O Fantástico deste domingo (14), mostrou pesos de academia que não passaram no Inmetro. Foram testados halteres, anilhas e caneleiras usados por quem faz musculação e fisioterapia.

Não é a primeira vez que o Inmetro testa esse tipo de produto, em 2002 visitaram academias no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba e testaram uma quantidade bem maior do que desta vez e os resultados também apresentaram discrepâncias, leia aqui.

Leonardo de Souza do Inmetro explicou que a análise desses produtos foi feita devido à grande demanda que tem recebido por parte dos usuários. Foram avaliadas nove marcas de caneleiras. Cinco de halteres. E seis marcas de anilhas, as mais vendidas no mercado.

pesos-de-academia-que-nao-passaram-no-teste-do-Inmetro

Pesos de academia que não passaram no Inmetro

No teste os produtos não poderiam apresentar uma variação maior do que 4%, para mais ou para menos do valor declarado. Foi usada uma balança de precisão para aferir.

Anilhas de 5 Kg

As marcas Fundiban e a Fundiminas, foram reprovadas. A anilha fundiminas, tinha 402 gramas a mais!

Caneleiras de 4 kg

As marcas Kiko´s, Knockout e Oxer, foram reprovadas . A caneleira Oxer tinha 255 gramas a menos.

Halteres

As marcas Fundiban, Kiko´s e além da Fundição Santa Terezinha.

Em breve disponibilizaremos o teste completo.

Qual o problema quando fazemos exercícios com pesos errados

Quando a variação é pequena e o exercício é unilateral não há problema. Recomendo, inclusive que ao fazer exercícios unilaterais utilize o mesmo halteres ou caneleira para os dois lados

Diferenças grande como as encontradas além de não permitirem que saibamos qual é a carga que realmente está sendo utilizada, a médio/longo prazo podem trazer prejuízo para o aparelho locomotor.

Isso se agrava quando estamos falando em reabilitação. É importante que o fisioterapeuta tenha controle exato sobre a carga que está utilizando. Fazendo uma analogia, seria como tomar um remédio cuja a dose está errada.