocolo em rampa*. V. pode comentar de forma sintética sobre os que considera mais relevantes? Grato. Estevam de Toledo.
  52. fiz o teste ergometrico,foi interrompido o o resultado foi,teste de esforço sugestivo de resposta isquemica miocardia pela sintomatologia apresentada, comportamento pressorico hiperreativo interrompido por ter apresentado falta de ar
  53. oi dia 10/12 vou fazer o teste eu estou com medo pois tenho sentido muita dor toraxica e falta de ar meu coraçao parece estar fraco.me de uma palavra que posa me ajudar.
  54. alei do meu coraçao parecer fraco eu tenho 31anos e sou obesa morbita
  55. Respondendo para o Estevam

    Oi Estevam!

    Sua dúvida pode ser a de outras pessoas também, por isso fiz um post sobre o assunto. Teste ergométrico: protocolos.
    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  56. Respondendo para o Adão

    Oi Adão!

    O resultado do seu teste sugere um comportamento cardíaco fora da normalidade para o esforço. Leve o exame ao cardiologista e só faça exercícios após sua orientação.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  57. Respondendo para a Sandra

    Oi Sandra!

    Espero que tenha corrido tudo bem com o seu teste. Quanto à obesidade é preciso procurar tratamento. Dê uma olhada no Infobeso – Um blog de peso http://www.infobeso.blogspot.com

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  58. Olá!!Gostaria de saber se a conclusão de meu teste ergométrico é normal:
    Teste ergométrico realizado em protocolo de rampa individualizado,sem critérios clínicos e hemodinâmicos para isquemia miocérdia induzida pelo esforço.
    Regular aptidão cardiorrespiratória,atingindo 10.33METs
    Resposta inotrópica fisiológica ao esforço.
    resposta cronotrópica fisiplógica ao esforço.
    A queda da FC no primeiro minuto da recuperação foi abaixo de 12 batimentos.
  59. Olá!!Gostaria de saber se a conclusão de meu teste ergométrico é normal:
    Teste ergométrico realizado em protocolo de rampa individualizado,sem critérios clínicos e hemodinâmicos para isquemia miocérdia induzida pelo esforço.
    Regular aptidão cardiorrespiratória,atingindo 10.33METs
    Resposta inotrópica fisiológica ao esforço.
    Resposta cronotrópica fisiplógica ao esforço.

    Grato.
    A queda da FC no primeiro minuto da recuperação foi abaixo de 12 batimentos.

  60. Bom dia!

    Gostaria só de saber a respeito da esteira ergométrica realizada nos consultorios médicos, é possível o resultado não ser preciso quando o paciente no dia de fazer o teste havia antes feito exercício físico, como no caso de carregar pesos subindo escadas e já chegar um pouco exausto na hora do teste ergométrico? Isso pode influenciar no resultado? Se o paciente chegar mais disposto fisicamente ao teste, terá melhores resultados do que um paciente que já chega indisposto e exausto devido ter um desgaste físico naquele dia? Aguardo resposta e obrigado!

    • Respondendo para Mozart

      Sim, dependendo do tipo de esforço o teste pode ser prejudicado.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  61. doutora fiz um teste ergometrico para o concurso da policia de pernambuco e os resultados foram vo2max 86.13ml(kg min)=24,61 met
    mvo2=45,57ml(100gve min)
    grupo funcional I
    aptidão cardio resp.: excelente
    fai= -58%
    mai= -8.0%
    por favor a senhora poderia me responder se tenho alguma alteração? agradeco muito.
    • Respondendo para o Heverton

      Oi Heverton!

      Seu teste já diz: aptidão cardio respiratória excelente!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  62. Fiz um teste hergometrico para um concurso público, em repouso eu estava um pouco ancioso,taquicardia sinusal, no esforço a na recuperação sem modificações. Na conclusão fala que resposta cardiovascular normal frente ao esforço; Excelente tolerância ao esforço, sem sintomas ou alterações eletrocardiográficas; Não apresentou arritmias; PAS elevada antes com variação normal durante o esforço;PAD elevada antes com variação normal durante o esforço. A que ponto esse exame pode me ser desfavorável? Por conta da taquicardia inicial é normal ter um atraso de condução do ramo direito?
    • Respondendo para o Hugo

      Oi Hugo!

      Acredito que não tenha problemas quanto à aprovação pois o resultado do seu teste foi normal.
      Não sei lhe dizer se a taquicardia foi a responsável pelo atraso na condução do ramo direito. Não sou cardiologista, sou professora de educação física e não estudos problemas específicos do coração. Sei que atrasos de condução elétrica podem ser comuns em algumas situações (atletas bem treinados, adolescentes, adultos jovens e indivíduos com atividade vagal elevada), mas também podem ocorrer no caso de cardiopatias e por ação de drogas.
      Leve o teste à um cardiologista e converse com ele para sanar suas dúvidas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  63. olá doutora,estou com cardiologista marcado pois não tenho me sentido nada bem já faz alguns meses.Confesso que ao ler sobre o exame de teste ergometrico fiquei apavorada pois me recordei que a uns 4a5 anos atras fiz um exame de ressonancia magnética e quase precisei ser sedada p/ conclui-lo faço outros tipos de exame e sinto meu coração acelerado com facilidade sou muito nervosa e acho que o medo me prejudica muito.Neste caso como vou conseguir fazer este teste caso o médico me peça p/ fazer, tenho até medo de morrer fazendo o exame.Tenho 50anos,faço reposição hormonal,não faço exercícios físicos sómente faço em casa alongamento. gostaria de uma palavra sua, ameu respeito sobre tudo o que lhe contei.Muito obrigada por me responder.

    um abraço.

    • Respondendo para a Célia

      Oi Célia!

      Não sou doutora sou professora!!! Mas tudo bem!!!

      Fique tranquila, antes de pedir esse teste, provavelmente o médico irá pedir outros nos quais você ficará em repouso. E mesmo se um dia for fazê-lo não há motivo para pânico, é mais fácil morrer atropelada do que fazendo este teste!
      Sugiro que além do cardiologista você procure a ajuda de um psiquiatra ou de um psicólogo. O que você chama de nervosismo me parece ansiedade e isso pode ser tratado! Digo isso pois minha mãe era assim, tinha tanto pavor de ir ao médico que chegou ao ponto de esconder de nós um grave problema de falta de ar que a levou para uma UTI. Depois disso iniciou o tratamento para a doença dela e faz acompanhamento tanto com o psiquiatra, quanto com o psicólogo, para diminuir a ansiedade. Ainda tem seus medos e é ansiosa, mas melhorou muito, vai ao médico sem problemas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  64. Olá prof.

    estou com uma duvida;tenho W.P.W;fiz 4 ablaçoes e fiz um te ontem numa clinica sem supervisão médica;estava no 3 estagio do ellestad quando iniciou esv;seguido de TV sustentsda,passei mal a vista escureceu e pofft estava no chao ;fiquei desacordado por 2 min segundo enfermeiro ai fui liberado para casa;estou com medo de embarcar vou ontinuar fazendo squas; posso ficar tranquilo né .

    • Respondendo para o Rafaelo

      Oi Rafaelo!

      Uma das consequências do seu problema é a morte súbita (raro, mas possível), que pode ocorrer durante a prática de exercícios quando é mais fácil apresentar a pré-exitação. Converse com seu cardiologista sobre a prática segura de exercícios e o uso do monitor cardíaco para auxilia-lo.
      No próximo teste, só faça com a presença de um médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  65. Tenho 47 anos fiz um exame de Teste Ergométrico dia 12/03/2010 e comecei a sentir muito cansaço e falei para a Drª que estava muito cansada e ela falou que ñ tinha nem 3 min se eu poderia forçar e continuei fazendo exercício e fui sentindo dormencia dor no peito caimbra uns choque rapido no corpo e por final senti tonteira até que pedi para parar só que no resultado do exame na parte da análise das variáveis clinicas ao exercício ela diz que ñ tive dor toraxica e nada do que falei que senti somente escreveu que o exercício foi interrompido por cansaço e ñ por vários sintomas que senti principalmente tonteira forte
    a intepretação final foi:
    Através do consumode oxigênio no pico do esforço estimado ao equivalente a 5,32 met a capacidade de exercício foi classificada como fraca(AHA)
    Cronotropismo preservado.
    Resposta hipertensiva sisto-diastólica.
    Aplicando-se análise multifatorial foram identificadas respostas clinica, autonômicase eletrocardiográficas fisiológicas ao exercício. Devo falar para o meu cardiologista o acontecido ou ñ há necessidade e o que o achou do resultado do meu exame, pois me sinto muito mal e muita dor no peito. Desde já agradeço a atenção. Abraços.
    • Respondendo para a Nilza

      Oi Niilza!

