Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Tipos de Exercício: aeróbio e anaeróbio

Anaeróbio

É um sistema que produz energia a partir das reserva de ATP-CP* musculares (no caso de exercícios intensos e de curta duração -imediato) e pela *glicólise (nos exercícios um pouco mais longos – a curto prazo). São exemplos de exercícios anaeróbios: provas de velocidade em natação e corrida (100m), levantamento de peso, ginástica olímpica. Esse sistema é que garante os movimentos diários, pois utiliza fontes de energia que estão armazenadas no músculo e disponíveis para utilização imediata e também os carboidratos. Desta forma concluímos que toda atividade aeróbia inicia-se anaerobiamente.

*ATP: Forma abreviada da molécula que é produto final do metabolismo dos alimentos. É a principal fonte de energia, mas é limitada e deve ser continuamente reciclada dentro da célula.

CP: Forma abreviada de um composto fosfato rico em energia. Os estoques de creatina fosfato são resistetizados pelo músculo a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina.

Glicólise: quebra da glicose

Aeróbio

É um sistema que produz energia a partir do O². A principal característica deste tipo de exercício é a intensidade baixa ou moderada e a duração longa (longo prazo). São exemplos de atividades aeróbias as maratonas, natação de longo percurso ou qualquer atividade que não sofra interrupção. Tem-se por hábito dizer que as atividades aeróbias são aquelas que duram no mínimo 30 min, mas dependendo da pessoa isso pode não ser verdade. Então como saber???

A atividade é aeróbia enquanto a captação de oxigênio permanecer relativamente estável. Teoricamente ao atingir esse ritmo estável as pessoas poderiam fazer exercícios por tempo indeterminado. Contudo existem outros fatores que contribuem para diminuir a captação de oxigênio e a principal delas e a depleção de glicogênio muscular. Existem testes onde é possível detectar em que momento do exercício a captação tornou-se estável e quando começam a diminuir. São os testes de Ergoespirometria (verifica o VO2 máx) e de Lactato.

Durante a atividade aeróbia os lipídeos irão contribuir para suprir as necessidades energéticas do músculo, preservando o glicogênio muscular, portanto é a atividade mais indicada para a diminuição da gordura corporal. Os fatores mais importantes para a utilização das gorduras como substrato energético são a presença de oxigênio e um alto nível de utilização dos carboidratos.

Com o passar do tempo, a captação de O2 fica diminuída e o organismo opta por utilizar a glicose ou o glicogênio como fonte de energia. Desta forma ocorre a resíntese de ATP, contudo a concentração de ácido lático** aumenta. O resultado disso é que os músculos tornam-se fadigados obrigando a interromper o exercícios minutos depois. Por isso indivíduos com baixo condicionamento físico podem não conseguir realizar uma atividade initerruptamente por 30 min! Em geral utilizamos todas as fontes energéticas tendo predomínio de uma sobre a outra dependendo principalmente do tempo e da intensidade do exercício.

** Ácido Lático: subproduto “tóxico” gerado na ressíntese de ATP.

34 Comentários

  1. parabens encontrei td aqui, obrigada
  2. gostei muito do conteudo fisiologico
  3. gostou?
    para vc que ta começando agora?
  4. Respondendo para a Rachel…

    Oi Rachel!

    As pessoas gostam do que é escrito no Fique INforma, justamente por passar o conteúdo de forma simples. Não é a intenção do blog escrever sobre assuntos de forma muito profunda, nem científica. Por isso o blog faz sucesso e atinge cerca de 15 mil pessoas por mês, porque é simples, fácil de entender!
    Se os assuntos aqui tratados são muito superficiais para você sugiro que busque artigos na base de dados PUBMED ou na BIREME.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  5. vlw, achei tudo que precisava pro meu trabalho aqui…obrog….
  6. kara esta muito bom só q faltou falar do ácido alático
  7. Respondendo para o Guilherme…

    Oi Guilherme!

    Acho que você quis dizer ácido lático. E eu falei dele sim!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  8. eu queria saber
    onde fazer?quem deve fazer e passar os exercicios???pra que fazer ???
    as atividades aerobias
    e as atividades anaerobias
  9. obrigada encontrei tudo aqui
  10. oi gostaria de saber o q é gasto no exercicico aerorio,e no anairobio por favor estu com duvida defina cada um ok
  11. Respondendo para a Giulia…

    Oi Giulia!

    Onde fazer: academias, clubes, parques e até em casa.
    Quem deve fazer e passar os exercicios: Um professor de Educação Física
    Pra que fazer as atividades aerobias e as atividades anaerobias: para manter uma boa condição física e ter uma vida mais saudável.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  12. Respondendo para Laex…

    Oi Laex!

    De maneira geral utilizamos mais gordura nos exercícios aeróbios e mais glicose nos exercícios anaeróbios.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  13. achei tudo que eu queria,nem precisei procurar em outros sites.obrigada tchau até outro dia xauuuuuu.
  14. Denise,
    Amo o blog e as coisas que você escreve. MUUUUUUto bom!!!!!Sempre aprendo e aproveito.
  15. encontrei tudo aqui.
  16. achei bem legal achei tudo que eu precisava…
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    ate outro diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…
  17. EU GOSTEI MUITO FIQUEI QUASE UMA HORA LENDO ISSO DAQUI.
    MAIS EU ENCONTREI O QUE EU PRECISAVA.
    XAU MUITO OBRIGADO POR ME AJUDAREM….
  18. A alimentaçao pode interferir no resultado de treinamento?De que maneira?
    • Respondendo para a Thaís

      Oi Thaís!

