Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Simulador de caminhada funciona?

Tenho recebido perguntas se o simulador de caminhada funciona. E vou tentar respondê-las através deste texto.
Trata-se de um equipamento para exercícios aeróbios, onde pernas e braços se movimentam de forma cíclica antero-posteriormente (para frente e para trás).E como já falei várias vezes aqui são exercícios para perder peso rápido, vocacionados para isso.

simulador

A maioria deles pode medir:

  • Distância: o simulador calcula qual a distância total do seu treino
  • Velocidade: cálculo da velocidade instantânea, ou seja, velocidade da sua corrida momento a momento. Velocidade média é a velocidade de todo o seu treino.
  • Calorias: o aparelho calcula aproximadamente quantas calorias foram gastas durante o treinamento.

A principal dúvida dos leitores é: o simulador de caminhadas ajuda a emagrecer?

Com certeza ajuda! Qualquer atividade onde se consiga manter a frequência cardíaca (FC) elevada (mais do que 65% FC máxima), ininterruptamente, por um tempo superior à 20 ~ 30 minutos otimiza – se o gasto calórico e portanto ajuda a emagrecer. Se a FC se mantiver entre 65% e 75% da máxima, otimiza-se a utilização de lipídios (gordura)  como substrato energético, mas lembre-se que emagrecer é uma questão matemática, é preciso gastar mais do que ingere e para isso e precisao fazer também uma dieta saudável para perder peso.

Vantagens do Simulador de Caminhada

A principal vantagem do simulador de caminhada é o preço, muito mais barato do que uma esteira.

Outras vantagens apontadas são as mesmas de outros equipamentos aeróbios, exercitar-se sem sair de casa, longe do sol, do frio, da violência urbana, sem hora marcada, no conforto do seu lar.

Veja lista completa de simuladores de caminhada

Simulador de caminhada elimina o impacto

Apesar de ser anunciado pelo fabricante, isso não é verdade. Qualquer exercício onde há o contato dos pés com uma superfície, existe impacto. Para saber mais leia: Impacto – mitos e verdades.

O que provavelmente acontece é que o impacto no simulador de caminhada em relação à caminhada convencional deve ser menor. Digo isso pois fiz uma pesquisa em diversos bancos de dados científicos e não encontrei nenhuma pesquisa sobre o assunto, portanto essa afirmação se dá baseada apenas na lógica do movimento. Durante o movimento os pés permanecem o tempo todo em contato com a superfície, não há o movimento da passada, o impacto deve ser menor.

Quer comprar um simulador de caminhada? CLIQUE AQUI!

175 Comentários

  1. Comprei um simulador de caminhada Multiftiness há mais ou menos um mês… tenho utilizado todos os dias praticamente (exceto aos sábados e domingos), porém, não consigo perceber aumento da freqencia cardíaca e nem se quer consigo transpirar em 30 ou 40 min de exercício. O meu aparelho tem monitor, ontem por exemplo, fiz 30 min, na velocidade de 0,5 do aparelho, registrando em calorias 34,20 , distânica 0,42 (também não consegui entender estas unidades de medidas). A minha dúvida é: estou fazendo alguma coisa errada??
    • Respondendo para a Poliana

      Oi Poliana!

      No exercício, nossa frequência cardíaca aumenta a medida que somos submetidos ao esforço. Se isso não ocorre é porque há algo errado. Se isso acontece em qualquer atividade, procure a ajuda de um médico. Se só acontece no simulador de caminhada provavelmente o esforço que você está fazendo está aquém da seu condicionamento físico, ou seja precisa fazer mais rápido, com mais carga ou por mais tempo. Quanto à transpiração, isso varia de pessoa para pessoa, às vezes dou aula de bike, pedalo por uma hora e não transpiro.
      Com relação às unidades de medida do seu aparelho, devem estar indicadas no manual.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  2. Boa tarde professora,tenho um aparelho simulador de caminhada e estou fazendo tratamento com nutricionista para emagrecer,só que ele me desanimou do aparelho disse que o simulador não tem impacto e não é tão suficiente como a caminhada normal,o que vc me diz sobre isso,achei que ele foi muito radical com esse conceito,o que vc acha? obrigada pela atenção.um abraço Stela
    • Respondendo para Stela

      Oi Stela!

      Desculpe a sinceridade, seu nutricionista deveria se preocupar com aquilo que ele entende! Falou uma bobagem enorme!
      1- O simulador tem impacto, é menor do que a caminhada mas tem impacto.
      2- O impacto não influencia na sua perda de peso.
      3- O simulador pode ser tão ou mais eficiente do que a caminhada.
      Para fazer exercícios eficientes para a perda de peso é necessário controlar a frequência cardíaca. Ela deve ser mantida entre 65% e 75% da máxima independente do exercício ou equipamento usado, durante no mínimo 30minutos sem interrupção.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  3. Bom dia, professora!
    Eu sinto algumas dores no joelho, portanto, fui ao médico e ele me informou que tenho uma hernia na lombar (sinto dores fortes, mas muito raramente)e que no joelho eu não tenho nada. Ele me indicou RPG, mas não consigo fazer por causa da falta de tempo e também porque me senti exausta (não faço exercícios físicos há anos).Foi realmente muito frustrante. Por isto penso em comprar um Simulador de Caminhada. Posso fazer na segurança da minha casa, no horário que eu posso e gradualmente. Creio que eu ficaria com mais pique e mais resistência física, mas tenho receio de causar alguma lesão no joelho. Tenho 37 anos, 1,69 e 67kg. O que acha?
    Grata,
    Adriana.
    • Respondendo para a Adriana

      Oi Adriana!

      Não entendi como você foi ao médico com dores no joelho e saiu com diagnóstico de hérnia de disco. Ele pediu exames para confirmar? Se não pediu sugiro que procure opinião de outro médico.
      Quanto ao simulador de caminhada, em qualquer um dos casos (hérnia ou joelho) é preciso fazer uma preparação antes. Você precisa fazer um trabalho de fortalecimento muscular para evitar agravar a lesão, seja ela qual for. Se prefere fazer em casa, minha sugestão é contratar um personal trainer. Clique aqui e veja algumas opções.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  4. Olá! Boa tarde…
    Eu gostaria de saber se os exercícios com o simulador causam algum dano para a coluna por não ter apoio, pois os pés ficam o tempo todo suspenso. Isso pode causar algum problema?
    Um abraço e obrigada.
    • Respondendo para a Silvia

      Oi Silvia!

