No jogo contra a Costa do Marfim, durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na Africa do Sul, o jogador brasileiro Elano sofreu uma pancada que causou um edema ósseo.

elano

Essa foi a principal notícia veiculada esta semana, está em todos os meios de comunicação. O Dr. José Luiz Runco, médico da seleção brasileira declarou:

Não é fratura. Isso chama-se edema ósseo. Ele consegue fazer tudo, clinicamente não tem nenhum sinal de incapacidade, mas quando faz a desaceleração sente dor.

Mas afinal o que é o tal do edema ósseo?

Edema é o aumento de fluido intersticial em qualquer órgão, provocando inchaço. Pode ser causado  por doenças cardíacas, hepáticas, hipotireoidismo, obstrução venosa e ou linfática.

E osso incha???

Pois, é… pode parecer estranho, mas osso incha. Apesar de ser duro, o osso é um orgão e como tal formado por tecido. Quando sofre traumas, mesmo não havendo fratura, pode inchar.

Trocando em miúdos, o fluido instersticial é o líquido existente no espaço entre as células. Quando o jogador Elano sofreu a pancada houve rompimento de vasos e assim ocorreu um “vasamento” para o interstício. Essa distribuição dos líquidos intersticial e vascular é mantida às custas da existência de uma hidrodinâmica entre esses dois meios, que mantêm uma troca equilibrada desses líquidos. Para entender melhor esse processo sugiro a leitura deste excelente texto.

Na maioria dos casos, deste tipo de lesão, trata-se do edema da medula ossea, que pode ocorrer com ou sem dor e disfunção do osso ou articulação envolvida. O edema da medula ossea é uma reação protetora do corpo em resposta a uma lesão ou stress. Isso significa que o problema pode ocorrer também por excesso de exercício, geralmente exercícios de alto impacto, como os que envolvem saltos.

O tratamento pode levar desde algumas semanas até um mês. Envolve a suspensão das atividades que causam dor, tratamento fisioterápico e uso de medicamentos anti-inflamatórios.

Vamos torcer para que a recuperação do Elano seja rápida e que ele possa voltar a jogar pela nossa seleção. Se passarmos pela Holanda, no próximo jogo, precisaremos dele para a semi-final e final, é claro!

imagem: Terra