Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Esteira, bicicleta ou elíptico (transport)? O que é melhor?

Esteira, bicicleta ou elíptico (transport)? Qual é a melhor opção para comprar? Essa é uma dúvida de muitas pessoas que decidem se exercitar em casa. Preparamos um guia com explicações sobre cada um deles.

O objetivo desses equipamentos é melhorar o condicionamento cardivascular. Todos possuem programas específicos ou você poderá optar pela regulagem personalizada. Os melhores podem fazer um cálculo estimado de gasto calórico.

Esteira, bicicleta ou elíptico?

ESTEIRA

Esteira

É o mais funcional dos equipamentos, pois é o aparelho que permite o exercício que mais se aproxima das nossas atividades diárias – caminhar / correr. Possibilita o aumento da velocidade e da inclinação, aumentando a dificuldade de execução do exercício. Há quem contra indique para pessoas com problemas nos joelhos, mas todos precisamos caminhar!!! Com problemas nos joelhos ou sem!!! O que vale é o bom senso. Em casos graves, ou em indivíduos com sobrepeso vale a pena exercitar-se de outra forma (piscina, elípticos) para poupar a articulação. Nos casos mais leves o ideal é fazer fortalecimento muscular e caminhar em velocidade moderada e sem inclinação.

Descer imediatamente ao parar pode ocasionar tonturas. Isso ocorre pois o impacto pode ser reduzido em até 30% fazendo com que os orgão sensoriais trabalhem com uma informação como se a pessoa pesasse menos.

BICICLETA

Bicicleta ergométrica

Tão boa quanto a esteira para melhorar o condicionamento cardiovascular com a diferença que
não simula uma atividade realizada diariamente pela maioria das pessoas. É considerado um exercício de baixo impacto, indicado para gestantes, idosos, pessoas acima do peso e com problemas de coluna. Contudo aqui também prevalece o bom senso, gestantes de risco e indivíduos obesos que não se adaptam ao selim não devem utilizá-la.
A bicicleta, permite o aumento da carga, simulando subidas. Apresenta um controle de RPM (rotações por minuto) para facilitar o controle da velocidade. É desaconselhavel pedalar com cargas muito leves, quando a bicicleta “leva o seu pé”.

O posicionamento adequado do corpo é importante. Regule a altura do selim e do guidão. Mantenha a perna semi flexionada, não curve as costas e relaxe os braços e o pescoço. Leões de joelho podem ocorrer pela má regulagem. Bancos baixos favorecem a compressão patelar, causando desgaste da articulação.

ATENÇÃO: Indivíduos que sofrem de Síndrome Patelo-femoral (condromaláscia) não devem realizar exercícios na bicicleta!

ELÍPTICO

Elíptico

Transport é o nome mais conhecido desse aparelho, mas trata-se de uma marca!!! É o menos funcional dos equipamentos, uma vez que no nosso dia a dia não realizamos esse tipo de movimento. É o equipamento com o menor risco de leões. O movimento é como se estivéssemos flutuando. Semelhante a bicicleta é possível controlar a sobrecarga e as rotações executadas.

E afinal qual é o melhor????

Se você não está nos grupos contra indicados, se não está fazendo um treinamento específico e melhor é aquele que você se sente bem!!! Lembre-se que o melhor da atividade física é seu bem estar!

300 Comentários

  1. oi miga amei seu blog posso te linkar e muito obrigada pela sua visita e sua força bjs e vamos que vamos firme na ra….

  2. Achei legal as considerações dos 2 acima, mas do elíptico não explicou nada. Eu comprei o elíptico por dizerem que queima mais calorias que os outros 2 e estou tendo dificuldades em me adaptar.

    Você me dá alguma dica?

  3. Respondendo ao Aquilino:

    O que mais você gostaria de saber sobre o Elíptico? Quais são suas dúvidas?
    Quanto a queimar mais calorias do que os outros dois, é relativo. O gasto calórico está relacionado ao seu consumo de oxigênio, portanto depende da intensidade do exercício e não necessariamente do equipamento.
    Qual é sua dificuldade de adaptação?

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  4. estou gestante, com 5 meses, meu esposo adquiriu o elíptico. gostaria de saber se posso usar esse aparelho e como usá-lo (tempo, intensidade…) substituindo caminhadas. minha gravidez não é de risco.
    um abraço!

  5. Respondendo para Gabriela…

    Oi Gabriela!

    Se sua gestação não é de risco, você pode usar o aparelho. Comece com 20 ~ 30 minutos e vá aumentando até 45 ~ 50. A intensidade deve ser controlada através da sua freqüência cardíaca, não ultrapasse os 75%, veja aqui como calcular. Significa um exercício de intensidade moderada. Cuidado ao subir e descer do equipamento e quando sua barriga estiver maior, cuidado com a coluna!
    Um abraço

    Profª. Esp. Denise Carceroni

  6. Oi Professora Denise!

    Estou usando o eliptico também, e estou gostando bastante. Qual seria a velocidade no eliptico considerada média (como se caminhada fosse na esteira), e velocidade alta (como se corrida fosse na esteira)?

    Eu vejo no eliptico fazendo velocidade 12 ou 13, e eu nunca que chegava a essa velocidade na esteira, percebi que os valores sao um pouco diferentes. Qdo se diz velocidade média no eliptico, e alta, significam quais números??

  7. Olá !

    gostaria de saber qual é mais aconselhável para perda de calorias ( esteira ou bicicleta ), eu costumava fazer 45 min. de esteira, mas alternava com caminhadas, porém corria mais do que andava, como me sentia muito mal durante e ao final do uso, passei a usar a bicicleta, faço 50 min. em carga moderada. e velocidade constante de 8.0km/h. Qual dos dois é mais aconselhável para perda de peso ?

    Agradeço desde já !

  8. Respondendo para Juliana…

    Oi Juliana!
    Neste caso não importa qual equipamento vai usar e sim a intensidade do seu treino. Para otimizar o uso de gordura como substrato energético você deve manter a freq}üência cardíaca entre 65% ~ 75% da freqüência cardíaca máxima. Dê uma olhada aqui.
    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  9. Respondendo para o Luciano…

    Oi Luciano!

    De fato as relações de velocidade são diferentes. Mas não pense nela como referência use sempre sua freqüência cardíaca que deverá ficar entre 65% ~ 75% se seu objetivo é o emagrecimento e 75% ~ 85% se seu objetivo é condicionamneto físico.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  10. Boa noite! Tenho problema serio de varizes, já operei 4 x, e tenho 35 \anos, gostaria de saber se o exercicio ou seja andar de bicicleta pelo menos meia hora por dia faz mal para mim, ou seja tambem faz bem em alguma outra area? OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

  11. Respondendo para a Larissa…Oi Larissa!

    Andar de bicicleta, caminhar, fazer hidroginástica são atividades que irão auxiliá-la no tratamento das varizes e trarão outros benefícios para sua saúde e bem estar.
    Dê uma olhada neste link!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  12. oi, tenho 60 kilos gostaria de saber qtos minutos
    devo fazer na esteira para perder 5 kilos
    grata

  13. Olá Prof. Denise!

    Comprei o aprelho Elíptico e preciso perder 20 quilos. O que vc me recomendaria? Quantas horas de exercícios, frequência e em quantas vezes por dia/semana? Estou aguardano a sua resposta.

  14. Olá Professora Denise!

    Desejo comprar um elíptico, mas tenho algumas dúvidas; tenho tendencia a varizes (já tenho algumas), o elíptico pode me prejudicar? Posso usar carga durante a atividade? Pelo que compreendi ele proporciona uma atividade aeróbica, mas os movimentos também seriam eficientes pra tonificar pernas, gluteos e abdome?
    Obrigada

  15. Comprei o aprelho Elíptico e preciso perder 20 quilos. O que vc me recomendaria? Quantas horas de exercícios, frequência e em quantas vezes por dia/semana? Estou aguardano a sua resposta.

  16. Respondendo para Vida…

    Oi Vida!
    Desculpe a demora na resposta, mas tivemos problemas no blog que levaram mais de um mês para serem solucionados.

    Para fazer este cálculo leia o post Calcule o gasto calórico do seu exercício. O que posso adiantar é que para eliminar 5 kilos você precisa gastar a mais ou ingerir menos em:
    2 meses: 641 Kcal/dia
    3 meses: 427 Kcal/dia
    4 meses: 320 Kcal/dia

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  17. Respondendo para a Luana…

    Oi Luana!

    Desculpe a demora na resposta, mas tivemos problemas no blog que levaram mais de um mês para serem solucionados.

    Comece fazendo 3 vezes por semana e aumente gradualmente até 5 vezes. Você pode iniciar com 30 minutos e fazer até 1h e 30 min quando estiver adaptada. Sugiro que busque atividades para fortalecimento muscular, também.
    Para fazer ocálculo de gasto calórico leia o post Calcule o gasto calórico do seu exercício. O que posso adiantar é que para eliminar 20 kilos, de forma saudável, você precisa gastar a mais ou ingerir menos em:
    5 meses: 1026 Kcal/dia
    6 meses: 855 Kcal/dia
    7 meses: 733 Kcal/dia
    8 meses: 641 Kcal/dia

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  18. Respondendo para a Flávia…

    Oi Flávia!

    O Elíptico poderá ajudá-la no combate Às varizes uma vez que proporcionará melhora na circulação periférica. Utilize carga leve a moderada e evite cargas pesadas.
    O elíptico auxilia a tonificação muscular, mas não substitui os exercícios localizados.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  19. tenho andropatia patelar nivel 1 nos dois joelhos gostaria de saber se posso praticar aulas de spiner e eliptico? qual exercicio seria melhor?

  20. Respondendo para o Hugo…

    Creio que esteja se referindo à condropatia patelar. Ambas atividades geram força de compressão sobre a patela o que pode causar agravamento do seu problema. De qualquer forma é possível minimizar o efeitos realizando um bom trabalho de fortalecimento muscular alguns meses antes de iniciar o trabalho no elíptico ou nas aulas de bike.
    Converse com seu professor.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  21. Comprei uma esteira e preciso perder 25 quilos. O que vc me recomendaria? Quantas horas de exercícios, frequência e em quantas vezes por dia/semana? Estou fazendo a dieta hipocalórica e já perdi em três meses 20 quilos.Também não entendi o gasto calórico. Estou aguardano a sua resposta.

  22. Respondendo para a Luana…

    Oi Luana!

    Para surtir o efeito desejado você precisa fazer no mínimo 30 minutos de atividade moderada, mantendo sua freqüencia cardíaca entre 65% e 75% da máxima. Se sua esteira for mais moderna deve ter um dispositivo no painel que permite, a partir de dados fornecidos por você, calcular o gasto calórico aproximado para a atividade, mas o melhor mesmo é fazer o cáculo baseado nos dados de uma avaliação cardiovascular ou cardiopulmonar.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  23. Profª,na sua opinião qual dos 3 aparelhos é melhor para enrijescimento muscular ( coxas e glúteos ) e aeróbico?
    Bicicleta
    transport
    esteira?

  24. Olá professora Denise!
    Gostaria de saber qual é a melhor velocidade de fazer o elíptico para ganhar massa muscular nas pernas e perder medidas na cintura ou qual seria o melhor exercício para atingir esta finalidade perder barriga e engrossar as pernas.
    Um abraço…
    Atenciosamente

  25. Respondendo para a Djeany…

    Oi Djeany!

    O ideal é que faça o elíptico para perder medidas e musculação para ganhar massa muscular.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  26. Respondendo para a Kátia…

    Oi Kátia!

    Acredito que entre os três o transport seja o melhor, mas o ideal para enrijecer a muscultura é fazer exercícios localizados (musculação, aula de local, pilates).

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  27. Ola,

    Estou malhando atualmente e ganhei apenas massa muscular mas sem muita definição. Apesar de ser magro (64kg; 1,80m; 12% de percentual de gordura) ñ tenho o corpo definido como gostaria. Fazer muita aerobica na esteira ou no eliptico resolveria isso? O que vc aconselha?

    Obrigado

  28. Olá! Comprei um elíptico e gostaria de perder 7 quilos. O que vc me recomendaria? Quantas horas de exercícios, frequência e em quantas vezes por dia/semana? Estou aguardano a sua resposta.

  29. Oi! Comprei um elíptico e gostaria de perder 7 kgs. Faço exercício no aparelho, 3x por semana, durante 30 minutos. Gostaria de saber qual a frequencia que devo fazer de exercício nesse aparelho, quanto tempo (em minutos ou horas) devo fazer por dia e quantas calorias devo perder por mespara perder os sete quilos em 3 meses?

