Esteira, bicicleta ou elíptico (transport)? Qual é a melhor opção para comprar? Essa é uma dúvida de muitas pessoas que decidem se exercitar em casa. Preparamos um guia com explicações sobre cada um deles.

O objetivo desses equipamentos é melhorar o condicionamento cardivascular. Todos possuem programas específicos ou você poderá optar pela regulagem personalizada. Os melhores podem fazer um cálculo estimado de gasto calórico.

Esteira, bicicleta ou elíptico?

ESTEIRA

Esteira

É o mais funcional dos equipamentos, pois é o aparelho que permite o exercício que mais se aproxima das nossas atividades diárias – caminhar / correr. Possibilita o aumento da velocidade e da inclinação, aumentando a dificuldade de execução do exercício. Há quem contra indique para pessoas com problemas nos joelhos, mas todos precisamos caminhar!!! Com problemas nos joelhos ou sem!!! O que vale é o bom senso. Em casos graves, ou em indivíduos com sobrepeso vale a pena exercitar-se de outra forma (piscina, elípticos) para poupar a articulação. Nos casos mais leves o ideal é fazer fortalecimento muscular e caminhar em velocidade moderada e sem inclinação.

Descer imediatamente ao parar pode ocasionar tonturas. Isso ocorre pois o impacto pode ser reduzido em até 30% fazendo com que os orgão sensoriais trabalhem com uma informação como se a pessoa pesasse menos.

BICICLETA

Bicicleta ergométrica

Tão boa quanto a esteira para melhorar o condicionamento cardiovascular com a diferença que
não simula uma atividade realizada diariamente pela maioria das pessoas. É considerado um exercício de baixo impacto, indicado para gestantes, idosos, pessoas acima do peso e com problemas de coluna. Contudo aqui também prevalece o bom senso, gestantes de risco e indivíduos obesos que não se adaptam ao selim não devem utilizá-la.
A bicicleta, permite o aumento da carga, simulando subidas. Apresenta um controle de RPM (rotações por minuto) para facilitar o controle da velocidade. É desaconselhavel pedalar com cargas muito leves, quando a bicicleta “leva o seu pé”.

O posicionamento adequado do corpo é importante. Regule a altura do selim e do guidão. Mantenha a perna semi flexionada, não curve as costas e relaxe os braços e o pescoço. Leões de joelho podem ocorrer pela má regulagem. Bancos baixos favorecem a compressão patelar, causando desgaste da articulação.

ATENÇÃO: Indivíduos que sofrem de Síndrome Patelo-femoral (condromaláscia) não devem realizar exercícios na bicicleta!

ELÍPTICO

Elíptico

Transport é o nome mais conhecido desse aparelho, mas trata-se de uma marca!!! É o menos funcional dos equipamentos, uma vez que no nosso dia a dia não realizamos esse tipo de movimento. É o equipamento com o menor risco de leões. O movimento é como se estivéssemos flutuando. Semelhante a bicicleta é possível controlar a sobrecarga e as rotações executadas.

E afinal qual é o melhor????

Se você não está nos grupos contra indicados, se não está fazendo um treinamento específico e melhor é aquele que você se sente bem!!! Lembre-se que o melhor da atividade física é seu bem estar!