      Não entendi muito bem o que tentou dizer sobre “não ter apoio”. De qualquer forma desconheço qualquer informação que associe o simulador de caminhada com problemas na coluna.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  5. Boa noite! gostaria de saber se eu posso fazer exercício em um aparelho de Simulador de Caminhadas pois tenho hernia de disco,tenho 45 anos,me informaram q seria melhor fazer hidroginastica,mas tenho vergonha….por isso estou a procura de um exercício que eu possa fazer em casa.obrigada.
    • Respondendo para a Luiza

      Oi Luiza!

      Provavelmente sim, mas quem poderá liberar a atividade é o seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  6. Oi!!!!
    Gostaria de saber qual o gasto calórico por hora, pois tô fazendo uma dieta bem balanceada e queria mto saber qual o melhor exercício para perder peso mais rápido. Como tenho um simulador de caminhada, quem sabe ele não seria o exercício ideal para mim?
    Aguardo resposta..^^
    Um forte abraço…
    Obg..
  7. Olá, tenho 16 e tenho peso muito abaixo do normal, gostaria de saber se o simulador de caminhada pode me ajudar de alguma forma para ganhar peso, ou se não é recomendado para quem é muito magro e está querendo ganhar peso.
    Aguardo resposta.
    Obrigado
    • Respondendo para o João

      Oi João!

      Opte pela musculação, devidamente orientada por um Profissional de Educação Física.
      Além disso procure um nutricionista que irá montar uma dieta adequada para seu caso.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  8. olá, gostaria de saber se o simulador de caminhadas enrigesse o glúteo, o0brigado
    • Respondendo para a Miriam

      Oi Miriam!

      Ajuda, pouco…

      O ideal é fazer exercícios localizados.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  9. Olá

    Pretendo comprar um aparelho de ginástica, mas antes gostaria de saber qual trás um emagrecimento mais eficaz, a esteira ou o simulador de caminhada?

    Desde já agradeço
    Abç

    • Respondendo para a Thamires

      Oi Thamires!

      Qualquer um deles. O que fará você emagrecer é manter-se na zona alvo, controlando sua frequência cardíaca.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  10. Olá Professora…
    Comprei um simulador de caminhada, pois não tenho tido tempo para frequentar a academia.
    Gostaria de saber se com ajuda do simulador é possível enrijecer um pouco os músculos?
    E se realmente auxilia no trabalho dos glúteos?
    Estou temendo a flacidez!

    Grata.

    • Respondendo para a Késia

      Oi Késia!

      O simulador ajuda, mas não é o ideal.
      Neste caso opte por exercícios localizados com máquinas ou caneleiras. Clique aqui e veja algumas sugestões!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  11. gostaria de saber se o simulador de caminhada junto com uma dieta ajuda a emagrecer
  12. Ola!
    comprei um simulador de caminha com o proposito de enrijecer coxas,barriga e o gluteos,ganhei mto peso na gravidez,fiquei um pouco flacida,ja comecei a fazer,estou sentindo dores na panturilha,por favor me de uma orientação. Desde ja Obrigada
    • Respondendo para a Vanessa

      Oi Vanessa!

      Essa dor pode ser normal, nesse caso irá desaparecer com a prática. De qualquer forma observe se não está fazendo na ponta dos pés, procure manter os pés apoiados durante o exercício.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. Olá professora!!!
    gostaria de saber quanto tempo
    vc indica de caminhada com o simulador
    para perda de peso?
    grata!!!
    • Respondendo para a Ana

      Oi Ana!

      No mínimo 30 min sem interrupção. Se não aguentar, comece com 10 e aumente aos poucos. Mantenha sua frequência cardíaca entre 65% e 75% da máxima.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  14. olá denise. tenho 25 anos, altura 1,62 e estou com 73 kg. comecei a fazer uma dieta super balanceada e já emagreci 2 kg em 1 semana (pesava 75kg). gostaria de saber a q velocidade devo me manter no simulador de caminhada para um gasto efetivo de caloria?

    obrigada

    • Respondendo para a Michelle

      Oi Michelle!

      O importante não é a velocidade do simulador e sim sua frequência cardíaca que deve ser mantida entre 65% e 75% da máxima.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  15. boa tarde professora

    Pelas respostas anteriores , já percebi que um simulador de caminhadas pode realmente funcionar se o exercicio for feito corretamente , confere ?
    Mas então o que seria ideal é um modelo que tivesse um controlador de batimentos cardiacos ou que eu usasse um a parte , do tipo que se parece com um relogio ?
    E como faço para calcular essa faixa de FC que precisa ser mantida, para que o exercicio seja realmente eficaz, de 65 a 75 % da maxima . eu não entendi ?
    Abraços e obrigada

  16. ola….
    comprei um simulador de caminhada, e faço 30m por dia…mas sinto dor em baixo do pé, é normal ou estou fazendo errado? eu li que vc falou para controlar a frequencia cardiaca no caso para emagrecer, como faz pra controlar no simulador.
    obrigada.
    • Respondendo para a Lene

      Oi Lene!

      Nào é normal sentir dor em baixo do pé, aliás dor é sempre sinal de que algo está errado! O motivo pelo qual sente dor, não tenho como saber,precisaria ver você fazendo para arriscar algum palpite, pois pode ser o tipo de calçado que está usando, a maneira como está pisando no aparelho, a própria falta de hábito, excesso de peso…
      Para controlar a frequência cardíaca leia este post:http://www.fiqueinforma.com/dicas/dica-de-produtos/frequencimetro-indispensavel/

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  17. gostaria de saber eu estou com astoporose o simulador de caminhada é bom pra isso
  18. Oi Profa. Denise,

    Comprei um simulador de caminhada a poucos dias para aumentar minha resistência fisica.
    Tenho 50 anos
    altura -1,65
    peso – 65
    busto – 95
    quadril – 103
    Um dia faço caminhada e no outro faço ginástica neural.(faz uma semana q comecei)
    o monitor do meu simulador marca:
    TIME- 30 min
    SPD – 11.2 k
    DST – 5.30
    CAL – 121

    Quero saber se estou fazendo corretamente.