  30. Respondendo para o Douglas…

    Oi Douglas,

    Pode ser que a atividade aeróbia contribua, mas é preciso verificar o seu treino e sua alimentação para poder identificar o que está acontecendo.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  31. Respondendo para a Danielle…

    Oi Danielle!

    Para eliminar 7kg em 3 meses será necessário você gastar 600 kcal a mais do que você ingere por dia durante esse tempo. Quanto à freqüência, tempo de exercício é preciso de mais dados para calcular.
    Eu ofereço um serviço específico para esse fim. Clique aqui e confira!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  32. Oi Professora,gostaria de saber se o Elíptico engrossas as coxas..
    obrigada
    Jessica

  33. Respondendo para a Jessica…

    Oi Jessica!

    Toda atividade que fizer com as pernas pode engrossá-las.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  34. Oi gente!!

    Então eu estou querendo comprar uma esteira que tá com um valor bacana e quero ajuda a saber quanto gastaria em energia ela o mês….

    as característica dela são:

    – Modelo: T208
    – Linha: Treo
    – Motor: 2,65 HP max / 1,25 HP contínua
    – Velocidade: 1,5 a 16 Km/h
    – Voltagem: 110V
    – Inclinação: Mecânica 3 níveis (0 a 6%)
    – Painel: 3 mostradores em LED
    – Peso máximo do usuário: 113 Kg
    – Peso do produto: 46 Kg
    – Dobrável com auxilio hidráulico
    – Uso: residencial

    Eu queria saber quanto gastaria de energia o mês usando 30Dias com 2 horas e meia por dia +- ?

    Alguem pode me ajudar por favor =)

    agradeço =)

  35. a esqueci de add…

    assim

    ex: usar ela 2: 30 horas 5 x por sema em um mês eu gataria ?

    Minha conta de luz vem assim

    210.kwh x 0,26455000

    Gato em $ 80,00 ou mês com os impostos ¬¬”

    Quanto eu iria pagar por mês a mais?

    Queria comprar ela mais tenho medo de vir 600 reais de luz o.O

  36. eu também queria saber *-* quero comprar uma esteira \o/

    mais tenho medo de vir conta de luz mais de 200 reais e queimar o motor =(

    e pode usar filtro de linha para ligar a esteira? ou nunca?

  37. Profª vc é a melhor ^^ amo se

  38. Tenho condromalacia e gostaria de saber qual seria os melhores exercícios de fortalecimento na cademia ou seria melhor uma hidroginástica?Posso fazer bicicleta e elíptico? Desculpe tantas perguntas,mas estou com muitas dúvidas.Agradeço

  39. Respondendo para a Fernanda e o Gustavo

    Olá,

    Quem poderia responder essas questões de consumo de energia elétrica é o próprio vendedor do produto, fabricante ou importador.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  40. Respondendo para a Vanessa…

    Oi Vanessa!

    A musculação é impressíndível para quem desenvolveu síndrome patelo femoral (condromalácia). Os melhores exercícios vão depender do grau de acometimento, que vai de 1 à 4. Ainda assim há controvérsias com relação ao tipo de exercício se em cadeia cinética fechada ou aberta.
    Você pode fazer a hidro também. Tanto o elíptico quanto a bicicleta podem sobrecarregar seus joelhos mas vai depender novamente do grau, de quanto você fortaleceu seus músculos e se há dor ou não.
    Se tiver mais dúvidas é só escrever.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  41. Ola, há 7 anos atras eu perdi 70kg, eu estava com 150kg e fui a 81kg, fazendo caminhada, comendo salada, carne branca, tomando chá com bolacha.

    Sempre gostei de caminhar, consegui manter esse peso por 5 anos e há 2 anos atras parei com os exercicios devido uma abdminoplastia que fiz, e pelo fato de eu ter ficado de cama 30 dias perdi a resistencia

    Queria comprar um eliptico agora, será que vou me adaptar, ou opto pela esteira mesmo que ja tenho conhecimento?

    Obrigado

  42. Respondendo para o Rogério…

    Oi Rogério!

    Sou suspeita para falar pois, pessoalmente, prefiro o elíptico. Se você tem medo de não se adaptar compre a esteira, mas se tiver oportunidade faça um teste, experimente, assim você terá duas opções fazer o elíptico em casa e caminhar na rua.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  43. Obrigado viu, foi super rapida a resposta.

    Ahahaha, caminhar na rua nem pensar, pois regredi em meus objetivos e não quero que meus amigos me vejam assim =/.

    Então vou comprar a esteira mesmo, antes eu lembro q no começo eu caminhava 3km, vou começar assim.

    Duas perguntas
    Eu posso caminhar lentamente e com uma duração de tempo maior?, tipo caminhar uns 4km por hora, ou eu tenho que ser rigido comigo mesmo e ir melhorando semana após semana?
    Vou ter resultados se eu for bemmm com calma?

    Tomar L-Carnitina ou algum suplemento que acelera meu metabolismo eu estarei correndo algum tipo de risco?

    Eu quero voltar a ter prazer na caminhada novamente. Consequentemente voltar a ter minha alimentação saudavél.

    Obrigado doutora.

  44. Oi Denise, td bem??

    Dia 15/05 fiz uma lipoescultura com enxertia d gordura nos glúteos. Consegui tirar uma gordura localizada q não saía na malhação e de quebra aumentar o tamanho do bumbum.

    O que preciso saber é, se fizer aeróbico corro o risco de perder o q foi enxertado, e o que seria melhor para hipertrofia do bumbum e abdomen?

    Grata e no aguardo.

    Abraços

  45. Os médicos dizem que é importante fazer exercícios devido a ter condromalácia,mas pratiquei exercícios físicos durante um bom tempo e eles dizem que isso pode ter sido o motivo pelo qual eu desenvolvi essa patologia,não entendo pq então fazer musculação.Sinto dores muito intensas.Comecei com esse probl. aos 27 anos, estou com 30 e na ressonância deu condromalácia do tipo moderada e patela alta.Tenho medo de voltar para academia,pois ainda sinto dores e cada médico diz uma coisa.Ñ sei os exercícios corretos e o que devo fortalecer?quais aparelhos usar?o peso? Caso possa me ajudar agradeço muito!

  46. Olá, gostaria de saber se fazendo o elíptico sem carga, por 40 minutos, 4x na semana, corro o risco de aumentar muito as coxas? Não faço muscolação…
    Grata.

  47. Olá, gostaria de saber se fazendo o elíptico sem carga, por 40 minutos, 4x na semana, corro o risco de aumentar muito as coxas? Não faço musculação?
    Grata.

  48. Olá Prof.

    Quero comprar um eliptico para treinar em casa com meu marido, mas ele têm 60 anos, sempre praticou exercícios mas nos últimos dez anos está sedentário. E está com uma espécie de érnia dentro de uma vértebra (não é entre vértebras), que lhe provoca dor. O médico disse que ele pode pratica os exercícios nos quais se sinta bem. O que você me sugere? O eliptico poderia lhe trazer algum problema?

  49. Ah, gostaria de esclarecer que estou falando o eliptico que inclui movimentos de braços…

    Obrigada

  50. Respondendo para o Rogério…

    Oi Rogério!

    As vezes consigo responder rapidamente, outras demoro um pouco mais, mas sempre respondo!

    Faça o seguinte:
    Junto com a esteira compre um monitor cardíaco, começe caminhando a 3Km ~ 4Km e verifique sua frequência cardíaca, mantenha entre 65% ~ 75% da frequência cardíaca máxima, se estiver abaixo aumente um pouco a velocidade. É sua frequência cardíaca que irá determinar a velocidade da caminhada e dentro desse parâmetro você estará utilizando prioritariamente a gordura como substrato energético.
    Se você se alimenta de forma balanceada pode dispensar suplementos, caso contrário utilize-os mas sempre respeitando a dosagem recomendada pelo seu nutricionista, desta forma você não correrá riscos.
    CLIQUE AQUI e consulte o preço de esteiras, monitores cardíacos e suplementos alimentares .

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  51. Respondendo para Jana…

    Oi Jana!

    Acredito que seja possível perder a gordura enxertada nos glúteos caso você emagreça, o que não significa que fazer exercício aeróbio irá provocar essa perda.
    Para hipertrofia dos glúteos e abdomem clique nos links leia:
    Exercícios para combater a celulite na prática
    Vídeo: exercícios para glúteos
    Agachamento
    Abdominais

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  52. Respondendo para a Mariana…

    Oi Mariana!

    Fique tranquila, suas coxas não irão aumentar significativamente.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  53. Respondendo para a Adriana…

    Oi Adriana!

    Como seu marido está parado há 10 anos, temos que considerá-lo sedentário. Antes de iniciar uma atividade física ele deveria fazer um teste cardiovascular para verificar como anda o coração.
    Quanto ao elíptico, seria interessante que ele testasse o equipamento para descobrir se causa algum desconforto. Quanto a incluir o movimento de braços, ainda que isso cause desconforto à ele, é possível utilizar o equipamento sem esse movimento, segurando na parte central.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  54. Perfeito.
    Muito obrigada pela atenção.

  55. Obrigado Professora, suas dicas estão me ajudando muito, realmente aquela velocidade que você me passou estava um pouco baixo, eu vi que pra trabalhar dentro dessa frequência cardíaca eu estou tendo que andar a 5km/h, ainda não tenho o frequencimetro, eu meço minha frequência pelo “Hand Grip da esteira” mas nao fico com a mão apoiada la, eu coloco apenas pra ver como estão meus batimentos.

    Mas eu gostaria de saber se posso aumentar a inclinação ao invés de aumentar a velocidade. porque se eu aumento muito a velocidade começa a doer minha canela, e quando aumento a inclinação eu sinto mais o músculo da panturrilha, ele não doi, apenas sinto trabalhando ele como se estivesse me alongando. É perigoso sentir esse alongamento na panturrilha por + de 40 minutos?, se não tiver risco eu prefiro caminhar na subida (estou colocando apenas 2% de inclinação). Quando eu tiro a inclinação parece que posso aumentar a velocidade no reto, me sinto mais relaxado sem problemas.

    E outra coisa, eu não sei muito me aquecer, gostaria de saber se tem como eu me aquecer na própria esteira e se posso fazer exercícios no período da manhã e no período da noite, 2 vezes ao dia. Estou fazendo exercícios todos os dias, de domingo a domingo, 50 minutos por dia, pois estou na minha 2ª semana.

    Estou me alimentando somente de grãos e legumes (grão de bico, beterraba, cenoura, vagem, chuchu, Pimentão e pimenta) folhas somente acelga e agrião , como carne branca e arroz somente 2 vezes por semana

    Obrigado professora, e me desculpa tantas duvidas viu.

  56. Respondendo para o Rogério…

    Oi Rogério!

    Pode usar o ?Hand Grip da esteira?, sem problemas.
    Pode usar essa inclinação. Quanto às dores na canela, repare se você não está batendo o pé no chão para caminhar.
    O aquecimento pode e deve ser feito na esteira, comece com uma caminhada leve de 3 à 5 minutos.
    Seu corpo precisa descansar escolha um dia off e mais dois para se exercitar 1x ao dia. Cuidado com essa alimentação, ela pode estar fornecendo uma quantidade insuficiente de nutrientes para você, o ideal seria consultar um nutricionista.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  57. Respondendo para a Vanessa…

    Oi Vanessa!

    Você escreveu no Blog Fique INforma sobre seu problema com a condromaláscia. Demorei um pouco para responder pois achei que merecia um post sobre o assunto.
    Já está no ar. CLIQUE AQUI e confira!
    É pela participação de leitores como você que o Fique Informa está cada vez melhor.

    Obrigada

    Profª Esp.Denise Carceroni

  58. Obrigado pelas respostas professora

    Se me permite tenho mais algumas duvidas.

    É possivél conciliar uma bicicleta com uma esteira, fazendo ambos exercicios no mesmo dia, ou isso sobrecarregaria meus musculos?

    Enfim, compensa eu comprar uma bicicleta ergometrica e te-la junto com a esteira?

    Se compensa!!, por que?

    Se não compensa!!, por que?

    Ou é melhor eu comprar uma estação de musculação pra usar junto com o exercicio aerobico que ja venho fazendo?

    E outra, o que seria melhor pra eu ganhar condicionamento fisico mais rapido?

    Andar 6km/h por hora durante 30 min?
    ou
    Andar 4.5km/h durante 1 hora??
    ou
    Andar 5.0km/h durante 45 minutos?

    ou ficar mesclando tudo?

    Obrigado Professora, esse site esta me ajudando d+

  59. Respondendo para o Rogério…

    Oi Rogério!