      Apesar do seu teste ter um resultado fisiológico, converse com seu médico sobre suas sensações durante o esforço. Como em tudo na vida existem bons e maus lugares para realizarmos nossos exames, na dúvida falar com um especialista é o ideal.

      Um abraço

      Profa. Esp Denise Carceroni

      Um abraço

  66. Tenho 22 anos e fiz um teste ergométrico para concurso,sendo que minha PA inicial foi 13/9 e durante o teste chegou a atingir 23/11.Bem a pergunta é a seguinte: Tenho algum tipo de problema de hipertensão,Tem alguma anormalidade ou é normal a PA chegar a 23? No Laudo deu Hipertensão leve.
    • Respondendo para a Danielle

      Oi Danielle!

      No teste ergométrico é normal haver um aumento de pressão arterial (PA), mas a sua PA atingiu valores um pouco acima do esperado. Seu teste indica hiperreatividade o que pode significar que você esteja em uma fase pré-hipertensiva. A prática constante de exercícios pode reverter a situação. Converse com seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  67. Oi Profa. Denise!

    Seguinte, fiz um TE para um concurso público pra área militar, e no resultado deu tudo normal, sem problemas cardíacos.

    O problema é que, como eu não sabia da correta execução do teste, interrompi ele depois de 5 minutos a 7 mph depois de ficar um pouco cansado(o médico o tempo todo perguntava se eu estava cansado), mas bem longe do limite da exaustão. No laudo meus batimentos chegaram a 183 bpm sendo que a FC máxima estipulada era de 198, acusando “teste interrompido por exaustão”.

    Você acha que o fato de eu não ter atingido a FC máxima e ter interrompido por “exaustão” o teste após 5 minutos, é motivo para que me julguem como despreparado fisicamente ou com algum tipo de problema?

    • Respondendo para o Renann…

      Oi Renann!

      Com algum problema não, pois o resultado deu sem problemas cardíacos. Podem julgar que você não tem um bom condicionamento físico, mas isso depende de outros parâmentro além da FCmáx. atingida. Se vão considerar você despreparado depende do que está escrito no edital, do motivo pelo qual pediram o teste. Por exemplo, se foi apenas para eliminar o risco cardiovascular, então está tudo ok.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  68. Roserio disse , tenho 48 anos e tenho pavor a médicos, quando vou medir minha presão fico muito alterado , que chega até 22/17 , por conta disso não passei no exame médico da prefeitura a respeito de um concurso público. fui sbmetido a varios exames, mas novamente fui pego pela minha ansiedade, quando fui fazer o teste ergométrico, pedido pela médica da prefeitura, não consegui faze-lo pois novamente me alterei por motivo de ansiedade, falei com o médico disse a ele que tinha tomado um comprimido de diazepã, mas ná foi o suficiente , ele adio o meu teste e disse que tomasse dois comprimidos de diazepã, para mim acalmar, sera que assim eu irei conseguir fazer esse teste, devo tomar algum outro comprimido mas forte ainda.e tomo também captropil.
    • Respondendo ao Roserio

      Oi Roserio!

      Siga a orientação do seu médico. Minha sugestão é que busque a ajuda de um terapeuta para aprender a controlar a sua ansiedade.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  69. OI TENHO 1.80M E 116KG(SOU GRANDAO) SOU MAROMBA HA 12 ANOS E MALHO PESADAO. DE UNS TEMPINHOS PRA CA VENHO TREINANDO AEROBICO NA ESTEIRA (CORRIDA E CAMINHADA)POIS VOU ME SUBMETER A TESTE ERGOMETRICO PRA CONCURSO DA POLICIA TO TENTANDO DAR UMA SECADA E CAIR PRA PELO MENOS 110 KG ATE O DIA DO ERGOMETRICO.ALEM DISSO SUBO ESCADA ATE O 8 ANDAR TODO DIA. O SENHOER ACHA Q O FATO DE EU SER PESADAO PODE DAR PROBLEMAS NO ERGOMETRICO? OBRIGADO
  70. Olá!
    Fui ao cardiologista e ele verificou q meus batimentos cardíacos estavam um pouco alterados,cerda de 88/90 pm,então me passou uma série de exames,inclusive o ergométrico. Meus batimentos durante o exame chegaram a quase 180 pm, minha pressão cerca de 14 por alguma coisa ainda não peguei o resultado,é preocupante ou é normal???Tenho 30 anos,50 Kg e 1,60m,sinto falta de ar e cansaço.
    Desde já agradeço!!!
    • Respondendo para a Rose

      Oi Rose!

      Apenas com os dados que você passou não dá para saber muita coisa. Seus batimentos e sua pressão informados estão dentro da normalidade, mas seria preciso saber a pressão inicial e também quanto foi esse “alguma coisa”. Além disso o tempo do teste também é importante. O que posso dizer é que você precisa melhorar seu condicionamento cardiovascular. Converse com seu médico e depois busque a ajuda de um Professor de Educação Física levando seu teste e as recomendações do Cardiologista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  71. No dia 29/03/2010 passei por um teste Ergométrico e a minha aptidão Cardiorespiratória foi dada como “BOA” no grupo funcional (AHA). O que significa isso? Responda-me, por favor!
    • Respondendo para o Ariosvaldo

      Oi Ariosvaldo!

      AHA é a sigla para American Heart Association. Significa que sua aptidão cardiorespiratória é boa de acordo com os parâmetros adotados por essa associação.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  72. Adorei a sua rapidez no feedback, obrigado e espero poder contar contigo outras vezes, se não for incomodo. Tchauuuuuuuuu…UM abraço de um baiano muito arretado!
  73. Oiii,muito obrigada pela resposta,sei q com os dados q forneci fica difícil qq análise,assim q estiver com tds os resultados em mãos,terei melhores condições de procurar alguma ajuda.
    bjs e muito obrigada!!!!
  74. Eu jogo futebol 1 dia por semana e faço musculação 2 vezes na semana, tenho 26 anos, me sinto bem e sinto que tenho condição física boa, mas o meu resultado deu o seguinte:

    FC max : 168bpm
    Vo2 max: 76, ml/kg min
    Grupo Funcional: IV
    Aptidão Cardio Respiratória : muito Fraca
    Def. Cronotopico:13%
    Defit Funcional VE: 10%
    Reserva Cronotropica :74 bpm
    MVO2 max 37,21 ml O2 100g VE/min

    Estou achando muito contraditório, pois pelo que vi no grupo funcional IV a pessoa não aguenta fazer qualquer esforço que fica logo cansado. Gostaria que vc interpretasse meu resultado.

    • Respondendo para o Luiz

      Oi Luiz!

      Existem 2 possibilidades:

      1 – O teste foi mal conduzido e o resultado está errado.
      2 – Futebol 1x por semana e musculação 2x, não são suficientes para que tenha um bom condicionamento cardiorespiratório. Tenho alunos que jogam futebol semanalmente e não conseguem fazer uma aula de spinning como se deve.

      Como você se sentiu durante o teste? Uma informação importante que você não mencionou foi o tempo de duração do teste a carga inicial e a final e o motivo pelo qual foi interrompido.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Pr

  75. tenho 54 anos, meu teste na esteira deu com resistecia fisica fraca, o que isto quer dizer?
    corro algum risco de vida?
    • Respondendo para o Ederaldo

      Oi Ederaldo!

