Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Como funciona a queima de gordura?

Já tratei algumas vezes por aqui sobre a queima de gordura e também no blog Infobeso, mas nunca diretamente. Muita bobagem é dita por aí, o fato é que a queima da gordura é um complexo processo bioquímico que tentarei explicar da forma mais simples possível.

Antes de iniciar gostaria de lembrar que gordura, não sai na urina, não some com massagens, não desaparece com o uso de cremes, nem tão pouco bebendo chás. Existem apenas duas formas de eliminá-la, uma é cirúrgica (lipoaspiração) e a outra metabólica, é sobre essa que vou falar.

queima de gordura

Porque acumulamos gordura?

A gordura tem funções metabólicas importantes, um bom exemplo é disso é a falta da menstruação (amnorréia) em mulheres com percentual de gordura muito baixo, além de servir como isolante térmico e de ter função protetora. A gordura também é fonte de energia para nosso organismo que, na falta de glicose, procura por ela para suprir as necessidades do funcionamento do nosso organismo.

A gordura não é ruim, o problema está no excesso dela.

Se ela é fonte de energia como podemos fazer para otimizar a sua utilização? A resposta está na ponta da língua da maioria: fazendo exercícios aeróbios. E você sabe o que são exercícios aeróbios?

Com certeza poderá me dar inúmeros exemplos, mas será que sabe mesmo o que eles são e porque queimam a gordura com mais facilidade?

Como funciona a queima de gordura?

No nosso organismo temos três sistemas que suprem as necessidades energéticas: imediato, curto prazo e longo prazo. Nenhum deles funciona sozinho, mas têm predominância em um determinado momento.

O imediato é responsável por fazer você levantar do sofá e atender o telefone assim que ele toca, também é responsável pela saída de um atleta em uma prova de natação. Essa energia está acumulada dentro do músculo em reservas de ATP-CP.

O sistema de curto prazo é o responsável pela execução de tarefas do dia a dia e também pela corrida de 100m de um atleta, através de um processo chamado glicólise, utiliza além da reserva que está no músculo, o carboidrato que está circulando no seu corpo em forma de glicose.

O sistema de longo prazo é o responsável por atividades sem interrupção e de longa duração, um exemplo clássico são as provas de maratona e para nós “mortais” longas caminhadas pelo parque. Para ser classificado como sistema de longo prazo há uma regra, o consumo de oxigênio deve permanecer estável pelo maior tempo possível. Nesse momento não há carboidrato disponível para ser utilizado e para poupar as reservas de energia nos músculos o organismo utiliza a gordura como fonte de energia. Esse sistema funciona no metabolismo aeróbio.

Na prática funciona assim:

  1. Começamos a caminhar, o que deu o start foi o sistema imediato, e nos primeiros momentos o sistema de curto prazo é que nos faz funcionar.
  2. Continuamos andando, nosso coração acelera e com ele nossa respiração também. Os pulmões oferecem mais O2 ao sangue que é bombeado com mais frequência pelo corpo, levando nutrientes para os músculos.
  3. A frequência cardíaca sobe até um determinado momento onde mantém-se estável, isso significa que também o O2 ofertado ao organismo se estabilizou, esse momento é chamado de primeiro limiar.
  4. Continuamos andando, no mesmo ritmo, e por um determinado espaço de tempo, a frequência cardíaca vai se manter estável (igual), esse tempo vai variar de pessoa para pessoa. Quem é mais condicionado, consegue se manter nessa fase por mais tempo. É aqui que a gordura é usada!
  5. Continuamos caminhando e vamos ficando mais cansados, nesse momento a frequência cardíaca começa a aumentar novamente, e é chamado de segundo limiar. O organismo deixa de usar a gordura e passa a usar o glicogênio armazenado no músculo e glicose produzida pelo próprio organismo em processos metabólicos e produz também ácido lático que irá levar à fadiga.

Conclusões:

  • Quanto mais próximo do primeiro limiar mais gordura utilizamos.
  • Quanto mais condicionados, mais gordura podemos queimar.
  • Controlar a frequência cardíaca é fundamental para otimizar a queima da gordura.
  • Atividades mais indicadas para emagrecer são as moderadas e não as intensas.
  • Dizer que esteira queima mais do que bicicleta é besteira. O que importa é manter estável a quantidade de O2 pelo maior tempo possível, que pode ser medido através da frequência cardíaca.

25 Comentários

  1. eu malho a 5anos estou tomando bcaa eproteina juntas bcaa 2 antes e 2 depois do treino e proteina tanbem 2 colheres de sopa antes e 2 depois eu malho anoite hr 1.20 min 5vezes por semana depois de um dia de trabalho sou motorista fico sentado o dia todo mas tenho barriga pequena mas paraese ser injada dura e tomo pouca agua eu acho que minha barriga é genética meu pai e meus irmão são assim tenho 42 anos estou fazendo serto ou não se tiver algun produto que eu possa bebe para perder gordura localida na barriga por favor me da uma dica um abraço

    • Respondendo para o Edson

      Oi Edson!

      Não existe mágica! O caminho é exercício e alimentação saudável.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  2. Aplicação de enzimas associada a atividade física e boa alimentação ajudam na queima de gordura localizada? Vejo sempre algumas pessoas utilizando tbm gesso redutor, isso realmente ajuda?
    Tô adorando o site!!
    Obrigada!

    • Oi Marcia,

      Não existem estudos científicos sérios e consistentes que comprovem isso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  3. Maravilhoso este srtigo. Gostei muito. Abraço.