    Sim, é possível conciliar ambos, ao contrário do que imagina você teria uma sobrecarga menor pois tratam-se de estímulos diferentes. Para ficar mais claro é melhor fazer uma hora de esteira e uma hora de bicicleta do que duas horas de qualquer uma das duas. Esse seria o ponto a favor, o ponto contra é porque você teria dois equipamentos aeróbios, se como me relata logo abaixo, não tem um estação de musculação?
    Eu compraria a estação e depois me contrataria como Personal Trainer!!!
    Quanto ao seu condicionamento. Caminhe o maior tempo que conseguir, na maior velocidade que conseguir, mantendo sua frequância cardíaca entre 75% e 85% da frequência cardíaca máxima. Não é o tempo ou a velocidade que são fatores determinantes, mas sua frequência cardíaca(FC). Você irá perceber a melhora no condicionamento quando precisar alterar uma das outras duas variáveis (tempo ou velocidade) para manter a mesma FC.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  60. Muito Obrigado novamente por seus esclarecimentos professora.

    Farei isso, comprarei uma estação de musculação.

    Só não contrato você como personal trainer porque isso seria muito luxo pra mim rs, eu não disponho de uma renda para pagar o que vcs merecem, mas é claro que eu adoraria ter uma personal me acompanhando e sendo testemunha de que a gente consegue chegar longe, mesmo andando na esteira sem sair do lugar rs.

    ahahha sempre tenho duvidas quando venho aqui, e para não perder o costume vou soltar mais uma duvida que corre na minha cabeça.

    Quando eu ando, eu tenho costume de colocar musicas altas, e fico cantando com muita vontade as musicas ahahah, só que eu não sei se isso é bom, eu tenho que ficar inspirando pelo nariz e expirando pela boca 100% do tempo que estou andando?, se eu fizer isso eu vou conseguir aumentar mais meu Vo2? ou é besteira da minha cabeça?

    Ou cantando é melhor pq eu tenho maior gasto calorico? ahahaha

    Ps: eu fico cantando 70 minutos sem parar ahahahhaha.

    Obrigado mais uma vez Professora

    Abraços

  61. prezado rogerio li sua matéria sobre condropatia patelar e gostei muito, pois estou na mesma situação da leitora que enviou inicialmente a pergunta, e gostaria de saber para quem sofre desse problema o que seria mais indicado, musculação ou pilates.

    att ana carolina

  62. Ola Professora.

    Em um dia em que eu não tinha me exercitado ainda, eu me deitei na cama, esperei 10 minutos e medi minha FC, ela deu 60, gostaria de saber se FC de repouso eu calculo assim, ou se calculo assim que eu acordar?

    Ou calculo a mesma de pé ou sentado, tenho 29 anos estou trabalhando com uma FC de 143p.p.m por cerca de 45 a 50 minutos, e faço + 25 minutos com 120 a 130 p.p.m para finalizar.

    Minha duvida é se calculei minha FC de repouso corretamente, obrigado.

  63. oi, tenho uma eliptical e gostaria de saber como faço para emagreçer o braços, quadril e coxas.
    quanto minuto deveria estar exercitando e qual a carga?
    obrigada!!

  64. Respondendo para o Rogério…

    Oi Rogério!

    Respirar corretamente ajuda na prática dos exercícios uma vez que seus músculos necessitam de oxigênio para funcionar. O fato de você cantar todo o tempo significa que a intensidade do exercício está abaixo de 75% da sua FC máx, como este é seu objetivo, está ok.
    O que pode acorrer é você engolir ar e acabar ficando com aquela dor de lado, fora isso, divirta-se!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  65. Respondendo para Ana Carolina…

    Acho que você se enganou…me chamo Denise e não Rogério…ele é um leitor assíduo do Fique INforma!!!

    Vamos lá…

    Desde que as aulas de pilates sejam individuais e em studio, tanto faz a atividade que você irá escolher.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  66. Respondendo para o Rogério…

    Oi Rogério!

    Está certinho. Se conseguir medir assim que acordar melhor ainda.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  67. Ola,professora,gostaria de saber quais os beneficios de praticar spinning e eliptico?
    obrigada! Um abraço

  68. Professora muitíssimo Obrigado por todos seus esclarecimentos, me ajudou muito viu!

    Seu blog e você estão de parabéns

    Forte Abraço, e qualquer duvida ou sucesso em minha atividade com certeza lhe darei o retorno.

  69. Respondendo para a Márcia…

    Oi Márcia!

    Exercite-se por no minimo 30 minutos, mentenha sua frequância cardíaca entre 65% e 75% da máxima.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  70. Respondendo para a Ana Cláudia…

    Oi Ana Cláudia!

    O principai benefício é a melhora no condicionamento cardiorespiratório. Além disso pode ajudar no controle da hipertensão, diabetes e triglicerídeos.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  71. ola. sou eu de novo ,obrigada pela atençao .esqueci de perguntar quantas vexes por semana poderia estar fazendo exercicios na eletpical e voce esqueçeu de me dizer se faço no leve ou pesado? para emagreçer braços,quadril e coxas. mais uma ves, muiiiiiiiiiiiiito obrigada.

  72. Respondendo para a Márcia…

    Oi Márcia!

    Não esqueci, não! Talvez não tenha sido suficientemente clara. Leve ou pesado tem relação com a intensidade do exercício e isso é sempre controlado a partir da sua frequência cardíaca. Se estiver fazendo no leve e não atingir uma frequÊncia mínima de 65% da sua FC máx, faça no pesado. Se estiver fazendo no pesado e passar de 75% da sua FC máx, volte para o leve!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  73. Ola professora, gostaria de saber, na sua opinião, qual o melhor aparelho para emagrecer e principalmente perder a barriga. Tenho 54 anos.Quero comprar um elíptico ou esteira electrónica, mas estou numa duvida incrível. Qual e o melhor dos 2. Por favor, me responda rápido pois isto e urgente para mim. Estou precisando muito emagrecer.

  74. tenho uma esteira elétrica e minha mãe quer transforma~la em esteira mecânica( por causa dos gastos com a conta de luz) gostaria de saber se isto é possível e como fazer esta adaptação

    um abraço

    Dethy

  75. Respondendo para a Vera…

    Oi Vera!

    Ambos cumprem com a mesma função. Particularmente prefiro o elíptico. Acho mais divertido, além disso pode alternar com caminhada na rua.
    CLIQUE AQUI para comprar esteira.
    CLIQUE AQUI para comprar elíptico.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  76. Olá… boa noite… tenho problemas nos braços e ombros(tendinite) nas preciso perder barriga. Qual o aparelho mais indicado e que eu não não tenha de fazer movimentos com os braços? Obrigada.

  77. Respondendo para Margareth…

    Oi Margareth!

    O mais indicado seria a esteira.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  78. Oi professora, eu e minha mãe queremos comprar um eliptico, porque achamos melhor que a esteira, pois a esteira causa um impacto muito forte. E eu gostaria de saber se a minha mãe pode usar a vontade, sem risco, ela tem 47 anos e não tem nenhum problema de saúde! E queria saber se o eliptico ajuda a endurecer, pernas, bumbum e ajuda o abdome? Obrigada. Um abraço!

  79. Gostaria de saber se este Aparelho Elíptico Caloi Home Classic CLT10 é bom?
    Agradeço

  80. Respondendo para a Letícia…

    Oi Letícia!

    Ao contrário do que você acha, a esteira não causa um grande impacto. Antes de iniciar o uso, seja da esteira, seja do elíptico, você e sua mãe devem passar em um médico para saber se estão liberadas para realizar exercícios aeróbios. Com a liberação médica, não haverá problemas.
    O elíptico ajuda a fortalecer pernas e bumbum, já no abdomem sua ação é mínima.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  81. boa noite professora comprei uma eliptica e faço uma hora por dia na carga maxima e gostava de saber se engrossa as pernas.
    a minha funçao é essa
    se nao engrosssa diga me por favor o k fazer
    mt obrigada

  82. Respondendo para a Wilma…

    Oi Wilma!

    O Aparelho Elíptico Caloi Home Classic CLT10, é uma boa opção para uso residencial, tem várias funções e está com um excelente desconto, quase 20%. Clique aqui para ver e comprar.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  83. Respondendo para a Elisabete…

    Oi Elisabete!

    Sim, vai ajudar a engrossar as pernas. O ideal é combinar com exercícios localizados. Dê uma olhada neste post.
    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  84. Olá , meu nome é eduardo tenho 1,83 de altura e 114 kg acabei de adquirir um eliptico e gostaria que me desse instruções de quantos minutos faço por dia quero perder pelo menos 20 kg. obrigado.

  85. oii.. eu quero saber se o eliptico emagrece muito? pois nao é meu objetivo, meu objetivo é fortalecer, pra ganhar mais coxa e gluteo! emagrece mt? ou posso fazer 15 minutos tranquilo que vou apenas enrijecer? brigada

  86. Respondendo para o Carlos Eduardo…

    Oi Carlos!

    Faça pelo menos 30 minutos mantendo sua frequência cardíaca entre 65% e 75% da máxima. Para ter um cáculo preciso converse com seu professor de educação física ou clique aqui.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  87. Respondendo para a Alessandra…

    Oi Alessandra!

    Provavelmente 15 minutos não farão você perder peso, mas se isso ocorre com facilidade, sugiro que converse com uma nutricionista, para tomar um suplemento que ajude você a ganhar massa sem perder peso.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  88. ola prof denise.
    cpomprei eliptico
    eu tinha muitas
    dores no corpo
    melhorei 80%
    faço 15 minutos di manha e a 15 a noite
    vai ajudar eu perder peso?
    um abraço.Obrigada

  89. Olá.
    Comprei um APARELHO ELÍPTICO. Quero perder oito kilos. Gostaria de saber qnts vezes por dia e qual o tempo de atividade que devo fazer para obter minha meta. Agradeço.

  90. Respondendo para a Fan…

    Oi Fan!

    Sempre ajuda, mas deverá aumentar esse tempo gradativamente até pelo menos 30 minutos.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  91. Olá !
    Comprei um Elíptico Iron Transport .
    Ele faz perder barriga também se eu fizer de 30 a 60 m ao dia ? pois a unica coisa que quero é perder barrigaaaa !
    Abraço.
    Obrigada.

  92. Oi, adorei seu blog
    Faço musculação com ênfase para hipertrofia dos membros inferiores 4x por semana (2a, 3a, 5a e 6a)e 15 minutos de transport 3x por semana (4a, Sáb, Dom).
    Faço o transport da seguinte forma:
    5 minutos com peso 4
    5 minutos com peso 8
    3 minutos com peso 12
    2 minutos com peso 16
    Sempre descansando 1 minuto entre as séries.
    Faço corretamente? Este meu treino (musculação + transport) irá me ajudar a engrossar as pernas? Eu tomo sempre após o treino de musculação 300ml de sustagem com leite(tem 10,4g de proteína a porção).
    O que mais posso fazer para engrossar as pernas com rapidez até janeiro? Pensei em Yoga, ajuda?
    Obrigada, bjs!!

  93. Respondendo para a Fernanda

    Oi Fernanda!

    Esse cálculo não é tão simples assim. Se quiser posso fazê-lo para você, mas exite um custo. Se tiver interesse clique aqui!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  94. Respondendo para a Paula…

    Oi Paula!

    A gordura é perdida como um todo e não apenas em um local específico. Faça de 30 à 60 minutos, mas mantenha sua frequência cardíaca entre 65% e 75% da máxima é a melhor faixa para usar a gordura como energia.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  95. Respondendo para a Cecília

    Oi Cecília!

    Seu treino parece bom, mas para poder afirmar teria que conhecer os exercícios. Não sei se a sustagem é a melhor opção, converse com um nutricionista, sobre o suplemento mais adequado para você.
    O melhor para engrossar as pernas, com rapidez, é a musculação. Faça Yoga, mas com outros objetivos!
    Não esqueça: nós ganhamos no descanso, esse é o segredo!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  96. Olá profª Denise,
    Queria comprar um elíptico pois me disseram que além de gastar mais caloria que a esteira e a bicicleta, ele enrijece e trabalha vários músculos do corpo, mais que os outros aparelhos, é verdade? Já tentei frequentar academias mas realmente não tenho tempo, será que meu corpo ficaria enrijecido só a base do elíptico? Ou depende do exercício que eu faça no elíptico (mais tempo, menos carga, pra emagrecer e menos tempo e mais carga pra enrijecer), estou muito querendo comprar um, a qualidade do exercicio varia com a marca também? Muito obrigada e bjos!

  97. Respondendo para a Luana

    Oi Luana!