      Quer dizer que você precisa começar um programa de exercícios imediatamente! Risco de morte todos corremos, quem tem uma resistência física fraca mais do que quem é bem condicionado.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  76. O teste foi feito em esteira que ia inclinando com o tempo. O teste durou 09:40 min. E parei por cansaço. O último teste foi a 6 meses e o resultado foi totalmente diferente e me colocou no Grupo Funcional I.
  77. Boa tarde Professora! Fiz umm teste ergométrico e no resultado existe um quadro que não entendi. Diz o seguinte:
    Resultados Avaliados X Previstos
    Medida Avaliado Previsto
    FC Máxima [btm] 180 194
    Débito Cardíaco [l/min] 26,11 22,08
    Débito Sistólico [ml/síst] 145,06 102,56
    DP máximo [bpm mmHg] 32400 34595
    MET máximo [MET] 18,46 13,21

    O que significam esses números avaliados referentes a débitos serem maiores que os previstos? Tenho 26 anos e estou retomando meus treinos de atletismo.

    • Respondendo para o Juliano

      O Juliano!

      Os débitos foram maiores do que o previsto porque a FC máx. avaliada foi menor do que a prevista. Um valor depende do outro a medida de DC (débito cardíaco)= DS (débito sistólico) X FC frequência cardíaca).

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  78. Denise
    Tenho 56 anos pratico corrida a muitos anos como amador, uso sempre monitor para controlar meus batimentos durante minha corridas , neste final de semana treinei sabado 18km em 1.45 minutos domingo fiz outro treino de 17km e durante o percurso por 3 vezes meus batimentos subiram de 120 para 180 batidas por 3 a 4 segundos, e mesmo mantendo o ritimo que eu estava voltou ao normal. aguardo resposta, Abraços.
    • Respondendo para o Raul

      Oi Raul!

      Existe a possibilidade do seu frequencímetro ter pego interferência de alguém próximo (isso pode ocorrer com algumas marcas).
      De qualquer forma vale a pena fazer um teste de esforço máximo para eliminar a dúvida de algum problema cardíorespiratório. Converse com seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  79. Vejo muito em academias utilizarem a Frequência cardíaca para determinar faixas de esforço. Se fosse usado o Duplo produto não teríamos uma indicação mais segura? Existe uma escala para parâmetro de esforço utilizando os dados do duplo produto?
    Um abraço, e fico no aguardo de resposta.
    • Respondendo para o Paulo

      Oi Paulo!

      De fato o duplo produto é mais seguro, mas não é prático para se utilizar em academia.
      Se pensarmos em ideal, seria utilizar os dados de uma avaliação cardiopulmonar.
      Quanto à escala de esforço, existem alguns estudos. Faça uma busca usando as esxpressões “duplo produto” e “esforço subjetivo”.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  80. profa,

    fui subtmetido a um teste ergometrico onde minha parciais foram:Estágio Tempo (min.) FC (bpm) Carga (W)
    1 3 143 36
    2 6 157 72
    3 9 170 109
    4 12 184 144
    5 15 194 183
    6 18 __ __
    7 21 __ __
    8 24 __ _

    gostaria que se possivel analisase e me desse um laudo fisiologico para saber por que não completei o teste.

    obrigado

    • Respondendo para Sonny

      Oi Sonny!

      Os dados que você mandou não são suficientes para fazer uma análise, mas pela sua última FC me parece que você atingiu a máxima/submáxima predita.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  81. tenho 20 anos e 100kg fiz um teste ergometrico para um concurso publico e em repouso a PA estava 14×10 e no esforço omedico classificou boa condiçao periferica no esforço,ele falou para controlar a PA quero saber se possibilidade de eu reprovar?
  82. Olá!tenho 40 anos 1,74m 74kg e fiz um teste pelo protocolo Ellestad com duração de 16min distancia de 926mt, FC máxima 180 no estagio 5 a 8Km/h Inc 15%. Atingi 13,5METS (aptidão cardiorespiratoria boa), no entanto a Aptidão física foi considerada Muita Fraca (45,00). Não são contraditórias essas duas afirmações?
    Desde já mt obrigado
    • Respondendo para o Marcos

      Oi Marcos!

      Aparentemente há contradição. Qual é a unidade desse valor “45,00″? Ele se refere ao o quê?

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  83. Bom dia Profª Denise, alcancei uma boa pontuação em concurso público que exige como um dos critérios para classificação o exame físico. O edital não é muito claro quanto a este tipo de exame, ele apenas estabelece que o candidato não poderá ter forças inferiores à: 41 kgf na mão dominante; 35 kgf na mão não dominante; 30 kgf de força escapular; e 110 kgf de força lombar.
    Necessito de saber se a força mencionada é considerada alta, por isso, gostaria de mensurá-la. Só que não sei como proceder já que busquei alternativas em consultórios de fisioterapia e em academias e em todas elas não possuíam nenhum tipo de aparelho medidor.
    Moro em Belo Horizonte e gostaria que você me ajudasse respondendo qual o caminho eu devo tomar para realizar este exame com antecedência.
    • Respondendo para o Alan

      Oi Alan!

      Geralmente nos TAFs os parâmetro solicitados estão na média da população. Para poder mensurar sua força precisa buscar algum profissional de fisioterapia ou educação física que possua um dinamômetro (um médico do esporte pode ser que tenha também).

      Um abraço

      Profa Esp. Denise Carceroni

  84. Tenho 57 anos, fiz um teste ergoespirométrico e o resultado do VO2 pico foi de 38,3, ou seja,capacidade respiratória bem acima da média para minha idade.PA em repouso foi de 140mmHg/80mmHg e no exercício maximo foi 190mmHg/80mmHg, porem no teste ergométrico houve alterações de pequena magnitude do segmento ST. No pré-esforço deu ritmo sinusal taquicárdico com supradesnivelamento do segmento ST de + 0,5mm em V1. No esforço deu um infradesnivelamento de aproximadamente -1,5mm, em parede lateral baixa, convexa. Supradesnivelamento do segmento ST de + 2,0mm, em V1. Atingiu 107% da frequência cardíaca máxima prevista para a idade. Durante a recuperação houve um supradesnivelamento do segmento ST de até + 1,5mm em V1.Este teste deu positivo de isquemia miocárdica. Frequência cardíaca elevada no final do periodo de recuperação.A minha cardiologista pediu uma cintilografia de perfusão miocárdica para alívio de consciência, pois ela acha que eu não tenho nada nas coronárias,que as alterações são pequenas e que pode ser um resultado falso positivo. Gostaria de saber a opinião de vocês.
    Grata
    Sonia
    • Respondendo para a Sonia

      Sua cardiologista tem razão. Aguarde o resultado da cintilografia e repita o teste.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  85. Olá,

    Fiz um teste ergométrico recentemente, mas, por incompatilibidade de agenda não consegui consultar meu médico. No relatório final do exame consta a expressão “curva pressórica fisiológica”, o que isto significa?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Respondendo para a Geane

      Oi Geane!

      Significa que o comportamento da sua pressão arterial foi normal.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  86. Tenho 40 anos e fiz um teste ergométrico há dois anos em que o VO2 máximo foi de 68, ao passo que hoje realizei novamente o exame e o resultado baixou para 64. A justificativa dada pelo médico foi que, no exame anterior, minha frequência havia ido até 202 e no de hoje o médico resolveu encerrá-lo na frequência máxima, ou seja, de 180. Pelo que eu saiba, este VO2 máximo é uma medida de capacidade física e portanto não deveria mudar de resultado dependendo da metodologia ou do critério adotado por cadá médico em relação à hora de parar o exame (embora o paciente estivesse capaz de continuá-lo). Sendo assim, dado o resultado do exame, como saber se realmente minha capacidade melhorou, piorou e quanto e, mais exatamente, qual o potencial de desempenho em corridas através desses dados? Há algum cálculo que traga essas informações de forma mais precisa?
    • Respondendo para o Eduardo

      Oi Eduardo!

      Desculpe a demora em responder, mas aí vai:

      A forma mais precisa para saber o VO2 máximo é através do teste. Ao contrário do que você imagina o valor do VO2 varia durante a execução do teste, é a partir de um determinado comportamento nessa variação somada à outros parâmetros que se determina ao VO2máx. É preciso entender porque o médico interrompeu o teste na sua frequência máxima predita, alguns testes são feitos dessa forma, apesar de eu discordar, ou pode ter havido algum outro motivo. A justificativa dada pelo médico sobre a relação frequência cardíaca/VO2 é verdadeira, uma vez que há essa variação que falei, mas não justifica a diferença de valores no VO2máx.
      Alguns fatores, dentre outros, que podem influenciar o resultado do VO2máx são:
      Nível de condicionamento – quanto menos condicionado mais fácil para melhorar o valor
      Problemas respiratórios (brocoespasmos) – pode diminuir o valor
      Idade – quanto maior a idade, menor o valor
      Taxa de gordura – quanto maior a taxa, menor o valor
      Massa muscular – quanto maior a o volume, maior o valor.

