O Projeto Meu Prato Saudável é o maior programa de reeducação alimentar do país, uma iniciativa criada a partir de estudos feitos pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e pelo InCor em parceria com a Latinmed.

Meu-Prato-Saudavel

Uma recente pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que 48,5% dos adultos brasileiros estão com excesso de peso e a obesidade atinge 15,8% da população. Os valores assustam não apenas pela quantidade de pessoas atingidas, mas também pela velocidade do crescimento dos números.

infografico-obesidade

Quando olhamos para as crianças os números são ainda mais alarmantes 400% em pouco mais de 40 anos.

Muito mais do que uma questão estética a obesidade leva ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas, sendo a hipertensão, diabetes e dislipidemia (colesterol alto), as principais delas. Além disso existe um aumento exponencial nos problemas cardiovasculares e nos casos de câncer relacionados ao excesso de peso. A obesidade é uma epidemia de proporções mundiais que deve ser tratada como um problema de saúde pública. Para se ter ideia 70% dos gastos anuais do SUS (R$ 7,5 bi) são destinados ao tratamento de doenças crônicas e a obesidade é a responsável pela origem de muitas dessas doenças.

Pesquisas apontam que o maior culpado pelo aumento dos casos de obesidade são os hábitos de vida, principalmente os relacionados à alimentação e logo em seguida às atividades físicas. E o Projeto Meu Prato Saudável tem como objetivo mais do que propor mudanças nesses hábitos, mas adequá-los de forma a se tornarem mais saudáveis.

Meu Prato Saudável e a pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar é a forma mais usual de demonstrar a quantidade e proporção dos alimentos no consumo diário, mas daí a montar um prato usando essas informações vai uma longa distância.

Meu Prato Saudável - piramide alimentar

A principal proposta do Programa Meu Prato Saudável é demonstrar como fica seria esse prato na prática.

prato-saudavel

Meta é atingir toda a população até a Copa de 2014

As ações se iniciam em São Paulo, e irão se estender por todo o país, sendo os próximos locais o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará. A meta é ter a população engajada até a Copa do Mundo de 2014.

Para isso foram desenvolvidos diversos materiais, como encartes, cartilhas e papel para bandejas, mas o mais interessante ficará por conta da plataforma de comunicação que envolve o site, redes sociais e aplicativos para smartphone e tablets.

Site: http://www.meupratosaudavel.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/meupratosaudavel

Twitter: @prato saudável

Flickr: http://www.flickr.com/photos/meupratosaudavel

Youtube: http://www.youtube.com/user/meupratosaudavel

Ações de lançamento do Projeto Meu Prato Saudável

As ações começaram na sexta-feira (12) com diversas atividades direcionadas às crianças no Parque do Ibirapuera com a campanha Meu Pratinho Saudável e continuam essa semana nos seguintes locais:

Metrô Clinicas

16 de outubro de 2012 (terça-feira) – 8h – 17h

Atividades: Jogo em tablet com transmissão em plasma, distribuição de cartilhas do Meu Prato Saudável, dinâmica de montagem do prato com alimentos em resina, nutricionistas e monitores disponíveis.

Metrô Sé

17 de outubro de 2012 (quarta-feira) – 8h – 17h

Atividades: Jogo em tablet com transmissão em plasma, distribuição de cartilhas do Meu Prato Saudável, dinâmica de montagem do prato com alimentos em resina, nutricionistas e monitores disponíveis.

Complexo HC – FMUSP (Instituto do Coração, Instituto da Criança, Instituto do Câncer, Instituto de Psiquiatria e Prédio dos Ambulatórios.

16 e 17 de outubro (terça-feira e quarta-feira)  – 8h – 17h

Atividades: Distribuição de cartilhas Meu Prato Saudável, avaliação nutricional para atendimento de pacientes, acompanhantes, funcionários e visitantes. Dinâmica com montagem do prato com alimentos em resina, distribuição de papel de bandeja nos restaurantes do complexo HC. Nutricionistas e monitores disponíveis.