      Totalmente! A alimentação está para nosso corpo como o combustível está para o carro. Com um combustível da baixa qualidade o carro falha, sem combustível o carro pára, já com um combustível de boa qualidade o carro apresenta um bom desempenho. Com nosso corpo é igual.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. Bom dia, profa. Denise Carceroni.

    Primeiramente, gostaria de elogiar o blog. Informações simples facilitam a vida de qualquer amador que busque soluções para suas dúvidas.

    Em segundo lugar, peço licença para perguntar: antes (o quanto antes?!) de iniciar uma atividade aeróbia de intensidade moderada (60min andando a 6,5km/h na esteira), que tipo de nutrientes devo ingerir? Aproveito a hora do almoço do trabalho para malhar, então minha refeição mais próxima à atividade é o café da manhã, ingerido bem cedo. Portanto, penso em consumir algum desses produtos vendidos em lojas de suplementos para treinos, mas não sei identificar se o ideal seria a ingesta de carboidratos (aqueles em forma de gel) ou de proteínas (aquelas barrinhas que parecem chocolate).

    Fico grata pela ajuda.
    Abraços

    • Respondendo para a Taís

      Oi Taís!

      Dispense o suplemento e faça um lanche leve no meio da manhã. Na dúvida procure um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  20. Profa.Esp. Denise Carceroni
    Eu queria saber, se quando uma pessoa vai fazer um exercicio aerobio e no anaeróbio,o que devemos fazer antes e depois do exercicio?
    E após fazer, o que devemos comer na alimentação exata, e nao exata
    • Respondendo para Weviny

      Oi Weviny!

      Antes de qualquer exercício devemos fazer um aquecimento. Depois de alguns exercícios alongamento. Quanto à alimentação depende do seu objetivo, se for para emagrecer será um tipo de alimentação, diferente daquela feita para quem quer ganhar massa muscular.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  21. valeu me ajudou muitoi
  22. obrigado pela explicação
  23. oq vc indica a um atleta que faz 20horas de exercício aeróbico por semana !
    • Oi Sharlys,

      Indico um bom trabalho de preparação física que vai depender da modalidade e do objetivo.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  24. oi achei legal o fato de realmente responder as perguntas! poderia me dizer qual a diferença entre AERÓBIO e AERÓBICO ? SE É QUE EXISTE ! também se tem diferença entre ANAERÓBIO e ANAERÓBICO? OBRIGADO!
    • Oi Cunha,

      O correto é aeróbio e anaeróbio. O termo aeróbico foi uma adaptação feita do inglês por conta da ginástica aeróbica na década de 80.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. esse saite e muito bom eu amei vc min sauvou de um trabalho valeu
  26. Olá gostaria de saber como é chamado aquele exercicio que a gente faz nas aulas de educação fisica, em que “DA-SE UM PULO, BATE PALMA SOBRE A CABEÇA AOS MESMO TEM EM QUE SE ABRE AS PERNAS”? Desde ja agradeço a atenção
  27. Qual a importância dos níveis máximos do VO2 max no corpo?
    • Oi F A Rodrigues,

      Não sei se entendi o que você quis perguntar, mas vamos lá.

      VO2 max é a quantidade máxima de oxigênio que o corpo consegue “pegar” do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos para produzir energia, em uma unidade de tempo. É importante para medir o nível de aptidão física do indivíduo.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 Dicas para curtir a Páscoa sem Culpa e com Chocolate at Fique Informa - [...] Dê ênfase nas atividades aeróbias moderadas; [...]
  2. Fique INforma » Blog Archive » O que é VO2 max? - [...] Nosso corpo precisa produzir energia para todas as funções, não apenas para se exercitar. Essa produção de energia pode …
  3. Tipos de exercícios. | - [...] Tipos de exercícios: aeróbio e anaeróbio. [...]
  4. Fique Informa » Como emagrecer fazendo exercícios? - [...] Existem exercícios que são vocacionados para a perda de peso. Eles otimizam a utilização das gorduras acumuladas no corpo …
  5. Tipos de exercícios. | Rato de Academia - [...] Fique INforma. Esta entrada foi publicada em Notícias …
  6. O que é VO2 max? - EFBR TesteEFBR Teste - [...] Nosso corpo precisa produzir energia para todas as funções, não apenas para se exercitar. Essa produção de energia pode …
  7. O que é VO2 max? | EFBR - [...] Nosso corpo precisa produzir energia para todas as funções, não apenas para se exercitar. Essa produção de energia pode …
  8. O que é crossfit? - Fique Informa Fique Informa - [...] à atividades de potência moderada e dura alguns minutos. Para entender melhor como funciona, leia aqui. A de longa …
  9. Exercícios Aeróbicos | Portal Fique Informa - [...] Para entender exatamente como isso funciona leia o post Tipos de exercício: aeróbio e anaeróbio. [...]

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>