A palavra vem do inglês e um dos seus significados é  ” em bom estado” ou seja “em forma”. Essa palavra é largamente empregada para designar uma área de atuação dentro das academias e clubes. O fitness compreende os departamentos de ginástica e musculação. Apesar desse rótulo também é possível ficar em forma através da natação, da dança, das artes marciais e outras atividades que são encontradas nesses ambientes. O termo fitness também é empregado em concursos de beleza feminina com regras rígidas que avaliam a beleza física, harmonia e o equilíbrio muscular, além de capacidades como força, flexibilidade e coordenação motora. Provavelmente é por isso que está associado às atividades de ginástica e musculação nas academias.

o que é fitness

A ginástica compreende as aulas ministradas em grupo, dentro das salas, como localizada, abdominais, jump e step. A musculação compreende os exercícios realizados individualmente, com pesos livres e equipamentos específicos, com objetivo de melhorar a força, a resistência ou hipertrofiar a musculatura. A parte cardiovascular é realizada em esteira elétrica, elíptico, bicicleta ergométrica e outros aparelhos que ajudam a emagrecer e manter o condicionamento físico, também é englobada pelo fitness e geralmente fica a cargo do departamento de musculação.
Algumas academias trocaram o termo fitness por wellness ou healthness, na tentativa de associar essas atividades à melhora do bem estar, da saúde e não apenas da beleza física
Para usufruir das atividades relacionadas ao fitness você precisa se inscrever em uma academia, clube ou centro esportivo. Outra possibilidade é contratar um Personal Trainer que esteja antenado com essa área de atuação e poderá indicar a aquisição dos equipamentos necessários. Além disso você irá precisar de uma roupa confortável, um tênis adequado e se possível um monitor cardíaco.