      Para que eu pudesse entender o que de fato ocorreu precisaria ver as tabelas completas dos dois testes.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  87. Olá, Prof. Denise
    O resultado da Cintilografia deu negativo, ou seja, não confirmou a sugestiva de isquemia do primeiro teste(ergoespirométrico)neste, a frequência chegou a 175bpm, isto quer dizer que atingi 107%da frequencia máxima e na cintilografia assim que atingi a maxima para minha idade (163bpm),o teste foi interrompido aos 10.39m Tinha condições de fazer mais,pois não estava exausta. Será que não foi por isso que este teste, ou seja, a cintilografia não apresentou as mesmas alterações do primeiro porque foi interrompido? Bem a minha cardiologista não estabeleceu limites para os exercícios,mas eu gostaria de saber se realmente devo me preocupar com limites e também solicitar uma orientação, pois a partir de agora todas as minhas atividades como jogar tênis, duathlon, todos os exercicios localizados,inclusive no caso da musculação até quanto de carga utilizar,enfim,quero tudo monitorado através de um monitor cardíaco. Você teria alguma sugestão sobre o modelo adequado para mim? Quero lembrar que prefiro os tipos de fácil manuseio, que contém os recursos necessários para um monitoramento adequado.
    Desde já agradeço pelo retorno e pela atenção
    Abraços,
    Sonia
  88. na hora do exame fiquei ansioso e a pressão começou em 15/9, 20/9, 21/9 e na recuperação caiu para 16/9. CONCLUSÃO: teste eficaz, interrompido com 88% da FC máxima,revelando boa aptidão física. Ausência de alteraçôes clínicas e eletrocardiográficas sugestiva de isquemia miocárdica. ausência de arritmias complexas.Pressão arterial elevada durante todo o exame.
    Professora, corro todos os dias , verifico a pressão quese que diariamente (en casa)12/7. Gostaria de saber se é normal a pressão aumentar dessa forma no teste ergométrico e se a ansiedade contribuiu?
    • Respondendo para o Henrique

      Oi Henrique!
      Não só é normal, como desejável que isso ocorra. Provavelmente sua pressão arterial iniciou um pouco mais alta que o de costume pela ansiedade, mas durante o teste os aumentos estão dentro dos parâmetros esperados.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  89. Olá Profª.
    Fiz o teste ergométrico e minha pressão chegou a 19×11 e batimento cardíaco a 180.
    Significa que não posso fazer esforço físico?
    • Respondendo para o Isaias

      Oi Isaias!

      O aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca durante o teste é normal e esperado. São necessários outros dados para responder à sua pergunta.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  90. depois do teste da esteira tive taquicardia sinusal..isso prejudica o coração visto que tenho leve prolapso na valvula mitral…???
    • Respondendo para a Selma

      Oi Selma!

      A pessoa mais indicada para responder sua pergunta é um cardioligista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  91. Olá, bom dia!

    Uma dúvida, descobri um prolapso da valvula mitral e trato com propanolol ha 6 anos… Ha um mes atras me senti muito mal e estou sendo submetida a varios exames inclusive a este teste ergometrico. Gostaria de saber se ainda posso praticar musculação, já que meu medico pediu pra evitar.

    Desde já muito obrigada, Izabel.

    • Respondendo para a Izabel

      Oi Izabel!

      Deve evitar a musculação até ter o resultado do teste ergométrico. Com o resultado em mãos deve seguir os parâmetros determinados nele na hora de treinar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  92. dra Denise
    fiz um teste ergometrico por exame de rotina,porem foi interrompido aos 9 minutos talvez por ter alcancado FC 182 e PA 200.O teste iniciou com PA 15 e pos exercicio PA 14.O teste apresentou o laudo de capacidade fisica boa e seguintes conclusoes:em todos ECG {repouso, exercicio,pos exercicio] ritmo sinusal,ausencia de arritmias,ausencia de disturbio de conducao,ponto J na linha de base,segmento ST ascendente ,onda T positiva.
    Tenho 57 anos e pratico esteira regularmente por 30 minutos e nao sinto cansaco como nao poderia tb ter sentido no teste que fiquei muito menos tempo.Isto-interrupcao do teste por pressao 20- significa que nao posso mais fazer minha esteira por tempo prolongado? Tenho panico de exames e normalmente minha pressao e de 130x 80. Sera que o esstress provocou o aumento da pressao?
    • Respondendo para a Ana

      Oi Ana!

      Não sou Dra, não! Sou professora!!!!
      Quanto à sua dúvida é o seguinte, esses testes seguem um protocolo que chegam no máximo entre 9 e 12 minutos. É esperado e desejável que haja o aumento da PA, se isso não ocorre é que indica algum problema. Sua FC foi além da esperada para sua idade, mas isso pode acontecer (como aconteceu!), em pessoas bem condicionadas, sem que apresente cansaço. Quanto a sua afirmação “interrupção do teste por pressão 20″, a PAS aumentar até 220 mmHg é considerado normal e a PAD não deve aumentar mais do que 10mmHg da inicial. Apesar de você não ter informado sua PAD, imagino que não deve ter sofrido alteração (o que é normal).
      Pelos dados que você forneceu, está tudo dentro da absoluta normalidade. Use sempre um monitor cardíaco nas suas atividades e realize o teste anualmente.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  93. No meu teste ergometrico deu PA com resposta fisiológica. que significa Começou com 14-8 16-8 17-8 18-8 18-8 15-8 13-8 13-8 todas essas medidas no inicio tendo o valor mais alto no ápice do teste e depois diminuindo a velocidade e normal so um valor subir.
    • Respondendo para o Jorge

      Oi Jorge!

      Esse é o comportamento normal da PA durante a atividade física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  94. meu exame de esteira de megativo para esquenia isto eu quero sabe
    • Respondendo para a Sueli

      Oi Sueli,

      Significa que seu coração está ok para fazer exercícios até o limite usado no teste.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  95. o que significa o resultado do meu teste ergométrico que diz: Teste ergométrico eficaz para avaliação de Insuficiência coronariana,interrompido por exaustão e eficácia,sem sintomatologia significativa durante o exame.Comportamento hemodinâmico fisiológico.
    • Respondendo para a Lizandra

      Oi Lizandra!

      Significa que seu teste cumpriu com a função de avaliá-la para a insuficiência cardíaca durante o exercício, que foi interrompido porque voc6e estava cansada e já havia alcançado o objetivo do teste. E que o resultado dele é normal. Voc6e está liberada para exercícios até o limite indicado no teste.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  96. olá acabei de realizar um teste ergo…minha pa no inicio era de 12×8 e depois de 10 minutos ela ja era de 23 por alguma coisa ñ me lembro.o medico q fez o teste pediu pra eu diminuir o sal,só q eu ñ como muito sal.E agora….
    • Respondendo para o Giovani

      Oi Giovani,

      Leve seu teste à um cardiologista, conte o ocorrido e peça que faça uma avaliação. A PA sobe durante o teste, isso é normal, a sua parece que subiu um pouco além do esperado, mas seria preciso ver todo o teste para dizer alguma coisa.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  97. Olá Prof°,é o seguinte, eu começei a sentir um pouco de dificuldade pra respirar, meu nariz e um pouco intupido,dai de uns dias pra cá, começei a sentir meu coração acelerar um pouco, e senti aquelas batidas fortes incomodantes… dai fui no medico, as duas vezes que fui medi minha pressão deram normais.
    dai contei ao médico meus sintomas, ele disse q não aparenta nada grave(Graças a Deus) dai ele perguntou se eu ja tinha feito algum exame do coração, e há 2 anos atrás eu fiz ecodoppler e eletrocardiograma, ai ele me passou o teste ergometrico, que amanha irei fazer, resumindo, sinto um pouco de dor nas costas, arroto 24 horas, como se houvesse algo no meu peito, e um pouco de aceleração as vezes… o que voces me dizem? respondam por favor…
    • Respondendo para o Rafael

      Oi Rafael!