  4. Muito bom , estava querendo entender esse processo e me ajudou muito!

    Obrigado!

  5. gostei !!! tirei minhas duvidas

  6. dizen que limão é muito bom para reduzir o inchaço do corpo isso é verdade???

  7. E os termogenicos? Poderiamos classificalos como um processo metabolico de queima de gordura? A doutora recomendaria o uso?

    • Oi Cristiano,

      Os termogênicos não são um processo metabólico, mas teriam a capacidade de acelerar o metabolismo.
      Não existem evidências científica sobre os benefícios dos termogênciso na queima de gordura.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  8. Denise, boa noite!

    Tudo que leio traz como regra: “se consumir menos calorias do que necessita a pessoa vai emagrecer”.
    Mas o que é esse emagrecer propriamente dito, é a perda de quê?
    Se eu entendi direito a gordura só vai com exercício.
    Então, quando uma pessoa faz dieta, consumindo menos do que gasta, e perde peso, o que etá acontecendo na real com o organismo e o corpo dela?

    • Oi Leide,

      Pense na gordura como uma fonte secundária de energia. A fonte primaria seriam os açúcares e carboidratos (que quando não são usado se transformam em gordura).
      Sendo assim quando seu organismo não encontra a fonte primária de energia para usar, ele vai atrás da gordura que está armazenada, independente da atividade que você esteja fazendo. Veja isso vale tanto ara a energia que você precisa para respirar, para dormir, quanto para fazer exercícios. Como para fazer exercícios precisamos de mais energia, ele se torna um facilitador no processo do emagrecimento.

      Quando falamos em emagrecer, estamos nos referindo à perda de gordura. No caso de dietas muito severas com alta restrição calórica e sem a prática de exercícios pode haver também a perda de massa magra, o que irá refletir no peso da pessoa. Isso geralmente ocorre quando a dieta não é bem balanceada havendo uma deficiência nutricional. Por isso é importante consultar um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  9. Bom dia!!!
    Tenho 23 anos, 1,60 e estou pesando 68 kilos, estou preocupada pois ainda não tenho filhos, e estou com um peneu muito grande na barriga, situado embaixo dos seios. Gostaria muito de uma dica, para ajudar a eliminá-lo. Vou começar a fazer atividade física, mais não sei se irá resolver?

    • Oi Sthefanne,

      Só a atividade física ajuda pouco. O ideal é combinar uma reeducação alimentar com o exercício.
      Busque a ajuda de um nutricionista e um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  10. Olá Denise,
    Meu nome é Elisa,tenho 49 anos, 1,63 e 111 kg, preciso emagrecer e gostaria de saber se é interessante conciliar esteira e musculação. Amei a matéria, me ajudou muito! Obrigada.. abraço!

    • Oi Elisa,

      A combinação é interessante, mas no seu caso, em função do excesso de peso, sugiro que comece pelo trabalho de fortalecimento para ajudar a prevenir lesões.
      O exercício não irá ajudá-la a emagrecer nesse momento, pois necessita que seja feito em uma intensidade que você não pode, não deve e provavelmente não conseguirá fazer.
      Você precisa primeiro emagrecer, com dieta, acompanhamento de médico e nutricionista. Eliminando um bocado desse peso e já com a musculatura preparada a esteira passa a aser uma atividade que irá ajudar muito, na manutenção da sua saúde, no seu condicionamento físico e para emagrecer o restante que ficará faltando.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  11. E como podemos determinar a frequência cardíaca específica ideal para cada organismo?

  12. Olá…
    Mas afinal, exercicios fisicos e dietas eliminam totalmente a gordura abdominal, afinam a cintura, sem ter que usar de uma lipoaspiração??? ou seja é possivel obter uma barriga lisa, chapada somente com exercicios e dieta???

    • Oi Josiane,

      É possível, sim, mas exige muito esforço, acompanhamento profissional e total comprometimento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. Adorei suas explicações,foram muito esclarecedoras para mim,eu tenho 31 anos e estou pesando 67.8, com 1,57 de altura e estou fazendo dieta para emagrecer juntamente com exercícios é claro!
    Muito obrigado!

  14. Muito boa a matéria, bastante esclarecedora. Tenho 1,70 e 104 kilos. Estou fazendo musculação de manhã e muay thai a noite quasr todos os dias. Quero aumentar a queima de gordura entao comecei um plano de corrid, onde na primeira semana ando 1 m e cotto 1m por 7 vezes…ando em velocidade 5.5 e corto levemente em 6.5. Vc acha q esse tipo vai aumentar a queima? É aconselhável entao antes de eu ir malhar fazer uma refeicao com baixo teor de carbo e açúcar?

    • Oi Tatiane,

      Possivelmente esse treino intervalado irá ajudar.
      Quanto à alimentação para ter um ótimo resultado procure a ajuda de um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  15. Bom dia, tire minha duvida, qual melhor processo para perder gordura e nao massa magra, pois faco musculacao e preciso perder peso mas quero acimilar isso sem perder massa magra.
    Pode me ajudar?

    • Oi Fernando,

      A melhor forma é combinado seus treinos com uma alimentação correta. Consulte um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. domelhor.net - Como funciona a queima de gordura?... J tratei algumas vezes por aqui sobre a queima de gordura e tambm no blog …
  2. Emagrecer com exercícios aeróbios « Fique Informa - [...] state que seria a fase ideal para a queima de gordura e vou explicar isso mais adiante.No post Como …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>