    O gasto calórico depende do empenho de cada um. O elíptico pode aumentar bastante o gasto calórico quando possui as manoplas móveis (clique aqui para ver). Ele vai ajudar a enrijecer, principalmente, as pernas, mas sozinho não faz milagre. O ideal é combinar com exercícios localizados usando pesos ou elástico exercitador.
    A marca irá influenciar principalmente na durabilidade do produto.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  98. Olá!

    Tenho 21 anos e, depois de muitas queixas de dores lombares, descobri que tenho 1 hérnia discal e ainda 2 protusões, o que me limita no que diz respeito à prática de exercícios. Sempre pratiquei algum desporto até agora, pelo que sinto muita falta de me exercitar.

    O médico que me acompanha proibiu todos os exercícios com impacto ou que envolvam levantamento de pesos e flexão do tronco, mas recomendou fortemente a prática diária de exercício cardiovascular para manter o condicionamento físico e reduzir as tensões.

    Gostaria de saber qual destes três aparelhos (esteira, bicicleta e elíptico) posso utilizar com segurança e se algum deles poderá ser prejudicial.

    Obrigada.

  99. Respondendo para a Sara

    Oi Sara!

    Você poderá utilizar qualquer um dos três. A esteira é o mais próximo do fisiológico, pode optar inicialmente por ela. De qualquer forma precisará fazer exercícios de fortalecimento e também de alongamento. Atualmente a hérnia de disco está longe de ser um problema que impeça a prática de exercícios. Ao contrário, quando bem feitos, trazem benefícios para o tratamento. O exercício só deve ser suspenso durante as crises.
    Procure a opinião de um outro médico, é sempre bom para confirmar o diagnóstico e o tratamento. Se você sempre praticou esportes procure um ortopedista que trate de atletas e praticantes.
    E busque a ajuda de um profissional de Educação Física para prescrever seus exercícios.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  100. Boa noite!

    Quem tem problemas nas articulações dos joelhos pode utilizar o elíptico?

    Obrigada.

  101. Professora Denise,

    Estou sedentária e sem tempo para academia, na época que freqüentei gostava do elípitico (achei menos monótono do que bicicleta e esteira. Minha mãe tem mais idade e está com sobre-peso, a caminhada não é recomendada para ela já que tem um esporão no calcanhar. Estou pesquisando a aquisição de um elípico ou de um simulador de caminhada para eu e minha mãe usarmos em casa. O que me sugere, diante da condição acima?
    Não sou gorda, mas estou com flacidez e gordura localizada da cintura para baixo, queria diminuir pelo menos 3 quilos e manter, o que recomendaria?

    • Respondendo para a Leana

      Oi Leana!

      Para o objetivo de perder peso, tanto faz. Já no caso da sua mãe, em função do esporão, o ideal seria que ela testasse os aparelhos para decidir qual é o que oferece maior conforto.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  102. Gostaria de uma indicação para compra de Eliptico em relação a custo benefício.
    Obrigada,
    Arlene

  103. Olá Profª Denise,

    Acabei de comprar um elíptico e gostaria de saber se para obter o fortalecimento das coxas é melhor exercícios mais lentos com mais peso e quanto tempo de atividade aproximadamente ou mais rápidos. Quero apenas melhorar meu condicionamento físico, não preciso perder peso.

    Muito obrigada,

    • Respondendo para a Priscila

      Oi Priscila!

      Para o fortalecimento seriam exercícios mais lentos e com mais carga, mas o elíptico não é a melhor opção para fazer fortalecimento. Para melhorar seu condicionamento físico mantenha sua frequência cardíaca entre 75% e 85% da frequência cardíaca de reserva.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  104. Se eu fizer exercícios de musculação para engrossar as pernas, no dia seguinte posso correr na esteira?
    Por ex, estou fazendo exercícios de musculação para engrossar as pernas, faço 3 vezes por semana, porque sei que tem que dar uma pausa para o músculo inchar. Minha dúvida é se eu posso correr na esteira, no dia em que não faço musculação,ou também prejudica o desenvolvimento do músculo? É que estou com uma barriguinha, e me falaram que só correndo para ela sair! Obrigada pela resposta!

    • Respondendo para a Marcia

      Oi Márcia!

      Essa é uma regra que funciona apenas para quem faz treinos muito pesados. Pode correr sem medo de prejudicar seu treino de musculação.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  105. socorro tenho 1,58 de altura e peso 110k
    tenho esteira não eletrica e uma bicicleta quantas horas devo faser os exersio para perde peso

    • Respondendo para a Mili

      Oi Mili

      Seu IMC (relação peso altura), indica obesidade mórbida. A primeira atitude que deve ter é procurar um médico endocrinologista que lhe indicará diversos exames e em seguida dirá qual o tipo de tratamento é mais indicado para você. Uma dieta, prescrita por nutricionista, também será necessária.

      O exercício sozinho não fará você emagrecer e pode oferecer riscos à sua saúde se feito sem orientação. Pelo seu excesso de peso você pode ter algum problema cardíaco e com certeza terá problemas nos joelhos, tornozelos e quadril.

      Depois de iniciar o tratamento indicado pelo médico e a dieta, você deverá procurar um professor de educação física e iniciar um programa de fortalecimento muscular. A esteira e a bicicleta só deverão ser usadas após a perda de peso e o ganho de massa muscular.

      Sou especialista em obesidade e tenho um blog sobre o assunto, passe por lá e saiba mais sobre o seu problema: http://www.infobeso.blogspot.com.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  106. Olá.

    Fazer Esteira engrossa as pernas? fazer todo dia uma hora é recomendado?
    não quero ir pra academia rs…o que é bom fazer em casa? pra ficar com o bumbum e as pernas boas?! Obrigado!

  107. oi

    tenho treze anos e gostaria de saber que aparelhos aerobicos poderia fazer para emagrecer

    abraço…

    • Respondendo para o Lucas

      Oi Lucas!

      A princípio qualquer um deles. Dependendo da sua altura, terá dificuldades com o elíptico. Apenas acho que para a sua idade esses equipamentos são extremamente chatos. Eu recomendaria que tentasse praticar alguma modalidade que você goste de fazer. Se está muito acima do peso e tem vergonha de praticar esportes coletivos (futebol, basquete), experimente os individuais como a natação. De qualquer forma converse com seu professor de Educação Física, é a pessoa mais indicada para te orientar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  108. Olá…..eu tenho elíptico e faço 30 minutos por dia ,no mostrador ele indica que foram queimadas 400 cal. Não consigo fazer mais que 30 min,e possível emagrecer só com esse tempo e com uma dieta balanceada de 1100 cal por dia?
    desde já obrigada!!!!!!!! beijos……

    • Respondendo para Ediane

      Oi Ediane!

      Não se prenda ao que o mostrador indica. Geralmente não reflete a realidade, pois não trabalha com precisão. De qualquer forma você está fazendo dieta de baixa caloria e exercício, portanto é provável que consiga emagrecer.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  109. Oiiiii…

    Já li tantos artigos seus, super informativos, adorei, parabéns!!!
    Olha só, tenho 30 anos, tenho 1,58 cm e estou pesando atualmente 55 kg.
    Não sou gooooorda.. mas engordei 5 kg desde que fui morar na Áustria. Já nao transpirava tanto quanto na Bahia, e não batia perna na rua como antes, no fio só consumia chocolate quente, caffe latte, aff… Aí apareceu uma barriga que nao suporto olhar no espelho. Fiquei na dúvida quanto ao elíptico, ou esteira pra perder mais calorias, preferencialmente quero queimar gorduras da regiao abdominal, sei que preciso de outros exercicios tb.. Mas nao tenho tempo para academia, agora que estou de volta a Salvador, muito trabalho, etc.
    Me disseram que o elíptico nao é completo (que nenhum é), mas que é o que queima calorias mais rápido, comparado a bicicleta e esteira a depender do programa utilizado. Quero uma bem moderna, pois ja tive uma pessima experiencia com bicicleta… nao uso pra roupas, mas para bolsas e chapéus.. =/

    Me ajude! Elíptico ou esteira? quero emagrecer e dar uma endurecidinha nas pernas e bumbum… Faz tempo que nao faço atividade física..

    Desde já Obrigada!!!

    • Respondendo para Karine

      Oi Karine!

      Fico feliz que você acompanhe meus artigos e que tire proveito deles!
      Entendo perfeitamente sua situação, o fato de ter ido viver em um local frio gerou a necessidade do seu corpo armazenar gordura, agora é correr atrás do prejuízo!
      Eu escolheria o elíptico. É mais divertido e permite trabalhar bastante as pernas, além de ajudar a emagrecer! E ainda voc6e poderá alternar com caminhada ou corrida na rua, na praia… Salvador é tudo de bom!

      Clique AQUI e dê uma olhada nessa opções de elíptico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  110. Oi Denise,

    Adoro seus comentáriosm me ajudam e incentivam muito. Comprei um elíptico , recentemente E3 da movement e estou fazendo 60 minutos na velocidade média de 19.0 a 20.0, dando uma distância de 19.500.Mas as clorias gastas está dando 85, 90,.Não é muito pouco? E o batimento cardíaco tb não é lá estas coisas , pois nunca se iguala ao do frequencímetro.Eu optei por este aparelho, pois gostava de trotar, mas meu joelho que é operado de menisco sempre reclamava e agora não sinto mais nada. Você conhece este aparelho? Posso fazê-lo todos os dias , ou devo intercalar? Aguardo seu retorno. Grata,

    Sandra

    • Respondendo para a Sandra

      Oi Sandra!

      Sugiro que você faça em dias intercalados. Faça também fortalecimento para pernas e em um segundo momento você pode voltar a fazer todos os dias.
      Esqueça as calorias marcadas no aparelho e a frequência cardíaca considere a do seu monitor.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  111. Bom dia, adquiri um eliptico nessa semana, minha dúvida é: posso me exercitar todos os dias por uma hora?
    Gostaria de elimininar apenas 2 kg, depois manter a forma e condicionamento físico, o que seria mais recomendado?

    Grata

    • Respondendo para a Renata…

      Oi Renata!

      Pode e deve! Comece fazendo três vezes por semana e passado uns 20 dias passe a fazer diariamente. Escolha uma atividade aeróbia, uma atividade resistida e alongamento. A recomendação do ACMS (American College Sports of Medicine) é:
      Aeróbios: 3 ~ 5 dias por semana, 55% ~ 90% da FC máx (frequência cardíaca máxima), 20 ~ 60 minutos de exercícios contínuos ou intermitentes (não inferior à 10 min.).
      Exercícios resistidos: 8 ~ 10 exercícios, 2 ~ 3 vezes por semana, 8 ~ 10 repetições feitos em séries múltiplas.
      Alongamento: 2 ~ 3 vezes por semana.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  112. Boa tarde Denise, agradeço muita pela sua resposta, agora me surgiu uma dúvida: tenho me exercitado diariamente e aumentando meu tempo e velocidade, sinto-me bem e inclusive perdi medidas visivelmente, mas ao me pesar notei que ganhei peso ao invés de eliminar, é normal devido ao ganho de massa muscular?

    Grata, um abraço

    • Respondendo para a Renata

      Oi Renata!

      Sim, é possível. Por isso é importante fazer avaliação da composição corporal para poder comparar o antes e depois.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  113. Olá, preciso comprar um aparelho pois tenho problemas de circulação e tb gostaria de me exercitar, perder peso(2 quilos) e tonificar músculos, pois sou sedentaríssima. Estou em dúvida em comprar a esteira ou o aparelho elíptico, sendo que a esteira creio que só ajudaria na circulação, certo?

    Um abraço

    • Respondendo para a Jô

      Oi Jô!

      Os dos dois cumprem com ambas funções.
      Sou suspeita em falar pois detesto fazer esteira e adoro o elíptico. Questão de gosto.
      A vantagem que vejo no elíptico é que quando estiver enjoada você pode optar por caminhar na rua, no parque.
      Escolha aquele que você mais se identificar, antes de começar consulte um médico e busque orientação de um professor.
      Clique nesse link e você encontrará diversas opções de esteiras e elípticos para comprar e receber direto em sua casa!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  114. ola comecei fazer academia e prefiro o eliptico parece que ele trabalha mais o corpo parece que todos os musculo do corpo trabalham e fora que tonifica mais as pernas ele gasta mais energia que a esteira
    /

    • Respondendo para a Adriana

      Oi Adriana!

