Hoje o blog Fique Informa, faz três anos, mas na verdade os primeiros posts começaram a serem escritos nele um ano e meio antes. Em comemoração vou contar para vocês a nossa trajetória. E desde já agradeço a presença! É por vocês e para vocês, leitores, que o blog é feito.

bolo

O começo

Incentivada por um grupo de amigos da faculdade, todos com blogs, crie aquele que deu início à tudo. Era um blog pessoal, do tipo diário, onde eu contava meu dia a dia, desabafava, escrevia bobagens (muitas bobagens!), escondida por um pseudônimo. Em alguns posts falava sobre exercício, atividade física, saúde e isso, sim, atraia a atenção dos meus leitores. Por sugestão de um amigo, que veio a se tornar me marido, mudei o foco. Já se vão quase oito anos que comecei a blogar.

Nascia, timidamente, em abril de 2006 o Fique Informa. Em uma plataforma gratuita, sem muita pretensão, usado para suprir minha enorme necessidade de escrever. Os acessos aumentaram, comecei a fidelizar leitores e as dúvidas eram cada vez mais presentes nos comentários. Nessa época, recém formada, participara, como voluntária, de um projeto de escalada esportiva para deficientes visuais. O fim do projeto trouxe uma preocupação, ele era a forma que encontrei para devolver à sociedade o que recebi dela (ensino superior em universidade pública, estudei na Escola de Educação Física da USP e aprendi isso lá), e agora o que faria?

Na verdade eu já fazia, através do blog eu ajudava um número de pessoas muito maior do que os três alunos deficientes visuais que escalavam comigo, apenas não havia compromisso. Em outubro de 2007, decisão tomada, o Fique Informa, ganha domínio próprio, hospedagem em um servidor pago (com a ajuda do amigo Blogauto) e meu compromisso em levar informação de qualidade e gratuita, para quem se dispusesse a procurá-la. Desde então dedico muitas horas por semana a pesquisar sobre atividade física, exercício e saúde, e escrevo aqui textos que possam interessar ao público. No início as postagens eram diárias, hoje, como já tenho um volume razoável, no mínimo duas vezes por semana me dedico ao Fique Informa.

Os filhotes

A paixão pela educação física infantil e outros assuntos relacionados à infância também me traziam uma enorme vontade de dividir meu conhecimento, mas não cabiam no projeto do Fique Informa, surgiu então o blog Criando Crianças. No Fique Informa o sucesso foi tanto que duas categorias de assuntos se destacaram e deram origem a mais dois blogs específicos. Um sobre obesidade o Infobeso – um blog de peso e outro sobre Pilates, chamado Central do Pilates.

Me tornei uma problogger

Tanto tempo dedicado aos blogs, me fez estudar um pouco sobre html e php, linguagens usadas para fazer as páginas, e isso me levou a descobrir que era possível ganhar algum dinheiro com eles. A informação chegou em boa hora, pois precisei abdicar de parte do tempo como blogueira para trabalhar, afinal precisava me sustentar e aos meus dois filhos. Demorou um pouco, mas o dinheiro começou a pingar e hoje já responde por uma parte dos meus rendimentos, permitindo que me dedique cada vez mais aos blogs.

Neste tempo a cara do Fique Informa mudou algumas vezes sempre com o objetivo de torná-lo mais agradável à leitura e fácil de navegar, até chegarmos onde estamos hoje. Ele continua sendo a porta de entrada para meu site de personal e consultoria, mas cada dia que passa torna-se mais importante.

Devolvendo para a sociedade o que recebi

Através dos posts e principalmente pelos comentários, consigo ajudar centenas milhares(!) de pessoas. Inicialmente pensei apenas em escrever e achei que nos comentários apareceriam apenas “comentários”, mas a realidade é outra. Todos os dias pessoas deixam, nessa parte que caracteriza a interação com o leitor, dúvidas sobre os mais diversos assuntos.

Todos os comentários são devidamente respondidos, ainda que eu demore um pouco, e os leitores avisados da resposta por e-mail, sem isso meu objetivo não seria completo. Quando tenho dúvidas sobre o assunto, pesquiso para levar a melhor resposta e os únicos casos em que não respondo são quando envolvem atuação profissional em  áreas do conhecimento diferentes da minha. Nas questões médicas oriento para que procurem um especialista, nas nutricionais, um nutricionista e assim por diante. Uma questão de ética que por vezes me custam duras críticas, há quem entenda que é minha obrigação fazer a prescrição de suplementos, por exemplo, ou indicar medicamentos e procedimentos terapêuticos. A resposta é dada no mesmo tom da crítica. Há também alguns colegas de profissão que ao invés de colaborarem ficam buscando algum escorregão nos posts, nos comentários, as respostas também são dadas à altura, se de alguma forma têm razão, admito, faço a correção (gostaria, mas não sou perfeita!) e depois ignoro quem faz crítica destrutiva. Esses deveriam gastar sua energia ajudando os outros, pois se podem fazer melhor que façam! A sociedade ganharia mais com essa atitude do que com as críticas ao meu trabalho!

Fique Informa em números

  • Total de visitantes: 583.571
  • Total de páginas visualizadas: 870.956
  • Atual média de visitas por dia: 2 mil
  • Recorde de visitas em um dia: 18 mil – clique aqui e saiba qual!
  • Total de comentários: 3 mil (entre perguntas e respostas)
  • Posts publicados: 305
  • Leitores fidelizados: 152
  • Prêmios recebidos: Top Blog 2009 – 100 melhores blogs de saúde, Top Blog 2010 – 100 melhores blogs de saúde (disputando os três primeiros lugares!)

Evolução…

Obrigada, de todo o coração!

Profa. Esp. Denise Carceroni