Com que roupa eu vou para a academia? Como escolher a roupa de ginástica? São inúmeras as opções de roupas para a prática de exercícios, e a variação de marcas e preços também é grande. Existem lojas especializadas que trabalham com diversas marcas, lojas de marcas conhecidas e também podemos encontrar roupa de ginástica em lojas de departamento e até supermercados.

Conforto na roupa de ginástica

Esse é o primeiro ponto a ser considerado. Roupa de ginástica tem que ser confortável. Além do óbvio, que é ser confeccionada com tecidos maleáveis, ela deve permitir que os movimentos sejam feitos sem a preocupação de deixar partes íntimas a vista e sem que enfeites atrapalhem o desempenho.

Claro que esses cuidados vão variar conforme o tipo de atividade e também com o gosto do freguês. Por exemplo, eu acho lindo top que prende no pescoço, mas não gosto de usar, pois me causa incômodo. Assim como aqueles que amarram nas costas, pois o nó fica bem na coluna na hora de fazer algum exercício deitado. Por outro lado amo usar macacões, pois posso ficar em qualquer posição. São ótimos para pilates e yoga.

Como escolher a roupa de ginástica

Macacão Daniela Fit

 

Cinco cuidados com relação ao conforto

  1. Use um top de dê boa sustentação para os seios. Principalmente para quem tem seios fartos!
  2. Evite short muito curto nas aulas de bike, pois pode causar assaduras entre as pernas.
  3. Atenção com botões e zíperes. Dependendo de onde são usados podem machucar a pele.
  4. Opte por tecidos de algodão ou tecidos inteligentes que absorvam o suor adequadamente. Isso vale também para as meias!
  5. Em temperaturas frias use a sobreposição de peças que permitam ser tiradas conforme for aquecendo o corpo.

Qualidade da roupa de Ginástica

Assim como existe uma grande variação nos preços das roupas de ginástica, existem também diferença quanto a qualidade. Para ajudar nesse assunto, conversei com a Daniela, da Daniela Fit, que alertou:

” Olha, tem muita porcaria no mercado, sim.  A mulherada acaba comprando pelo preço, mas duram alguns meses ou até na primeira lavada, o legal mesmo é investir um pouquinho mais e comprar uma roupa fitness de qualidade. É mais cara, mas o custo beneficio garante um bom negocio.”

Daniela também explica que na sua confecção trabalha só com cotton Santa Constância, o melhor do mercado, e que  tem algumas peças com quatro anos de uso, que continuam em perfeito estado. Ela lava as peças na máquina tomando cuidado para não misturar as cores.

Como escolher a roupa de ginástica2

Daniela Fit

Reunimos algumas dicas que vão ajudar a sua roupa de ginástica durar mais

  1. Prefira o processo suave de lavagem na máquina de lavar.
  2. Para lavar separe as roupas por cor.
  3. Não use alvejante.
  4. Deixe de molho apenas meias e camisetas (esfregue bem as axilas).Evite fazer o mesmo com legs e tops.
  5. Secar no varal, de preferência sem usar pregadores.
  6. Geralmente não é necessário passar a roupa de ginástica. Se for preciso use ferro frio (até 110ºC). Não usar o vapor.
  7. Bonés e acessórios para cabelo devem ser lavados a cada três dias de uso.

Roupa de ginástica: o que comprar?

São tantas e tão lindas que é preciso foco na hora de comprar. Você irá precisar de no mínimo dois conjuntos, pois enquanto um está em uso o outro está lavando, mas aconselho ter mais opções.

Para aqueles que quiserem economizar fique atento às cores, prefira os lisos aos estampados, é mais fácil para combinar as peças. Lembre-se que irá precisar de peças para verão e para inverno.

Homens

  • Short
  • Calça
  • Camiseta
  • Regata
  • Blusa de moletom
  • Meias

Mulheres

  • Leg ou bailarina (macacões são uma boa opção)
  • Short, bermuda ou corsário
  • Top
  • Camiseta
  • Regata
  • Blusa de frio