      Imagino que já tenha feito o teste, recebo muitas questões e geralmente não consigo respondê-las de imediato. Não sou médica para poder avaliar e mesmo que fosse seria necessário examiná-lo. Se não está confiante no diagnóstico do seu médico sugiro que consulte outro.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  98. oi denise

    eu gostaria de saber qual é o tempo para sair o resultado de um teste engormetrico pois vo faze um teste em um time daqui 15 dias.e eles pediram ele.

    • Respondendo para o Mateus

      Oi Mateus!

      Depende do local onde for fazer, pode até sair na hora. Talvez o mais demorado seja agendar a consulta com o cardiologista, só um médico pode solicitar o exame.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  99. Olá Dra.
    Tenho 38 anos e há alguns meses tenho tido súbitas falta de ar. Fui a uma cardiologista e a mesma passou um teste ergométrico HAS, porém há 1 semana fiz um ecocardiograma doppler e o mesmo não revelou nada, ou seja deu absolutamente normal, esse teste ergometrico pode revelar alguma coisa a mais?
    • Respondendo para a Elizangela

      Oi Elizangela!

      Sim, o teste ergométrico pode revelar alguma coisa diferente dos demais testes.
      Caso esteja tudo ok, procure um psiquiatra ou um terapeuta, sua falta de ar pode ter origem emocional
      Ah! Não sou Dra. sou Profa. , tá?!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  100. Tive taquicardia quando dobrei a dosagem do remédio que estava tomando para emagrecer :SIBUTRAMINA e fui socorrida com FC altísssima ,desde então estou com muito medo de me exercitar ,hoje fui fazer um exame ergométrico e nem comecei e tive uma crise ,tiveram que remarcar o exame não sei se é sindrome do pânico ou problemas , mas antes de tomar o remédio eu corria normalmente.O que você acha ?
    • Respondendo para a Ana Carolina

      Oi Ana Carolina!

      O consumo da sibutramina foi proibida em alguns países por aumentar as chances de ter um ataque cardíaco. Pela sua ação no organismo ela normalmente altera a FC. Seu uso deve ser feito apenas sob prescrição médica e com a receita retida na farmácia. Nenhum médico iria mandar dobrar a dosagem o que me leva a crer que você tomou a decisão por conta própria.
      Antes de qualquer teste procure ajuda médica e explique o que ocorreu.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  101. Realmente foi o Drº Angelo Frutuoso , que indicou a dosagem ,eu estou com muito medo de fazer o exame por favor me ajude .Se eu passar mal ,os médicos poderão me socorrer eu estou em pânico .
    OBRIGADA!!
    • Respondendo para a Ana Carolina

      Oi Ana!

      Quanto aos efeitos da medicação, converse com seu médico, aproveite e explique seus temores.
      Quanto ao seu exame ergométrico, o cardiologista está certo, está tudo Ok, mas que esses médicos poderiam dar mais atenção pra gente e explicar melhor as coisas, isso é verdade. Fica parecendo que pularam alguma coisa, que estão fazendo algo errado, né?!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  102. Olá Professora Denise !

    Tive coragem e fiz o exame,levei ao cardiologista , ele mal leu o exame e disse que estava tudo bem , a consulta não demorou nem 2 minutos.Estou com muito medo , acho que ele não prestou muita atenção no exame.

    Gostaria de lhe informar as conclusões do exame para que a senhora possa me responder alguma coisa.

    *PARÂMETROS CLÍNICOS
    Não apresentou sintomalogia sugestiva de ins.Cardíaca ou coronariana.
    Ausculta cardiopulmonar fisiológica durante todo o exame.
    Comportamento normal da curva da PA.
    Comportamento normal da FC.
    Teste interrompido por fadiga e nível máximo de FC atingido.

    *ECG DE REPOUSO
    Taquicardia sinusal.

    *DURANTE O ESFORÇO
    Os registros eletrocardiográficos durante o exercicio não mostram alterações
    morfológicas significativas em relação ao traçado basal.
    Não houve distúrbio do ritmo ou da condução ventricular.

    *RECUPERAÇÃO
    Os registros de recuperação nãoapresentam alterações em relação ao traçado basal.

    *CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS
    Teste ergométrico eficaz e máximo NÃO rvelando alterações clínicas ou eletrocardiográficas compatíveis com resposta isquêmica do miocárdio.
    comportamento normal da PA ao esforço.
    Hiperatividade simpática.

    Por favor ajude-me !!
    Desde já agradeço ….

  103. Olá Professora Denise !
    Fiz um teste ergometrico hj, mais só consegui a consulta com a cardio pra final de março, você poderia me ajudar!!! Tenho sentido dores no peito, tenho 36 anos, meu pai tem problema do coração valvula mitral, já fiz um eletrocardiograma e aconclusão foi bradicardia sinusal de BRD 1º grau, e o ECO bidimensional com doppler a conclusão foi dimensôes cavitarias e espessuras musculares nos limites normais, funçaõ sistólica global e segmentar do VE preservada em repouso. Parâmetros de avaliação da função diastólica do Ve normais.
    Ausência de lesões anatômica valvares.
    IM minima
    Periocárdio normal VCI normal.

    Teste ergometrico

    Comentarios do e ECG de repouso e no pré esforço:

    Sem alteraçôes no ponto J, segmento ST ou onda T, compativeis com isquemia miocárdica.
    ausencia de disturbios do ritmo ou condução.

    Comentarios do ECG durante a recuperação:

    Houve retorno aos padrões basais.

    Respoata cronotrópica e hemodinâmica:

    Atingiua Fc sub-maxima prevista para idade. adequada recuperação da FC( Avaliada no 1º min.do pós esforço), refletindo boa funçao autonômica.
    resposta tensional adequada ao esforço, partindo de niveis basais normais.

    Conclusão: teste ergometrico realizado sob protocolo de rampa individualizado, sem critérios clinicos ou eletrocardiográficos para o diagnostico de isquemia miocárdica. Ausência de disturbios do ritmo ou condução..
    Resposta tensional adequada ao esforço, partindo de niveis basais normais.
    Boa tolerância ao exercicio. Classe funcional I (NYHA. Atingiu 12,17 M )

    Desde já agradeço

  104. Fizr um teste ergometrico e gostaria que me ajudasse a entender.Laudo: Critérios Clinicos.
    O paciente não apresentou sintomatologia de insuficiencia coronariana.Teste interrompido devido á exaustão, no 5(quinto) estágio do protocolo de Ellestad.Comentários do ECG de repouso nas derivaçoes registradas.Ritmo sinusal.Alteraçoes inepecificas da repolarizaçao ventricular.Comentarios do ECG durante o esforço nas derivaçoes registradas.Sem modificaçoes significativas do segmento ST em relação ao repouso.Comentarios do ECG durante a recuperação nas derivaçoes registradas.Sem modificações significativas do segmento ST, em relação ao repouso.
    Conclusão:Teste de resposta ao esforço negativo para isquemia miocárdica até a FC atingida:92% da FC máxima.Resposta cronotrópica fisiológica, no esforço e recuperação.Resposta hipertensiva deprimida sistólica no esforço e, fisiológica na recupera
    ção.Valores máximos atingidos:160×100 mmHg.TA inicial elevada 140×100 mmHg. Ausência de arritmias.Excelente capacidade funcional. Obrigada.
    • Respondendo para a Karen

      Oi Karen!

      Significa que seu teste está ok e que pode fazer exercícios até 92% da sua frequência cardíaca máxima, sem problemas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  105. Ola Prof. Denise,

    Fiz o teste ergomentrico de esforço e o resultado foi:

    Infradesnivelamento ST adicional em MV5n >>> J= -5,0mm e Y = -2,0mm
    Infradesnivelamento ST adicional em D2m >>> J = -4,0mm e Y = -1,0mm

    FC = 200bpm >>> fisiológico, com recuperação adequada no 1 minuto
    PA = 205×080 mmHg >>> resposta fisiológica ao esforço

    Positivo para ST

    Gostaria de saber se esta tudo Ok?