      Também prefiro o elíptico, acho menos entediante. Quanto ao gasto energético, tudo depende do seu empenho, pois está relacionado com a sua frequência cardíaca.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  115. Boa noite a todos que leem este blog, hoje não vou fazer nenhuma pergunta, gostaria apenas de compartilhar com vocês minha experiência:
    após 1 mês de exercícios regulares no elíptico, consegui eliminar os dois quilos que pretendia,reduzir medidas e tonificar os musculos, e a sensação de bem estar é muito grande.
    Faço de 30 a 45 min praticamente todos os dias, ou no mínimo 4 vezes por semana.

    Um abraço a todos e obrigada a Prof. Denise.

    • Respondendo para a Renata

      Oi Renata!

      Parabéns! É gratificante saber que o exercício melhorou a qualidade de vida de alguém. E agora? Qual será sua próxima meta?

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  116. Gostaria de comprar um aparelho eliptico, mas estou meio confusa em relação qual a melhor marca, visto que existem varias reclamações com todas elas.
    o que acha do life zone, caloi, iron transpor.?
    obrigada

  117. Ola, Fui em um ortopedista e ele me informou que eu tenho condromalacia patelar , gostaria de saber se posso fazer transport ? a outra pergunta seria : para a tonificação muscular devo fazer o transport com mais carga e pouco tempo ?

    • Respondendo para a Paula

      Oi Paula!

      Depende, se você sentir dor, não deve fazer. O movimento do elíptico irá causar atrito na patela, como a maioria dos movimentos que você fizer. É preciso que faça um trabalho de fortalecimento para sobrecarregar o mínimo possível a articulação. Para tonificação o ideal são exercícios resistidos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  118. olá prof. Denise. Tou prestes a adquirir uma bicicleta eliptica, mas tenho algumas dúvidas de como a utilizar.
    Eu tenho 55kg e 1.60m, o meu objectivo é perder um pouko de barriga que tenho a mais e trabalhar os musculos das pernas glúteos e braços de maneira a ficar mais resistentes… Quero saber quais as condições adequadas para o meu caso? o tempo por semana?a velocidade/peso? etc.

  119. Oi
    gostaria de saber se fazer eliptico com pouca carga e com uma velocidade avançada, praticando corrida especialmente, consigo emagrecer o corpo inteiro ( pernas, braços,etc.)??

    • Respondendo para a Bruna

      Oi Bruna!

      Quando emagrecemos, isso ocorre, sempre, no corpo inteiro. Não dá para isolar uma parte, ok?! E o elíptico é adequado para isso.
      Quanto a fazer com pouca carga e rápido, precisa cuidar apenas para não machucar seu joelho.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  120. Tenho uma esteira, porem estou apresentanto uma tendinopatia do calcaneo e estou pensando em comprar uma B. ergometrica ou um eliptico. Gosto de correr (atualmente corro na esteira 6 km em 45 min., usando frequencimetro dentro da faixa alvo). Dá para correr no eliptico?

    • Respondendo para o Paulo

      Oi Paulo!

      Não é exatamente correr, mas você conseguirá manter o seu condicionamento físico usando o frequencímetro.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  121. oá,estou pensando em comprar um simulador de corrida.poderia me orientar como usar para emagrecer e enrigecer,braços ,quadril e coxas ?obrigada.

    • Respondendo para a Paula

      Oi Paula!

      Para deixar braços e pernas mais rígidos o ideal são os exercícios localizados. O simulador de corrida poderá ajudar a emagrecer.
      O primeiro passo é fazer uma avaliação física para ver como anda seu coração. Depois disso é preciso montar um programa onde sua frequência cardíaca fique entre 65% e 75% da máxima. Para isso busque a ajuda de um professor de educação física ou clique aqui e veja como funciona o Personal Virtual.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  122. Eu queria saber o que é Eliptico ?

    • Respondendo para o Ezequiel

      Oi Ezequiel!

      O elíptico é o aparelho da última foto do post. Trata-se de um equipamento para trabalhar as capacidades cardiovascular e cardiorespiratória.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  123. Prof. Denise,
    Estou gravida de 7 semanas , e nao quero engordar mais do que 10 kg.
    Estou caminhando na esteira por 40 min , a uma velocidade de 4,2 km/h.
    Gostaria de saber se a velocidade esta adequada para gravidas ? devo diminuir ? ou posso ate aumentar ?
    Faco 40 min porque ouvi falar que eh o tempo minimo para haver quebra de gordura , …. mas como so manter o peso, posso fazer so 30 min?

    Por favor , me oriente ,
    Um abraco ,
    FATIMA

    • Respondendo para a Fátima

      Oi Fátima!

      Estou considerando que esteja liberada pelo obstetra para fazer atividade física!
      Do ponto de vista fisiológico, você pode aumentar a velocidade da esteira, desde que sua frequência cardíaca permaneça entre 60% e 70% da máxima (recomendação do Colégio Americano de Ginecologia). O que deve tomar cuidado com uma velocidade maior são as quedas. Sua barriga vai crescer e poderá ocorrer perda do equilíbrio, portanto tenha atenção na atividade que estará fazendo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  124. Bom Dia Pessoal,

    Pessoal, fui a um ortopedista e ele disse que tenho condromalácia desde que nasci. Já havia feito fisioterapia para alviar a dor no joelho esquerdo.
    Acontece que recentemente venho sentindo muitas dores nesse joelho que dificultam eu dirigir. Vale ressalatar que venho malhando com personla há uns 08 meses e sentir bastante alívio!
    Gostaria de saber se posso ter direiro a uma Carteira de Habilitação Especial, tendo em vista que não consigo passar a marcha do carro, pois sinto dor exatamente no joelho esquerdo. Nesse caso, poderia ter isenção na compra de um carro câmbio automático que me ajudaria bastante.

    Conclusão da ressonância:
    Condropatia Patelar.
    Leve báscula lateral da patela com o joelho em extensão.
    Tóclea rasa

    Alguéum poderia me explicar o significado dessa conclusão??

    Obrigada!

    Conclusão

    • Respondendo para a Jackeline

      Oi Jackeline!

      Dê uma olhada nesses dois links: aqui e aqui.

      Quanto a conclusão da ressonância:
      Condropatia Patelar = desgaste da cartilagem da patela
      Leve báscula lateral da patela com o joelho em extensão. = leve desvio lateral da patela com o joelho estendido.
      Tróclea rasa = superfície anterior do fêmur, que fica em contato com a patela, com dimensão diminuída em relação ao tamanho normal (esperado).

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  125. Boa tarde,
    Gostaria de saber qual melhor aparelho para trabalhar pernas e bumbum,
    esteira, bicicleta ou o eliptico?
    Não tenho tempo mesmo de ir a academia, preciso fazer algum tipo de exercicio em casa p fortalecer, principalmente esses dois musculos.

    Att,

    Edna

    • Respondendo para a Edna

      Oi Edna!

      O ideal para fortalecer é fazer exercícios localizados. Entre os três o elíptico é o que trabalha melhor os membros inferiores.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  126. Posso fazer caminhada e andar de bicicleta no mesmo dia?

    • Respondendo para a Eliane

      Oi Eliane!

      Suas perguntas não são apagadas, nem a de nenhum outro leitor. Algumas vezes demoro para responder porque além dos blogs, dou aulas, faço palestras e tenho outras atividades.
      Quanto à sua pergunta:
      Sim pode caminhar e andar de bicicleta no mesmo dia.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  127. Bom dia !!!
    Estou interessado em comprar um eliptico da caloi (Classic 10), minha dúvida e em relação ao vbarulho pois sua carrenagem e de correia de bicicleta , ele produz muito ruído ?? Ele é magnético e tb é reverso. No aguardo , obrigado

    • Respondendo para o Marcio

      Oi Márcio!

      Infelizmente não testei essa marca e portanto não poderia responder sua pergunta com precisão.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  128. oii estou na dúvida se compro ou não uma esteira pois, quero ganhar peso , mas não tenho tempo de fazer academia, e tb gostaria de saber se tem algum suplemento que ajude.

    • Respondendo para a Carol

      Oi Carol!

      Para ganhar peso deve fazer exercícios localizados, a esteira poderá ter efeito contrário do que deseja. Quanto ao suplemento, consulte um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  129. Porque apagam minhas perguntas?

  130. OI
    QUERO MUITOO EMAGRECER
    E PENSEI NO JUMPER QUAL SERIA A MELHOR CAMA ELASTICA, COM ELASTICO OU MOLA?

    OBRIGADA!

  131. Olá Boa tarde,
    Gostaria de informações: tenho 31 anos, atualmente estou sedentaria e Estou pensando seriamente em comprar um equipamento para praticar exercicios, pois não tenho tempo de ir a uma academia, dúvida qual o equipamento melhor? simulador de caminhada ou eliptico? Gostaria de indicação de qual desses eu trabalhasse os musculos também.

    No aguardo.
    Obrigada.

    • Respondendo para a Lucely

      Oi Lucely!

      Particularmente prefiro o elíptico. Para ganho muscular compre halteres e caneleiras para fazer exercícios localizados.
      Neste site voc6e encontrará tudo o que precisa: http://www.corpoperfeito.com.br

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  132. gostaria de saber,quantos minutos posso fazer no eliptico? começei agora a praticar?

    • Respondendo para a Paloma

      Oi Paloma!

      Comece com 20 minutos e vá aumentando aos poucos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  133. gostaria de saber tambem com quantos minutos devo caminhar na esteira,começei agora a pouco tb?30 minutos esta correto? atenciosamente paloma obg

    • Respondendo para a Paloma

      Oi Paloma!

      Para começar 30 min está ótimo. Vá aumentando gradualmente até completar 1h.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  134. Há 24 anos retirei o menisco lateral da perna esquerda e há 03 anos retirei o menisco lateral da perna direita. Faço academia para fortalecimento muscular, mas também para perder peso, fazendo 20 minutos de bicicleta e eliptico no inicio da atividade, depois musculação e no final mais ´20 minutos de aerobico ( bicicleta e esteira). Pergunto:em razão de possível artrose nos joelhos, qual dos tres equipamentos é melhor para mim: esteira, bicicleta ou eliptico?

    Obrigado

    Marcos

    • Respondendo para o Marcos

      Oi Marcos,

      Seria a bicicleta, sempre com o ajuste adequado do banco e com carga muito baixa.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  135. Olá,

    Tenho condropatia patelar nivel II, gostaria de saber se posso andar de bicicleta hergometrica e na rua??

    • Respondendo para a Carla

      Oi Carla!

      Antes de iniciar um trabalho de fortalecimento para suas pernas não é aconselhável. Depois de ter a musculatura fortalecida, teoricamente, você poderá andar de bicicleta, desde que ajuste corretamente o selim e não pedale com cargas altas (no caso da rua, em subidas). Antes de iniciar, converse com seu médico e em caso de dor pare imediatamente.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  136. gostaria de saber tambem com quantos minutos devo caminhar na esteira, no tranport 30 minutos começei agora a pouco tb?30 minutos esta correto? qual a carga que devo usar? 1 hora esta correto? atenciosamente obg Hil

    • Respondendo para Hil

      Oi Hil!

      Não existe uma receita de bolo. Depende do seu objetivo, quanto à carga também.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  137. Bom dia,
    Estou precissando comprar um aparelho para fazer ginástica, pois a minha vida é sedentaria e já estou com 20 kg a mais do meu peso normal. estou em duvida qual comprar se uma esteira ou um eliptico e também a marca já que temos diversas e com diferentes comerciais. Não disponho de condição financeira pra comprar algo caro, ate porque meu marido não deixaria. Bem me ajuda pelo Amor de Deus. Me indica qual aparelho e a marca se possivel me indique o link. passarei aqui para agradecer.

  138. ola denise comprei um elipitico para perder peso tenho obtido um bom resultado, mas gostaria de seber se ele ajuda para quem tem problemas no joelho meu marido tem um rompimento no ligamento cruzado do joelho sera que com o elipitico melhora?
    aguardo sua resposta e parabens pelo site nota 10….

    • Respondendo para a Ivana

      Oi Ivana

      O elíptico não irá ajudar a tratar o problema, nesse caso é preciso fazer um trabalho específico de fortalecimento que deverá durar a vida toda.
      Depois de fortalecido seu marido poderá usar o elíptico sem problema.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  139. Ola, Denise

    Eu jah ando bastante de bicicleta, na verdade mais como passeio sem o intuito de fazer atividade fisica. Tenho interesse em adquirir um transport e gostaria de saber o tempo maximo de exercicio nele, ah naum sou sedentaria faco caminhadas de uma hora.

    Sds,
    Logan

    • Respondendo para Logan

      Oi Logan!

      Comece fazendo 30 min e vá aumentando aos poucos até atingir 1h.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  140. Gostaria de saber dos 3 aparelhos:esteira,bicicleta ou eliptico e melhor para emagrecer?
    Aguardo resposta.

