Este é o terceiro post que escrevo sobre regras de etiqueta na academia. Já dei 10 dicas sobre como se comportar no vestiário e outras oito regras de bom comportamento na sala de musculação. Como nem todas as pessoas estão habituadas a frequentar a academia e existem alguns códigos de conduta específicos, esses textos servem para nortear o comportamento. Lembrando que bom senso é sempre bem vindo e educação vem de berço!

Regras de etiqueta na academia

Regras de etiqueta na academia: como se comportar na sala de ginástica

  1. Respeite o horário de início da aula – Aulas de ginástica tem hora marcada para começar. Atrasos superiores à 5 min além de ser prejudicial à você que terá perdido a parte do aquecimento, é falta de respeito com o professor e com os demais alunos que estavam ali no horário do início da aula. 
  2. Respeite o horário de término da aula – Sair antes da aula terminar também é falta de educação e respeito para com o professor e com os outros alunos. Se por algum motivo for necessário deixar a sala antes da aula acabar, explique o motivo antes do início da aula ao professor, se posicione na sala de forma a não atrapalhar os demais alunos e não esqueça de pedir licença antes de sair.
  3. Não atenda ao celular – Parece incrível, mas há quem atenda o celular e ainda engate um bom bate papo durante aulas de ginástica, já vi acontecer até em aula de bike e de jump! Mantenha o celular desligado ou no vibra call. Se estiver com algum problema e precisar atendê-lo durante a aula, avise ao professor antes da aula começar, se posicione na sala de forma a nõa atrapalhar os demais alunos e saia da sala para atender.
  4. Faça o que está sendo proposto pelo professor – Nada mais mal educado do que fazer um exercício diferente daquele que o professor está propondo. Se você tem problemas que impeçam de realizar algum movimento o professor deverá ser avisado antes do início da aula e você deverá pedir gentilmente uma sugestão para trocar o exercício. Se prefere ser autodidata, está no lugar errado!
  5. Respeite o professor substituto – Se o professor habitual faltou, experimente fazer a aula com o substituto, você pode ter uma grata surpresa! Não é porque está substituindo o titular que ele não sabe o que está fazendo. De qualquer forma se já fez aula com o professor substituto e não gostou, apena não faça aula naquele dia, não há necessidade de ficar reclamando pela academia e denigrindo a imagem de ninguém. Se o substituto for muito ruim, faça uma reclamação formal, à coordenação, sem necessidade de escândalos!
  6. Guarde o material que você usou – Ao terminar a aula guarde o material que você usou no local indicado e de forma correta. Colchonetes e outros acessórios que são limpos com frequência devem ficar separados.
  7. Leve sempre uma toalha e uma garrafa com água para a sala – A toalha será útil principalmente se você transpira demais a ponto de respingar nos colegas, nada mais desagradável, não é mesmo? A garrafa com água evita ter que sair da sala para se  hidratar, em aulas de bike é acessório obrigatório!
  8. Cuidado com os odores corporais – Cheiro de suor é horrível, mas de perfume misturado ao suor é pior. Antes de treinar certifique-se que não está com mal odor, opte por um desodorante sem cheiro e se for usar perfumes que seja com fragrâncias leves. A regra é a mesma para qualquer ambiente da academia!