    Obrigada,

    Um abraço

    • Respondendo para a Ana

      Oi Ana!

      Aparentemente está tudo ok. Aos poucos vá aumentando a intensidade do exercício. O ideal é controlar sua frequência cardíaca durante o exercício e mantê-la entre 75% e 85% da máxima. Vá ao cardiologista e faça um teste ergométrico para saber se está tudo certinho com seu coração.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. Depois de várias pesquisas e com dúvidas entre vários equipamentos, agora estou em dúvida em apenas dois, simulador de caminhada oceano ou Revolução do Fitness 2011 da Gazung…
    Qual vc´s me recomendam?
    Valew
    • Respondendo para o Ricardo

      Oi Ricardo!

      Infelizmente não conheço esses modelos para poder ajudá-lo.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  20. olá Denise, tenho 32 anos, 1,59 de altura, peso 63kg e sou completamente sedentária
    estou pensando em comprar um simulador de caminhada para ve se consigo emagrecer um pouquinho, gostaria de chegar pelo menos aos 58 kg. vc aconselha o simulador para quem quer emagrecer???
    Agradeço a atenção,
    bjos
    • Respondendo para a Ocilene

      Oi Ocilene!

      O simulador poderá ajudar a perder peso. Sugiro que voc6e peça a orientação de um professor de educação física para começar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  21. Tenho um sumulador de caminhada e qro perder a barriginha e aumentar as medidas de pernas, braços e bumbum…. Como faço? Tenho que usar pessos??
    • Respondendo para a Lucélia

      Oi Lucélia!

      Sim, deve usar pesos ou o próprio peso corporal para fazer exercícios localizados que complementes o trabalho realizado no simulador de caminhada.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. ola eu queria sabe eu faço uma hora e só aparece 70.5 calorias ,que eu saiba a gente gasta mais do que isso num exercicio fisico.queria saber porque aparece só isso no meu simulador.obrigada!
    • Respondendo para a Caroline

      Oi Caroline!

      Valores de calorias marcados em equipamentos na grande maioria das vezes não representa a realidade. Para saber quanto está gastando é necessário conhecer seu peso, idade e frequência cardíaca, assim poderemos ter um valor mais aproximado do real. Este só pode ser obtido através de teste cardiorespiratório.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  23. Boa noite Denise, estou procurando um simulador de caminhadas para comprar, mas estou abismada com a quantidade de reclamações que tenho visto, a maioria delas por defeito no aparelho. Vc teria algumas marcas pra indicar? Cliquei no link que está no texto acima, mas deu página não encontrada. Se for possível me atender, eu agradeço muito. Um abraço.
    • Respondendo para a Denia

      Oi Denia!

      Testei os links e estavam funcionando, pode ter ocorrido algo naquele momento. De qualquer forma clique aqui e será direcionada para a página dos simuladores, do nosso parceiro.
      Infelizmente não saberia indicar marcas desse aparelho, minha sugestão é que busque por alguma que ofereça assistência técnica no Brasil.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  24. BOA TARDE DENISE COMPREI O SIMULADOR DE CAMINHADA CHEGOU ONTEM, MINHA DUVIDA É Q VC SEMPRE FALA DA FREQUENCIA CARDIACA COMO FAZEMOS P MEDIR ESSA FREQUENCIA …. TEM COMO SABER SEM APARELHO? OU AQUELE TRUQUE SE VC CONSEGUIR CANTAR OU FALAR ESTA ERRADO NAO PODE CONSEGUIR NEM CONVERSAR Q ESTA NA FREQUENCIA CERTA.

    OBRIGADA .. ABRAÇO

    • Respondendo para a Vanessa

      Oi Vanessa!

      Esse truque de cantar ou falar, vai te dar uma noção da intensidade do exercício. Se conseguir cantar a intensidade provavelmente é mediana, se não conseguir é alta, é a forma mais imprecisa de mensurar.
      Você pode contar seus batimentos sem usar o aparelho (monitor cardíaco), vou ensinar:
      1 – Você vai precisar de um relógio onde posso controlar os segundos.

      2 – Com os dedos indicador e médio encontre sua artéria radial ou carótida
      Radial: no punho (pelo lado do polegar), é mais preciso, porém mais difícil de sentir
      Carótida: no pescoço (pela lateral, logo abaixo do osso da mandíbula), é menos preciso, porém mais fácil de sentir

      3 – Conte quantas vezes seu coração pulsa em 10 segundos e multiplique por 6.

      O inconveniente desse método é que além de menos preciso do que o aparelho você terá que parar de se exercitar ou diminuir seu ritmo o que por consequência vai te dar um valor menor do que o valor real no momento do exercício. Além disso não terá controle durante toda a sua prática.

      Existem monitores cardíacos super baratos, por pouco mais de R$100,00 você compra um. E posso garantir vale muito a pena! Para dar uma olhada em alguns modelos disponíveis, clique aqui!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. Olá meu aparelho arrebentou o cabo de aço,como consigo o conserto? moro no rio de janeiro
    • Respondendo para a Luciana

      Oi Luciana!

      Você precisa entrar em contato com a assistência técnica.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. Olá!!!
    eu tenho um simulador em casa, so q ando sem tempo pra fazer exercicios, pois trabalho das 7 30 às 17 30 e vou direto pra faculdade, chego em casa perto da meia noite. eu ate tentei fazer meia hora qnd chego em casa, mas acabo durmindo muito pouco, e as vezes nao consigo acordar e acabo me atrsando pro serviço.
    eu queria algumas dicas de como posso fazer, ou se ajuda fazer 20 min por dia, e se é melhor nao fazer durante a semana e fazer so nos findi para nao prejudicar o meu sono, pois como acordo as 5 30, acabo durmindo só umas 4 30 se faço o simulador, se não faço, durmo umas 5 hs por noite.

    obrigada e um abraço.

    • Respondendo para a Bruna

      Oi Bruna!

