Quando você vai iniciar um treino, o professor pergunta (ou pelo menos deveria perguntar!), qual o seu objetivo na musculação? O que você espera conseguir fazendo treinamento com pesos? Ganhar massa, definir, ficar forte, melhorar o condicionamento físico, emagrecer, são exemplos de objetivos comuns à muitos alunos.

O aluno não precisa saber os termos corretos, para definir o objetivo na musculação, mas precisa explicar para o professor o que deseja e este irá “decifrar” o que ele quer, para prescrever um treino que atinja a sua meta. Fazer musculação vai além de realizar tantas séries, de tal exercício, com um determinado peso. Existem diversas estratégias que podem ser usadas e para cada uma temos um resultado diferente. O professor vai pensar no músculo em si, no seu aspecto, na sua função, para então, estruturar o treino.

Encontramos  por aí uma infinidade de informações equivocadas sobre o assunto,  onde muitas vezes é o aluno que tenta reproduzir algo que ouviu na academia. Pode ser que a informação dada à ele esteja correta, mas na hora de passá-la adiante vira um verdadeiro telefone sem fio, gerando ainda mais dúvidas. Foi exatamente o que aconteceu com uma das minhas alunas.

É preciso tomar cuidado com a nomenclatura, em diversas áreas da Educação Física, ela não é clara e tão pouco unificada e existem diversos termos que são usados com significados diferentes.

Objetivos na musculação

Definindo os quatro objetivos da musculação

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Por que não tenho resultados na academia? 

1- Hipertrofia muscular: é um aumento da secção transversa do músculo; isso significa um aumento no tamanho dos filamentos de proteínas, um aumento no volume  muscular.

2- Força Pura: é a capacidade de exercer força máxima na musculatura para dado movimento corporal.

3- Potência muscular: é a combinação entre a velocidade e a força; quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada.

4- Resistência Muscular Localizada: capacidade de manter a atividade contrátil do músculo até que o mesmo entre em fadiga.

Acontece que fazendo musculação, principalmente quando o aluno é iniciante, conseguimos atingir todos os objetivos e é aí que a confusão começa…

Por exemplo: pense em uma pessoa que só consegue levantar no máximo um saco de 5kg de arroz, permanece com esse saco por um tempo e depois não aguenta mais e o derruba no chão. Fazendo musculação é possível conseguir que:

  • A pessoa levante mais do que 5 kg
  • A pessoa aguente ficar com os 5 kg por mais tempo
  • A pessoa levante os 5 kg mais rápido do que antes
  • E se você medir os músculos dessa pessoa antes e depois do período de treinamento verá que houve um aumento na circunferência, ou seja no volume do muscular.

E porque a confusão começa? Porque a maioria das pessoas pensa de forma linear. Quando o professor determinar um dos quatro objetivos isso  significará que de acordo com o desejo inicial do aluno, ele usará uma estratégia que vai priorizar um determinado resultado, o que não significa que esse resultado será o único.

Alunos iniciantes apresentarão ganhos em todos os objetivos, por vários motivos, dentre eles a “treinabilidade” daqueles músculos, que vão responder a qualquer estímulo e também porque os treinos para iniciantes são mais generalizados. Conforme o aluno se torna mais experiente e os treinos mais específicos o objetivo a ser atingido também fica mais claro. Esse vídeo pode ajudar ou se preferir um atendimento direcionado veja a Consultoria de Bem-Estar com Denise Carceroni.