    Grato

    • Respondendo para o Luís

      Oi Luís!

      Seu exame apresentou alterações, converse com seu médico.

      Atenciosamente

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  106. Dra boa tarde,

    Recentemente fiz uma cintilografia de perfusão miocardica com teste ergometrico, com o seguinte resultado:

    Hipocaptação transitoria nas paredes anterior: nos segmentos medio e basal e parede apical.

    A analise funcional evidencia hipomotilidade da parede septal do ventriculo esquerdo. Fração de ejeção do ventriculo esquerdo = 58%

    A alteração descrita sugere isquemia estresse induzida nas paredes citadas.

    No teste erqometrico a frequencia cardiaca máxima atingida foi 129 (ao invés dos 170 para a minha idade – 50 anos).

    Pergunto: o resultado da cintilografia é normal ? é normal também não atingir a frequencia cardiaca máxima ?

    Aguardo retorno e obrigado.

    • Respondendo para o Airton

      Oi Airton!

      Não sou Dra, sou Profa!!!
      O resultado do seu exame não é normal. Converse com seu médico para obter mais informações.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  107. Achei importante a resposta pois alerta o paciente para conversar com o seu médico. Pode salvar uma vida. abçs
  108. Minha idade é 28 anos. Realizei o teste ergométrico na esteira utilizando o protocolo de Bruce. Demorei 15 minutos para atingir a frequencia de 191 bpm. O médico concluiu que o teste ergométrico foi normal para avaliação de insuficiência coronariana esforço induzido, ausência de arritimias, comportamento fisiológico da pressão arterial, pressão arterial normal, aptidão cardio-respiratória excelente e excelente preparo físico.

    Considerando a margem de erro existe a possibilidade do meu exame estar errado?

    • Respondendo para o Fernando

      Oi Fernando!

      Não dá para responder sem ver o teste inteiro, mas imagino que esteja correto. O protocolo de Bruce é usado para pessoas treinadas e 15 min para atingir a FC máxima predita é até mais tempo do que o ideal que fica entre 8 e 12 minutos, o que poderia denotar um bom preparo físico.
      Se estiver na dúvida, refaça o teste com outro médico e compare.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  109. fiz o teste de esteira e a conclusa foi negativo o que significa …..
  110. fiz esse exame no dante pazzanese,suportei 6 minutos e perdi um pouco a cordençao motora,ppor ex.não consegui enxergar a cama onde eu estava deitado,sera que isso faz com que o exame não de bom resultado,obs troquei a valvula mitral e meu atrio esquerdo é aumentado em 69% ,obrigada boa tarde
    • Oi Lino,

      O resultado em testes ergométricos leva em consideração o estado de saúde da pessoa. Um teste considerado bom para uma pessoa saudável é diferente de um cardiopata, o próprio protocolo de teste usado é diferente. Só com o laudo do teste em mãos é possível afirmar alguma coisa, como passou por cirurgia o ideal é que isso seja feito por um Médico Cardiologista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  111. olá ,tenho 40 anos e a 1 ano e meio coloqei 3 pontes de safena e uma mamaria,fiz agora um teste ergometrico q deu,teste submaximo negativo para isqemia,85% da frequencia cardiaca.aptidao cardio respiratoria esxelente.gostaria de saber sua opniao sobre esse exame.desde já agradeço.
    • Oi Jorge,

      Isso significa que você poderá se exercitar, sem risco, até a frequência cardíaca atingida durante o teste. Para isso use sempre um monitor cardíaco (clique aqui para ver), e repita o teste anualmente ou sempre que seu cardiologista solicitar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  112. oi professora ,como eu ja´disse passei por uma cirurgia d ponte safena a 1 ano e meio,meu caso foi historico familiar,sempre fiz musculaçao, é o esporte q mais gosto.entao a pergunta é, posso voltar a puxar ferro?para maioria do cardiologistas musculaçao nao é esporte e nao faz bem ao coraçao.gostaria d sua opniao sobre isso.desde q operei faço exames periodicos como ecocardiograma,ergometrico e sangue tudo normal.sendo q o ergometrico deu,teste submaximo negativo para isquemia 82% da fc alcançada,aptidao cardiorespiratoria exelente,e sem arritimias cardiacas.por favor me de sua opniao sobre o exame e c posso puxar ferro com intuito d hipertrofia muscular,já q passei por cirurgia de ponte safena.estou procurando opnioes e gostaria muito da sua.e parabens pelo site,abraços e fico no aguardo.
    • Oi Jorge,

      Estando liberado para fazer exercícios, não há problema em fazer musculação. O problema da hipertrofia é que irá utilizar uma carga muito alta e fazer muita força e isso poderá ser prejudicial no seu caso. Por exemplo é comum nesse tipo de treino, prender a respiração, o que eleva a pressão arterial.

      Minha sugestão é que faça musculação, sempre usando o frequencímetro e respeitando os 82% do seu teste. Evite cargas muito pesadas.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  113. Bom dia..gostaria de um informação. O que significa: duração da prova 08:14 com 176 bpm de FC maxima, PAS mas 270mmhg, distancia percorrida 0,58 km PAS pre esf 160 mmHG grupo funcional IV (NYHA) e aptidão cardiorespiratoria muito fraca (AHA)?
    • Oi Ilazir,

      Leve seu exame ao médico que o solicitou e siga rigorosamente sua recomendação.
      O resultado do seu exame significa basicamente que seu coração não tolera esforço.
      Cuide-se!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  114. Olá,

    Já havia feito o teste de esforço outra vez e deu tudo certo, mas dessa vez fiquei preocupado pois como da outra vez corri uns 12 min. dessa vez o médico interrompeu o teste aos 00:08:52 e colocou a seguinte conclusão:

    Critérios clínicos: Ausência de sintomatologia sugestiva de insuficiência coronariana. Teste interrompido devido a exaustão.
    Comentários do EEG de repouso e no pré- esforço: Ritmo sinusal. Pré-esforço> sem alterações significativas.
    Comentários do EEg durante o esforço: Sem alterações significativas no do segmento ST. Ausência de arritmias.
    Comentários do EEg durante a recuperação: Sem alterações significativas no segmento ST. Ausência de arritmias.
    Conclusão: Teste realizado em esteira, segundo o protocolo de Ellestad, eficaz, atingiu 86%da FC máx. prevista.
    SEm critérios clínicose/ou de ECG sugestivos de isquemia miocárdica até a FC atingida. Curva da PA fisiológica. Ausência de arritmias ao esforço. Aptidão-cardiorespiratória boa Met. Max.: 11,93 Escore de Duke :11( baixo risco)

    • Oi Luís,

      Não há com que se preocupar. Apenas o seu condicionamento físico está pior do que da outra vez. O médico interrompeu seu teste por cansaço.
      Você pode fazer exercícios até 86% da FC máxima, sem problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  115. Prezada Doutora:

    Fiz um exame de cintigrafia tomográfica de perfusão miocárdica e o resultado foi o seguinte:

    Paciente atingiu 82% da frequência cardíaca máxima prevista no 10º minuto do teste de esforço em esteira (Bruce). Não desenvolveu alteração do segmento ST nas derivações monitorizadas (MC5, V2 e D2).

    PA basal: 120/80 mmHg PA esforço: 180/80 mmHg.

    Tomografia miocárdica, realizada após o esforço, mostra distribuição uniforme do radiotraçador em topografia do miocárdio. Existe afilamento apical. FEVE pelo “Gated SPECT (QGS)” = 54%.

    As imagens de repouso revelam o mesmo padrão.

    IMPRESSÃO:

    Tomografia negativa para isquemia miocárdica, porém o paciente não atingiu nível mínimo ideal de esforço (85% FCMP).

    A senhora poderia interpretar este resultado?

    Esclareço que o teste foi interrompido assim que o médico “leu” no monitor que eu havia atingido 147 batimentos por minuto, e não porque eu houvesse reclamado ou pedido para parar – eu ainda aguentaria bastante na esteira.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Obrigado!