      Complicada essa situação hein!?
      Minha sugestão é que durante seu dia faça o máximo de tarefas a pé. E use o simulador de caminhada nos fins de semana, sua faculdade não é para sempre, quando terminar, busque a ajuda de um profissional de educação física e estruture um programa para você. Com certeza dormir, no seu caso, é mais importante.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  27. Estou comprando um simulador de caminhada ,apenas para me exercitar enquanto assisto algum documentario ou jornal na t.v Sou sexagenária (SEXY) como dizem meus filhos e netos;Trabalho em escritorio e sentada o dia todo,Minha academia sempre foi fazer faxina na casa de manhã e a noite quando voltava tudo outra vez .Os filhos foram casando e a casa esvasiou .Adoro qualquer tipo de verduras legumes e folhas,troco qualquer prato por isso, mas tambem gosto de um docinho nos finais de semana Não deixo o meu peso ultrapaçar 52K ,Mas não posso me enferrujar,sentada e sem afazeres domesticos.

    walquiria

    • Respondendo para a Walquiria

      Oi Walquíria!

      Que legal! É isso aí, o que não pode é ficar parado, enferruja!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  28. Oi gostaria de saber se substitui a esteira, pois passei com a médica e disse a ela que tinha o simulador de caminhada, e mesmo ela disse para fazer esteira ou caminhada, e deixar o simulador apenas para o dias que eu não puder sair.

    Gostaria de saber se dar para substituir a a caminhada pelo simulador?

    • Respondendo para a Elisangela

      Oi Elisangela!

      Depende do motivo que sua médica prescreveu a caminhada. Se formos olhar apenas do ponto de vista cardiorespiratório fazer ou não no simulador dá no mesmo. No entanto se precisa caminha também para melhorar sua massa óssea o simulador é o menos adequado.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  29. gostaia de saber qto tempo e necessario fazer p perder peso e qtas vezes por semana????
    • Respondendo para a Lisiane

      Oi Lisiane!

      Quanto mais tempo você conseguir melhor. Comece com 20 minutos e vá aumentando até atingir uma hora. De 5 à 6 vezes por semana. Mantenha a frequência cardíaca entre 65% e 75% da máxima.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  30. fazer meia hora de simulador é o mesmo que fazer uma hora de caminhada?
    • Respondendo para a Viviane

      Oi Viviane!

      Não é possível fazer essa relação assim, baseado no tempo da atividade. A relação do gasto calórico entre atividades é feita através de um cálculo que envolve a intensidade do exercício que é medida pelo volume de oxigênio consumido em cada atividade.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  31. Olá!
    O simulador de caminhada é ótimo para condicionamento físico e emagrecimento, só que eles quebram rápido demais. Eu já tive dois e eles quebraram sem razão aparente…

    abraços,
    Angélica

  32. gostaria de saber se posso dividir uma hora em duas vezes por dia,ou seja,meia hora pela manhã e meia à tarde. Faz o mesmo efeito de fazer uma hora contínua??
  33. O meu aparelho é simples e não tem o medidor de frequencia cardíaca.Como faço para saber como está o ritmo. Abraços Regina
  34. Olá…
    Boa Tarde!
    Olha só, sou hipertensa à 17anos, faço uso de Ablok Plus 50mg 01 cp.pela manhã,e às 16:00 01 cp.pressat 5mg,e 01 de Losartana`Potássica de 100mg,.Pois bem; comprei um simulador de caminhada evolution life zone, diz que é completo,sou sedentária,depressiva, médico já recomendou a caminhada, mas não sinto vontade de sair, foi então que resolví comprar o simulador sem conhecimento do médico, pois não tenho plano de saúde,e serviço do SUS realmente tá muito precário. Gostaria de saber se resolve meu problema de não fazer caminhada, e quanto tempo devo fazer, já que a caminhada foi recomendada por 40min.os dois ciclos.Obrigada,
    Que Deus a Abençoe
    Fico no aguardo da sua resposta´.
    • Oi Mary,

      Pela sua depressão o ideal é fazer a caminhada na rua, como não se sente confortável assim, comece no simulador de caminhada, mas se esforce para pelo menos uma vez por semana ir para a rua, uma praça ou um parque.

      Só faça o exercício se sua pressão estiver bem controlada pelos medicamentos. Comece com 10 minutos e com o passar dos dias vá aumentando até chegar no que o médico pediu. Sua respiração não pode ficar ofegante. A sensação deve ser de um cansaço leve, durante o exercício.

      Se puder peça ajuda, pelo menos no início, para um Profissional de Educação Física.

      O exercício regular vai ajudar a controlar a sua pressào e melhorar os sintomas da depressão.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  35. Opss!
    Esquecí de te falar:
    Tenho 53 anos, 1.63cm, 57kg, e por aí vai…
    Por favor responda-me o mais breve possível.
    Obrigada mais uma vez.
  36. Oi profesora Denise, muito bom seu texto e com certeza me ajudou. Mas ainda tenho uma pergunta: quantos minutos diários devo fazer no simulador, para perder peso?

    Obrigado, Jana.

  37. Eu e meu marido estamos usando o simulador a 3 semanas econbinando com uma alimentação equilibrada emagrecemos,7k eu,8k meu marido para nós está sendo ótimo.Já se passaram mais 3 semanas vamos pesar amanhã.Dou notícias.
  38. Meus teis estão gastos e quando uso o simulador sinto muita dor na sola dos pés,será este o motivo?
  39. Prof. estou com um probleminha,minha filha tem 7 anos e esta acima do peso,a medica pediu que fisesse caminhada,como não posso fazer a caminhada com ela por motivo de saude,gostaria de saber se ela pode fazer caminhada em simulador.grata pela atenção
    • Oi Simei,

      O simulador de caminhada não é dimensionado para crianças, sua filha pode se machucar ao usá-lo.
      A caminhada é apenas uma das atividades para ela fazer. Se não pode acompanhá-la procure outras opções como uma escola de natação ou atividades extracurriculares oferecidas pela escola.