    • Respondendo para a Ariadne

      Oi Ariadne!

      É indiferente, desde que voc6e mantenha a frequência cardíaca na zona alvo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  141. Comprei o elíptico e gostaria de saber qual a velocidade ideal para perder peso, ou pelo menos a variação de velocidade. No meu marca rpm e speed, mas não consegui entender os números. Pode me ajudar?

    • Respondendo para a Drielly

      Oi Drielly!

      Nem um, nem outro. O controle deve ser feito pela sua frequência cardíaca. Para perder peso mantenha entre 65% e 75% da frequência cardíaca de reserva.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  142. Me responda por favor.
    Tenho problema de lombalgia, as vezes estou com muita dor, também estou com excesso de peso e desejo emagrecer. Qual o melhor exercício, bicicleta ergômetrica, esteira ou eliptico.

    • Respondendo para o Rodolfo

      Oi Rodolfo!

      Para começar o melhor é fazer um trabalho de fortalecimento. Entre os três aparelhos escolha a bicicleta, depois que perder peso a esteira.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  143. Olá! Estou em dúvida, pois quero comprar um equipamento de ginástica para perder peso! Qual destes é melhor? Obrigada!

    • Respondendo para a Priscilla

      Oi Priscilla!

      Qualquer um deles. A perda de peso está relacionada à frequência cardíaca e não ao aparelho. Trabalhe entre 65% e 75% da máxima.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  144. Oi Denise, estou pensando em comprar o transport. Queria sua opinião. Não quero emagrecer, apenas enrijecer as pernas e gluteos e endurecer a barriga. Pensei comprar o step. Qual o melhor para esse caso. Já faço abdominais.

    • Respondendo para a Miriam

      Oi Miriam!

      Acho o elíptico (transport) uma boa pedida, clique aqui para ver algumas opções.
      Aproveite para fazer exercícios localizados, irá complementar o trabalho com o elíptico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  145. Boa noite! Gostaria de saber se o eliptico iron transport funciona. Estou pensando em comprar um. Gostaria de enrijecer pernas e braços e perder a barriga, mas não quero emagrecer. Talvez um quilo apenas.

    • Respondendo para a Renata

      Oi Renata!

      Não é o ideal para deixar os músculos mais rígidos, ajuda mas não muito. Opte por exercícios localizados, resistidos, como a musculação ou o pilates.
      O elíptico é mais eficiente para o emagrecimento e melhora do condicionamento cardiovascular.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  146. Boa tarde, gostaria de emagrecer qual melhor opção: eliptico,bicicleta ou esteria. Meu treino e 2x por semana so aerobico e 3x musculação e aeribico

    • Respondendo para a Cristiane

      Faça aquele que gostar mais e mantenha sua frequência cardíaca entre 65% e 75% da máxima.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  147. Profª Denise,

    Como saber em qual frequência cardíaca estou trabalhando?

    Tenho 1,58 de altura e estou pesando 55kg. Quero voltar para meu peso normal que é 52 kg e também fortalecer bumbum, coxa e barriga. Sou do tipo baixinha e de perna grossa. Estou na dúvida se compro um simulador de caminhada ou um elíptico para alcançar meu objetivo. Qual você me indicaria?

    Aguardo,
    Kelly.

  148. Olá…
    Faço 30 min de esteira e 15 min de bicicleta, em casa mesmo, so abdominal eu n aguento mto. maximo 10 hehehe

    Estou fazendom o certo? no que meu corpo vai melhoar?

    Obrigado

    • Respondendo para a Jéssica

      Oi Jessica!

      Você está no caminho, faltam exercícios localizados, além dos abdominais.
      Seu primeiro ganho será na qualidade de vida, além disso dependendo da sua alimentação e da intensidade da atividade aeróbia poderá emagrecer.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  149. Estou praticando o Eliptico, segundo o professor de Educação Fisica me recomendo ele, porque não tem impacto, eu possuo uma lesão leve de fascite plantar, então ele me passo esse aparelho….

    • Respondendo para o Rodolfo

      Oi Rodolfo!

      Vamos esclarecer alguns pontos:
      O elíptico tem impacto, ele é diminuído se comparado à outros equipamentos, mas existe.
      A fascite plantar ocorre pela força de tração que irá ocorrer mesmo no elíptico.

      Se você precisa fazer atividade aeróbia e não pode esperar a melhora da inflamação sugiro que opte pela bicicleta ergométrica horizontal.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  150. Adoreii!

  151. O que dizer do aparelho eliptico.

    Simplesmente uma maquina sensacional, eu adquiri a quase 9 anos este aparelho da marca Athletic.

    Utilizo a maquina em dias alternados combinando antes e depois de utilizá-la exercicios abdominais, e nos dias que não a utilizo, faço musculação.

    Tenho 51 anos e mantenho o batimento sempre em minha zona alvo a 156 batimentos por minuto, com esta maquina consigo manter este batimento máximo em até uma hora de exercicio, e sei bem que foi por causa das qualidades cardio desta maquina que hoje estou neste nivel.

    Tenho a barriga sequinha e o corpo em forma..

    Realmente recomendo a todos pois ao contrário da esteira, esta maquina não agride as articulações. e inclusive gosto de jogar tenis e ela me dá um condicionamento incrivel para praticar este esporte.

    Mas claro antes de utilizá-la o ideal é procurar um profissional de medicina esportiva para fazer uma avaliação cardiaca, e assim o usuário saberá em qual nível deverá começar a se exercitar.

    E claro começar com carga minima e com pouco tempo tipo 5 minutos aumentando com o passar dos meses.. anos.. séculos rsrs porque vc irá sentir a diferença de utilizá-la e não encostá-lo e transformá-la em varal de varanda de apto rsrs

    Nunca fui a uma academia, fiz o teste ergométrico, e depois estudei pela internet os processos de queimar gordura sem comer musculo e na net existem muitas dicas, segui a risca com alimentação correta.. e sou muito feliz com o corpo que conquistei.

    Tenho 51 anos, tenho 1.78 de altura e peso 74 quilos..

    Espero ter dado minha contribuição..

    Valeu..

  152. Olá,

    Ganhei nenem tem exatamente 3 meses, estou muito acima do meu peso, pois engordeii 25 kg e só perdi 10kg, compreli um eliptico, estou fazendo 40 minutos por dia, um detalhe importante é que amamento, não dou nenhum outro complemento à minha nenem, apenas leite materno, gostaria de saber se esse é o caminho certo, se devo fazer por mais tempo ou acrescentar uma caminhada para ajudar, estou com 83kg, e tenho 1,60,,, estou enlouquecida!!!!!!!!!!! por favor me responda!!!!!!!!!!!! mt obrigada!!!!!!!!!!!

    • Respondendo para a Susana

      Oi Susana!

      Tenha calma! Lembre-se que levou 9 meses para engordar!!! O caminho é esse, como está amamentando converse com uma nutricionista. Se acrescentar a caminhada com certeza irá ajudar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  153. como posso perder 25 kilos em seis meses preciso de ajuda estou na academia faco,bicicleta,esteira e transport isso ajuda a emagreçer

    • Respondendo para a Cristiane

      Oi Cristiane!

      Sua meta é saudável e factível. Equivaleria à 4kg por mês aproximadamente. O ideal é que procure um médico para saber se está tudo ok, se não há alguma disfunção hormonal, por exemplo. Depois buscar ajuda de um nutricionista para montar um cardápio balanceado. Quanto aos exercícios, bicicleta, esteira e transport irão ajudar, mantenha sua frequência cardíaca entre 65% e 75% da máxima, além disso acrescente um treino de musculação que irá evitar lesões, combater a flacidez e ajudar no processo da perda de peso.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  154. Olá Dra.
    Tenho hoje um peso de obesidade mórbida. Estou em uma dieta de acordo com acompanhamento médico.
    O meu medo é que, ao perder todo o peso, eu fico flácido? Ou toda a pele pode ser “arrumada” com musculação? Ou será necessário cirurgia?
    Obrigado

    • Respondendo para o Ivan

      Oi Ivan!

      A musculação dará conta da flacidez muscular, mas provavelmente precisará de cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele. Seu médico poderá orientá-lo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  155. Tenho condromalacia patelar, estou em tratamento o médico me liberou para fazer transport. Quantas vezes, tempo, como devo fazer ? faço natação, mas sinto falta de suar, tive que parar o karate por causa do joelho, como esta controlada quero voltar a me exercitar, mas tenho medo de machucar.

    • Respondendo para a Gloria

      Oi Gloria!

      Comece com 10 min e vá aumentando aos poucos, sempre prestando atenção no seu joelho, ao menor sinal de dor ou desconforto, pare. O ideal é pedir orientação à um profissional de educação física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  156. Boa noite
    Estou na dúvida sobre qual equipamento comprar, se uma esteira ou um elíptico. Eu até fiz academia por uns 3 meses, período em que consegui emagrecer 6kg. Mas por uma rotina bem incerta, nem sempre posso ir à academia (alia-se a isso o fato de eu honestamente odiar o ambiente, mas tenho a plena ciência de que preciso praticar exercícios, pra ter uma vida saudável). Como trabalho em casa, o ideal seria me exercitar em casa mesmo. Gostaria de saber se você tem algumas dicas, pois eu quero emagrecer e tonificar a musculatura. Quais equipamentos eu devo adquirir para praticar com segurança na minha casa? Já tenho caneleiras, halteres (de pouco peso, pois tenho tendinite), fitball, corda e um simulador de caminhada. Sinto muita falta de uma esteira, mas vi que o elíptico também é bom. Mas qual seria o mais indicado para meu objetivo, que é emagrecer e depois disso manter o meu peso? Estou querendo perder até uns 10kg. Tenho 1,66m e 65kg. Mas me sinto muito gorda porque toda a gordura foi parar no culote e na barriga, então está megaestranho. Agradeço e espero ansiosa pela sua resposta! Grande abraço.

    • Respondendo para a Tatiana

      Oi Tatiana!

      Eu compraria um elíptico, pois voc6e sempre terá a alternativa de caminhar na rua, o que é muito mais agradável!
      Outra sugestão é que invista o dinheiro da academia na contratação de um Personal Trainer. Seus resultados serão mais rápidos e eficazes.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  157. Quero conmprar um aparelho que faça com que eu fiquei com bumbum, pernas e abdomem bem definidos, porém não quero perder peso, pq meu peso é bom. Tenho 1,60 e 56 kgs, não tenho gordura locaolizada em nenhuma parte do corpo, o que quero é ganhar um pouco de massa pra ficar com o corpo bem bonito e durinho. qual aparelho devo comprar eliptico, bicileta, estação de musculação, por favor me ajude.

    • Respondendo para a Lia

      Oi Lia!

      Com certeza uma estação de musculação. Clique aqui para ver algumas opções. Se precisar de ajuda estou à disposição.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  158. Ola boa noite, começei na academia tem uns 6 meses, faço esteira. eliptico e musculação mas acontece que aumenta muito minhas pernas e braços e perder a barriga que é bom nada rsr, gostaria de saber oq é melhor para perder barriga?

    • Respondendo para a Márcia

      Oi Márcia!

      Minha sugestão é que intensifique seu treino aeróbio (esteira e elíptico) e busque a ajuda de um nutricionista para montar uma dieta adequada e que ajude a alcançar seu objetivo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  159. Tenho condropatia patelar avançada me não consigo fazer esteira nem bicicleta mais me sinto bem com o elipco faço de 50 min a 1 hora 2 vezes na semana, será que posso aumentar os dias?
    Se puder me passar mais algum exercício que eu possa fazer agradeço, queria perder 3 Kg.

    • Respondendo para a Meg

      Oi Meg!

      Se você não está sentindo dor, experimente aumentar mais um dia. Comece com mais 20 min e vá aumentando gradualmente. Caso sinta dor, volte a fazer apenas o que fazia antes!
      Quanto aos exercícios, tenho um programa de Personal Virtual, clique aqui e saiba como funciona.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  160. Preciso de emagrecer 18kg de inicial.
    Ate entao tava levando uma vida sedentaria.
    Fui a uma endocrinologista e fui orientada a fazer atividade fisica, estou fazendo reeduca’cao alimentar e tomando Biomag (sibutramina)
    Vou comecar na academia na semana que vem.
    Estava pensando em fazer 6x por semana de esterira, bike e eliptico e 3x de jump.

    O que acha?
    Ira me ajudar?
    Estou no caminho certo ?

    • Respondendo para a Samila

      Oi Samila!