    Robson Nogueira

    • Oi Robson,

      Pelos resultados que você colocou está tudo normal, precisa perguntar para o médico o motivo de ter interrompido o teste nesse momento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  116. Boa tarde, nos comentarios diz que paciente não apresentou sintomatologia de insuficiência coronariana, sem modificações significativas no segmento ST em relação ao pré esforço, ausência de arritmias no pre-esforço, esforço e recuperação, fiquei preocupado com a conclusão: Teste eficaz, sub-maximo, com moderado valor preditivo para isquemia esforço induzido., o que quer dizer. agradeço
    • Oi Claudemir,

      Significa que antes do teste estava tudo normal, mas durante o teste apresentou um risco moderado para problemas cardíacos.
      Não precisa se preocupar, retorne ao seu cardiologista para orientações e só se exercite até o valor de frequência cardíaca indicada pelo médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  117. Professora, boa tarde! Fiz um teste ergométrico e constava no laudo “Resposta inotrópica diastólica hipertensiva”. Tenho 24 anos. O que significa?
    • Oi Ingrid,

      Significa que houve um aumento excessivo da pressão arterial durante o exercício.
      Retorne ao médico com o laudo para receber orientações.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  118. Profª, boa noite!

    Realizei um teste ergométrico e a conclusão: “Teste ergométrico com critérios clínicos para isquemia miocárdica esforço induzida” – Tenho 40 anos e já havia feito um ECG por estar sentindo um dor no peito se estendendo ao braço esquerdo quando faço esfroço e por isso foi solicitado o Teste Ergométrico, bem como um Ecodopplercardiograma que teve na conclusão “Reggurgitação tricúspide discreta” / Normotensão pulmonar (PSAP=25mmHg)
    O que isso significa?

    • Oi Darcilene,

      Significa que existe algum problema.
      Retorne ao seu médico com os exames e siga as recomendações feitas por ele.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  119. Professora, uma pessoa obesa , sedentaria , que jamais praticou exercicios, ao fazer o teste ergometrico ficou sem folego, é normal ou é algum problema de coração.
    • Oi Elen,

      É absolutamente normal, contudo se tem ou não algum problema cardíaco só o cardiologista, com o resultado do exame em mãos poderá confirmar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  120. Olá Professora,

    Tenho 27 anos, 62kg, 1,65m. Atingi a máxima de 191bpm em 8 minutos, percorri 642 metros. A PA iniciou com 110 x 70 e terminou com 180 x 70.
    Parâmetros Clínicos: Teste continuo, eficaz, interrompido por eficácia. Paciente Assintomática.Resposta fisiológica da PA sistemática.

    Sou ex-fumante á mais de 5 anos.
    Todo esforço que faço meu coração acelera demais e fico cansada. Porém não costumo fazer exercícios,salvo andar cerca de 20 minutos por dia para ir para o trabalho. Já fui para o PS umas 10 vezes com taquicardia, dura cerca de 1 (um) minuto e lodo passa, minhas mãos gelam fico com uma agonia no peito. Não consigo andar carregando algum peso que já começa celerar meu coração demais e me dar um sufocamento no peito. E já tive uns picos de pressão alta 160×100 umas 10 vezes também, depois normaliza e fica com máxima de 130 x 90. Somente meu avô materno tinha veia entupida, teve AVC e infarto, e minha avó materna AVC, demais familiares sadios.
    Fiz holter 24 horas duas vezes e deu tudo normal. Fiz ecocardiograma e também deu normal.

    Oque acha do exame que fiz? Será que se eu começar a fazer exercícios posso melhorar?

    • Oi Ana Carolina,

      Com certeza se começar a se exercitar seu condicionamento irá melhorar.
      Quanto aos outros sintomas sugiro que consulte um psiquiatra, pois podem ter relação com um quadro de ansiedade, uma vez que os testes cardiológicos estão normais.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  121. oi professora tudo bem?tenho 41anos coloqei 3pontes safenas e uma mamaria a 2 anos,já fiz algumas perguntas a senhora e qeria fazer outra sobre um exame de esteira q faço todo ano.faço a pergunta para tirar duvidas devido a demora de marcaçao de consulta ao cardiologista.o teste é indicado para avaliaçao cardiologica:.duraçao do exercicio 11minutos,duraçao total do exercicio 15minutos.observaçoes.(ressaltamos a boa aptidao fisica para faixa etaria),nao houve registro de manifestaçoes clinicas referente a isquemia.conclusao(teste sem criterios eletrocardiograficos para isquemia esforço induzido.)(resposta clinico hemodinamica normal ao esforço desenvolvido)(recuperaçao satisfatoria da frequencia cardiaca no 1 minuto)resposta pressorica hipertensiva no pré,intra e pos esforço fisico.

    protocolo rampa bruce.freq.cardiaca prevista (max/submax.)180/153
    max.freq.cardiaca atingida:177 (98% da fc)( 116% da fc submaxima)

    professora por gentilesa ,poderia me dizer o q significa esse resultado ,c esta tudo bem comigo.
    sou ativo malho corro e pedalo 5 vezes na semana… desde já a agradeço a resposta.abs.

    • Oi Jorge,

      Seu teste está normal. De qualquer forma retorne ao seu cardiologista com o resultado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  122. Boa noite Professora!
    fiquei interessada em fazer esse exame, gostaria de saber qual profissional pode passar ele pra mim?

    penso que pode ser um cardiologista ou endocrinologista :)
    desde já agradeço :)
    Beijo

  123. Oi professora!
    Depois de um espetaculo no qual dancei ano passado, comecei a sentir taquicardia, dormencia nos pés e mãos, cansaço e tontura… Fui ao pronto-socorro e o médico disse q era ansiedade! Depois disso tive alguns episodios de pânico, q fui aprendendo a controlar com o tempo, só q eu comecei a sentir algumas palpitaçoes (parece q o coraçao falha por um momento, às vezes bate fora do ritmo) em esforço e tbm em repouso! Fiz exames de eco e eletro, deram tudo normal (no começo do ano), como as palpitaçoes continuaram voltei ao medico, fiz o holter e o teste ergometrico e deu tudo normal… Vou retornar ao médico depois de amanha, mas fico com muito medo de ter q parar a musculação q é uma coisa q eu amo! Teria essa possibilidade? Obrigado!
    • Oi Ihago,

      Por tudo que está descrevendo parece que o seu problema não é de ordem física, mas psiquiátrica (ansiedade, por exemplo). Neste caso não haverá nenhuma restrição quanto à prática de exercícios, ao contrário, eles só irão ajudá-lo.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  124. OLA DENISE

    ONTEM MEU MARIDO FEZ UM TESTE ERGOMÉTRICO ESTEIRA, NA CONCLUSÃO ESTAVA ESCRITO: TESTE COM ALTERAÇÕES DO SEGMENTO ST QUE NÃO PERMITEM AFASTAR ISQUEMIA CARDÍACA. E NO LAUDO RESPOSTAS HEMODINÂMICAS: HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÓLICA E DIASTÓLICA PRESENTE DESDE OS CONTROLES EM REPOUSO E MANTIDA AO ESFORÇO. OS CALCULOS BÁSICOS DURAÇÃO PROVA: 08:48 FC MAX 171BPM PASMAX 240
    PASPRÉESF: 180.
    ESTOU PREOCUPADA, ELE IRA VOLTAR AO MÉDICO SOMENTE NO ANO QUE VEM. VC PODE ME ORIENTAR QUANTO A ESSES RESULTADOS.
    DESDE JA AGRADEÇO.

    ABRAÇOS

    VANESSA

    • Oi Vanessa,

      O resultado significa que pode haver algum problema com seu coração durante um esforço igual ao que foi submetida, mas só o médico poderá analisar o seu seu exame. Sugiro que retorne ao médico o quanto antes para verificar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  125. Boa Noite Denise

    Muito obrigada pela sua resposta rápida. Vou procurar adiantar a consulta dele.

    Obrigada
    Que Deus te abençoe.

    Vanessa

  126. boa noite, fiz o teste ergometrico e no final saiu assim:

    teste POSITIVO para esquemia cardiaca, o que significa…

    abraços

    lucas

    • Oi Lucas,

      Significa um fluxo de sangue insuficiente no seu músculo cardíaco, durante o esforço.
      Retorne ao seu cardiologista e siga rigorosamente o que for dito por ele.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  127. O que significa :teste ergometrico eficaz,sugestivo de isquemia do miocardio?