      Abraços

      Profa.Esp. Denise Carceroni

  40. Além de todos os beneficios citados, ajuda a ganhar massa muscular tambem ?
  41. Posso fazer uma hora de exercicios ?
  42. oi, gostaria de saber se com o simulador de caminhada eu consigo perder peso sem ficar flácida?
  43. Olá Professora, Me ajuda, Depois que ganhei minha Filha não consigo emagrecer, Ela já está com 3 anos. Ainda consigo voltar ao meu peso inicial? tinha 67 kl, agora estou com 75 kl. Tenho 21 anos! Altura 1.66. O simulador de Caminhada vai me ajudar? Preciso fazer todos os dias, quantas horas?

    Grata,

    Juliana Moreira.

    • Oi Juliana,

      O simulador pode te ajudar, mas é preciso cuidar também da alimentação. Comece com 20 minutos e aumente aos poucos até 1 hora, mantenha sua frequência cardíaca entre 65% e 75% da máxima. Antes de começar, consulte um médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  44. Olá Prof. Esp. Denise
    Faz pouco tempo que comprei um simulador de caminhada, para mim e para minha mãe.
    Queremos perder peso, e ter um vida saudável.
    Minha mãe esta com muitas dores na coluna, ela pode usar o simulador de caminhadas?
    Agradeços desde já!
    Iza
    • Oi Iza,

      Primeiro é preciso investigar a causa da dor nas costas e tratar.
      Não sei a idade de vocês, mas também é aconselhável passar em um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  45. Olá Professora, eu comprei um simulador de caminhada, e gostaria de saber o seguinte, eu não consigo fazer uma hora nela, o máximo que consigo é meia hora. Gostaria de saber então se eu posso fazer 30 minutos de manhã e depois mais 30 minutos a noite. dá resultado? Aguardo sua resposta.
  46. Olá denise!!! tudo bem?

    Olha só, há quatro meses tive bebe e engordei durante minha gestação 20 kg, mas já perdi uns 15 kg e fiquei cheia de flacidez em minha barriga e com culote, queria saber se comprar uma bicicleta ergométrica iria resolver meu problema ou se não queria que mim indicasse algum aparelho que possa fazer exercícios em casa……

    aguardo respostas….abraços!

    • Oi Wanney,

      A bicicleta ergométrica pode ajudar um pouco, mas é importante fazer também exercícios localizados.
      Converse com seu médico e peça para avaliar se essa flacidez é só muscular ou também por “sobra de pele”, neste caso o exercício não tem efeito e talvez seja preciso algum tratamento com dermatologista ou até cirurgia plástica, mas isso varia muito conforme a pessoa.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  47. Adorei tudo que li. Estou com vontade de comprar um simulador de caminhada e muitas perguntas que estão respondidas por voce me ajudaram muito. Tenho pressão muito alta e sempre que meço (tenho aparelho) está o mínimo de 16 e estou com diabetes. Devo sempre ter o cuidado de medir a pressão antes da caminhada e só devo fazer se estiver controlada né?
    Obrigada
    Selma
    • Oi Selma,

      Isso mesmo e ainda se sentir qualquer desconforto durante o exercício convém interromper.
      O ideal é antes de iniciar consultar um cardiologista, fazer um teste ergométrico e trabalhar sempre dentro dos parâmetros do teste.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  48. ola! professora gostaria de tirar uma duvida.Os simuladores de caminhada todos fazem o mesmo efeito? independente do preço? os movimentos são os mesmos?
    • Oi Angel,

      Sim, o efeito é o mesmo. O que muda é a qualidade do equipamento e as funcionalidades que o painel de controle oferecem.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  49. Ola !

    Meu cardiologista me recomendou fazer caminhadas diariamente para diminuir o colesterol, como muitas vezes chego tarde do trabalho, gostaria de saber se o SIMULADOR DE CAMINHADAS possui o mesmo efeito que caminhar na redução de colesterol.

    Um abraço

    • Oi Mara,

      Sim, terá a mesma função. Assim como andar de bicicleta ou nadar.
      Geralmente recomendam a caminhada por ser uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar e não custa nada!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  50. OLÁ DRA.GOSTARIA DE SABER SE O SIMULADOR DE CAMINHADA TONIFICA MESMO AS PERNAS E GLUTEOS E OS FAZEM CRESCER?
    E QUAL MELHOR EQUIPAMENTO DE GINASTICA QUE FAZEM ENGROSSSAR PERNAS E CRESCER O BUMBUM.
    DESDE JÁ AGRADEÇO AGUARDANDO RESPOSTAS.ABRAÇOS
  51. Sinto muita dor em um dos joelhos apos as simulaçoes….pq será? outra pergunta, é necessario sempre estar de tenis ou nao? Abraços.
    • Oi Carolina,

      O ideal é sempre usar tênis. Quanto às dores procure um médico para investigar se existe alguma lesão.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  52. Ola … gostaria de saber , se o simulador de caminhadas , elimina gorduras localizada no abdomem e nos braços ?!!! desde já agradeço sua atenção
    • Oi Priscila,

      Qualquer exercício aeróbio ajuda, inclusive no simulador de caminhada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  53. Muito obrigado pelas dicas. Abraço
  54. Olá Profª Denise,

    Estou iniciando uma dieta com a nutricionista e pretendo usar o simulador de caminhada, tenho hipotireoidismo e artrite reumatóide, sinto um pouco de dor nos pés, mas faço tratamento. Tenho 44 anos, 108 kg e 1 m e 65 cm. Gostaria que a Srª fizesse o cálculo para eu saber qual o tempo que devo me exercitar e qual a FC. Qualquer dúvida podemos trocar informações por e-mail.

    Grata pela atenção.

    Rosane

    • Oi Rosane,

      Não fazemos prescrição individual de exercícios pelo blog. Sugiro que procure a orientação de um Profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  55. 10 minutos no simulador de caminhada, equivalem a quanto tempo de caminhada ??
    • Maicon,

      Não é possível fazer essa relação. A equivalência depende da sua frequência cardíaca e não do tipo de equipamento ou exercício.