      Comece fazendo 3x por semana e depois vá aumentando até chegar a 6x. Esteira, bike, elíptico e jump vão ajudar a emagrecer, mas também precisa de um trabalho de fortalecimento. Opte pela musculação ou aulas de localizada, pelo menos 3x na semana.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  161. Bom dia! Gostaria de comprar um simulador de caminhada para me auxiliar na perca de peso. Funciona? Pensei no simulador pois posso fazer a noite. Um abraço, Luciana

  162. Preciso perder 6 quilos e quero deixar meu corpo sarado, pernas grossas, barriga sarada, braços durinhos e o bumbum tbm, quero saber qual o melhor aparelho pra que eu consiga essa meta, já que peso 56kg e tenho 1,62 de altura.
    Obrigada!

    • Respondendo para a Danielle

      Oi Danielle!

      Ainda não inventaram um aparelho que resolvesse tudo! O ideal é que você faça exercícios aeróbios e localizados, assim irá alcançar o seu objetivo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  163. ola.gostaria de saber se aqueles simuladores de caminhada ajudam,pois tenho 2 filhos e na gravidez deles tive dabetes gestacional e engordei 32kg,consegui emagrecer 1ano depois do caçula nascer,assim como emagreci rapido sem remedios alias sem nada,eu engordei tudo de novo apos 3 anos,nao posso ir a academia,entao encontrei esse site na net e adorei,pq foi o unico que vi que realmente havia retorno nas perguntas,ogb.

    • Respondendo para a Michele

      Oi Michele!

      Os simuladores ajudam a emagrecer, sim. Peça a orientação de um profissional de educação física para obter melhores resultados.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  164. Bom dia,

    Passei o período de amamentação e emagreci muito. Quero voltar ao meu peso normal, criar massa muscular, minha intenção é malhar mais coxas e glúteos. Pesquisei na internet sobre esses novos aparelhos elípticos. É indicado realmente para o resultado que espero?

    Aguardo.
    Atenciosamente,
    Jucélia.

    • Respondendo para a Jucélia

      Oi Jucélia!

      O elíptico ajuda a fortalecer pernas e glúteos, mas não é a melhor atividade para isso. Opte por exercícios localizados específicos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  165. olá, eu gostaria de perder 10k inicialmente, já tentei academia mas não tenho tempo de ir sempre, estou na duvida se compro uma esteira ou um trampolim. fazer jump realmente emagrece?

    • Respondendo para a Daiani

      Oi Daiani!

      Qualquer atividade aeróbia favorece o emagrecimento, mas depende também da sua alimentação. Para fazer em casa entre esteira e trampolim, opte pela esteira, pois é mais segura.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  166. boa noite!
    tenho 17 anos, tenho 1,72 e peso 62 kg
    estou na academia a poucos dias meus objetivos é tonificar a barriga e engrossar as pernas, nos primeiros meses pretendo fazer 30 minutos de bicicleta ergometrica horizontal e 15 de eliptico mas o eliptico da dor nos meus joelhos quando faço. Essa dor acontece porque o eliptico pode me dar uma lesão ou porque estou arrecem começando os exercicios? e bicicleta ergometrica engrossa as pernas mesmo?

    • Respondendo para a Daiana

      Oi Daiana!

      A bicicleta ajuda, mas o ideal é que faça um trabalho de fortalecimento..

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  167. Oie …Estou em duvida de que aprelho comprar…
    Meu objetivo é manter o peso e me exercitar ,ja tive uma esteira mecanica e acabei vendendo pq tive um probleminha na coluna e eu estava achando ela muito pesada…agora nao sei se compro a bicicleta ou simulador de caminhada,eu gostava muito de caminhar na esteira,o simulador de caminhada faz o mesmo efeito que a esteira?

    Bjao.

    • Respondendo para a Naiara

      Oi Naiara!

      Ambos cumprirão com a função. Tudo depende da intensidade do exercício que você irá fazer.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  168. Eu estava ,malhando no Leg Press(aparelho de musculação) e de repente ao levantar o peso senti um forte dor no joelho.Parei a atividade e já faz uns três meses que continuo com essa dor.Fiz a ressonância magnética que acusou CONDROPATIA PATELAR I.Queria se posso ma O que devo fazer? Pois ão sinto dores fortes só um pequeno desconforto e estalinhos as vezes.

  169. Olá Denise, gostaria de saber se quem tem lesão na cartilagem no joelho esquerdo na patelo-femoral e no côndilo lateral (posterior), pode fazer musculação?E isso tem recuperação:??!!Posso voltar a não sentir mais dor assim no meu joelho!?Obrigada pela atenção!!!!

    • Respondendo para a Patty

      Oi Patty!

      Pode sim! É preciso adequar os exercícios.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  170. Oi!
    Gostaria de sugestões para a aquisição de um aparelho de ginástica, pois preciso perder alguns quilos até o fim do ano e não posso frequentar academia em função de indisponibilidade de tempo. Estou com 30 anos e 70 quilos, medindo 1,70 m. Tenho dúvidas entre uma bicicleta ergométrica, uma esteira ou um elíptico. Gostaria, ainda, de saber, com qual intensidade preciso me exercitar no aparelho escolhido, para atingir, aproximadamente, uns 60 quilos até dezembro… Ah, tenho espondilólise com espondilolistese na 5 vértebra lombar… Não sei se isso influencia na escolha do aparelho, não é?!
    Grata,
    Abraços…
    Josiane

    • Respondendo para a Josiane

      Oi Josiane!

      Opte pelo elíptico. A intensidade ideal de exercício é entre 65% e 75% da sua frequência cardíaca máxima, mas antes consulte um cardiologista e faça um teste cardiovascular.
      Para atingir seu objetivo com mais facilidade consulte um nutricionista e faça uma reeducação alimentar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  171. Ah, me esqueci, também pensei em um simulador de caminhada horizontal, além da bicicleta, da esteira e do elíptico…
    Obrigada…
    Josiane

  172. Professora

    Penso em comprar uma esteira, um stepper ou uma bicicleta pra fazer minha aeróbica aqui mesmo em casa. Sai mais em conta do que pagar uma academia que arregaça os tímpanos da gente com um som do….

    Entre bicicleta, stepper (daqueles que a gente sobe e desce o pé, vem com amortecedor, se você me dizer qual o melhor, também será de muita utilidade a informação) e a bicicleta, qual a senhora recomenda???

    Grato por me responder, se puder dar um aviso no meu e-mail, pra eu poder visitar rapidamente aqui na hora… agradeço mais ainda
    :)

  173. Bom dia.Gostaria de saber se o simulador de caminhada faz o mesmo efeito de caminhar na rua.Queima o mesmo tanto de caloria?

    • Respondendo para a Deyse

      Oi Deyse!

      Se você fizer pelo mesmo tempo e na mesma intensidade (medida pela frequência cardíaca), sim, fará o mesmo efeito.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  174. Olá, preciso emagrecer 17 kg em 3 meses, eu estou cuidando da alimentaçao e fazendo uma hora por dia todos os dia de segunda a sabado esses 3 aparelhos esteira/transport e bicicleta , preciso fazer musculaçao durante o emagrecimento ou depois ? é possivel perder 17 kg em 3 meses ?

    • Respondendo para a Karen

      Oi Karen!

      É possível, mas não é saudável. A musculação vai ajudar a você a emagrecer, ainda que na balança possa parecer que as coisa vão lentas. Não adianta ficar magra e flácida.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  175. oii..
    Sou muito sedentaria e gostaria de saber qual desses aparelhos vai me proporcionar uma perna e bumbum mais durinhos pois ñao posso ir para uma academinha por um problema de coluna(escoliose)..

    Abraço..

    • Respondendo para a Bruna

      Oi Bruna!

      Justamente por ter a escoliose não deve fazer exercícios sem orientação profissional. Se não se sente bem em uma academia, contrate um Personal Trainer.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  176. Olá, o APARELHO ELÍPTICO CAUSA ALGUM PROBLEMA AO MENISCO ?

    • Respondendo para o Pedro

      Oi Pedro!

      Não causa, mas se você tem problemas no menisco deve evitar fazer o elíptico com cargas muito altas e por muito tempo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  177. Tenho condromalácia patelar nível 3, estou com tenosinuvite nos tornozelos e fascite plantar em um dos pés. Fiz duas cirurgia no joelho há 3 anos e os remédios e o repouso me fizeram engordar. Engordei muito, estou emagrecendo, mas percebo que sem exercícios não dá certo. Tenho bicicleta ergométrica em casa e um elíptico. Antes fazia pelo menos 1 hora de bicicleta pela manhã e pelo menos 40 minutos de elíptico a noite. Mas depois das cirurgias fiquei com receio. Os médicos encaminham para os fisioterapeutas e os fisioterapeutas não assumem nada sem o aval dos médicos e eu aqui engordando e perdendo minha massa muscular. Quero que compartilhe seus conhecimentos comigo. Acha que posso fazer elíptico pelo menos meia hora diária e meia hora de ergométrica? O que me sugere para ajudar a perder a barriga (talvez nem seja perder, mas fortalecer a barriga), pois emagrecendo ela vai embora, mas temo a flacidez e tenho um pouco mais de 40 anos. Eu me refiro a estes exercícios em casa porque tenho uma carga horária de trabalho muito pesada. Tenho dois trabalhos e são 60 horas semanais.

    • respondendo para a Malu

      Oi Malu!

      Talvez ergométrica, mas é preciso ter muito cuidado para não agravar o seu quadro. Qualquer sinal de dor significa que deve parar.
      Minha sugestão, e que vejo como a opção mais segura, é buscar a ajuda de um nutricionista que fará uma dieta para ajudá-la a emagrecer e fazer exercícios localizados para enrijecer a musculatura. Para a barriga o indicado seriam os abdominais.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  178. gostaria de saber qual o beneficio do eliptico?

    • Oi Eleomar,

      Do ponto de vista cardiorespiratório, são os mesmos da esteira e da bicicleta. O elíptico oferece menos impacto (FRS) do que a esteira e particularmente acho mais divertido!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  179. Qual o melhor para emagrecer?

  180. O elíptico é para velhos e gordos, pessoas com problemas no joelho mesmo. Todo o gordo adora o elíptico, ele é bem mais fácil e trabalha glúteo e costas, além das pernas. Eu aconselho a pessoa a fazer elíptico, perder 20 kgs e depois fazer bicicleta e elíptico, após perder mais 5 kgs e começar a fazer com facilidade, passar para a esteira junto com o elíptico e a bicicleta, dessa forma você conservará o joelho e irá ganhar um bom condicionamento,
    Quando já tiver perdido 30 kgs, poderá ir fazer corrida na rua. Mas lembre-se de fazer bicicleta, pois ajuda a fortalecer o joelho, além de dar um descanso ao joelho.

    • Oi Thiago,

      Onde você viu um absurdo desses?
      Antes de emitir opinião pública sobre um assunto importante que envolve a saúde das pessoas. Estude!

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  181. Gostaria de saber se a velocidade (quilometragem) do elíptico corresponde à quilometragem normal.
    Obrigada

    • Oi Elisandra,

      Velocidade é diferente de quilometragem. Os conceitos são diferentes. A velocidade indica a distância percorrida dividida pelo tempo do percurso. Enquanto a quilometragem se refere apenas à distância. Lembrando que 1km corresponde a 1000m.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  182. Gostaria de saber qual aparelho é melhor para perda da barriguinha?
    Esteira ou eliptico?
    pois me informaram que eliptico nao serve pra perder barriga e sim a esteira era melhor?

    • Oi Junior!

      Mito! Ambos ajudam na perda e manutenção do peso. O que importa é a intensidade do exercício, que é medida pela frequência cardíaca, e não o equipamento utilizado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  183. Onde eu vi isso. Em academias pelo mundo inteiro. Um amigo meu quebrou o joelho e mal conseguia andar. Só conseguia fazer elíptico e ficou fazendo ele durante 4 meses. Depois que o joelho melhorou que voltou a fazer as coisas direito. Gordo não pode correr, vai acabar com o joelho. Depois aparece dizendo que está com o joelho acabado e que sente dores na parte de trás do joelho.

    • Oi Thiago,

      Você tem razão, pessoas que estão muito acima do peso não devem fazer esteira. O elíptico é uma opção e a bicicleta horizontal também.