    Agurdo resposta…

    desde já agradeço.

    Att Enf Moana

    • Oi Moana,

      Significa que em algum momento do seu teste pode ter havido o comprometimento do aporte sanguíneo no coração.
      Leve seu teste para o médico que o solicitou e siga as orientações dele.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  128. Boa noite Dra

    Fiz um eletrocardiograma para um concurso na area militar, o resultado foi ”extrassístoles com pausas compensatótias” ao apresentar o resultado me pediram para fazer esse de esforço, farei daqui 6 dias. Eu costumava correr, porem devido a extração de sisos, faz 1 mes que nao corro, mas ainda pratico musculação. A minha dúvida é a seguinte: para ter um resultado normal o indicado seria eu correr nesses dias que antecedem o teste e praticar musculação, ou so musculação ou nao fazer nada até o teste?

    • Oi Magnun,

      O que eles querem ver no resultado independe se está treinando ou não. Querem saber se existe alguma alteração no funcionamento do seu coração durante o esforço e não o seu nível de condicionamento.
      Meu conselho é que não faça exercícios na véspera do teste, para não ficar cansado, além de seguir as instruções que serão passadas pela equipe que irá aplicar o teste.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  129. Olá Profa, tudo bem?
    Fiz o teste ergométrico recentemente e não entendi o laudo e gostaria de saber se deveria me preocupar com o resultado:

    Os registros eletrocardiográficos obtidos durante o esforço mostraram
    segmento ST com morfologia convexa e infradesnivelado 1.5mm em CM5 e
    menor magnitude em derivações ínfero-laterais. .

    Os registros eletrocardiográficos realizados durante a fase de
    recuperação apresentaram segmento ST retificado com maior infradesnível
    em CM5 de 1.0mm.

    Ausência de arritmias extra-sistólicas.
    Comportamento normal da pressão arterial durante o exercício.
    Ausência de sintomas sugestivos de anormalidades cardiovasculares.

    A fase de esforço foi interrompida com o nível de frequência cardíaca em
    100,0% do limite máximo preconizado para a idade.

    COMENTÁRIO (S):

    Resposta cardiovascular sugestivo de resposta isquêmica ao esforço
    físico realizado.

    • Oi Guilherme,

      Embora alguns parâmetros estejam ok, existe a possibilidade de ocorrer isquemia durante o exercício. Leve os exames ao médico que o solicitou para obter orientações, você não será proibido de se exercitar, provavelmente ele indicará à você parâmetros seguros que deverá seguir, baseado no resultado do teste.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  130. meu teste hergometrico dei negativo na fc submaxima. Comportamento fisiologico da pressão arterial, ausencia de arritimas.
    boa aptidão respiratória.

    Posso praticar atividade fisica?

    tenho 24 anos sou magra só estou semtreinar há 2 meeses

    • Oi Vanessa,

      Pela sua descrição o testo ergométrico está ok, mas apenas um médico pode fazer a liberação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  131. OLA PROF!TENHO PROLAPSO DA VALVULA MITRAL COM REGURGITAÇÃO PASSEI E NÃO TOMO NADA O MÉDIO SÓ PASSOU QUANDO ME SENTIR MAL VALERIANA PASSEI NUM CONCURSO DA PREFEITURA E VOU FAZER EROMETRICA ISSO PODE ME REPROVAR?desde de já obrigado
  132. DENISE BOM DIA VC SABE ME DIZER SE TESTE ERGOMETRICO SAE PROLAPSO VALVULA MITRAL . OU SÒ EXAMINA Parte eletrica do coração ;
    • Oi Viviane,

      O teste ergómetrico é um eletriocardiograma de esforço.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

    • Oi Viviane,

      O teste ergométrico é um eletrocardiograma de esforço.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Minha mãe( 50 anos ) fez o teste ergométrico e a conclusão foi a seguinte:

        Paciente com boa adequação a esteira e bom desempenho ao esforço em teste máximo, não limitante. Nao relatou precordialgia.

        Variação da PA e FC fisiológica. Ausência de arritmias.
        Segmento do ST com desnível de 2,5mm
        Resposta CV alterada. Boa Reserva miocárdica
        Bom condicionamento físico. FAI = -22%

        Gostaria de saber quais foram as alterações significativas. Obrigado

  133. eu posso pegar pesso com essa pressao arterial elevada obrigada
    • Oi Tiago,

      Não, é melhor consultar um médico e cuidar da hipertensão antes de fazer qualquer atividade física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  134. Fiz um teste ergométrico e apareceu o seguinte resultado:
    - TESTE ERGOMÉTRICO NÃO COMPATÍVEL COM RESPOSTA ISQUEMICA DO MIOCARDIO POR CRITÉRIOS CLINICOS E ELETROCARDIOGRAFICOS
    - CRONOTROPISMO FISIOLÓGICO
    - COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DA PRESSÃO ARTERIAL FRENTE AO ESFORÇO DESENVOLVIDO
    - AUSÊNCIA DE ARRITMIAS
    - BOA CAPACIDADE AERÓBICA PELA AHA

    O que significa? Fiquei preocupada com esse cronotropismo fisiológico.

    • Oi Gisele,

      Não se preocupe, seu teste foi normal. Esse termo a que se refere significa que seus batimentos cardíacos se comportaram da forma esperada durante o teste.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  135. Fiz teste ergometrico em bicicleta e deu tudo OK , a unica duvida ficou na Avaliação Cardiorespiratoria que deu MUITO FRACA ( AHA). Isso é preocupante? Gostaria de saber pois passei em um concurso da Policia Militar e terei avaliação médica daqui a alguns dias.
    • Oi Walter,

      Isso significa apenas que você não tem um bom preparo físico do ponto de vista cardiorespiratório, popularmente falando lhe falta fôlego.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  136. Olá! Prof.fiz o teste ergométrico,e estou nervoso com o resultado pois vou ter que entrega-lo no próximo sábado,é para um concurso,e foi o seguinte
    Teste ergométrico eficaz,submáximo,revelando resposta normal ao esforço.Alteração de ecg,inespecífica,para isquemia miocárdica.obrigado.
  137. Gostei muito dos esclarecimentos!! Fiz ontem o meu teste, tenho problemas de ansiedade e por estar sozinho minha pressão alterou… Mas o resultado do teste foi normal, mas o que me deixou com medo foi a questão de aptidão cardiorrespiratória fraca. Isso pode indicar algo sério? Tenho 31 anos e estou com 98kg e tenho 1,74.
    • Oi Hallysson,

      Significa que você está fora de forma!!!
      Faça exercícios com a orientação de um Profissional de Educação Física, vai ajudar na ansiedade e no resultado dos seu teste!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  138. Olá, Prof.Tenho 20 anos e descobri uma arritimia cardíaca a quase 3 meses, comos os cardios não conseguiram diminuir minha freqüência cardíaca para menos que 100 bpm mesmo já tomando a dose máxima de atenolol, propanolol e agora diltiazem , estão cogitando uma ablação. Hoje fiz o ultimo exame, o teste ergométrico e ele deu normal mesmo eu estando medicada e a minha freqüência em repouso esta a 113 BPM . É possível o resultado do teste dar normal mesmo o paciente tendo arritimia ?
    • Olá,

      Existem diversos protocolos para teste ergométrico. O que foi usado com você provavelmente é o mais indicado para quem tem o seu problema.
      O resultado normal pode significar que está dentro das expectativas e parâmetro esperados para o protocolo usado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fique INforma » Blog Archive » Frequencímetro: indispensável - [...] Teste ergométrico: mitos e verdades [...]
  2. Fique INforma » Blog Archive » Teste ergométrico: Protocolos - [...] ergométrico: Protocolos O leitor Estevam de Toledo, no post Teste ergométrico: mitos e verdades, perguntou que outros protocolos …
  3. Atestado médico para a prática de exercícios: necessidade ou exagero? | Fique Informa - [...] composição corporal, testes de força e teste ergométrico submáximos (que eu sou contra, leia aqui). Ocorre que, em alguns …
  4. Entenda para que serve a avaliação física - Fique Informa - [...] medida de força, flexibilidade e teste cardiovascular (ergométrico submáximo). Sobre o último leia aqui a minha opinião. Estes …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>