      Abraços

      Prof. Esp. Denise Carceroni

  56. Estou pensando em comprar um simulador de caminhada, pois sou sedentária e não tenho tempo de ir a academia. Tenho 32 anos, 1.65m, 70Kg e colesterol alto. Seria um bom equipamento? tenho como neste equipamento tonificar musculatura? Grata.
    • Oi Roseli,

      Pode ser uma boa opção, mas você também pode caminhar ao ar livre.
      Esse equipamento não tonifica a musculatura.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  57. ola professora
    tenho gordura localizada na bariga,e estou pensando em compra um simulador ou uma esteira,me diga vai me ajudar em alguma COISA ESSES APARELHOS OU DEVO ENTRA NA FACA….
    tive uma bebe a 5 meses,e fiquei com gordura(um enorme pote de gordura ) no meio do corpo,e nao me sinto bem nem um pouco,me ajude a remover isso por favor..bj Leidiane
    • Oi Leidiane,

      Você precisa combinar exercícios com uma reeducação alimentar. Busque a ajuda de um nutricionista e um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  58. Professora estou com dúvida entre a esteira e o simulador. Preciso fazer caminhadas para ganho de massa óssea devido ter osteopenia no fêmur e na região lombar. Como estou com tempo curto, comprei alguns pesos e o um professor montou alguns exercícios, mas além disso preciso por recomendação médica realizar uma atividade aeróbica, ressalto ainda que por problemas cardíacos preciso manter minha frequência em até 135 por minuto orientação médica(o que faço com um frequencímetro). Por favor me ajude!
    • Oi Raquel,

      Em função da osteopenia a esteira é mais adequada do que o simulador. Ainda assim ela diminui o impacto quando comparada à uma caminhada/corrida na rua e seus ossos precisam desse impacto. Portanto recomendo que sempre que puder caminhe na rua, sempre mantendo a frequência nos valores indicados pelo médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Obrigada
  59. Boa noite profª Denise, quero comprar um simulador de caminhada para me exercitar. Mas gostaria também de deixar os músculos das pernas mais firmes, gostaria de saber se usar o aparelho com caneleiras ajudaria ou se teria realmente que comprar outro tipo de aparelho.
    • Oi Milena,

      Não use caneleiras no simulador de caminhada. Não vai ajudar a enrijecer e ainda pode machucar.
      Você pode usar as caneleiras para fazer exercícios localizados

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  60. OLÁ COMPREI UM SIMULADOR DE CAMINHADA, FIZ O EXERCICIO TUDO CERTINHO, ADOREII, MAS NO MEIO DA NOITE SENTIA MUITA DOR NO BRAÇO É NORMAL?
  61. Oi professora tô querendo comprar um simulador gostaria de saber de marcas qual a melhor que aguente 115 kl. tenho medo que nao aguente meu peso e seja so dinheiro jogado fora
    • Oi Sabrina,

      O melhor é você olhar as especificações do produto com cuidado, geralmente eles trazem a informação do peso suportado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  62. Olá Profª, já faço exercícios em simulador de caminhadas ao ar livre (academias ao ar livre) onde moro, adoro e agora acabei de adquirir um para usar em casa em decorrência da chegada do inverno. Minha duvida é a seguinte, no site onde comprei aparecem exercícios onde vc utiliza o aparelho inclinando-se para frente ou para trás para forçar braços, costas e glúteos e outro exercício “cruzado” para interior e posterior de coxa. Eles realmente funcionam, ou o melhor é utilizar somente para simular caminhadas?
    • Oi Nara,

      Pode ser que exista uma mudança na ativação dos músculos conforme o posicionamento do corpo, mas também deve acontecer uma sobrecarga articular.
      Quanto à utilização cruzada, realmente irá ativar a musculatura interna da coxa, mas não sinto segurança no posicionamento dos pés.
      Minha sugestão é combinar o simulador de caminhada na sua condição básica com exercícios localizados.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  63. oi tudo bem …meu simulador nao tem marcador de frequencia cardiaca , tem como saber a frequencia de outra forma ?
    • Oi Vivi,

      Você pode comprar um monitor cardíaco para usar. A outra forma é contar usando os dedos indicador e médio no punho ou no pescoço, mas não aconselho pela dificuldade em fazê-lo durante o exercício e falta de precisão, por quem não está habituado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  64. Boa Noite gostaria de saber se o simulador de caminha ajuda endurecer as penas e braços pois eliminei 62 kilos ,pois fiz cirurgia Bariatrica , comprei o simulador e agora gostaria de saber se ajuda a enrijecer os musculos ? Grata
    • Oi Lucy,

      O simulador de caminhada não irá ajudar no fortalecimento. O ideal são exercícios localizados.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  65. Boa noite, gostaria de uma orientação, estou com planos de comprar uma esteira ou um simulador de caminhada. desejo emagrecer um pouco e me manter ativa pois tenho histórico cardíaco na minha família. Qual deles você me indicaria, ou qual deles me daria um melhor resultado para emagrecer… Desde já agradeço.
    • Oi Simone,

      O resultado independe do equipamento usado. O que vai determinar o quanto você irá emagrecer é a intensidade do exercício, que é medida pela sua frequência cardíaca.
      Quanto à indicação é uma questão de preferência pessoal. Sou suspeita para falar de esteira, porque odeio me exercitar nela (mas não conte pra ninguém! ;) )!!! Prefiro caminhar na rua e em parques.
      O simulador de caminhada é consideravelmente mais barato do que a esteira, é mecânico e depende exclusivamente de você. A esteira permite regulagens de velocidade e inclinação, o que pode ser interessante. Recomendo que dê uma olhada nas opções deste link http://el2.me/G4zL, existem várias opções de esteiras e simuladores com descontos bem interessantes.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  66. Olá, professora. Estou na dúvida entre compra um mini stepper ou um simulador de caminhada. Qual você recomenda. Estou flácida, Tenho 40 ano, 77 kilos e 1,70 metros. Estou numa vida completamente sedentária…Desde de já muito obrigada!!
    Moro em uma kit net, não tem muito espaço
    • Oi Giza,

      Esses equipamentos não vão ajudar quase nada na flacidez. Eles melhoram o condicionamento físico cardiovascular. Como você não tem espaço o ideal seria caminhar na rua ou em um parque.
      Para flacidez o recomendado são exercícios localizados.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  67. Oi professora,

    Gostaria de te perguntar uma coisa?…Meu simulador arrebentou um cabo, não consegui outro de reposição, então troquei o cabo arrebentado mas não original e um pedal do simulador ficou 2cm maior que o outro….isso pode dar problema????

