Muitas pessoas se perguntam:  por que a mão incha quando faço caminhada?

Já escrevi aqui o texto 5 dicas para evitar o inchaço das mãos na caminhada no qual explico um pouco sobre o assunto e essa talvez seja uma das maiores reclamações feitas por quem desiste de caminhar.

mão incha quando faço caminhada

Por que a mão incha quando faço caminhada?

Leia também: O que é a coceira no corpo quando faço caminhada ou corrida?

O inchaço das mãos na caminhada é explicado por uma deficiência na circulação sanguínea.

Quando fazemos exercícios, a frequência cardíaca aumenta, ou seja, o coração bombeia uma quantidade maior de sangue por minuto, ocorre também uma vasodilatação, que é o aumento no diâmetro dos vasos sanguíneos, justamente para facilitar a maior circulação do sangue.

O coração nada mais é do que uma poderosa bomba, que envia o sangue para baixo, mas o sangue precisa retornar para que ocorra a troca gasosa. O retorno do sangue enfrenta duas dificuldades: a força da gravidade e a falta de uma bomba poderosa (como o coração) que o mande novamente para cima. Quem faz a função de bomba, de baixo para cima, são os músculos, que são ajudados por válvulas existentes nas veiais que servem para impedir que o sangue volte para baixo. Assim garantimos a circulação.

Enquanto você caminha o coração bombeia o sangue para baixo e os músculos da panturrilha tratam de empurrá-lo para cima. E o sangue que chega nas mãos? Que músculos são acionados na caminhada que ajudam no seu retorno? A princípio nenhum.

Dependendo da posição das mãos durante a caminhada essa circulação fica prejudicada causando o inchaço. Existem outros fatores que também podem causar inchaço, mas são menos comuns como fraqueza muscular, muito calor ou muito frio, altitudes muito elevadas.

Combata o inchaço das mãos na caminhada

  1. Remova os anéis antes de caminhar;
  2. Afrouxe a pulseira do relógio;
  3. Movimente as mãos;
  4. Movimente os dedos como se estivesse tocando um piano;
  5. Cuidado com a ingestão exagerada de líquidos antes de caminhadas mais longas.