      Abraços

      Profa. Denise Carceroni

  184. Quem está muito acima do peso não deve fazer esteira ou não deve correr?
    Eu estou muito acima do peso e resolvi fazer exercícios todos os dias…
    Entrei na academia há 10 dias e estou fazendo assim:
    O treino que o professor passou 3 vezes por semana (20min de esteira velocidade 5.0, supino 1.5kg 2 series de 18
    2 min de eliptico, remada 2,5kg 2 series de 18, abdominal 2,5kg 2 series de 18, leg horizontal 4,5kg 2 series de 18
    2 min de esteira, 2min de bicicleta) faço isso na 2ª, 4ª, 6ª, também faço natação 2ª e 4ª e na 3ª e 5ª estou fazendo 40 min de esteira velocidade 5.0 e 6.0 depois mais 15 de bicicleta horizontal.
    Não faço eliptico pq depois da esteira sinto cansaço nas pernas e não consigo ficar muito tempo.
    O que seria melhor, fazer eliptico primeiro e depois esteira mais lenta?
    Obrigada.

    • Oi Sueli,

      Quem está muito acima do peso, não deve correr. Quanto a caminhar na esteira se puder substitua por outro exercício, pode ser o elíptico ou aumentar o tempo da bike. Esse procedimento visa proteger suas articulações de lesões, quando emagrecer um pouco e estiver com os músculos mais fortalecidos poderá voltar a caminhar na esteira. Correr só quando o peso estiver dentro da faixa normal.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  185. O elíptico pode ajudar num treinamento para correr longas distâncias? Pode ser utilizado para quem sofre de condromalácia? Obrigado Professora por compartilhar seu conhecimento.

    Abraço.
    José Soares

    • Oi José,

      O elíptico pode ajudar a medida que auxilia no condicionamento cardiorespiratório, mas não substitui a própria corrida pela falta de especificidade.
      Quanto ao seu uso para quem tem condromalácia, pode ser utilizado desde que não cause dor ou desconforto.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  186. É VERDADE QUE O ELÍPTICO ENGROSSA AS COXAS. POIS EU O FAZIA COM FREQUENCIA, MAIS ME FALARAM ISSO E EU PAREI, PORQUE NÃO QUERO ENGROSSA-LAS, JÁ SÃO MUITO GROSSAS. ISSO PROCEDE .

    • Oi Solange,

      É mito! O elíptico pode fortalecer suas coxas, dependendo de come fizer, mas nada exagerado. Pode fazer tranquila!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  187. Bom dia professora. Td bem? Gostei mto do seu site. Eu comprei uma esteira ha bastante tempo, e estava fazendo com uma certa regularidade, dps parei pois estava caminhando diariamente no parque durante uma hora, uma hora e pouco. Ai parei. Comprei um eliptico. Gostaria de saber como deve ser meu treino. Normalmente tenho feito 30 ou 45 minutos de esteira, na velocidade que eu consigo suportar e mais uns 20 minutos no eliptico. Estou fora do peso, com certeza mas gostaria de saber se estou começando da maneira correta. Fico no aguardo. Muito obrigada !!

    • Oi Milena,

      O tempo de exercício está bom, resta saber se a intensidade é adequada. O ideal é se exercitar entre 65% e 75% da FC máxima.

      Abraços

      Profa. Denise Carceroni

  188. Boa tarde professora,

    Estou voltando pra academia depois de 7 meses parada por causa da condromálacia(grau I),já que ouvi dizer que preciso fortalecer o joelho.Qual o melhor aeróbico para quem tem esse problema?Estou um pouco acima do peso(60 kg- 1,52),faço musculação leve pra fortalecer,e por enquanto só esteira(5,5km/h),pois tenho medo de piorar a situação.Obrigada.

    • Oi Eliete,

      Você está no caminho certo fazendo o fortalecimento. Geralmente oa aeróbios mais recomendados são bicicleta e transport, mas se não sente dores na esteira, pode continuar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  189. Boa Tarde Profª Denise, meu marido já operou o joelho há 5anos atrás, (ligamento do menisco) colocou 2 parafusinhos, e de vez enquando sente dores ao correr, ou correr na areia por uma ou mais horas tb sente o joelho.

    Quero saber quais exercícios ele pode fazer? Ele pode fazer elíptico? ou qual aparelho será legal?

    Obrigada,

    Danielle

    • Oi Danielle,

      O elíptico pode ser uma boa alternativa. É importante que ele faça um trabalho de fortalecimento e também diminua o tempo do exerc´cio aeróbio, masi de uma hora é muita coisa.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  190. Profª , por favor, me tire uma dúvida, faço eliptico três vezes por semana, 60 a 70 min. No monitor que vem acoplado chego a fazer nesse periodo 18 a 20 kms…faço rapido, estou habituado, s]ão mais de um ano fazendo. Qual a difernça entee o eliptico e a corrida para essa kilometragem e tempo. A corrida oferce muito mais dificuldade? Pois, é rao alguem correr uma hora e e ter 20 kms como diz no monitor do meu transport. Espero um retorno e agradeço desde já.

    • Oi Helio,

      O elíptico oferece um impacto menor do que a corrida na esteira, a mecânica da execução também é diferente, o que permite desenvolver uma velocidade maior (assim como na bicicleta). A única maneira que temos para fazer com que um exercício seja equivalente ao outro é através da frenquência cardíaca. É ela que determina a intensidade do exercício, independente do equipamento usado. 1h de esteira trabalhando a 75% da sua FC máxima = 1h de elíptico trabalhando a 75% da sua FC máxima.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  191. Boa tarde!
    Estou uns 25kg acima do meu peso ideal.. sou bem distribuída…ou seja, braços ficam gordinhos, coxas mais grossas, bumbum aumenta e um pouco de barriga…
    Engordei muito por problemas emocionais e voltei para a academia esse mês..faço 40 ou 50min, na academia, de segunda a sexta-feira… alterno normalmente um pouco de esteira e elíptico, dependendo do que estou mais afim no dia…
    Quero saber se, fazendo apenas exercício aeróbico, meu corpo, ao emagrecer,vai ficar com tudo no lugar ou se É OBRIGATÓRIO que eu faça musculação junto pra não ficar flácida.. digo isso porque nunca tive vontade de ficar malhada.. sempre tive coxas grossas, quadril largo, etc.. e não tenho interesse em ficar malhada.. mas também não quero emagrecer e ficar com corpo feio.. o que você me sugere?

    Obrigada!

    • Oi Bruna,

      Você deve escolher algum exercício de fortalecimento, se não gosta de musculação, faça localizada ou pilates.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  192. Olá Denise, parabéns pelo site.
    Fiz uma ressonancia do joelho e deu:
    -lesão osteocondral na regiao posterior do condilo femoral lateral.
    -mínino derrame articular
    -leve alteração de sinal na gordura da região anterior do recesso suprapatelar.
    Gostaria de saber se no meu caso posso fazer eliptico ou esteira,
    prefiro o eliptico pois o gasto calorico é maior, mas não quero prejudicar ainda mais o meu joelho.
    Se posso caminhar na esteira qual a velocidade ideal?
    Costumava fazer 40min de eliptico antes da ressonância, depois parei pois fiquei com medo.
    Desde já agradeço.
    bjs.

    • Oi Janete,

      Ao contrário do que você acredita o gasto calórico não depende do equipamento usado, mas da intensidade do exercício realizado.
      Converse com o médico e peça orientações com relação ao exercício, já adianto que deverá fazer o fortalecimento da musculatura.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  193. excelente tõ com dificuldades pra perder peso tenho feito caminhada eliptico quero perder 10 kilos

  194. Oi
    Estou procurando reduzir meu peso, o ideal seria perda de 6 Kgs aprox. e faço academia, aqueles de circuito de 30 minutos e gostaria de ter um desses 3 aparelhos em casa. Me dou bem com os 3 todos, pois sou bailarina e sempre pratiquei musculação. Poderia me ajudar em qual deles é o melhor para melhora do condicionamento físico e auxilio para a perda de peso.

    Obrigada!

    • Oi Cynthia,

      Como disse no texto, qualquer um deles cumpre com a função de melhorar o condicionamento e na perda de peso. Particularmente prefiro o elíptico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  195. Fiquei na dúvida, achei que o elíptico fosse tanto para emagrecer quanto para hipertrofia muscular (coxas e glúteos), dependendo da carga utilizada. Isso é certo ou me equivoquei. Grata

    • Oi Tatiana,

      O Elíptico é um equipamento cardiovascular. Ele pode ajudar no emagrecimento e melhorar o seu condicionamento físico. Com cargas mais pesadas pode ajudar na resistência muscular localizada, mas jamais para hipertrofia.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  196. Olá professora estou querendo comprar algo para fazer atividade em casa, estou com 64,5Kg, tenho 1,60 de altura,e quero perder 6 quilos, comecei a fazer pilates duas vezes na semana, mais preciso de algo para queimar calorias para a perda de peso, queria uma opinião entre a esteira ou eliptico??? Obrigada.

    • Oi Sabrina,

      Do ponto de vista do resultado, são iguais. Eu prefiro o elíptico, mas é uma questão de gosto mesmo.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  197. Boa tarde
    Tenho um eliptico e faço 60 min todos os dias para emagrecer só posso fazer na frequencia de 65% a75% se faço com a frequencia a 85% não vou emagrecer?
    obrigada

    • Oi Rosileia,

      O emagrecimento não depende necessariamente do tempo de exercício e da frequência cardíaca. Depende do balanço energético negativo. Se você ingere menos do que gasta vai emagrecer independente do exercício feito.
      Manter a frequência cardíaca entre 65% e 75% apenas otimiza o uso da gordura como fonte de energia.
      Por isso é importante que além de fazer exercícios mantenha uma alimentação balanceada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  198. Boa noite!’
    Tenho condromalácia patelar, ando fazendo fisioterapia, e com um pouco de dor, será que posso exercitar no elíptico?

  199. oi preciso fazer exercicios com carga e tenho dúvidas sobre qual fazer. só existem exercicios com carga em academias, nos aparelhos de musculação ou posso fazer com pesos para braços e caneleiras com peso para pernas. me disseram q caminhada, dança e corrida tbm sao exercicios de carga, é verdade?
    grata

    • Oi Ana,

      O ideal é buscar a orientação de um profissional de educação física.
      Exercícios com caneleiras e halteres podem substituir alguns exercícios feitos em aparelhos com bastante sucesso.
      Caminhada, dança e corrida são exercícios que tem o peso corporal como sobrecarga.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  200. Gostaria de saber qual é o aparelho mais indicado para quem tem artrose de quadril, o elíptico ou a bicicleta ergométrica? Sei que a esteira não é tão indicada por causa do maior impacto na articulação. O objetivo principal seria manter a mobilidade do quadril e fortalecimento, não tanto o condicionamento cardiovascular. Então, qual seria o mais indicado para quem trem esse problema? Obrigada

    • Oi Fernanda,

      Para manter a mobilidade do quadril e fortalecimento as atividades mais indicadas são alongamento e musculação, com o devido acompanhamento de um profissional que esteja ciente do seu problema.
      Leia também: Artrose e Exercício

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Prof. Denise,
        Tenho 60 anos e sofro de alguma taquicardia e osteoporose.
        Nunca fiz exercício.
        Sou muito magra mas tenho muita gordura abdominal.

        Muito Muito Obrigada

        • Oi Manuela,

          Nunca é tarde para começar, mas é impressídível que passe por um médico antes de iniciar e se exercite com o acompanhamento de um Profissional de Educação Física.

          Abraços

          Profa. Esp. Denise Carceroni

  201. Olá professora tudo bem? Eu estou fazendo academia ja ha quase um mês e ainda não emagreci nada.Também tou a fazer uma dieta regrada. Vou todos os dias de manha e ao fim do dia para academia, mas mesmo assim não perco peso. 2ª, 4ª e 6ª faço spinning de manhã. O que me aconcelha? Brigada

    • Oi Irina,

      Um mês é muito pouco para ver resultados significantes. Você diz que não emagreceu, se está se referindo à balança, esqueça!
      Pode ser que seu corpo esteja mudando sem alteração de peso. Por isso é importante fazer uma avaliação física antes de iniciar, para poder comparar os resultados depois. Possivelmente você perdeu medidas.

      Um poutro aspecto que não pode ser descartado são problemas hormonais, embora afetem apenas 5% das pessoas, Neste caso é preciso consultar um médico e fazer exames.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dr. Wanderley – Viva Melhor - [...] para a saúde é manter o corpo em movimento. Lembre-se que o melhor da atividade física é seu bem …
  2. Dr. Wanderley – Viva Melhor - [...] para a saúde é manter o corpo em movimento. Lembre-se que o melhor da atividade física é seu bem …
  3. Bicicleta x Esteira x Transport Qual escolher?- Por Fernanda Colella | Treinos Academia - [...] com cargas muito leves, quando a bicicleta ?leva o seu pé?.O posicionamento adequado do corpo é importante. Regule a altura do …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>