  68. Comprei um simulador de caminhada , estou fazendo todos os dia durante uma hora , gostaria de saber , se esse é o tempo ideal ou não para perder peso. Obrigada.
    • Oi Daniela,

      Não é só o tempo de exercício que faz perder peso, mas a intensidade que ele é feito por um determinado tempo.
      Uma hora é um bom tempo, mas é preciso que sua frequência cardíaca fique entre 65% e 75% da máxima, para que o resultado seja melhor. Além disso fazer uma alimentação equilibrada é essencial para a perda de peso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  69. olá tenhu um simulador de caminha ja faz 2 anos mas ultimamente faço exercicios no simulador puxando com as duas mãos como se fosse abdominal em pé, faço 3x d 100 cada serie ! gostaria de saber se estou fazendo correto se isto pode fazer mal a minha coluna? tambem gostaria d saber se isto vai fazer eu perder a barriga pois ja tenhu 33 anos !obrigada
    • Oi Maysa,

      Usar o equipamento em uma função para o qual não foi feito, pode sim ser prejudicial.
      Barriga não se perde com abdominais, eles apenas fortalecem a musculatura, além disso séries de 100 são demasiado grandes.
      Aqui no blog temos vários textos que falam sobre exercícios abdominais para você se informar melhor a respeito.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  70. Olá, estou com lesão do tipo desgaste no joelho e tendinite, já faço hidroginástica para fortalecimento e gostaria de saber se posso também fazer exercícios no simulador de caminhada como ajuda no fortalecimento, já que não posso fazer esteira devido o impacto.
    • Oi Leila,

      O simulador de caminhada não é indicado para o fortalecimento e embora tenha impacto bem reduzido pode ser prejudicial no seu caso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  71. Olá!

    Estou pensando em comprar um simulador. Se eu usar caneleiras, os resultados podem ser mais satisfatórios? Considerando que comecei a pouco tempo com exercícios físicos e meu objetivo é emagrecer.
    Obrigada!

    • Oi Juliana,

      Embora seu raciocínio esteja correto (mais peso corporal, maior o gasto calórico) é temeroso usar caneleiras no simulador de caminhada, pois existe o risco de se lesionar, principalmente por não estar habituada a se exercitar.
      Concentre-se em fazer exercício e controlar sua alimentação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  72. Olá!

    Estou pensando em comprar um simulador de caminhada. Os resultados podem ser intensificados caso eu use caneleiras? Considerando que eu comecei a pouco tempo a fazer exercícios e meu objetivo é emagrecer.

    Muito obrigada!
    Beijos

    • Oi Juliana,

      Seu raciocínio não está errado, contudo pode levar à lesão, portanto não é recomendado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  73. Ola
    Gostaria de saber se os simuladores de caminhada da academia ao ar livre tbm ajudam a perder peso?
    Obrigada!!!
    • Oi Ana,

      Podem sim, só não vejo sentido em usá-los ao invés de caminhar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • O simulador não “força” mais? Li que com ele a gente pode queimar cerca de 20% mais de calorias, pois exercita mais músculos… é verdade?
        • Oi Ana,

          Falam isso pois no simulador há o uso dos braços também, mas é uma meia verdade.
          O que determina a queima de calorias é a intensidade do exercício, que medimos através da frequência cardíaca, portanto exercícios diferentes, mas feitos na mesma intensidade, pela mesma pessoa, terão o mesmo gasto calórico.

          Abraços

          Profa. Esp. Denise Carceroni

  74. Olá, professora
    gostaria de comprar um simulador de caminhada para minha mãe, ela quer emagracer, realmente funciona, achei esse aparelho muito interessante, a senhora conhece ?
    Simulador de Caminhada Evolution Life Zone , teria outro para me indicAR ?
    obrigado, aguardo resposta!
    • Oi Cecilia,

      Não conheço essa marca. O simulador de caminhada pode ser uma boa opção para fazer exercício em casa. Recomendo que consulte um profissional de Educação Física antes de começar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Oi, eu estava fazendo academia para ganhar peso, porém não estou conseguindo ir mais na academia devido aos meus horários e temos em casa esse aparelho. Se eu aumentar a minha alimentação e usar o suplemento antes de realizar o exercício, tenho como aumentar meu peso ou pelo menos manter o corpo em forma, ou não funciona para o que quero?
        Obrigada!!
        • Oi Lenize,

          É uma faca de dois gumes, pois sem a orientação adequada poderá engorda ao invés de ganhar massa muscular. O que não é saudável. Minha sugestão é que busque a orientação de um nutricionista e um personal trainer.

          Abraços

          Profa. Esp. Denise Carceroni

  75. Boa Tarde!!! Profª, há 7 meses, fiz a cirurgia de redução de estomago, optei pelo simulador de caminhada, pela facilidade de horário. Não entendi direito, sobre a frequência cardíaca, pois não entendo visor do aparelho…30 minutos são suficientes? Mais tempo que isso me dá tontura… Me sinto muito melhor, espero que traga resultados positivos. Obrigada.
    • Oi Talita,

      Nesse momento o exercício irá trazer benefícios gerais para sua saúde e não para o emagrecimento propriamente dito. O emagrecimento se dará em função das mudanças dos seus hábitos alimentares pela cirurgia. A tontura provavelmente tem relação com a queda da glicemia acarretada pela combinação entre alimentação insuficiente e exercício. Para conseguir regular isso, sem problemas, converse com seu nutricionista ou com seu médico sobre qual a melhor forma de se alimentar antes do exercício.
      Não tente fazer nada sozinha, pois no seu caso, por causa da cirurgia, são necessários cuidados especiais.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  76. queria saber o que é melhor simulador de caminhada,ou bicicleta ergométrica!!!
  77. Olá, boa tarde!
    Estou em duvida se compro um simulador de caminhada ou uma bike ergométrica, o que me indica?
    O meu objetivo é tonificar coxa, glúteos e perder peso. Pensei em comprar a bike e fazer caminhadas normal para ajudar na perda de peso. Mas ao fazer isso minha duvida é, a bike realmente funciona como diz em todo anunciado: ajudam a melhorar o condicionamento cardiorespiratório, definição muscular(principalmente das pernas, bumbum e abdômen)e perda de peso. Verdade?? Obrigada!
    • Oi Tamiris,

