Tenho recebido perguntas se o simulador de caminhada funciona. E vou tentar respondê-las através deste texto.
Trata-se de um equipamento para exercícios aeróbios, onde pernas e braços se movimentam de forma cíclica antero-posteriormente (para frente e para trás).E como já falei várias vezes aqui são exercícios para perder peso rápido, vocacionados para isso.

simulador

A maioria deles pode medir:

  • Distância: o simulador calcula qual a distância total do seu treino
  • Velocidade: cálculo da velocidade instantânea, ou seja, velocidade da sua corrida momento a momento. Velocidade média é a velocidade de todo o seu treino.
  • Calorias: o aparelho calcula aproximadamente quantas calorias foram gastas durante o treinamento.

A principal dúvida dos leitores é: o simulador de caminhadas ajuda a emagrecer?

Com certeza ajuda! Qualquer atividade onde se consiga manter a frequência cardíaca (FC) elevada (mais do que 65% FC máxima), ininterruptamente, por um tempo superior à 20 ~ 30 minutos otimiza – se o gasto calórico e portanto ajuda a emagrecer. Se a FC se mantiver entre 65% e 75% da máxima, otimiza-se a utilização de lipídios (gordura)  como substrato energético, mas lembre-se que emagrecer é uma questão matemática, é preciso gastar mais do que ingere e para isso e precisao fazer também uma dieta saudável para perder peso.

Vantagens do Simulador de Caminhada

A principal vantagem do simulador de caminhada é o preço, muito mais barato do que uma esteira.

Outras vantagens apontadas são as mesmas de outros equipamentos aeróbios, exercitar-se sem sair de casa, longe do sol, do frio, da violência urbana, sem hora marcada, no conforto do seu lar.

Veja lista completa de simuladores de caminhada

Simulador de caminhada elimina o impacto

Apesar de ser anunciado pelo fabricante, isso não é verdade. Qualquer exercício onde há o contato dos pés com uma superfície, existe impacto. Para saber mais leia: Impacto – mitos e verdades.

O que provavelmente acontece é que o impacto no simulador de caminhada em relação à caminhada convencional deve ser menor. Digo isso pois fiz uma pesquisa em diversos bancos de dados científicos e não encontrei nenhuma pesquisa sobre o assunto, portanto essa afirmação se dá baseada apenas na lógica do movimento. Durante o movimento os pés permanecem o tempo todo em contato com a superfície, não há o movimento da passada, o impacto deve ser menor.

Quer comprar um simulador de caminhada? CLIQUE AQUI!