      Qualquer equipamento desses irá ajudar a melhorar seu condicionamento físico.
      Eu faria exatamente isso, compraria a bike e alternaria com caminhadas para não enjoar!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  78. adorei as suas respostas anteriores e tenho a seguinte duvida;1-tive cancêr de mama já terminei o tratamento e os médicos pedem para que eu perca peso,o simulador de caminhada tem alguma contra indicação pois odeio academia quem sabe iniciando em casa me animo 2- meu filho tem 11 anos e pesa 75 kg já fiz de tudo emagrece 1 ou 2 kg por mes e para e faz futebol,natação e não gosta de fazer exercicio na academia ,ele pode usar o simulador de caminhadadevido a idade ref a frequencia eu controlo sou enfermeira um abraço
    • Oi Vilma,

      Se você está liberada para fazer exercícios pelo médico não há problema no simulador de caminhada. Não citou se fez mastectomia, neste caso precisa estar liberada também para movimentar os braços, pois é uma característica do equipamento. Uma alternativa é caminhar em parques ou na rua, geralmente mais agradável do que o aparelho!

      Não há contra indicação para seu filho usar o simulador de caminhada, desde que tenha estatura para isso, embora não seja um exercício interessante para crianças. Sugiro também que procure a ajuda de um nutricionista a dificuldade em emagrecer pode estar mais relacionada aos hábitos alimentares do que ao exercício.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  79. Olá como faço pra medir a frequência cardíaca na hora do exercício?
    estou pensando em comprar o simulador de caminhada
  80. Boa noite, gostaria de saber se o simulador de caminhada ajuda a definir os mousculos em geral (membros superiores, inferiores e abdominal) desde de já muito obrigado.
  81. Eu ando com dificuldade e ando com apoio de duas bengalas pois as ruas e calçadas da minha cidade é difícil para caminhar e onde tem local próprio fica longe para mim e quando chove vários dias piora mais ainda e estou com 12 k a mais será que esse simulador me ajudaria nesse caso? para substituir a caminhada normal que é a melhor mas quando não se pode?dá para substituir numa boa? e ajuda emagrecer?
    • Oi Mari,

      Dá para substituir e pode ajudar a emagrecer.
      Antes de comprar um simulador sugiro que teste usá-lo para verificar se sua dificuldade de locomoção não interfere nele também.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  82. Olá,
    Eu sou bem magrinha, porém trabalho sentada o dia inteiro e já estou me sentido sedentária por não fazer nenhum exercício físico. Gostaria de saber se posso usar esse aparelho sem que eu perca muito no meu peso?
  83. gostaria de saber se posso fazer 15 minutos de manha/ 15 minutos anoite
    no simulador de caminhada
    • Oi Cida,

      Pode não há problema em fracionar o exercício. É melhor do que não fazer.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  84. Olá, professora Denise!
    Comprei um simulador de caminhadas que vem com anilhas de peso e também twister que informa modelar a cintura. Ví nos seus outros comentários que não fortalece a musculatura.Mas como se o aparelho vem com anilhas e o twister? Obrigado pelas dicas anteriores!
    • Oi Carla,

      Excelente pergunta a sua, muito bem observado. Se o equipamento vem com anilhas devia fortalecer, a sua lógica está correta, mas não é assim que funciona.

      Vamos por partes!

      Cada tipo de exercício tem uma vocação. A vocação do simulador de caminhada é melhorar o condicionamento cardio respiratório. Como o exercício realizado nele é aeróbio, também contribui bastante para o emagrecimento.
      Com o uso frequente do equipamento, chegará um momento em que sentirá facilidade para se exercitar, mesmo se exercitando por mais tempo e mais rápido. Nesse momento você não consegue mais uma melhora no condicionamento, apenas a manutenção. É aí que entram as anilhas, elas deixarão o exercício mais difícil de ser feito e por consequência você poderá melhorar o condicionamento físico.

      Se você for sedentária, irá conseguir algum fortalecimento. Pense assim, quem parte do nada, qualquer coisa que faça rende alguma coisa. Mas será muito pouco, porque não é esse o objetivo do exercício que o equipamento proporciona. Será que consegui explicar?

      Quanto ao twister, é uma fria. Ele foi muito popular na década de 70, justamente por prometer modelar a cintura. Hoje sabemos que nenhum exercício queima gordura localizada. Pior, o exercício feito no twister pode a médio/longo prazo causar prejuízos para a sua coluna em função dos repetidos movimentos de torção. Alguns profissionais defendem seu uso alegando fortalecimento abdominal, ocorre que existem outras formas mais baratas e bem mais seguras de fortalecer essa musculatura.

      Na próxima vez que for comprar qualquer equipamento, consulte um profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  85. Olá,
    O médico recomendou caminhada para meu esposo pois ele tem pressão alta e diabetes, então ele disse que a caminhada irá ajudar, será que o simulador resolve ou apenas a esteira, é que o simulador é bem mais em conta mas fico com medo de comprar e não adiantar, ele não precisa perder peso, é apenas para evitar o sedentarismo, caminhar na minha rua não dá, o simulador ajuda ou a esteira será melhor?
  86. Olá professora, tenho uma dúvida. O que ajuda a gastar mais calorias: um mini stepper ou um simulador de caminhada?
    • Oi Carolina,

      O gasto calórico tem relação com a intensidade do exercício e não necessariamente com o equipamento. Se com os dois equipamentos você conseguir atingir e manter a mesma intensidade (que é medida pela frequência cardíaca), então a escolha passa a ser por aquele que mais lhe agrada, que seja mais divertido, mais confortável.

      Abraços

      Profa. Eso. Denise Carceroni

  87. Boa tarde, estou grávida de quase 2 meses. Estou fazendo caminhadas na rua, mas como o nosso tempo aqui é louco, decidi fazer exercícios em casa. O que me sugere, esteira ou o similador de caminhada, fiz uma artroscopia no joelho há 8 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>